origem
Eusébio +10: fim da linha

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

fim da linha

Hoje a meio da tarde pensava para com os meus botões que o Scolari é o melhor seleccionador que passou por este país nos últimos 20 anos e que devia haver forma de a Federação o segurar por muitos anos.

E esta noite até ao minuto 91 de jogo continuava a pensar da mesma forma.

É evidente que Scolari tem cometido erros e até é bem possível que falhemos o apuramento para o Euro 2008. Convém no entanto relembrar que os últimos 6 anos representam de longe o período mais glório da nossa selecção. Scolari tem indiscutivelmente mérito. Confesso que falharmos este apuramento após alguns azares e outros acidentes de percurso não me parece ser um drama e de forma nenhuma deve apagar o que o Scolari consegui fazer com esta selecção.

Esta campanha para o Euro 2008 começou torta e parece que nunca se vai endireitar. O Scolari optou por uma atitude à Fernando Santos de permanente desculpabilização dos jogadores e simultaneamente muito pouco ambiciosa (engrandecendo os empates fora). Não é de espantar que os jogadores revelem tão pouca atitude e tão pouca ambição. Ao fim de 10 jogos apenas contra a Bélgica se vislumbrou o potencial desta selecção, tudo o resto foi jogado nos minimos dos minimos, algo que parece não ter incomodado Scolari. Empatarmos dois jogos em casa contra os nossos adversários directos em circunstancias semi caricatas (golo com as costas do Ricardo e outro num fora de jogo escandaloso) era mesmo o que estavamos a pedir jogando tão pouco futebol. Na minha modesta opinião e sem querer desculpabilizar todos aqueles que erraram (desde o Nuno Gomes que voltou a falhar um golo dado, ao Sr Merk que validou um golo escandoloso) o grande responsável é para mim Scolari. Não por questões técnicas ou tácticas, mas porque falhou brutalmente na condição absolutamente crucial: ambição. A entrega dos jogadores portugueses nos últimos 3 jogos foi simplesmente vergonhosa e eu acho que a culpa cai nos ombros do treinador. A selecção de sub 21 que na véspera tinha ganho a Montenegro era capaz de ter feito bem melhor que os As esta noite. Dito isto tudo, até ao minuto 91 ou até com o apuramento falhado, o Scolari éra o meu treinador.

Até ao minuto 91. Ver a nossa selecção a recusar-se a devolver a bola que o adversário lançou para fora é algo que não aceito, e ver o nosso seleccionador a agredir a soco um adversário é algo que não admito. Espero que uma vez na vida o Sr Madail tenha os colhões no sitio e não espere pela UEFA para fazer justiça. As acções do Sr Scolari são indignas da posição que ocupa. As desculpas que deu no final do jogo são patéticas e ofensivas à nossa inteligência. O Sr Scolari podia ter ganho 2 mundias e 2 europeus, mas isso não lhe dá direito de envergonhar a camisola da selecção. Portugal precisa de eliminar esta imagem terrivel que temos internacionalmente de sermos uns chico espertos, maus e aldrabões. E isso começa irradicando da selecção quem quer que seja, desde os putos dos sub-19 ao treinador dos As, que tenha uma conduta imprópia. O Sr Scolari chegou ao fim da linha.

Parece que o Capelo anda á procura de uma selecção Europeia. Adeus Scolari, obrigado e boa sorte.

3 comentários:

Nuno disse...

Assino por baixo, Joao.
Ja' nao e' de agora que tenho grande cepticismo acerca das capacidades do Scolari como treinador de bola. Como lider de um grupo, nao ha' duvidas, estamos perante um dos melhores. So' que a atitude-Fernando-Santos de jogarem sempre os mesmos, independentemente da forma em que se encontram, da porcaria que tenham feito no jogo anterior, etc., etc., mostra que so' mesmo com uma grande lideranca e' que se safavam. A grande liderenca tem estado em parte incerta - so' falta os jogadores desatarem 'a cabecada dentro de campo, o que basicamente e' apenas uma questao de ele convocar o Costinha outra vez.
Parece-me que o Madail so' tem uma coisa a fazer: despedir o gajo, e sem acordos nem conversas - eu, pessoalmente, ainda lhe exigiria uma indemnizacao por desrespeito 'a FPF e, por consequencia, ao estado portugues (aquela porcaria nao pode ser de interesse publico para se bater no Gil Vicente e de desinteresse publico para outras coisas...)
Ele se precisar que peca emprestado ao Pauleta e ao Ricardo.

(Se fosse o Benfica a jogar ontem, tinha espetado cinco secas. Aos dois! E acho bem que se o Nuno Gomes precisa da falhar golos, que os falhe na equipa da FPF e os guarde para o Benfica...)

Diogo disse...

vamos por partes.

eu raramente sigo os jogos de apuramento para mundiais oou europeus, especialmente desde que cheguei aos US. nao so' nao dao na televisao, mas geralmente sao a meio da tarde num dia a meio da semana, o que invalida algumas possibilidades de ver os jogos. a liga dos campeoes e' diferente porque, antes de ser portugues, sou benfiquista. mas adiante.

a seleccao nacional, actualmente, conta com alguns dos mais excepcionais jogadores portugueses dos ultimos tempos. clubismos 'a parte, ter numa seleccao o cristiano, o simao e o quaresma, so' por si devia ser motivo para entrarmos em campo a ganhar 3-0 (1 golo por cada artista). temos ainda rapazes menos artisticamente dotados mas muito importantes: maniche, petit, tiago, nuno gomes. mas todos sabemos que, desde o dia 1 em que o sr. Scolari chegou ao comando das quinas, que ha' 18 eleitos. de por onde der. e esses jogarao sempre, faca chuva, sol, ou estejam todos lesionados. e vai-se buscar ainda o pepe e o liedson para completar o ramalhete.

concordo que chegamos muito longe nos ultimos anos muito por obra do que o Scolari fez, independentemente de ter o Figo ou o Rui Costa na equipa.

O apuramento para este europeu parece perdido. Nao estou a ver uma seleccao que empata 2-2 com a Polonia em pleno estadio da Luz, ou 1-1 com a Servia tambem em casa, de ser capaz de agitar as aguas e transcender-se para os 2 ou 3 jogos que faltam. E a culpa tem de ser assumida por quem escolhe a equipa e nao a poe a jogar. Se o Quaresma nunca vai jogar de inicio com o Scolari, nunca se vai esforcar nos treinos. Se o Ricardo sabe que tem o lugar garantido, nunca vai fazer mais do que o minimo. E assim se anda de jogo em jogo. Sem ambicao, com os jogadores a fazerem o minimo pedido, que aparentemente e' nao perder na Luz e empatar fora. Esta atitude nao nos vai levar longe. E estes rapazes podem, e tem a capacidade, para ir muito longe.

Mas tudo isto se desculparia mais tarde ou mais cedo. Agora, agressoes e' que nao!!! Ainda para mais pelo responsavel maximo pela equipa dentro de campo. Acho que chegou a altura de refrescar as coisas. O Joao diz e muito bem: a imagem de Portugal (ou melhor, da seleccao) esta' muito maltratada. Somos vistos por muitos como uma equipa batoteira, fiteira, que joga duro e nao pede desculpas. Somos vistos como o cruzamento de um Brasil de 2a linha com uma equipa das Honduras ou dos Camaroes, que sabe jogar mas opta pelo jogo sujo. E muito desta imagem e' responsabilidade do sr. Scolari.

Concordo inteiramente com o Joao e com o Nuno. O sr. Gilberto Madail so' tem uma coisa a fazer: despedir o Scolari, sem desculpas, sem falinhas mansas, sem arrependimentos. Forte e feio, como se costuma dizer. Mostra que ha' padroes a manter. E que nao se admitem certas situacoes. Qualquer coisa menos (como seja esperar pela decisao da UEFA) leva a que se peca um outro cenario (talvez o melhor para o futebol portugues nesta altura): o despedimento de ambos.

Joao disse...

Nuno, atenção, eu não acho q o Scolari deva ser despedido por razões técnicas ou pelo facto de a selecção não jogar um peido.

O Scolari devia ser despedido por ter protagonizado acções que são inadmissiveis para alguem com o seu estatuto e que envergonharam nao só a selecção mas todo o país.

Depois do pedido de desculpas de hoje acho que cairia muito bem a Federação suspender IMEDIATAMENTE o Scolari de funções por 6 meses. A selecção continuaria a ser orientada pelos adjuntos do Scolari (este ficaria na sombra) e se se conseguisse o apuramento muito bem, bem vindo Scolari, caso contrário, caberia aos responsáveis da federação decidir se querem ou náo renovar o contrato com o Brasileiro.