origem
Eusébio +10: Filhos e enteados

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Filhos e enteados

Nada se passa no nosso clube a nao ser o 5o amarelo do Luisao e o facto de o Simao ter 4 e estar em vias de descansar um jogo, pelo que decidi postar a minha opiniao sobre o assunto de pagina central da Bola de hoje: ser treinador.

Eu posso dizer, em vias de acabar o meu doutoramento, que andei na escola 26 anos. Ao fim de 26 anos tenho o grau maximo que se pode atingir. Custou muito aqui chegar, houve muito marranco e muito cabelo perdido e pestana queimada. Ora, se um colega meu da 4a classe que tenha seguido a via da construcao civil de um dia para o outro recebesse uma benesse de uma qualquer universidade e se tornasse doutor so' porque tinha posto 2 "tijois" durante a construcao do novo anexo da dita universidade, isso chatear-me-ia muito.

Esta alegoria para explicar que percebo perfeitamente (e apoio na totalidade) o Luis Proenca, o tal treinador de juniores do Sintrense, que se viu ultrapassado no curso de treinadores por rapazolas como o Paulo Bento ou o Secretario. So' porque estes idiotas andaram a correr com a camisola la' do sitio em jogos da seleccao, a FPF decidiu "fazer o jeitinho" e dar-lhes, de mao beijada e em travessa de ouro, o tao ambicionado curso de treinador de categoria 4. Aqui nos estados unidos, para chegares ao nivel mais alto de treinador de futebol (o que eles aqui chamam de class A) tens de ter passado as passas do Algarve, tens de ter a carteira profissional desde o escalao mais baixo (class D) e tens de ter provas dadas em cada escalao. Ou seja, tens de ter treinado uma equipa na class D um x numero de anos, tiras o curso class C e treinas uma equipa x+y anos, etc ate' chegares 'a A, onde as provas de admissao e de graduacao sao extremamente exigentes. Eu conheco uma rapariga com o curso class C que so' nao continuou porque conjugar o curso de medicina com o futebol implicaria ter de fazer uma escolha profissional de ou um ou outro, ao que ela escolheu medicina (rapariga esperta).


Resumindo: o Paulo Bento, o Secretario, o Paulo Sousa, o Helio Sousa, entre outros, sao os "meninos queridos" da federacao. Vai-se a ver, nao valem a ponta de um corno. Nao e' qualquer gajo de 35 anos que vai ser o novo Mourinho. E no fim, gajos como o Luis Proenca (o unico a dar voz) ou outros que tais, podem ter muito mais jeito para essas coisas de treinador que antigos futebolistas. Mas se a FPF e a UEFA nao percebem isso e' por clara falta de inteligencia. Alguem deveria lembrar 'a FPF pelo menos que os 2 campeonatos do mundo de juniores ganhos em 91 e 93 tinham na seleccao como treinadores 2 homens que nunca foram futebolistas. Um deles esta' na calha para ser o proximo treinador do Manchester. O Paulo Bento ficara' pelo Sporting ate' perder o campeonato e a taca e acabara' por ir treinar o Carcavelinhos...

5 comentários:

Nuno disse...

Também acho. Pela parte que me toca, sem terem pelo menos uns cinco anos de experiência como treinador, nem que seja a treinar o Rebordosa na 3a divisão distrital, ninguém devia ter direito a chamar-se treinador.
Lá por um gajo saber assentar "tijóis" não quer dizer que possa ser arquitecto.

Nuno disse...

Quero fazer login e esta porquêra não me deixa.
É que o SLB faz hoje ANOS!!!!!

Joao disse...

Boa posta Diogo!!!

Eu concordo com muito do q dizes mas nao necessariamente na totalidade.

Concordo porque e' evidente que por muito tijolo q se levante nunca se fica arquiteco. Da mesma maneira q um gajo pode ser maluco e q por muitas consultas q va nunca vai ser psicologo. No entanto, e' triste o peso q o canudo tem hoje em dia e a importancia q lhe e' dada em detrimento da experiencia.

Eu tenho estudado o topico da qualificacao de pessoal (no caso de auditores) para perceber q e' muito sensivel. Se tu tens um determinado negocio e precisas da ajuda de um consultor escolhes alguem reconhecido com 30 anos de experiencia no sector mas sem licenciatura ou um MBA de Harvard q nunca na vida entrou numa fabrica? provavelmente o primeiro, cagaste no canudo.

Tipicamente a qualificacao de pessoal consiste num sistema de qualificacoes (canudo) ou de competencias (experiencia). Dizer q alguem esta qualificado como treinador so porque fez 5 cursos da UEFA sem nunca ter cheirado a relva e' ridiculo. Por outro lado, eu nao gostaria de ter uma vedeta qualquer do pontape na bola sem qualquer fundamento pedagogico a treinar nas camadas jovens.

Qualquer tipo de intervencao que vise regular a formacao de pessoal estara sempre longe da solucao perfeita. Aposto q o Jorge Costa sera um grande treinador (como o Rijkard e tantos outros) e q seria uma pena obriga-lo a queimar as pestanas a estudar metodologia de treino (para isso ha de haver um preparador fisico qualquer). Na minha opiniao este e' um caso em q deve ser apenas e so' o mercado a funcionar. Se o Braga esta disposto a pagar ao Jorge Costa para treinar a sua equipa profissional, por mim tudo bem, ate acho q pode ser uma boa aposta. Se o Jorge Costa alguma vez vier treinar o clube de futebol de meninas aqui do bairro de certeza absoluta q mudo de bairro.

Diogo disse...

Joao,

pontos interessantes que levantas. Concordo que alguem que ande num meio ha' 30 anos tenha mais experiencia que um MBA acabado de sair de HArvard. Veja-se o caso de self-made men como o Trump ou o Belmiro. Nao deve haver cadeira nenhuma em Harvard ou Yale que ensine o que homens como estes sabem.

Mas estamos a falar de pontapes numa bola. Concordo que ha' jogadores que poderao ter uma queda especial para o jogo e o ensino do mesmo a nivel profissional (nao concordo com o exemplo do Rijkaard porque ele foi treinar o Barcelona. Ate' eu era sempre campeao de espanha se tivesse que escolher um onze a partir do plantel do Barcelona). Rapazes como o Koeman, o Costacurta, um Gullit ou mesmo um Rui Costa ou um Paulo Sousa percebem o jogo como ninguem. Talvez mesmo o Jorge Costa, desde que nunca va' treinar o Benfica, por muitas Champions que ganhe. Depois tambem acho que, de forma geral, maus jogadores raramente serao bons treinadores (eg, Bruce Arena).

Mas depois temos os predestinados e os estudiosos do jogo, que tem tanta paixao pelo mesmo como os jogadores, e tanto fervor como os adeptos. Aqui entram nomes como Queiros ou Mourinho. Sao homens que nao sendo craques da bola tem a inteligencia suficiente para serem vencedores. Subiram a escada em passos pequenos mas certos, tal como tu e eu fizemos com a nossa educacao. Note-se que em Inglaterra, na epoca passada, o Sam Allardyce e o Stuart Pearce (entre outros) fartaram-se de maldizer o Mourinho so' porque este nao tinha sido jogador de futebol ao mais alto nivel, ao contrario deles. O Chelsea foi campeao, o Man City e o Bolton ficaram-se por posicoes humildes na tabela...

Resumindo: Eu nao sou contra os jogadores entrarem em carreiras de treinadores (o Trap e' dos melhores do mundo e foi dos melhores centrais italianos). O que me incomoda e' que nao hajam regras iguais para todos. Se o Paulo Bento, o Simao, o Jorge Costa, o Nuno Gomes, ou o Baia quiserem ser treinadores, ainda bem! O futebol so' tem a ganhar com a experiencia deles. Mas dar-lhes o canudo para a mao so' porque tem experiencia, isso e' que nao acho que esteja certo.

Seguidor_de_mitos disse...

pá próxima´óh dr,treinador.psicologo ,e frustrado ve se tens coragem de manter no teu blog os comentarios em que és criticado. És tão educado e vertical q continuas a manter um blog onde só tu falas inventas advogados de defesa, e sacas os comentarios de quem te critica . Já percebi agora porque os putos não se podem exprimir ,sérá apenas porque o iluminado do MISTER TÁCTICAS não lhos permite .
levas-te um tratado de FUTEBOL perdes-te ,podias ter levado mais , ficás-te com AZIA, e no fim portaste-te como és ....Então depois das palestras continuas sobre boas maneiras corres-te atrás do puto para lhe BATER???????.....isso faz-se MISTER. Que civilidade é essa?? Se tiveres dignidade abre novamente o blog a comentários porque vou ter mais para te contar. Os democratas dialogam, os PRETENCIOSOS refugiam-se e enclauzuram-se por detraz dum blog em que o campo é todo dele. E assim a jogares sózinho és muito bom.Ganhar ou perder tudo é desporto !!!!! o importante é participar ---ñ é de Luis de Camoes , é de Pierre de Coubertan.
............. mas sem cenas de faca e alguidar!!!!!!!!