origem
Eusébio +10: surreal

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

surreal

Não contesto a justiça da decisão da UEFA de penalizar o Bynia com 6 jogos de suspensão. Aquele tipo de entradas são inaceitáveis e se para a limpeza do futebol fosse preciso irradiar todos os jogadores que as praticam eu achava muito bem.

Por outro lado gostava de perceber o que move a UEFA que de vez em quando se lembra de usar alguém como exemplo para provar qualquer coisa que lhes interessa. É perfeitamente inqualificável que estando prevista uma penalização de 1 a 5 jogos eles se lembrem de castigar o Bynia com 6. Qual é o critério???? A entrada foi dura? foi sim senhor. foi a primeira vez que alguém fez uma entrada daquelas? não foi de certeza. Lesionou gravemente o adversário? nem pó. Ja alguem tinha sido penalizado desta forma por entradas semelhantes? nunca. O Bynia é reincidente? ainda não teve tempo. Então qual é o critério????

Desafio-os a irem ao youtube e a escreverem Materazzi para verem pelo menos 2 ou 3 entradas semelhantes. nunca me constou que o Materazzi tenha apanhado 6 jogos de suspensão por uma entrada de pitons às pernas. E até tem várias nos curriculos.

Longe de mim ser racista ou insinuar que isto tenha algo a ver com a cor da pele de alguem, mas claramente, aos olhos da UEFA somos cada vez mais "pretos". Somos, não o Bynia, mas tudo o que tresande a futebol português. O que eu ando aqui a bater à vários anos de nós sermos cada vez mais os patinhos feios da Europa à conta da nossa chico espertice reflecte-se nestas coisas... se fosse o Gerard que tem feito a dita entrada (e ele também tem umas boas no curriculo) provavelmente tinha saido desta com um amarelo e sem ninguem se lembrar. Preparem-se porque temos décadas pela nossa frente até conseguirmos limpar a nossa imagem, isto se, alguma vez quizermos limpar essa imagem.

Alguem percebe agora porque é que eu exigia a suspensão imediata do Scolari depois do jogo com a Sérvia? É por estas e por outras que dia após dia vamos continuar a baixar as calcinhas para os senhores em Zurich se servirem à vontade... Quando não temos respeito por nós próprios não podemos esperar ser respeitados por ninguém.

Ao meu clube gostava muito de pedir que não saissem em defesa do Bynia, que não metessem qualquer recurso, que não suplicassem uma redução da pena. Por e simplesmente faziam uma compilação de todas as entradas selvagens em jogos internacionais que passaram impunes (10 minutos no youtube e têm material para horas de filme) e enviam para a UEFA, FIFA, federações e agencias noticiosas, uma nota a dizer que o SLBenfica se congratula com a iniciativa da UEFA de penalizar com rigor as entradas perigosas, ficando agora à espera que adoptem essa medida a jogadores e clubes de todas as raças e nacionalidades. Isso sim, colocaria os idiotas da UEFA no seu lugar e permitia-nos uma vez na vida sair destas situações de cabeça erguida.

3 comentários:

Diogo disse...

por partes:
plenamente de acordo sobre a atitude que o clube deveria tomar. sancionaram o jogador, ok. aceite-se a decisao, mesmo se nao se concordar com ela. mas ficar muito atento a criterios da uefa em subsequentes jogos uefeiros, a qualquer nivel, com qualquer equipa, desde as mais fracas 'as mais poderosas. o liverpool, o barca, o real, and so on, nunca teriam um jogador suspenso por 6 jogos.

o que o bynia fez nao se pode aceitar. mas o que o scolari fez tambem nao. a diferenca? e' que o platini (ou os amigos) sao severos e o madail e' um palhaco. uma chapada dada por um treinador e' tao grave como uma entrada mais rispida de um rapaz de 18 anos sobre um colega jogador. aceitar as decisoes da uefa na sancao aos jogadores dos clubes portugueses mas desculpar o scolari alegando que defendeu o seu jogador e' de uma incompetencia tremenda.

por fim, a maneira de ser dos chico espertos do futebol portugues: como muito bem dizes, ha' uma razao pela qual so' remando contra todos e' que o benfica, o porto ou o sporting poderao ser campeoes europeus, ou portugal pode ser campeao do mundo. se o jogador "portugues" (entre aspas porque estou a considerar todos os jogadores que jogam em portugal e nao apenas os nascidos em portugal) se habituam a uma maneira de estar de "vou mandar-me para o chao porque o arbitro vai ser palerma", se os dirigentes continuam a lamber as botas a tudo o que e' ranhoso, se a federacao se verga perante os clubes, se o presidente da liga e' ridicularizado pelas estruturas da liga, o futebol em portugal esta' condenado ao falhanco. havera' sempre futebol em portugal. mas nunca sera' o futebol que ve na europa. enquanto nao se acabar com a mania de que podemos fazer tudo porque somos os maiores e todos nos vao desculpar, nao vamos evoluir.

parece-me dificil portugal ser campeao europeu. inimaginavel ser campeao do mundo. e temos qualidade para tal. mas por tudo o que fazemos, pelas queixinhas, pela irresponsabilidade que mostramos em tratar dos nossos proprios assuntos, vamos ser, cada vez mais, a ovelha negra do futebol europeu e mundial.

enquanto pessoas como o madail, o major, o pc, o dias ferreira, e por ai fora, continuarem a mandar bitaites e a manipular o que se faz no futebol em portugal, nao vamos a lado nenhum. por muito que o herminio lute, por muitas ideias que o vitor pereira tenha, por muita coerencia que o pedro henriques demonstre, ha' sempre mais palhacos e chicos espertos que minam o trabalho que eles fazem. e' triste, mas e' a pura e dura realidade do futebol portugues.

Nuno disse...

Concordo e discordo.

Concordo com a parte de que o Benfica nao devia, jamais, recorrer nesta situacao. A ideia da compilacao video parece-me bem, sobretudo se se acrescer um volume II que contenha as imagens de como o Rafael Marquez e o Carlos Puyol passaram a liga dos campeoes de 2005/06 a dar porrada durante noventa minutos por jogo e nem sequer faltas lhes marcaram. Tambem se pode incluir o penaltizorro que ficou por marcar na Luz contra o Barcelona, e as novecentas e quarenta e sete faltas sofridas pelo Thierry Henry na final que nao foram marcadas. E por uma fitinha a embrulhar os dois volumes, onde se escrevia: "You may screw us, but we will never pretend that it is not rape." (Isto foi cena que andei semanas a pensar para dizer 'a boss um dia destes...)

Discordo da parte de o Benfica castigar o Bynia. Se o Bynia e' castigado pelo clube, os jogadores comecam a cortar-se de meter o pe'. E quando os jogadores nao metem o pe', alguem mete outra coisa noutra regiao anatomica dos jogadores que nao metem o pe'.
A situacao adequada, parece-me, era dar uma ensaboadela ao Bynia, explicar-lhe que aquilo podia fazer-se no sitio onde ele jogava, pode fazer-se se ele vestir uma camisola com um padrao semelhante ao da Real Sociedad se for patrocinado pela Apple ou qualquer outra companhia de fruta, mas que NUNCA se pode fazer com a camisola sagrada. 'A primeira, por mais barbara que seja, aplica-se bom senso. Se o gajo fizer outra, vai para a rua. E espera-se que se fizer outra, o faca contra um gajo que as esteja mesmo a pedir e, pelo menos, lhe arranque um osso. Ou dois.
Mais uma razao pela qual nao sou a favor do castigo por parte do Benfica: o arbitro do jogo em causa, o senhor que tao escandalizado ficou com a entrada, permitiu o jogo inteiro que os escoceses abusassem do jogo bruto, de encontroes, marradas e atropelamentos. Na jogada em que o Bynia mete a perna ao outro gajo, a "vitima" tinha acabado de pregar um empurrao no tipo do Benfica que tinha a bola, o vermelho caiu, o escoces passou-lhe por cima, tirou a bola e continuou ate' encontrar o Mr. Gilles. Eu fiz a mesma interpretacao do jogo que o Bynia fez: pode-se dar porrada, que ele nao marca. E sinceramente, no lugar dele teria provavelmente feito a mesma coisa. Com a diferenca de eu nao ser profissional de futebol e de o escoces nao so ficar com a perna inutilizada como tambem impedido de falar, so' para evitar que se venha armar em carapau de corrida.

Se eu fosse ao Camacho (acho que fez bem em nao falar), teria dito: "A ber, seis partidos, no pasa nada. Retorna a tiempo de ayudar el equipo a ganar los quartos de final."

E continuo a nao ouvir uma palavra acerca do Ricardo Silva...

Nuno disse...

Diogo,

embora percebendo o teu raciocinio, tenho que dizer isto: eu acho que nao ha' maneira nenhuma de os alagartanhados serem campeoes europeus, sinceramente...
Nem remando nem com boias de salvacao... :D