origem
Eusébio +10: guito

quarta-feira, 4 de março de 2009

guito

Apetecia-me imenso escrever sobre as contas semestrais das SADs dos 3 grandes.

No entanto, qualquer coisa que eu possa acrescentar já foi escrita na Tertulia. Recomendo vivamente a leitura deste post para que os Benfiquistas percebam a real situação financeira dos 3 clubes. Na minha opinião a situação é muito preocupante para todos, mas não queria trocar a situação do Benfica por nenhuma das outras SADs.

Vejam, por exemplo, o caso dos Andrades que apesar de terem feito até agora uma excelente campanha na Champions e de terem vendido um jogador por, supostamente, 28 milhões de euros (ou foi 18?) apresentaram um prejuízo de 2 milhões de euros. Ou seja, as receitas geradas pela SAD cobrem apenas 30% do custo do seu plantel, e só recorrendo à venda de activos e de excelentes prestações na Champions conseguem aproximar-se do equilíbrio. Alem do mais, consta que vencem no final de 2009 dois empréstimos no valor de 60 milhões de euros. De onde virá esse dinheiro? outro empréstimo? Luxo, Lisandro e Rodriguez valem quanto nos dias de hoje? O tempo das vacas gordas já passou... com a libra em queda, patrocinadores falidos e russos milionários em debandada acabaram-se os Paulos Ferreira por 20 milhões... Continuo na minha, e o tempo dar-me-à razão ou não, mas tenho um palpite que PC vai abandonar o barco a curto prazo e este vai afundar-se mais depressa que o Titanic.

Apesar das contas apresentadas pelo Benfica serem claramente negativas, confesso que estava preocupado que pudessem ser muitíssimo piores. 9 milhões de euros de prejuízo num semestre em que falhámos a qualificação para a Champions, em que não vendemos um único jogador, e onde investimos consideravelmente no plantel parece-me ser um mal menor. Convém agora não ter ilusões que este ciclo de endividamento tem de parar, e que depois de semear vai ser preciso colher.

O Benfica tem de começar a reduzir o seu gigantesco passivo.Vamos ter que vender bem e comprar melhor. Acho que o Benfica tem actualmente activos muito interessantes: Maxi, Luisão, Sidnei, Miguel Victor, David Luiz, Ruben, Bynia, Katso, Yebda, DiMaria, Urreta, Cardozo e Makukula são bons jogadores, jovens e promissores, que podem vir a representar excelentes investimentos. Vai ser preciso vender alguns (DiMaria está no ponto), rentabilizar outros (Bynia, Yebda, Urreta, Miguel Victor, Sidnei, David Luiz) e procurar segurar os restantes (Maxi, Luisão, Katso, Ruben e Cardozo).

Convém no entanto ter algum bom senso com os Balboas, Aimares, Reyes e Suazos que representam investimentos avultadíssimos, minam balneários com os seus salários desproporcionados, pouco acrescentam futebolisticamente e raramente são mais valias financeiras. Destes 4 creio que só o Reyes tem tido um rendimento minimamente aceitável mas mesmo assim eu tenho muitas duvidas se justificará a compra do passe no final do ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Discordo em relação a Aimar. É verdade que no inicio andou de lesão em lesão, no entanto, tem vindo a aumentar de rendimento de jogo para jogo.
É preciso ter em conta que este jogador esteve 1 ano sem jogar, vindo de lesões complicadas, é necessário muito trabalho e tempo para que volte à forma de outros tempos (já não é propriamente um jovem).
Eu acredito que ainda vai dar muitas alegrias aos Benfiquistas.

Um abraço,
Saudações Gloriosas

Um Benfiquista da Aldeia.