origem
Eusébio +10: O pormenor da semântica e a maldicão da bracadeira

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O pormenor da semântica e a maldicão da bracadeira

A maldicão
Há uns anos comecei a fazer um estudo de natureza eminentemente empírico, por na altura não haver factos com estatística suficiente para serem mais que observacões avulsas. O primeiro da leva foi, acho eu, o Fernando Meira, tinha usado a bracadeira em quatro ou cinco jogos. A seguir foram mais não sei quantos (entretanto fui descuidando as notas). O Miguel-mete-nojo usou a bracadeira para ai' durante meia-hora e foi logo andando. O Tiago acho que ainda chegou a usar a bracadeira. Agora o Nuno Gomes, #1 da hierarquia, parece que quer ir ali. Está visto que se ele se for embora, o Petit não aguenta mais que seis meses e que o Luisão se mete no primeiro avião que lhe aparecer. Não se pode usar outra coisa qualquer para demarcar o capitão? Um boné, ou assim... Claro que também o podemos mandar jogar para o Charlton ou contratar um treinador que nunca o deixe jogar só para ele se dedicar a director de relacões internacionais e assim o afastar do balneário. Assim, não há mística que aguente...


O pormenor
Chegou o novo D. Sebastião (que ninguém se cansa de repetir, vezes sem conta, que foi pedido pelo Camacho, tão insistentemente que eu comeco a desconfiar da necessidade... e que o Camacho ficou muito contente com a contratacão... e que o cumprimentou no balneário... nada se disse foi sobre potenciais manifestacões de afecto, tipo "deu duas valentes beijocas nas ossudas bochechas do luso-africano" ou "o carácter íntimo do enrolar de línguas só foi interrompido pelo ligeiro afagar da nádega esquerda do reforco pela mão direita do espanhol"). (Enfim, isto os envolvidos que desculpem a parvoeira, mas não se aguenta com a jornalada... nem A Bola se escapou a esta...). Bom, mas a ideia não era falar sobre a chegada do Makukula per se, tanto mais que ele parece um bom rapaz e se promete trabalho é bem vindo, que trabalho nunca é demais para aquela malta. Hoje vem na imprensa que ele terá dito "Sinto-me entre os melhores do mundo". É aqui que entra a cena da semântica. Um dia, as coisas hão-de voltar à sua ordem natural, e então um jogador do Benfica vai dizer "Estou entre os melhores do mundo". Mas, para já, a sensacão já não é má de todo. Mesmo que as sensacões sejam subjectivas.

Quantas espetamos aos amigos dos bimbos que jogam com a camisola da Juve? Eu digo 28-0 mas... ora, que se lixe o pessimismo: 39-0 e ao intervalo já lá estão 25.

Esmaga e tritura.

Sem comentários: