origem
Eusébio +10: Por as cabras no curral

sábado, 26 de janeiro de 2008

Por as cabras no curral

Quando antes de comecar o jogo ouvi o boca-aberta dizer "Vamos jogar para ganhar ao Benfica e chegar ao segundo lugar! Meti-me nestas alhadas e agora quero ganhar! Assumo, eu assumo que vamos jogar para chegar ao segundo lugar!", pensei "hoje esta' ganho".

Quando ouvi que o 'arbitro se chamava Joao Ferreira, pensei "rima com roubalheira, e hoje vai haver poesia".

Quando o Cardozao meteu aquele primeiro golorro, fiquei mais descansado. O Di Maria ate' parecia que comeca a nao ser uma nulidade completa, o espanador que jogou a defesa-esquerdo estava mais ou menos a funcionar, e o Luis Filipe nao falhou nenhum passe que eu tenha reparado (mas deve ter sido porque teve pouca bola).

Agora que acabou o jogo, estou preocupado porque nao sei onde estao o Rui Costa e o Nuno Assis (nao os vi na segunda parte, espero que nao se tenham perdido detras da bandeirola de canto), e noto que as previsoes se confirmaram. Ganhamos, de facto, e houve roubalheira, parecida 'aquela do Benfica-Porto.

Uma cena interessante: temos um ponta-de-lanca que marca golos. Marca e' de fora da 'area, mas marca. Outra coisa interessante: jogamos sempre com um ponta-de-lanca so', portanto a compra duis Marucuca deve ser basicamente para arranjar companhia ao Mantorra.

E por fim, vai haver poesia, como previ tambem, mas desta vez por accao mais activa da minha parte. Sr Ferreira: va para o vernaculo daquilo a que David Mourao Ferreira designava artisticamente por "undecimo dedo dos meus dedos". (E ouvir um atrasado qualquer que joga pelo Guimaraes dizer que o arbitro os empurrou para tras... ya, man!! Nao aumentes a dose dos comprimidinhos que nao e' preciso...)

ESMAGA!!!

(Cheira-me que o periodo de tempo que resta ate' 'as eleicoes do ano que vem, ou de 2010, nao sei bem, vai ser altamente conturbado para o Benfica. A proxima direccao vai ser a responsavel por mandar a Olivedesportos tomar naquela parte, ou por continuar o desastre e renegociar o contrato, e como se sabe o Oliveirinha nao brinca em servico. O Vale Tudo que o diga...)

6 comentários:

Nuno disse...

Ate' o Jorge Coroado esta' a sugerir (ele jamais seria capaz de o dizer, temos que ter em conta o contexto do individuo) que o 'arbitro esteve a fazer um servicinho dourado...

Diogo disse...

mmm... acabei de ver o jogo na televisao em diferido e concordo em parte com o que dizes.

vi um benfica aguerrido na primeira parte, em que parecia que as pecas funcionavam. o di maria fazia triangulacoes interessantes com o rui costa, o cardozo estava com fe' e ate' o maxi fez o gosto ao pe'. 2-0 ao intervalo eram bastante justos.

mas na 2a parte vi um benfica encolhido a tentar defender um resultado em vez de mandar no jogo. achei ainda que jogamos com pecas a menos: o meio campo nao se entendia e o luis filipe, mais uma vez, conseguiu desperdicar uma oportunidade para justificar a sua contratacao (na segunda parte a forma como e' batido a meio do tempo de jogo de tal forma que nem acerta na bola para a aliviar e' deprimente... -- teve a sorte de uma falta anterior de um jogador do vitoria).

gostei do jogo do petit. muito racudo, a voltar a uma forma mais merecedora do manto sagrado. o di maria tambem teve apontamentos interessantes mas, como disse, limitaram-se muito 'a 1a parte. o quim e' o melhor guarda redes que temos e o jogador mais underrated do plantel. nao teve culpa nenhuma no golo (nao achei) -- teve o azar de ter a defesa toda aos papeis.

nota a reter e' o facto de nao cnseguirmos contratar um extremo direito que tanta falta faz, e de insistirmos em jogar com um homem sozinho na frente entre 2 centrais e 1 trinco. decididamente pouco. continuo a pensar que 2 avancados partiriam a loica de forma mais consistente. se o problema e' o que fazer a qual dos medios defensivos, a resposta e' simples: petit titular, katso no banco, maxi em casa.

embora o adu nao tenha tido um jogo muito feliz, para quando mais de 10 minutos aqui e ali? quando o rui se reformar? e para quando a estreia do sepsi a lateral, para tirar o luis filipe do lado direito?

Diogo disse...

mais um aparte:
qualquer jogo que se ganhe ao quinito, ao cajuda, ao manel ze, ao paulo bento ou ao jaime pacheco sabem sempre melhor.

Joao disse...

Bem aparecido Nuno.

Que grande post. Concordo totalmente contigo. Eu tambem vi este jogo com a tensão de quem está a ir para a guerra. Os nossos rapazes (e os gloriosos adeptos) foram ao Kosovo e mostraram a nossa fibra. não somos meninos do coro, somos bons rapazes, mas se é preciso partir prá porrada não nos ficamos.

Este sábado parece que voltámos às Antas dos anos 80, até teve direito ao tradicional boi e tudo.

Contra tudo e contra todos pusemos o Cajudix no sitio dele, calámos os Kopsovares, demos uma lição de moral ao Sr João Ferreira, e no final os Deuses da bola premiaram-nos com uma prenda do mete-nojo do Nilson.

Jogámos bem? claro que não. Merecemos ganhar? cagei para isso. Levaram 3 batatas e siga para bingo.

Quando os nossos bravos se comportam como heróis não se deve elogiar nem criticar ninguem. Abro uma excepção para dizer convictamente que os tão odiados Luis Filipe e Nélson fizeram um jogão.

Joao disse...

Diogo,

O Katso é actualmente o nosso melhor defesa, nem pensar em ir para o banco. O Ed Carlos foi péssimo, o Luisão tem andado desaparecido, e com o David Luiz lesionado, ou o Argelino é de facto melhor que o Ricardo Carvalho ou o Katso é neste momento o nosso jogador mais valioso.

Também não concordo com as criticas ao Luis Filipe, acho que ele fez um grande jogo defensivamente, sobretudo porque esteve sempre desamparadissimo no lado direito e levou sistematicamente com ataques pelo lado dele.

O que eu achei verdadeiramente preocupante foi o Rui Costa. Parece que nestes jogos de homens de barba rija ele desaparece. Ontem foi inexistente em toda a segunda parte e uma nulidade a defender. O papel do maestro precisa de ser repensado nestes jogos.

E o Adu..... é melhor nem tentar lembrar. depois destes 10 minutos o Camacho não se vai lembrar dele tão cedo.

Diogo disse...

joao,

sim e nao. concordo que o katso e' o nosso melhor defesa central e provavelmente nao o poria no banco. nao me lembrei do mau jogo que o edcarlos fez.

mas um jogo nao apaga a imagem de jogos anteriores. nao e' por termos ganho que o luis filipe passa a craque ou que o nelson e' lateral esquerdo de raiz. se calhar ando demasiado pessimista, mas gostava de ter outras alternativas para ambos os lados.

o resto da rapaziada, meia bola e forca. podemos nao jogar bem mas ganhemos jogos. 'a la' trap. mas que nao andamos a jogar nada, isso nao andamos...