origem
Eusébio +10: incompetencia

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

incompetencia

esta' provado que o futebol e' um desporto em que a incompetencia reina. infelizmente, nem sempre se reconhece quem e' o incompetente e quem e', de facto, bom e competente. 2 casos sao obvios: federacao/scolari e chelsea/mourinho. do primeiro caso, ja' muito dissemos: incompetencia de toda a estrutura federativa, escondendo-se e nao tomando uma posicao antes do organismo maximo do futebol europeu mandar o scolari para casa por 4 jogos (que em termos de jogatanas de seleccoes correspondera' quase a 6 meses de suspensao). o incompetente tem um nome facil de identificar, e o scolari la' fica sentado no poleiro, ganhando os seus milhoes, com a seleccao em risco de estar a pagar a um treinador para nem sequer se qualificar para o europeu.

o caso numero 2 e' que nao se percebe. ou melhor, percebe-se se olharmos para o abramovich como um puto de 5 anos que fica farto de um brinquedo. durante o reinado russo no chelsea os ultimos 3 ou 4 treinadores tiveram sortes bem diferentes. o ultimo, o zezito, chegou a londres e partiu a loica. pos os lacaios nos poleiros respectivos, calou algumas vozes internas e externas, tirou as peneiras ao benitez e, em 3 anos, deu mais titulos ao chelsea do que o clube ja' tinha visto provavelmente. mas o puto mimado, agora homem mimado e com dinheiro, quando o contratou ao porto achou que, dando-lhe o lampard, o drogba, o ricardo carvalho ou mesmo dando 20 milhoes pelo paulo ferreira, tinha a champions garantida por 5 anos.

eu, quando jogo playstation, tambem levo o benfica a titulo atras de titulo. o miccoli nunca se lesiona, o nuno gomes marca golos como o caracas e, dependendo do nivel de dificuldade que escolho, os jogos podem acabar ('a boa maneira do gato fedorento) 15-0. mas eu sei que o futebol que se joga no campo, o a serio e nao com os controlos da playstation, e' bem diferente. senao o nuno gomes marcava golos como o caracas. ou seja, o sr. abramovich, porque tem mais dinheiro que eu, tem 1 ou 2 playstations 3, e deve ser um jogador do catano. mas nao consegue fazer a transposicao para a vida real. e como o chelsea "so' " foi campeao 2 vezes e chegou 'as meias da champions 1 vez, e como as coisas em 6 jogos esta epoca estava em 3 vitorias 2 empates e 1 derrota, decidiu despedir aquele que tera' sido um dos melhores treinadores dos blues dos ultimos tempos.

o mourinho pode ser muita coisa, mas nao e' parvo ou incompetente. ele nao tem culpa que o scheva nao marque golos ou que o terry tenha lesoes 'a la' miccoli. e nao tem culpa que os outros clubes tambem joguem 'a bola. o mourinho sai do chelsea com uma boa conta bancaria, pode-se dar ao luxo de escolher para onde vai, e de certeza que vai vingar outra vez. o chelsea perde o treinador, perdera' a coesao do balneario e, talvez, parte do balneario. talvez so' o capello ponha ordem na coisa, mas nao estou a ve-lo a aturar as birras russas. num patamar mais rico, o abramovich e' assim como o madail. mas o scolari continua a nao ser como o mourinho.

2 comentários:

Nuno disse...

Mais impressionante do que isso foi ver a imprensa inglesa hoje, a hiper-mega-giga-chauvinista imprensa inglesa, a dobrar-se ao homem que tanto odiaram por nunca se lhes dobrar. O Mouras chegou la', pos as cabras no curral, e ganhou o que ia para ganhar. Foi preciso ficar sem a defesa para perder um campeonato. E so' de penalti e' que o liverpool-trappatoniano do Benitez lhes tirou a final da Liga dos Campeoes. (Ate' o Gordon Brown sentiu a necessidade de se manifestar... isto e' absolutamente inedito...)
Este gajo so' nao e' perfeito porque um dia lixou o Benfica. Mas nao lixou sozinho - esquecendo o efeito do uisque, como e' que o Vilavinho dorme 'a noite???

Joao disse...

por e simplesmente porque eles ainda tem mais odio a um russo milionario do que a portugues arrogante.