origem
Eusébio +10: Outubro 2009

sábado, 31 de outubro de 2009

estava escrito

Conforme previsto, o Benfica jogou hoje contra duas grandes equipas. O Braga tem excelentes jogadores e joga de uma forma muito sólida, tendo sido muito feliz na forma como conseguiu marcar e muito seguro a defender. Jorge Sousa voltou a mostrar porque é o preferido de Victor Pereira tendo roubado um golo limpo ao Benfica, perdoado a expulsão de João Pereira ao minuto 50 e ignorado uma mão na bola na área do Braga a meio da segunda parte.

O Benfica não foi brilhante mas foi brioso. E mais não posso pedir aos nossos rapazes. Absolutamente fantásticos o DiMaria e o Saviola. Inaceitável a situação de Cardozo e mais uma desilusão de Keirrison... mas isso ficará para futuras conversas.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

inimigo público #1

O próximo alvo a abater é um velho conhecido. Jorge Sousa de seu nome é o actual símbolo do sistema. Sem vergonha e muito meticuloso, é capaz de transformar um campo de futebol numa rampa de 30º de inclinação.

Vejamos a coisa de duas perspectivas:

O lado mau é que temos razões para estar preocupados uma vez que este Sábado temos que ganhar não a uma, mas a duas equipas muito perigosas....

O lado bom, é que depois da vitória (leia-se goleada) contra o Braga, todos os fantasmas estarão mortos e enterrados e o resto do campeonato será um passeio.

Realce-se que o Sr Vítor Pereira deve estar muito mal servido de árbitros para ao fim de 9 jornadas já estar a usar a sua arma secreta pela segunda vez. No entanto, é pena que nunca nomeie o Sr Jorge Sousa para um jogo na Luz. Tenho a certeza que se o Sr Vasco Santos não esgotou o stock nacional de fraldas para adultos na segunda feira, o Jorge Sousa trataria do assunto.


PS - Saudamos o facto de Jesualdo Ferreira estar "atento" ao Aimar (eu tb estou), pois tenho a certeza que tem muito a aprender com o Pablito que percebe mais de bola a dormir que o Professor acordado. Depois de um fim de semana em que passou em claro um penalti contra o Porto, (mais) uma agressão bárbara do Bruno Alves, um golo em claríssimo fora do jogo do Farias (e outro do Nacional), e um golo limpo anulado ao Benfica, é de registar que o Professor esteja preocupado com o Aimar... faz todo o sentido que assim seja e nunca é tarde para começar a abastecer-se de Rennie e vaselina.

mau perder

ainda acerca do nacional-benfica: ha' pessoas, de jogadores a treinadores, de dirigentes a adeptos, que, pura e simplesmente, nao sabem perder. o nacional encaixou 6, como podia ter encaixado mais 1 ou 2 nas calmas, mesmo descontando os 2 golos certos anulados por foras de jogo duvidosos ao saviola.

se no dia do jogo o ruben micael veio para a televisao estrubuchar alegando uma qualquer ilegalidade no tunel de acesso ao relvado, esquivando-se a explicar a sua pobre exibicao com factores externos, o patacas vem agora choramingar, sentindo-se injuriado por causa dos 4 dedos do JJ.

o que estes 2 meninos nao conseguiram disfarcar, no entanto, foi a subserviencia para com o clube papal. um acha-se estrela e deve andar a pensar em mudar-se para o ladrao; o outro, um defesa mediocre, afirma sem pejo que e' por nao haverem situacoes destas para os lados do estadio dos corruptos, que o FCPorco ganha mais. muito bem bobi, toma la' um ossito.

nao vale a pena dissecar todo um historial de acontecimentos, mas desde agressoes a jornalistas da sic em pleno estadio (incluiam arremesso de barrotes e escarros nos jornalistas durante o relato e agressao aos jornalistas 'a saida do estadio), passando por obrigarem o benfica a equipar no tunel por terem espalhado merda pelo balneario da equipa visitante em plenas antas, ou mesmo as entradas "com raca" de animais como o joao pinto, o bruno alves ou o paulinho santos, para os lados da agremiacao corrupta vale tudo. ate' arrancar olhos, se for preciso. ou comprar arbitros.

o que interessa, caro patacas, e' que, no jogo jogado, foram humilhados. voces bem queriam mostrar ao dono que ate' sao bons, mas jesus e os seus apostolos trataram logo de vos tirar as peneiras. mas deixa la': quando chegares ao estadio do ladrao e levares a palmadinha nas costas por seres um bom caozinho vais ficar com o rabinho a abanar. e depois vais abrir o rabinho para dentro do campo, porque sabes que o dono quer e' que obedecas sempre, fazendo o que for preciso para que esse clube, que inclusivamente foi acusado de corrupcao desportiva, seja visto como o pico do desportivismo no futebol portugues.

o teu treinador ficou ofendido? tadito. o JJ devia ter-lhe mostrado 6 dedos no fim do jogo, o dedo medio logo a seguir e mandar um piropo 'a la' maradona depois de esse gentleman o ter chamado de cretino. e tu e os teus colegas do nacional sao mais cretinos e hipocritas que o vosso treinador tentou colar ao JJ. por isso, como se diz para os meus lados, cresce e aparece.

BENFICA SEMPRE!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

dodots

Sinceramente, já não são as vitórias, as goleadas, ou o bom futebol praticado que me enchem de felicidade em relação a este Benfica. O que me emociona verdadeiramente foi termos reencontrado a nossa identidade e como ela se reflecte na espantosa comunhão entre a equipa e os adeptos.

O jogo de ontem foi ganho quando os idiotas do Nacional resolveram sair da casca e reclamar o facto de não termos interrompido o jogo enquanto um deles simulava uma lesão gravíssima. Javi, Luiz e Luisão avançaram para eles e apoiados por 47 mil mostraram quem manda nesta casa. O que se terá passado no túnel está no segredo dos deuses, mas a reacção dos jogadores e dos adeptos foi suficientemente clara... não foi por incompetência que um árbitro que comete tantos erros grosseiros sempre para o mesmo lado na primeira parte, marcar aquele penalti nos primeiros minutos da segunda parte. O rolo de compressor já mostrou que é suficientemente forte para destruir adversários e afins.

Gostei mais de Coentrão, Luisão, Javi e Saviola. Do outro lado, Rúben Micael surpreendeu-me pelos bons pés e pela falta de carácter.

Gostei menos de Cardozo, cujos tiques de vedetismo podem pôr em causa a união e a solidariedade dentro do grupo, e de Jesus, cujo comportamento enquanto treinador do Benfica devia estar acima de questiúnculas irrelevantes com personagens patéticas.

arrepiante



esta tras lagrimas aos olhos.


BENFICA SEMPRE!!!

Um dos nossos


Quando o vi saltar no segundo golo, saltar como eu nao pude porque nao posso desatar aos pulos no meio do laboratorio, fiquei com aquela sensacao reconfortante de saber que ele estava ainda com mais ganas que eu de fazer o adversario pagar pela "douradinha" do dia. Estamos bem entregues.

(foto "roubada" ao Diario de um Adepto Benfiquista)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Saviola mete a segunda

Roubem agora, cabroes.

domingo, 25 de outubro de 2009

acabei de ver...

...num jogo qualquer que está a dar na televisão, um jogador num espaço de 2 segundos a enfiar uma chapada, uma cotovelada, e um pontapé na cabeça do jogador entretanto caído... nem amarelo deu. goleadas para quê... isto sim é futebol espectáculo.

sábado, 24 de outubro de 2009

Quique, o cretino

A entrevista de Quique Flores ao Expresso é o retrato perfeito da sua infeliz passagem pelo Benfica. Quique é um cretino bem educado, um idiota elegante. Ao longo da entrevista, procura esconder toda a sua mediocridade através de uma prosa meticulosa e refinada.

Atente-se à referência a Pablo Aimar:
EXR - Aimar é agora mais rentável. Porque o colocou a avançado?
QF - Aimar já estava inventado, atribuir-se uma reinvenção do que já está provado não tem sentido. Ele chegou ao Benfica porque o viram jogar muitas vezes como segundo ponta-de-lança, outras como interior e também como ligação para dois avançados. É um profissional de uma qualidade descomunal. O primeiro objectivo foi recuperá-lo para o futebol.


Num parágrafo dá uma facada ao actual treinador dizendo que este nada inventou; vangloria-se de conhecer Aimar como avançado, interior e no apoio ao ataque; dá-lhe uma palmadinha nas costas dizendo que se trata de um grande jogador; e por fim, num assombro de humildade assume a responsabilidade de o ter recuperado para o futebol.

Ora bem, se o departamento médico e a equipa técnica salvaram o Aimar de um fim anunciado, sinceramente não sei, nem nunca ninguém vai saber... O que eu sei é que se o Quique reconhece Aimar como um jogador descomunal, se o viu a jogar como avançado, interior e médio ofensivo, e o melhor que conseguiu fazer com ele ao fim de uns 20 jogos foi insistir que ele ganhasse bolas de cabeça para desmarcar o Suazo (e chamar a isso recuperar um jogador), então estamos conversados sobre a qualidade deste treinador. Medíocre é pouco... recuperar jogadores é o que fazem as clínicas de fisioterapia, os clubes que lutam para serem campeões colocam os melhores jogadores nas posições certas e ganham jogos de futebol.

Azar o do Atlético que achava que pior não podia ficar... Cheira-me que para o ano vai andar a bater com os costados na segunda divisão. Simão e Reyes, cá estaremos para vos receber.


PS - Post 700!!! estamos de parabéns camaradas!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Um maozinha

saviola. cardozo. cardozo. luisao. saviola. pelo meio fica uma exibicao brilhante do di maria, um tremendo do saviola e um espirito de raca que pos em sentido o adversario. adversario esse que joga na "melhor liga do mundo". hoje fiquei com a sensacao de que se nos aparecer o barcelona, o real, o inter, o milan, o man u, ou o arsenal, sao todos despachados como estes camones. que entraram euforicos e um tanto ou quanto fanfarroes e sairam vergados ao poderio do Benfica.


BENFICA SEMPRE!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

quem nao sabe, nao faz

eu nao quis dizer nada no sabado para nao me antecipar, mas o que previ cumpriu-se. nao duvidei que portugal fosse ao play-off, mas tambem nao duvidei que iamos jogar mal em ambos os jogos e o gajo que escolhe os jogadores iria ser laudado como um grande arquitecto e um grande treinador e afinal nos e' que nao percebemos nada de futebol porque ele e' que e' professor. pois entao o que vi eu do meu sofa ou do meu computador deste lado da piscina atlantica:

1) nao temos lateral esquerdo. o duda e' uma aberracao e encostar o veloso a essa posicao e' estar a gozar com a malta. se e' para andar a inventar, joga la' o paulo ferreira. ou o peixoto. agora, ninguem devia era pagar bilhete ao duda para jogar outra vez nem se devia fazer com que o veloso jogasse la'.

2) tanta coisa que iamos ter o carinha de fome a jogar a avancado e passamos de um sistema que priveligia (ou deveria) o poder fisico de jogadores como o hugo almeida ou o makukula para se apostar num raquitico que deve conseguir fazer menos flexoes que eu... marcamos 7 golos em 2 jogos e contam-se pelos dedos de uma mao os que foram marcados pelo raquitico. todos sabem que o raquitico e' rapido mas que precisa de um jogador ao lado dele (ele joga nos lagartos com um avancado ao lado...). estar a forcar um esquema tactico que e' claramente inadequado para este jogador e' estar a brincar com a malta...

3) o pedro mendes e' dos melhores medios que estiveram em campo nestes 2 jogos, mas jogou na posicao... do veloso. num losango de jeito o pedro mendes jogava a interior, nao a trinco. jogando com um desequilibrador no lado oposto, o deco a organizador e o veloso a trinco seria mais inteligente, mas enfim...

4) o que me leva ao meu odio predilecto deste momento, o "melhor do mundo". continua a mostrar que nao e' um jogador com fibra para seleccao. muito menos deveria ser capitao da equipa. e' um jogador bom no real como o foi no manchester, mas na seleccao, por culpa da imprensa e do gajo que escolhe jogadores, e' endeusado desmesuradamente, sem necessidade. tal como no ultimo mundial, ou no europeu, portugal mostra uma inexplicavel dependencia de uma jogador que nao e' um kaka' ou um messi. sem duvida que e' bom jogador mas ainda nao me convenceu a nivel de seleccao.

5) o eduardo e' um jogador que enfim... outro over-rated. 'nuff said. ou talvez nao. o quim faz bem melhor o lugar mas teve a infelicidade de sofrer 6 golos no brasil num jogo em que toda a equipa jogou mal. o rui patricio ou o moreira seriam optimas alternativas tambem. mas o eduardo e' que vai ganhando projeccao sem razao nenhuma...

6) por fim, a insistencia em jogadores em fraco rendimento: deco e bosingwa (embora nao tenha estado mal hoje, contra uma equipa muito fraquinha) sao exemplos gritantes. o deco parece um corpo estranho e a bola pouco lhe chega, o bosingwa ainda nao convence.


no fim de contas, vamos a um play-off que todos esperam seja simples, contra uma equipa facil. espero que nao nos calhe a ucrania. porque ai veremos quao limitada e' esta equipa e quao pobrezinho e' o gajo que escolhe os jogadores. pensando melhor... venha de la' a ucrania!!!



PS: Recuso-me a chamar aquela besta arrogante que escolhe os jogadores de "seleccionador". um seleccionador selecciona baseado em criterios semelhantes aqueles que eu e o resto dos adeptos vemos nao serem aplicados -- jogadores em forma nos clubes, sem lesoes pendentes, que facam a diferenca para os jogos que se tem de jogar. por o cristiano a jogar quando nao treinou com a equipa ou apostar no deco e' de casmurrice ou pura burrice...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

os caes ladram...

diz-se na minha terra que "os caes ladram mas a caravana passa". vem isto a proposito de mais um disparate dos avencados. numa altura em que parou tudo para que o gajo que escolhe jogadores (recuso-me chamar-lhe seleccionador porque para o que ele faz, o adepto seguidor da bola fazia bem melhor...) faca mais uns jogos, tem de haver noticias do benfica. como o di maria e o aimar (especialmente este) estiveram bem no seu regresso 'a seleccao das pampas, como a ineficacia da seleccao portuguesa nao e' por causa de nenhum jogador do Glorioso, entao toca de arranjar uma historia da carochinha para entreter quem de si anda todo aziado.

todos os benfiquistas andam a pedir um guarda redes de eleicao ha' muito tempo. mas temos o quim, o moreira e o recem-contratado julio cesar, a pedido do jj. mandar uma noticia destas e' simplesmente para destabilizar e para arranjar materia para dizer mal. numa altura em que ainda so' sofremos 4 golos no campeonato e ja' vamos com 20 e tal marcados, claro que as mas linguas tinham de vir dizer que o que esta' mal e' a baliza, porque sofremos 4 golos...

uma nota aos senhores do recori: porque e' que nao se preocupam com o fraco rendimento do vosso clube de eleicao? porque e' que nao questionam as palavras ignorantes e apalermadas do cabeca de cotonete? porque e' que nao vao limpar o rabinho ao papa e dizer-lhe que ele sim e' bom gestor porque contrata jogadores que os outros clubes sondam?

ja' nao ha' pachorra....


BENFICA SEMPRE!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ser pequeno

nao, esta nao vai dirigida ao clube de bairro. pelo menos, a esse clube de bairro. vai dirigida a todos os outros clubes de bairro que povoam o panorama futebolistico nacional. ficou-se hoje a saber que o nelo vingada foi despedido do guimaraes. eu nem sequer ponho o nelo vingada no mesmo patamar do carvalhal ou do azenha. esses sao perdedores natos e nao adianta treinarem clube A B ou C porque vao falhar sempre. mas o nelo vingada ser despedido pelo guimaraes e' o culminar da pequenez administrativa que reina no futebol nacional.

sim, o nelo vingada nao e' o mourinho. nem o jorge jesus. nem, para aquela gente, e' igual ao cajuda. mas o nelo vingada tem uma carreira com algum sucesso, tanto em portugal ao servico de seleccoes, como no estrangeiro. os campeonatos por onde andou nunca foram dos mais famosos, mas ele la' vingou. o carvalhal foi para um clubezeco grego e foi despedido 1 mes depois... mesmo no maritimo o nelo vingada conseguiu resultados interessantes.

mas, como se sabe, os jogadores podem "fazer a folha" a um treinador em 3 tempos, em especial se esse treinador tiver um trato mais simpatico para com eles e nao disser palavroes e baboseiras. como o vingada nao o fez, o plantel do guimaraes fez o favor de o por a mexer. porque eles e' que sabem. mas chegar esta pressao 'a direccao do clube, aliada a uma pressao bacoca por parte dos adeptos do clube, e correr com o treinador apos 3 meses de trabalho com o plantel e' de triste. mas como o guimaraes se acha o melhor clube portugues, equiparado mesmo com o barcelona, toca de asneirar. e asneirando de passo em passo vao-se reduzindo 'a sua pequena existencia de clube bairrista sem classe.

o mal do guimaraes estava no vingada? talvez. mas esta' principalmente em quem esta' 'a frente do clube...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

a lateral esquerda

A imprensa hoje bate forte e feio no Schaffer e no Coentrão, sugerindo que muito dificilmente poderão lutar pela titularidade contra Peixoto e DiMaria. É verdade que o Paços ontem atacou 90% das vezes pelo lado direito, mas isso é culpa do Schaffer ou do Coentrão? Foi por culpa deles que surgiam sistematicamente 3 ou 4 jogadores no corredor direito, obrigando o Coentrão a jogar recuadissimo, e o David Luiz e o Javi a jogarem quase encostados à linha? Não creio.

Quem por aqui passa sabe inclusivamente que não morro de amores pelo Coentrão, mas também não vou apertar o gatilho por o homem ontem ter tido dificuldade em passar do meio campo. Na minha modesta opinião, o jogo de ontem podia ter sido um descalabro com a dupla preferida de Jesus, Peixoto-DiMaria, que apesar de se mais irreverente é também muito mais permeável. Schaffer e Coentrão foram muito rigorosos e voluntariosos, e se não conseguiram estancar todos os ataques pelo seu lado, conseguiram parar a grande maioria, sempre muito apoiados pelo David Luiz e pelo Javi.

Quem passou ao lado das criticas foram Ramirez e Amorim, que no meu entender fizeram um jogo miserável. Se o Paços colocava 3 e 4 jogadores do lado esquerdo, não faria certamente a mesma coisa do lado oposto. Do lado direito da nossa defesa pouco se passou e mesmo assim o nosso corredor direito foi praticamente inexistente todo o jogo. Ramirez foi muito voluntarioso e como sempre correu kms, mas parece que nada lhe saiu bem dos pés. O Amorim parece profundamente perturbado, fez alguns bons cortes mas teve pormenores assustadores. No lance do golo quem fica mal na fotografia não me parece que seja o Schaffer ou o Coentrão, mas o Ramirez que comete a primeira perda de bola, o David Luiz que falha o corte com mais um pontapé de karaté na atmosfera, e o Ruben que escorrega na pequena área e fica a ver para quem vai a bola antes de se levantar.

Destaques muito positivos (até para alguns mal amados):

- Quim, de quem por vezes nos esquecemos mas que nos últimos jogos tem feito defesas muito importantes.

- Carlos Martins que provou poder substituir Aimar quando é necessário mais coração e menos inteligência.

- Cardozo, apesar do golão, acho quer voltou a fazer um jogo fabuloso a segurar a bola e a abrir jogo para os seus colegas.

- Saviola, finalmente a conseguir jogar de trás para a frente, apareceu no jogo e fez a diferença.

- Luisão e Javi Garcia, simplesmente intratáveis.


PS - Parece-me que o Menezes podia muito bem ir fazer companhia ao Keirrison para um clube do fundo da tabela na segunda volta do campeonato. Ontem foi inexistente e o grande responsável pela subida do Paços na segunda parte. Jesus foi rapidamente obrigado a empurra-lo para o lado direito onde estorvasse o mínimo possível e a colocar o seu faz-tudo César Peixoto ao lado de Javi para tentar estancar o meio campo. Em boa hora o fez e não foi por acaso que o Paços não se viu nos últimos 15 minutos.

descabido

pois e'. nao se percebe. pelo que ja' li na imprensa, o benfica deveria ter saido goleado da capital do movel. nao so' a lagartagem fez o (des)favor de ter mais uma exibicao miseravel (culpa do benfica, de certeza) como os andrades ganharam aos andrades b depois do corrupto-mor ter mandado a mensagem em correio expresso ao treinador dos andrades b, nao fosse ele esquecer-se que tem de abrir o cuzinho ao papa. coincidencia ou nao, o ukra e outro marmanjo qualquer emprestado pelos corruptos sairam ao intervalo...

mas ao que interessa. como se atreveu o david luiz a aparecer daquela forma ao primeiro poste? e que se passou na cabeca do carlos para rematar do meio da rua? e o cardozo nao pode marcar livres daquela forma antes de avisar para que lado e' que vai mandar a bola! inadmissivel!! ou, pelo menos, assim parece, a julgar pelos comentarios na sport tv e na imprensa escrita online...

brincadeira 'a parte, grande atitude do benfica na primeira parte. entraram com tudo e aos 20 minutos, mais coisa menos coisa, o jogo estava decidido. aos 40, sentenca final. jogamos com um 11 semi-alternativo a mostrar que esta epoca aquela camisola vai ser honrada, de por onde der. a resposta a atenas foi dada e o aimar, o di maria e o maxi podem ir 'as seleccoes descansados sabendo que as coisas estao controladas em casa.

falando nesses 3, uma nota aos seus substitutos. ruben provou, mais uma vez, que e' um jogador 'a benfica. sempre presente, nao complicou, enao foi por ai que o pacos atacou. o coentrao hoje ficou aquem do que eu esperava. a titularidade pesou-lhe e ele nao foi tao eficaz como quando entra para o lugar do dima. ainda assim, jogou inconformado, ainda que inconsequente por vezes. por fim, carlos martins. grande primeira parte, a empurrar a equipa para a frente e a procurar e ganhar jogo mais atras. o remate do meio da rua foi o coroar de uma exibicao muito interessante.

os do costume: cardozo hoje pareceu-me muito pesado. como o parece quando vem do paraguai. sera' que as viagens de aviao lhe fazem mal? saviola foi um motorzinho hoje e, mesmo nao fazendo golos, esteve em toda a parte. as desmarcacoes dele para vir atras, puxando um ou dois defesas com ele sao essencias na producao ofensiva e nos espacos concedidos para criarmos oportunidades. javi nao sabe jogar mal, ramires pareceu um pouco cansado, luisao e david luiz foram duas paredes e quim esteve como de costume.

os suplentes: felipe menezes e' ainda gaiato e trouxe pouco. precisa de mais minutos nas pernas e de ganhar mais confianca com os colegas. weldon foi importante para o enxotar do pacos do nosso meio campo. cesar peixoto entrou mal e nao me parece que tenha trazido nada de especial...

em resumo, um jogo que tornamos (mais uma vez) facil, em que os nossos jogadores souberam gerir a vantagem e nunca perderam o controlo do jogo. agora sao 15 dias de descanso para prepararmos o jogo contra o autocarro numero 7. bom descanso guerreiros!

BENFICA SEMPRE!!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Protesto

Bolas, pa', um gajo atrasa-se cinco minutos a ligar os canais piratas, e perde-se logo o primeiro golo... isto assim nao ha' condicoes...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

quando o talento se confunde com sobranceria

Em boa hora chega esta derrota, num jogo que não trará grandes consequências para o futuro da nossa época futebolística, e que serve acima de tudo para lembrar aos nossos jogadores (treinador e adeptos) que as camisolas não ganham jogos.

Nos primeiros minutos tudo parecia fácil de mais. Pouquíssimo público, um adversário que concedia imensos espaços, à vontade a circular a bola. E após 5 minutos em que jogámos muito perto da baliza adversária, acomodá-mo-nos, recuámos, deixámos de pressionar, de procurar a bola e de atacar a baliza. O golo acabaria por chegar... tal como fizemos contra o Leixões, não fomos audazes, deixámos o jogo correr à espera que algo sucedesse.

E acabou por ser o AEK a ter as melhores oportunidades na primeira parte, para além de 3 foras de jogo mal assinalados que causariam certamente muitas dificuldades. O golo surgiu naturalmente, e pouco soubemos fazer para alem de aumentar ligeiramente a intensidade contra uma equipa já então muito organizada. É irrelevante discutir se o resultado é ou não justo.

Fica na retina mais uma entrada em campo sem chama e ambição, onde o talento se confundiu com a sobranceria. Uma equipa desligada e pouco solidária, lembrando os tempos de Quique onde 5 defendem e 5 atacam, cada uns para seu lado.

Grande jogo de DiMaria e Luisão (pese o golo). Bons pormenores também de Oscar Cardozo. Jogo fraco dos dois laterais, mal a defender e inconsequentes a atacar, e do inevitável Saviola...

Perderam-se 3 pontos e perdeu-se a oportunidade de poupar jogadores. Espero que se tenha ganho uma boa dose de humildade.

poupar ou não poupar, eis a questão

Já o disse várias vezes que me interessa muito mais ganhar o campeonato do que fazer uma boa prestação europeia. Como tal, se tivesse que escolher entre uma vitória em Atenas ou em Paços, nem hesitaria em escolher a segunda. Todas as nossas forças têm que estar concentradas no campeonato, o resto é música...

Não obstante, em função dos resultados da primeira jornada da Liga Europa (vitória esmagadora do Everton sobre o AEK), uma vitória hoje em Atenas faria do resto da fase de grupos um autêntico passeio... Com os gregos controlados, poderemos descansar seguramente contra o Everton (eles que se esfolem pelo primeiro lugar no grupo se quiserem) e na deslocação à Bielorrusia.

Sendo assim, o jogo de hoje é para dar tudo para ganhar, sem comprometer a equipa para Segunda-Feira. Como DiMaria, Aimar e Maxi já estão fora do jogo contra o Paços (e provavelmente virão rotos para o jogo contra o Nacional) hoje têm que correr e muito pelos jogos que vão perder. Se a Argentina não nos faz o jeito de deixar os jogadores chegar um dia atrasados, nós fazemos a nossa parte garantindo que estes dão o que têm e não têm enquanto cá estão.

Quem é que podemos então poupar?

De caras, cada minuto que se puder poupar às pernas do Javi serão preciosos. Para mim, hoje descansava entrando para o seu lugar o Ruben, ou quanto muito jogariam 45 minutos cada um, uma vez que ambos serão fundamentais em Paços.

O mesmo se passa em relação a Ramirez, devendo entrar para o seu lugar o Coentrão. E se jogarmos com DiMaria e Coentrão, a velocidade de Saviola não será tão importante e poderia jogar o Nuno Gomes num sistema de 4-4-2 mais clássico.

Então, a equipa a entrar hoje em campo seria:
Julio Cesar
Maxi, Luisão, Luiz e Schaffer
Ruben
Ramirez e DiMaria
Aimar
Nuno Gomes e Cardozo

Faria ainda as seguintes substituições ao intervalo:
Weldon por Cardozo
Coentrão por Ramirez
Javi por Ruben


Na segunda feira:
Julio Cesar (porque não?)
Ruben, Luisão, Luiz e Peixoto
Javi
Coentrão e Ramirez
Martins
Cardozo e Saviola


Aceitam-se apostas... tenho um palpite que me enganei e que a dupla de ataque hoje vai ser Gomes e Saviola.