origem
Eusébio +10: apenas e só, 3 pontos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

apenas e só, 3 pontos.

Ontem passaram-se os Deuses da bola.

Tudo começou quando me dirigi à bilheteira do Estadio da Luz, pedi um bilhete para a bancada PT, piso 3 inferior, e mais tarde queando me preparava a entrar no estádio o meu bilhete era para o piso 0. Fiquei sentado mesmo por trás do Camacho, tão perto tão perto do relvado que até conseguia ver os olhos das cheerleaders (e que boas estavam elas). Mais tarde vi o esgar de panico do Ricardo Silva quando olhou para o fiscal de linha a suplicar desculpa depois de ter desfeito o tornozelo do Cardozo. Quem aprende (e boa escola tem ele) nunca esquece, mas o pobre do Ricardo não tinha nada a recear, porque foi o bom do Paraty que ontem foi passear à Luz e que nem viu a agressão, nem a entrada dura e muito menos a falta que arrumou o Cardozo.

Os meus vizinhos de bancada, os mesmos que assobiaram o primeiro passe falhado do Benfica e que exigiram a entrada do Adu para o lugar do Bynia desde os 2 minutos, sairam do estadio a dizer que já so precisamos de ganhar ao Porto fora e em casa para sermos campeões. E isso leva-me a alterar o tom em relação à maioria dos comentarios pela blogosfera fora.

Primeiro vamos agradecer aos Deuses. Comecemos pelo facto de um jogador adversário ter sido expulso pois até agora parecia haver uma regra qualquer que impede a amostragem do segundo cartão amarelo a entradas por trás sobre os nossos atletas. De apontar também o facto de ter sido apontado não um, mas dois penaltis a nosso favor. Mais espantoso ainda o facto de os penaltis terem sido limpos, pois parecia haver a tendencia de só serem assinalados a nosso favor penaltis duvidosos (para alimentar a teoria do colinho) deixando passar em claro todos os outros. Já que estamos neste assunto, desde quando é que são assinalados penalties limpos contra o Porto aos 91 minutos? Até estremeceram os céus. O que também estremeceu foi o Estádio da Luz depois de mais uma grande joga do Rui Costa. Fenomenal a jogada do primero golo que abriu a porta para algo nunca antes visto. Onde esteve o Benfica dos 22 remates por cada golo? Ontem foram uns 12 remates para 6 golos, e isso, para quem percebe um bocadinho de probabilidades não augura nada de bom para os próximos jogos.

Feito o agradecimento aos Deuses, analisemos as coisas friamente. Ontem o Benfica não fez um jogo por ai além. Pronto, já disse. Se por um lado acho que esta equipa finalmente teve alguma sorte e que nós deviamos agradecer aos céus por isso e exaltarmos o feito, por outro, nós somos o Benfica e o Benfica nunca está satisfeito.

O jogo foi lento, muito lento, e com muito espaço. Muitas vezes me interroguei quando via o Rui Costa correr solto pelo meio campo com a bola colada ao pé se seria mesmo o Jaime Pacheco que ali estaria de pé à minha frente, olhando calmamente para o relvado. O Boavista foi macio, e este Benfica, cheio de talento no meio campo, com uma dupla Costa-Rodriguez a fazer magia não demorou até ao Cardozo fazer o gosto ao pé. A partir daí, e o que os resumos na TV não mostram porque mal dá tempo para mostrar os golos todos foi que o Boavista teve de longe as melhores oportunidades e foi a equipa que mais perigo criou. Tudo na mesma durante a segunda parte até à expulsão do Kalanga. Numa jogada como tantas outras o Boavista conseguiu marcar um golo bastando para isso o Fary ter feito um pique e deixado o LFilipe a pastar, e depois uma simulacao de corpo para o JRibeiro ficar com a baliza escancarada. Depois do susto a coisa mudou de figura. O Leo comecou a cair em cima deles, Rodrigues e Rui Costa abriram o livro, e depois, bom... depois os Deuses trataram de as meter todas lá dentro. O resultado foi muito enganador, pois durante uma hora não fomos superiores e so contra 10 conseguimos a proeza de marcar 5 golos em outros tantos remates.

Não quero parecer mal agradecido e de facto ontem enchi a barriga de gozo. Mas custa-me ver os Benfiquistas a embandeirar em arco quando eu acho que no fundo não temos razões para isso. Os mesmos benfiquistas que acham que depois deste fim de semana já somos de certeza campeoes vão ser tambem os primeiros a assobiar a equipa contra a Academica quando os nossos remates baterem em tudo menos no fundo da baliza.

Pouco há a dizer em termos individuais. O Rui Costa foi magnifico. O Rodriguez fenomenal. O Leo desiquilibrou. O Cardozo batalhou e marcou mais um golito. Maxi fez o seu trabalhinho porque a mais não é obrigado. Nuno Gomes foi fraquito e não se viu até aos 80 minutos. Bynia esteve distante do jogo, aterrado depois do que fez em Glagow. E a nossa defesa voltou a mostrar a sua permeabilidade, com erros defensivos primários e a falta de segurança que a caracteriza.

Gostava de destacar o Camacho e o trabalho fenomenal que ele anda a fazer em termos tácticos. Ontem o Benfica jogou com 2 avançados e em boa hora o fez. Nestes jogos que são disputados em apenas metade do campo, não há necessidade de colocar muito peso atrás. Empurra-se a defesa adversária com dois avancados o que dá muito espaço ao Rui Costa para pensar o jogo desde trás e depois é esperar que os dois mágicos (Costa e Rodriguez) com a ajuda de duas formiguinhas (Leo e Maxi) consigam furar a muralha e por a bola nos pes dos avancados. Ontem foi isso que fizemos. O Bynia é mais do que suficiente para dar o primeiro choque no meio campo e depois resta-nos ter defesas rápidos para parar os contra ataques (infelizmente aqui continuamos a falhar e ironicamente espero que o regresso do nelson acabe por dar alguma seguranca defensiva). Ontem os meus vizinhos mostravam o seu desagrado pelo facto de o Camacho não ter feito o mesmo em Glasgow, mas eu acho que o Camacho tem de facto razão. Em jogos mais a sério onde a bola passa rápido de uma baliza a outra, Rui Costa não pode ser o box to box, porque estoura rápidamente e porque não dá o apoio merecido aos defesas. Nesses jogos, é preciso mais um homem a segurar o meio campo e obviamente o Rui Costa é empurrado para a frente saindo um dos avançados. Parece-me do maior bom senso. Uma nota negativa apenas para as substituicoes tardias. Acho incompreensivel não se terem dado alguns minutos ao Adu ou mesmo mais tempo ao Romeu Ribeiro.

Soltas:
- Contra a falta de velocidade do Luis Filipe, as nossas miseraveis movimentacoes defensivas, a falta de qualidade do Bergessio, a falta de agressividade do Nuno Gomes, e o terror que assaltou o Bynia, nem todos os Deuses do Olimpo juntos conseguem lutar.
- os lagartos têm de perceber que ter jogadores talentosos é muito diferente de ter jogadores competitivos. Como diz o Mourinho, o mais importante não é a recuperação fisica dos atletas mas a animica. E os meminos do sporting não têm arcaboico para fazer 60 jogos por ano com a mesma entrega... pelos vistos nem 30.
- para ler e reler a entrevista do LFV ao DN. Pelos vistos vem ai outra bomba. Eu aposto que é um sub 17 de trinidad e tobago.
- as cheerleaders são mesmo 5 estrelas.

2 comentários:

Nuno disse...

Acho lamentavel que os rapazes gastem assim os golos sem mais nem menos.

Seis? Logo seis? Tres chegava, raios, e guardavam-se tres para outras ocasioes...
Ainda por cima, ganhar por estes numeros e' deprimente. Vao passar outra vez nao sei quantos anos com os jornaleiros a chingarem "O Benfica nao marca seis golos ha' N anos...". Chatice, gaita. Era ja' despedir dois ou tres dos marcadores, para aprenderem a moderar-se da proxima vez.
Ao menos o inutil do Burgesso falhou o penalti, nao so para poupar o golo como para nos salvar da ignominia de ganhar um jogo pelo resultado que ficaria - nem sequer e' bom pensar nisso, ate' fico arrepiado. O susto.
Tem que se dar merito ao Luis Filipe, porque toda a gente dizia que o gajo era uma nodoa a jogar, quando ele provou desta vez que tambem nem para correr serve. Ao menos e' um rapaz coerente - nao se desperdica nada.

Depois da tourada que se fez por causa da entrada do Bynia, fico 'a espera de ouvir falar do Ricardo Silva durante tres semanas.

(E por falar no dito e lembrar de onde ele vem: curiosamente, os jogadores emprestados pelos bimbos a outros clubes continuam a lesionar-se misteriosamente na vespera dos jogos contra a bimbalhada. Mesmo assim, parece que nao chega, portanto imagino que comece a haver surtos virais na vespera de qualquer equipa jogar contra eles, para ver se assim, e com uma ajudita aqui e ali dos fiscais de linha e do respectivo lider de equipa, a coisa vai ao sitio.)

Que chatice, pa. Eu queria que fosse o Milan a paga-las todas, e agora isto... Ainda por cima o Cardozao vai ter que ir ao Paraguai mostrar que ficou com a perna feita num oito. Eu se fosse presidente do SLB, dizia-lhe: Oscar, escolhe - ou nos, e ficas ca', ou eles, e nao voltes. Alguem tem que meter a merda das seleccoes e do Blatter na sanita, e puxar o autoclismo a seguir. Isto ja esta demasiado insalubre. (o nivel, insalubre... se alguma vez a concorrencia bloguistica chega a isto... espectaculo... 6-1... lindo...)

E finalmente: gostei da demonstracao do que sao capazes de fazer quando jogamos em igualdade numerica (estou a descontar o Luis Filipe...). Agora que a mensagem passou, nunca mais nos vao expulsar um adversario...
(Mas ao menos quando a proxima equipa meter um golo ao Benfica, vao-se mijar de medo... parece que ja estou a ver os Paratys e Costas a anularem golos contra o Benfica so para nao espetarmos mais seis...)

Diogo disse...

troquei-me com as horas e nao vi o festival de golos. ao que parece enchemos a barriga.

duas notas apenas: pensei que o adu ainda tivesse entrado para marcar um golo e jogar um bocadito mais, para se ir integrando. parece que nao. e' pena.

a entrevista do lfv e' interessante. nao so' vem la' o novo craque do serengueti como ele foi bem claro em coisas que me assolam (peco desculpa, mas continuo a ver o clube 'a "antiga" -- nao percebo porque ha' la' lagartos e bimbos...). do ponto de vista empresarial o homem tem razao.