origem
Eusébio +10: apitices

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

apitices

Muito interessante o debate do dia sobre as notas dos árbitors. Pelos visto, as queixinhas dos do costume levaram a que dois árbitros fossem penalizados depois de analisada a sua actuação.

Por norma, sou inteiramente a favor que a actuação dos árbitors seja avaliada, mas convém perceber os critérios dessa avaliação. Por exemplo, a arbitragem recente do Paraty no jogo Benfica Boavista foi verdadeiramente miserável, evidenciando a mediocridade de um árbitro que há muitos anos está a mais no futebol, mas que no entanto não teve influência no resultado, nem erros de montra. Por outro lado, a arbitragem do Pedro Henriques no Benfica Sporting teve erros graves que influenciaram o resultado final, mas muito dificilmente eu consideraria o árbitro mau ou tendencioso, simplesmente errou em lances de dificil juizo. Enquanto os árbitros tiverem que decidir num segundo o que nós passamos dias a discutir pela TV esses erros continuarão a existir e bons árbitros como o Pedro Henriques continuarão a errar. É pena que assim seja. Curiosamente, a Major League Baseball dos EUA, a associação desportiva mais conservadora do mundo que inclusive tem reticencias quanto às analises anti-doping, decidiu há alguns dias utilizar as imagens televisivas para auxiliar a meia duzia de árbitros que estão no campo.

O Pedro Henriques disse hoje uma coisa extraordinária com que eu concordo inteiramente. Se os árbitros aplicassem cegamente as 17 leis do jogo, ao fim de 15 minutos não haveria jogadores em campo. E depois do que ele foi sujeito não me espantava que viesse ai uma Xistrada nas próximas jornadas.

É de louvar os esforços que a Liga tem vindo a fazer para credibilizar a arbitragem. Podiam talvez comecar por irradiar todos aqueles que são acusados de corrupção, mas pronto, dar-lhes os intercomunicadores e sujeita-los a estas avaliações técnicas não me parece que seja uma coisa má. No entanto, os árbitors andam cada vez mais baralhados e muitos há que parece que não sabem elementares regras do jogo e outros que parece que deixam o bom senso em casa (se alguma vez o tiveram).

A avaliação dos árbitros tem de ser feita no seu todo, não só na apreciação técnica de alguns lances. Qualquer pessoa com bom senso não pode acusar o Pedro Henriques de má fé no Benfica Sporting. Não empurrou nenhuma das equipas, foi coerente em termos disciplinares e errou em alguns lances cruciais de dificil juizo. Isso tem de ser perdoado desde que esses erros não tendam sempre para o mesmo lado.

Se a Comissão de Avaliação (ou lá como eles se chamam) quer fazer algo pelo futebol nacional, tem de analisar as actuações de outros artistas que habilidosamente conseguem manipular um jogo inclinando o campo através da intimidação dos jogadores e com faltas cirurgicas. há muitos por aí... por exemplo, comecem com todos os Costas.

PS - Se esta Comissão de Avaliação fosse algo sério o Augusto Duarte não tinha já sido irradiado? se a Comissão penalizou o Pedro Proença por não ter expulso o Quaresma no Porto Sporting, o que estão à espera para instaurar o sumarissimo ao cigano (e já agora ao Tonel, ao Bruno ALves e ao Ricardo Silva que este fim de semana foram autenticos homicidas)? Não é gravissimo o Pedro Henriques hoje dizer que teme sentir-se condicionado quando for apitar jogos dos clubes que fizeram queixa dele?

2 comentários:

Diogo disse...

pode parecer estranho, mas esta noite tive um sonho em que o arbitro de um benfica-sporting, na luz, era, nem mais nem menos, o nosso rui costa, que tinha acabado de marcar um penalty a favor do benfica e marcado o golo logo a seguir. este sim, era um arbitro que influenciaria o resultado.

o que se passou com as notas dadas aos arbitros e' assustador, de facto. li a noticia do link que o joao postou e fiquei abismado com os comentarios 'a mesma. no fundo, todos de sportinguistas a pedir a irradiacao do pedro henriques. pois a minha opiniao e' bem diversa, e nao pelo facto de ser benfiquista (no fim de contas o jogo em causa acabou empatado).

o pedro henriques e' um dos unicos (senao o unico) arbitros isentos em portugal. erra, sim, mas errar e' humano. eu gosto de ver as actuacoes deste arbitro em qualquer jogo, porque sei que serao isentas e com bom senso. eu preferia ter o pedro henriques a apitar o porto benfica e perder, do que o lucilio baptista em qualquer outro jogo. porque se no primeiro o resultado dificilmente seria influenciado pelo arbitro, no segundo ate' a bola era diferente dependente de que jogador a tocasse.

volto a dizer o que disse na altura do derby: nao se arranjam mais uma mao cheia de arbitros como o pedro henriques? sera' que o exercito nao quer dispensar 2 ou 3 sargentos para apitar jogos da bola?

o futebol em portugal nao anda para frente por muitas razoes. a arbitragem e os compadrios na mesma sao uma das razoes top. para mudar, e' preciso mudar os artistas. mas julgar a arbitragem do pedro henriques como muito ma' no derby prova que apesar de tudo continua a haver quem seja beneficiado pelo sistema.

nota final: porque e' que todas as actuacoes dos homens do apito sao sempre boas ou muito boas? sera' que os observadores/analistas veem os mesmos jogos que o resto de nos? ah, pois e'... eles tambem querem manter o status quo....

Nuno disse...

Tambem nao percebo por que e' que comecaram por baixo em vez de comecar por cima.
E estou muuuuuito curioso por ver o proximo jogo dos alagartanhados apitado pelo Pedro Henriques (de quem ha' 2 ou 3 anos eles nao se queixaram rigorosamente nada quando lhes deu, dados, tres pontos na Luz...)...