origem
Eusébio +10: olivedesportos, part 2

quinta-feira, 29 de julho de 2010

olivedesportos, part 2

no fim de contas, o vale tudo e' que os tinha no sitio. sim, o gajo era avariado dos cornos e pos o clube numa situacao financeira lamentavel que levou vai ja' para 10 anos a consolidar e por no caminho certo. e embora tenha sido tudo palhacada (o rasgar do contrato com os manos oliveirinha em directo na sic e por ai fora), espicacou os caes que agora se deleitam em destilar veneno contra nos, refugiados num contracto que esta' em vigor ate' 2013.

estavam contentes quando, em suposto "off" que e' gravado e transmitido em directo, toca de insultar meio mundo, especialmente se jogarem/trabalharem no benfica. roberto e jj foram os visados, mas pelo caminho ainda ficaram insultos e comentarios pateticos acerca do benfica (vejam o video na tertulia). esta situacao, desde ja' confirmo o que o pedro ferreira diz na tertulia, nao e' de agora. vivendo no estrageiro, sem filtros de publicidade, muitas foram as vezes em que os tais "off" que se calhar nao passam em portugal passaram em bom "on" nos estados unidos, com caezinhos a ladrar e a mandar bocarras foleiras, armados em espertos e engracadinhos.

se na epoca passada ficou o aviso, em pleno campeonato, de que o benfica nao ia tolerar comportamentos insultuosos (que nao se verificam para com os andrades ou para os andrades b, mas que os lagartos sao tacanhos demais para perceberem que estao a ser insultados tambem), acho que o benfica, depois do que se viu e ouviu antes, durante e depois do jogo com o sunderland, tem de se chegar 'a frente e exigir. e nao e' exigir um pedido de desculpas, porque quem nao tem vergonha tambem nao e' honesto o suficiente para pedir desculpas sinceras. o que o benfica tem de fazer e' pedir uma indeminizacao por ofensas publicas 'a instituicao e anular o contrato por justa causa. ponto final. quem transmite os jogos? nao me interessa. embora haja o romantismo de que deveria ser a benfica tv, penso que do ponto de vista financeiro deveriamos ser capazes de manter esse direito independentemente de quem transmite (ie, nada de exclusivos), e vender os direitos jogo a jogo durante esta epoca, arranjado os necessarios parceiros para epocas vindouras, em que por razoes legais e de historial contra o benfica nao contemplaria a sportv.

se isto tudo e' legal? nao sei, mas tenho um primo meu, benfiquista, socio com lugar cativo, que e' advogado e digo-lhe para tratar disso nem que seja pro-bono. mas que a ligacao do benfica 'a corja oliveirinha tem de acabar, disso nao tenho duvidas.

BENFICA SEMPRE!!!

13 comentários:

Anónimo disse...

os benfiquistas não porduar aos comentadores da spor tev. a cabem com eles não mera-sem o nosso clube

Nuno disse...

tambem nao percebo como e' que nao se contrata uma equipa de 20 advogados imbativeis e se espeta com esses amigos de corruptos em tribunal de uma vez por todas

E quando acabar o contrato, so' se eles derem o dobro da concorrencia e' que se assinava com eles. Esta' visto que nao vai acontecer, mas enfim, nao custa sonhar. O que eu gostava mesmo, mas mesmo muito, era que o Benfica recusasse assinar com eles o proximo contrato. Bastava-lhes estarem seis meses sem Benfica para a barraca abanar de vez.

Eu, se fosse presidente do SLB, tinha "destruicao total e inequivoca dos Oliverinhas e dos seus negocios mafiosos" no top 3 das prioridades. Se matarmos quem alimenta os nossos inimigos, eles nem tem por onde cair mortos.

Anónimo disse...

fasao como eu spor tev mendeia cortare logo.que vão trabalhar para a estiva

Diogo disse...

nem mais. mas acho que o dobro e' pouco. querem transmitir jogos do benfica? tudo bem. voces tem um aumento significativo nas audencias quando o benfica joga, pois ninguem quer saber do pacos de ferreira - guimaraes de 6a, ou do braga - portimonense de sabado, e as audiencias para jogos dos andrades ou dos especiais sao bem baixas. assim, 50 milhoes POR EPOCA e comecamos a conversar. jogos da taca da liga sao negociados 'a parte, assim como os jogos da taca de portugal. os jogos da champions negociados ao highest bidder. o benfica tem a possibilidade de realizar muito dinheiro com as transmissoes televisivas (nem que se vendam os jogos 'a espn, 'a sky, 'a fox ou 'a eurosport), e isso assusta muito os poderes instituidos. como e' que se pode compreender pagarem so' 7.5 milhoes por epoca ao benfica e mais do dobro aos andrades?

joo disse...

sou advogado, resalvo desde já que não conheço as clausulas especificas do contrato,porém, e com a devida distancia não se me afigura, honestamente, que tal situação configure razão suficiente para rescisão do contrato que nos liga à olivedesportos. Isto porque os acontecimentos de que agora versamos foram, até que o contrário se prove, da exclusiva iniciativa de funcionários da contra-parte, na pendencia de uma conversa informal. Outro entendimento teria se estivessemos perante uma iniciativa da responsabilidade editorial da propria sport tv, ora se não partiu da propria contratante a iniciativa de tais declarações, so por mera incuria poderá proceder que houve quebra de deveres contratuais e de principios de boa-fé contratual, pese embora a responsabilidade solidária da empresa para com os actos dos seus funcionários. O procedimento disciplinar iniciado pela ora visada perante os intervinientes em tal situação parece-me procedimento suficiente para resalvar a sua boa-fé contratual.
Isto numa análise informal, da qual resalvo desde já qualquer incongruencia da minha parte na leitura legal que retiro do escrito.

joo disse...

Agora, deixando as vestes da lei, pondo-me aqui numa posição de Benfiquista, que sou e de que muito me orgulho. Existem para mim valores mais altos do que o dinheiro, isto claro está sem pôr em causa o futuro do clube. Assim defendo desde já que o Benfica exclua desde já das negociações dos direitos televisivos a partir de 2013 a empresa olivedesportos, passando definitivamente a encarar outras possibilidades, mesmo que monetáriamente menos interessantes. A menos que caia na mesa uma proposta de tal forma exuberante, que nos leve a repensar a opção tomada. O futuro do clube está primeiro do que nós, esse futuro também se constroi no plano dos valores e da etica. Isso é o Benfica, é daí também que se alimenta o ser benfica.

Ps: Não tenho duvidas de que o declinio do Sporting, clube que, embora visceral rival, muito me entristece que esteja a passar pela crise que está, começa precisamente quando á anos atrás se abriram precedentes, mormente caso jardel liedson e outros, que despiram de valores tal instituição.
A crise leonina é também, ou por outra, é essencialmente, de valores. Cuidado, este momento é essencial para o futuro do nosso glorioso. Por muito lateral que pareça o sucedido

Nuno disse...

Joo, obrigado pelo esclarecimento. Sem perceber grande coisa de leis, dizia-me o senso comum que "isto" era curto. Mas parece-me que com advogados competentes, o contrato em geral, a ter as clausulas que se falava que tinha nos tempos em que o ValeTudodemamemoria o rasgou, seria estracalhado por qualquer tribunal digno do nome.

E concordo perfeitamente: dessa empresao, nada, a menos que a melhor oferta para as transmissoes, por parte de concorrentes deles, fosse 30, e eles dessem 60, a pronto. E mesmo assim, exigia que baixassem o que pagam aos corruptos e aos lagartos. So' para mostrar quem e' que manda.

joo disse...

Caro Nuno, o que se publicou hoje nos jornais nada mais é, a meu ver, do que uma opurtuna pressão negocial por parte da direcção da Benfica SAD. Ponto. Agora alerto essencialmente para o que refiro no meu segundo post. Abraço companheiro.
Ps: Quanto à validade juridica do que se discute, faço minhas as tuas palavras, eu teria sérias duvidas se pleitaria numa posição juridica tão frágil. Mas isso sou eu

Diogo disse...

estamos esclarecidos. obrigado joo. mas ainda bem que a espn agora transmite os jogos do benfica e eu nao tenho que gramar com os comentarios venenosos e viperinos dos comentadeiros portugueses da sport tv. sim, o facto de ter a espn faz com que uma parte dos meus 30 dolares por mes (muito pouca parte, diga-se) que pago de internet cheguem aos bolsos dos oliveirinhas, mas nao os ouco e so' os vejo.

Anónimo disse...

Tao a tardar em culpar o PC...mas nao deve demorar muito!

Nuno disse...

Anonimo, perceber de metabolismo nao tem apenas vantagens imediatas quando se investiga metabolismo, mas tem tambem vantagens em outros campos. Por exemplo, nos sabemos distinguir vias paralelas, e numa determinada via sabemos distinguir o que esta' a montante do que esta' a jusante. Claro que tambem percebemos facilmente onde e' que ha' redundancia. E ja' agora, fica a informacao para mentes que nao percebem nada disto mas gostam de mandar postas de pescada: a redundancia resolve-se com um knock-out multiplo. KOKO, no caso.

(Sim, anonimo, eu sei. E' muita teoria de redes e biologia de sistemas. E' muito acima.)

Anónimo disse...

É muito acima da parvoíce e dar dor de corno

Joao disse...

carissimos,

Concordo com o joo que dificilmente há matéria para rescindir o contrato.

Mais, temos que ter noção que dificilmente teremos comprador para os nossos direitos televisivos para além do Oliveira... donde, alienar completamente este parceiro será sempre negativo do ponto de vista financeiro. A verdade é que o Benfica precisa da Sportv...

A grande vantagem é que a Sportv provavelmente precisa mais do Benfica do que o Benfica da Sportv. E enquanto a sportv continuar a maltratar o benfica vai continuar a perder audiências (ou a ter mais gente a roubar-lhes o sinal). Nós conseguimos sobreviver sem a Sportv e já não é nada linear que a sportv consiga sobreviver sem o Benfica.

Assim, o cenário que temos actualmente é o de uma relação que podia/devia ser simbiótica mas não o é... é parasítica... E o Benfica tem que decidir se elimina ou não o parasita, ainda que neste habitat este seja o negocio que nos pode dar o maior retorno financeiro.

Em termos práticos, um contrato a celebrar com o Oliveira tem que assumir os seguintes contornos:
- contratos de um ano no máximo.
- proporcional às audiências, ou seja, se o Oliveira paga 15M ao Sporting, o Benfica (assumindo o dobro da audiência média) nunca pode receber menos de 30M.
- acresce a este valor 1M por cada linha de fora de jogo enviesada, piada foleira em off, ocultação de replays polémicos, etc....

Resumindo, a base de licitação para a época 2012 está em 31Milhões por ano... e até 2012 eu não assinava contrato rigorosamente nenhum sendo que este valor só vai subir. Se o Oliveira mantiver a sua postura, em 2012 paga uns 50M ou vai à vida dele....

Para mim, a única coisa absolutamente fundamental é sermos fies aos nossos princípios. Se tivermos que perder 5M por ano e vender os jogos à TVI, pois que assim seja... não comemos a mesma merda dos outros e ainda puxamos o autoclismo.

Espero, com pouco convicção, que LFV não venda até 2012 quaisquer direitos televisivos futuros. O tempo está do nosso lado......