origem
Eusébio +10: Bate-chapas e tinta Robiallac

domingo, 2 de dezembro de 2007

Bate-chapas e tinta Robiallac

Estive a espreitar os blogues vermelhos do costume, e contrariamente ao que aconteceu na quarta-feira, em que duas horas depois o mundo bloguista ja' espumava o champagne das vitorias morais, hoje esta' quase tudo caladito.

Na quinta-feira, depois da ressaca da vitoria moral ter passado e enquanto o orgasmo da exibicao ainda durava, perguntei-me: mas sera' que jogamos aquilo tudo porque somos mesmo muita bons, ou os gajos, 'a boa maneira italiana, estiveram a borrifar-se para o controlo do meio-campo e deram-nos essa zona para a gente brincar?

Ontem a coisa correu mal. O adversario fez pressao brutal sobre a posse de bola, e recuperavam-na ao fim de cinco segundos ou de dois passes. Absolutamente inacreditavel como jogadores profissionais parecem nao perceber que se o adversario esta' a pressionar em cima, a unica maneira de passar por ali e' dinamica (por oposicao 'a escolha de ontem, a estatica) - passar, correr, passar, correr, etc., etc.. O que me chateia nem sequer e' terem perdido (yeah, right...), mas terem oferecido a primeira parte 'a bimbalhada. Na segunda a coisa melhorou, mas fico com a preocupante sensacao: quando o Rui Costa nao carbura (e ontem nao carburou), e o treinador nao se sente confortavel para o tirar de campo (e ate' ver, nenhum se sentiu), nao ha' Cristian Rodriguez que chegue. Especialmente se o Leo nao pode subir (e, tambem, se nao pode descer... onde e' que o gajo estava no lance do golo? Aproveitou para dar uma rapidinha ate' ao Brasil? Erros de amadores em jogos fundamentais deviam dar direito a porradame.)
Nao me parece que o problema estivesse na defesa, nem no ataque. O problema e' que o triangulo do meio-campo, ou o raio que parta da figura geometrica que for, esteve mais naquela do limite de x quando x tende para menos infinito. O Bynia ao menos tinha posto ordem naquilo. Claro, ate' o Lucho se atirar sete vezes para o chao e tres minutos e doze segundos, e o 'arbitro expulsar o Bynia.
Outro aspecto do meio-campo que falhou, foi a cena de nao quererem dar hipotese de os gajos se atirarem para o chao, depois do festival de apito dourado da primeira meia-hora. (Da' gosto ver 'arbitros finalmente inteligentes para nao precisarem de roubar penaltis a cinco minutos do fim. Ah, e' verdade, nao foi o caso deste.) Cada vez que alguem respira a menos de cinco metros do cigano, falta. Se o Bruno Alves aterra em cima do Rodriguez, e' claro que e' falta do Rodriguez, ninguem o manda estar a brincar aos aeroportos da Ota na meia-lua do adversario.
Nao me parece justo, de todo, a critica de alguns jornais ao David Luiz por causa do lance do golo. Qualquer central do mundo, qualquer defesa do mundo, ali, teria duas opcoes: fazer falta (e esta' visto que era douradamente expulso), ou ser comido - o cigano teve vinte metros para pensar o que ia fazer, e vinha embalado. Tambem nao me parece justo bater no Nuno Gomes, ele falhou duas boas oportunidades, uma delas que da' vontade de bater, e outra o guarda-redes defendeu. Nao me parece que tenhamos criado tantas oportunidades que seja justo bater nos avancados. Alias, depois do jogorro que o Nuno fez contra o Milan seria sacrilegio tira-lo da equipa, mas tive a sensacao que o Cardozo seria uma melhor solucao para levar porrada da defesa do Porto.
E ja' agora, uma pergunta: se em vez de ele se chamar Di Maria e ter uma camisola vermelha, e tivesse uma camisola azul e se chamasse nao importa o que, ate' podia ser mesmo Di Maria; e se o gajo que se deitou em cima da perna dele, impedindo-o de correr, fosse do Benfica e nao dos bimbos; e se o lance tivesse sido na outra grande-area, so' nao aposto uma das minhas gonadas que tinha sido penalti (e que o Sr. Jorge Coroado, na sua douta sapiencia, teria concordado inteiramente) porque nao da' jeito nenhum ficar com tres. (Nao perdemos por causa do arbitro, perdemos porque jogamos mal como o raio. Mas a outra equipa nao ganhava sem a douradinha. Mas isso nao e' nada a que nao estejamos habituados.)

E agora um exercicio: vamos imaginar o forrobodo que certa agremiacao regional faria se mandassem um 'arbitro residente na Estrada da Luz, ali em Benfica, para arbitrar um Porto-Benfica. Hay cosas muy preciosas en esta vida.

(O Luis Filipe fez tanta porcaria durante tanto tempo, que mesmo quando nem joga tao mal comparado com os outros, a malta nao tem pachorra. Nelson, vem la' tu fazer porcaria que ao menos nao 'es branco e a malta sempre areja um bocado. Ou fixe, fixe, era mandar o Maxi para lateral, e trazer um extremo-direito decente para ajudar o Rodriguez a dinamitar.)

4 comentários:

Diogo disse...

tambem concordo que nao vale a pena criticar os rapazes. estao cansados. percebe-se. fizeram um bom jogo contra o milan e toda a nacao embadeirou em arco e aqui vai disto. mas o porto sabia como travar o benfica: anular o rui costa, queimar o rodriguez, e o jogo do benfica para... e' triste, mas parece-me que teria sido melhor apostar em irreverencia a partir do intervalo: mantorras, adu, di maria, ou quem quer que seja, que entre e agite as coisas.

percebi a saida do maxi como estando cansado. mas do que eu ando cansado e' do luis filipe. o rapaz esforca-se, mas ontem nao correu bem, como tambem nao correu bem contra o milan.

o luisao continua a andar muito desaparecido dos grandes momentos, o leo ontem tirou ferias (muito embora o porto tenha sido eficaz a anular as alas). de resto, tirando o petit, que nunca se conforma, pouco havia a fazer...

quanto 'a ala direita: nao sei o que e' melhor, se ir buscar um lateral com cojones, ou um extremo que parta a loica em cada toque de bola.

uma palavra em relacao aos nossos miudos: o adu precisa de jogar mais (tem a tal crenca matorriana) mas o di maria parece ter perdido algum gas. passou de titular indiscutivel a suplente para os ultimos 15-20 minutos. ele e' craque, mas estara' tapado pelo rodriguez? nao se arranjara' um meio termo, recuando o maxi para lateral, rodriguez para a direita e di maria na esquerda, fazendo o adu entrar aos 15 minutos da segunda para o lugar do rui?

Diogo disse...

quanto ao arbitro: muitos erros num jogo importante. e' bom ler o comentario no blog da bola a respeito da nomeacao deste arbitro, uns dias antes do jogo.

Diogo disse...

uma palavra final em relacao ao rui costa:

eu sinceramente espero que o rui costa fique associado ao futebol por muito tempo. as palavras lucidas apos os jogos com o milan e com o porto e a antevisao do jogo de 3a feira demonstram que ele esta' num patamar acima de muita gente, de treinadores a jogadores, mas, mais importante, acima de todos os dirigentes.

nao se arranja um posto em que o rui tome conta da federacao, da liga e do benfica, tudo ao mesmo tempo?

Joao disse...

por volta das 7 horas ligou-me um amigo a dizer que o jogo de Virginia Tech estava a dar na TV. Fiquei muito dividido. Ja nao vejo um jogo de futebol americano ha mais de um ano, e sempre era uma final de conferencia com a nossa Alma Matter. Do outro lado, apenas e só o Glorioso. Por instantes pensei, foda-se o Benfica que só me vai fazer sofrer... mas depois sou incapaz de abandonar os rapazes e fiz um compromisso. fui ver o Benfica mas sem a camisola da sorte (a dos 6-1 ao Boavista), em vez dela vesti o Orange and Maroon de VT. Em má hora o fiz. Errei na televisão e errei na camisola.

Perdemos porque somos pioeres técnicamente, tácticamente e fisicamente. Não há muito mais a dizer. ENquanto os comentadores diziam que ao Benfica faltava risco e agressividade eu pensava com os meus botóes que o que faltava era a capacidade de acertar dois passes seguidos. O nosso meio campo defensivo precisa de ser repensado. Petit e Katsoranis fizeram um jogo miseravel. Costa, ROdriguez e Maxi não tiveram um centimetro para respirar. Nuno Gomes teve duas oportunidades e voltou a falhar. E a nossa defesa treme que mete medo. Se tecnicamente não são famosos, tacticamente são francamente máus. As movimentações defensivas são dignas de amadores e os erros tipicos de infantis. COntinuamos a fazer elogios a um miudo de 20 anos que não faz ideia do que é futebol. A finta do quaresma qq jogador das regionais a fazia.

Por fim, raramente vejo o porto jogar e costumo ser muito critico do Quaresma. Ontem o meio campo deles fez um jogo exemplar, o quaresma esteve muito bem e o Lizandro é um jogador fabuloso.

Para a semana jogamos outra vez, e vai valer 3 pontos como o jogo de ontem.

Valha-nos o Sportem que me tem dado alegrias sem fim