origem
Eusébio +10: ambiguidade

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

ambiguidade

Fim de semana bom? Fim de semana mau?

Empatamos em casa. Mas fizemos uma grande joga. Estamos mais perto do primeiro lugar. Mas caimos para terceiro.

Como o comum Benfiquista nao sei q sinta. Frustracao enorme pelo empate contra o Boavista e no entanto algum alivio por ver q estamos mais proximos do FCPorto e q eles nao estao tao fortes como nos queriam vender ha algumas semanas atras.

O Benfica deste fim de semana assustou-me. Voltamos a ser o super benfica perseguido pelo azar. Foi-se o pragmatismo e o instinto assassino e voltamos a perder pontos.

Muito se disse e escreveu sobre o jogo que ninguem se lembra de ver semelhante. Foi tao bom tao bom q nem deu espaco aos escribas para analisar a terceira derrota em quatro jogos do FCPorto, nem os tres erros flgrantes do arbitro do Sporting (expulsao perdoada a Caneira, penalti caricato e falta no lance do golo do empate). Concordo com 98% do que foi escrito. Ha no entanto alguns pontos q eu gostaria de acrescentar.

Primeiro, o katsouranis (o MVP do nosso meio campo e futuro defesa central ha falta de alternativas), foi o simbolo do azar na passada sexta feira. Isolado em frente ao guarda redes adversario (27 mns) remata 'a baliza e ve a bola bater nos bracos de William e ressaltar para a trave. Duplo azar dizem os criticos. Fuço da merda digo eu. Quando eu jogava 'a bola na rua, se tivesse alguem ao lado q so tinha de empurrar a bola para a baliza e eu optasse pelo remate, era garantido q ia levar uns biqueiros. O Katsouranis tem o Nuno Gomes ao lado, sem oposicao, perfeitamente dentro do seu raio de visao, e optou pelo remate, quando podia perfeitamente ter dado um toque para o lado e deixar o Nuno empurrar pela baliza. E' verdade q para o Nuno nunca e' so "empurrar para a baliza", a bola e' redonda e has vezes teima em nao entrar mesmo qd e' so preciso empurrar a um palmo da linha (min 22). Tambem e' verdade q o Katsouranis deve meter 9 em cada 10 daquele sitio, e como tal nao e' justo censura-lo pelo remate.

O mesmo sucedeu com o Simao (min 73) quando seguia isolado descaido sobre a esquerda e tentou passar a bola por baixo do William em vez de a passar para a marca de penalti onde o Nuno Gomes estava sozinho. O Simao estava mais tapado e podia nao ter visto, mas o remate dele era mais dificil e tinha a obrigacao de procurar o Nuno Gomes.

Ambas as opcoes se aceitam. No entanto nao gostei q toda a gente tivesse ignorado este facto. O Nuno Gomes nao e' um matador, nunca foi um homem de area unicamente responsavel por empurrar a bola para a baliza. O Nuno Gomes, muitas vezes contestado pelos adeptos, e' quem mais trabalha e sofre em prol da equipa. Esta sempre em movimento e preocupa-se em arrastar defesas para q os outros possam marcar. Nestes dois lancas, o Nuno Gomes correu como um louco atras do jogador q se isolava e ganhou uma posicao proveligiada. Merecia q os colegas se tivessem lembrado dele.

O Derlei mostrou q vem para jogar na ponta direita. A sua entrada, para alem de desiquilibrar irremediavelemente o meio campo, mostrou q os vicios sao dificeis de largar. Ficou por assinalar uma agressao nos poucos minutos q teve em campo. Foi alias a unica coisa digna de registo q fez. Nao e' dificil de adivinhar q nao vai ser castigado, nem pela Liga e muito menos pelo Benfica. E' pena digo eu. Ficavamos todos a ganhar.

O Luisao, o mesmo q falhou uma cabecada em cima da linha da pequena area sem ninguem pela frente, vem pela enesima vez dizer q vai sair do Benfica no final da epoca. De certeza q ja alguem lhe disse q se quer de facto sair nao e' assim que o deve fazer. Os adeptos do Benfica sabem perdoar quando o Luisao falha um golo a menos de 2 metros da baliza. Tem no entanto mais dificuldade em aceitar q algum jogador esteja permanentemente a insuinar q e' maior q o clube. Na minha opiniao, tivesse o Benfica uma alternativa credivel (volta Rocha) e ha proxima vez q o Luisao tocasse no assunto estava a treinar com os juniores ate 2010.

BENFICA ESMAGA

1 comentário:

Diogo disse...

Boa posta Joao. De facto, foi um fim de semana atipico. O Porto perder 2 jogos de seguida e' um brinde que nao se pode desperdicar, mas o nosso dever, o de ganhar o jogo, foi dificultado nao so' pela inspiracao do William (ou da grande vaca que ele teve em todos os lances que defendeu) como pela falta de sorte dos nossos avancados. Claro que o nosso amigo MST consegue dar a volta ao texto de tal maneira que o Porto perdeu nao por culpa propria mas por causa do Katsouranis e da liga que "cirurgicamente" tiraram os creativos do Porto de accao e deixaram o Porto como equipa nivelada por baixo com 3 jogadores acima da media. O' MST decide-te pa'! Se sao todos muito bons num fim de semana, como passam todos a reles no fim de semana seguinte? Enfim...


Quanto ao Derlei, uma chapada e pouco mais. Que era alias o que o Benfica lhe devia fazer: pregar-lhe uma chapada por andar 'a chapada. Vai levar com um sumarissimo e acho bem, para ele aprender a ter cuidado.

Agora, temos de coninuar a fazer o nosso trabalho e a voltar 'as tacticas mais trapatonianas. Deixem os outros jogar mas marquem voces os golos. Estamos mais perto do 1o lugar e andam todos borrados para os lados de alvalade e das antas...


BENFICA ESMAGA!