origem
Eusébio +10: inadmissivel

domingo, 30 de julho de 2006

inadmissivel



Disse o Fernando Santos nos idos de Junho q o plantel do Benfica tinha q estar fechado dia 3 de Julho. Passado praticamente um mes e a pouco mais de uma semana do jogo mais importante da epoca, nao so o planel nao esta fechado como reina o total desgoverno na definicao do plantel e consequente definicao de uma filosofia de jogo.

Contratacoes:
Caido do ceu, e nao me parece q com muito merito da actual direccao, Rui Costa vem suprimir uma das maiores lacunas do plantel - o numero 10.
Contratamos um avancado com algum potencial mas q nao e' uma mais valia imediata em relacao aos actuais cinco avancados (Nuno Gomes, Micolli, Marcel, Nuno Gomes e Karadas). Com o regresso anunciado do Simao o Benfica regressa provavelmente ao 4-3-3 com o Rui Costa a #10, Simao na esquerda, Manduca/Manu na direita e apenas um avancado, ou seja, vao sobrar 5 pontas de lanca. Como alternativa saira o Rui Costa e jogaremos sem 10 mas com dois avancados? Ou jogara um dos avancados descaido para uma das alas (dos 6 nao sei qual tera menos vocacao)? na minha opiniao e independemente da qualidade do Fonseca, uma contratacao perfeitamente desajustada em funcao das necessidades do plantel.
Contratamos um trinco grego bem conhecido do treinador. Diz-se q e' um defesa central adaptado a medio defensivo, mas o treinador diz q pode fazer qualquer posicao do meio campo. Tendo o treinador assumido uma predileccao pelo 4-4-2 losango onde apenas joga um trinco, resta saber o q pensa ele fazer ao Petit, Beto, M Fernandes e Diego, teoricamente, todos eles medios defensivos.
Contratamos um medio direito ao Boavista. Mais um jogador a preco de saldos, com uma duzia de jogos feitos na 1 divisao. Sera este o jogador q vem substituir o geovanni e competir com o marco Ferreira? Realmente, competir com o Marco Ferreira como o jogador mais limitado do plantel parece ser o maximo q ele passa fazer. Em relacao 'a sua prestacao nos 3 jogos em q participou esta pre-epoca, ja devia estar de malas feitas com o contrato rescindido e a promessa de nunca mais se aproximar do Estadio da Luz.
Manu foi repescado na reboleira. Um ponta tipico q costuma encaixar em equipas q defendem muito e jogam exclusivamente em contra-ataque. Algo estranho a inclusao deste jogador na medida em que se decidiu optar pelo dito losango sem lugar para alas. Dado o desenlace do caso Simao, talvez se venha a revelar uma mais valia... escreveu-se direito por linhas tortas.
Quanto 'a repescagem do Diego, ver nota acima. O Benfica tem actualmente 5 jogadores para a sua posicao e aparentemente conta jogar so com um, resta saber se estara entre os 2-3 melhores.

Falta claramente alternativas para o meio campo se de facto o sistema a apostar for o 4-4-2 losango. E' preciso jogadores mais versateis q nao se limitem so a atacar ou so a defender. Com o regresso do Simao, voltaremos provavelmente ao 4-2-3-1 q tem caracterizado as ultimas 3 epocas. E' entao imperioso reforcar as alas com um extremo direito convincente e alternativas viaveis ao Simao.
Fundamental tambem ter alternativas para os laterais actuais. Tanto o Leo como o Nelson precisam de alguem q nao seja o Rocha ou o Alcides para os substituir.

Dispensas:
Everton, Karadas, Fonte, Andre Luis, Karyaka, Beto, Moretto, Marco Ferreira? Ha alguma necessidade de adiar o inevitavel e colocar estes jogadores no mercado imediatamente? Ou temos de gramar com eles eternamente so porque foram apostas da actual direccao? Sr Vieira, so por ter ido ao brasil buscar o homem 'a chapada nao quer dizer q a gente tenha de gramar com ele para o resto da vida. Ninguem e' perfeito, todos erramos, ninguem vai questionar a sua lideranca se o moretto for recambiado. ninguem acerta em todas, vamos encarar os factos e aceitar q de facto alguns dos jogadores contratados nao estiveram 'a altura do q seria o minimo exigivel. Acontece aos melhores.

Simao:
Um caso extremamente bicudo. nao sei o suficiente para opinar sobre o abortar do negocio. Parece-me no entanto q seria do mais elementar bom senso o benfica ter dito ha um mes o seguinte: "O Simao e' jogador do Benfica com mais 3 anos de contrato. Qualquer clube interessado em contrata-lo tem exactamente ate ao dia 23 de Julho (dia de apresentacao dos internacionais) para apresentar uma proposta no valor minimo de 20 milhoes de Euros e establecer com o empresario do jogador uma plataforma de entendimento. O Benfica nao negociara qualquer jogador, independentemente do montante apresentado a partir de dia 23 de Julho." Foi o q fez o PSV em relacao ao Hesselink e vejam se nao funcionou. Pressiona os potenciais interessados e nao da espaco a grandes alaridos. Faz algum sentido o Simao (ou o Manel Fernandes) ter ido a Velancia com intensa cobertura mediatica, no seguimento de uma negociacao q dura ha semanas para se chegar 'a conclusao q o valencia nao lhe paga o q ele quer? Esta tudo maluco? E volta agora o Simao para o plantel (com q motivacao?) baralhar as contas ao treinador q ja nao contava com ele e q tera de introduzir um novo sistema tactico 'a medida dele? E ja pensaram no q vai ser 'a rabula do novo capitao de equipa? Nao podia este assunto estar resolvido ha pelo menos 2 semanas?


Tenho por habito nao criticar ninguem ligado ao Benfica, com a excepcao daqueles cujo comportamento nao esta ao nivel dos pergaminhos do glorioso. O Fernando Aguiar, o Beto, o Joao Tomas, o Brian Dean eram toscos? Verdade, mas deram o q tinham e nao tinham pela camisola. E mais nao se pode exigir. Resta um obrigado e um boa sorte. Geovanni, Karyaka, Marcel, Paulo Jorge, Robert (independentemente do talento) tem/tiveram um comportamento indigno da camisola q vestem, e contra isso, nao faco prisioneiros, exigo a cabeca.
Em relacao ao nosso treinador, q admito nunca ter visto com bons olhos, parece-me ser o menos culpado da situacao q se vive actualmente. Disse ele ha mais de um mes q para preparar a epoca capazmente precisava de ter o plantel definido quanto antes. parece-me a mim q quanto mais o tempo anda menos definido esta o plantel. Desde q voltaram aos trabalhos, aumenta o numero de jogadores sem certezas de quem vem e de quem fica. Duvido q o Fernando Santos tenha algumas responsablidades nesse aspecto. Se o Geovanni saiu e o Simao para la caminha, nao tendo qualquer outro extremo de qualidade, nao faz sentido q ele opte por um novo sistema de jogo? Um sistema sem alas q priviligie o unico jogador q lhe chegou as maos (Rui Costa) e a qualidade dos avancados? Vamos pedir-lhe agora q aceite o Simao de bracos abertos e q monte um novo sistema tactico, isto a uma semana do jogo mais importante da epoca?

Temo q os adeptos vao ser lestos a sacar do lenco branco. haja bom senso e virem-se para a tribuna quando chegar a hora de os abanar.

1 comentário:

Vail disse...

Excelente blog! Vou meter o link no meu: http://katedraldaluz.blogspot.com/

SLB4EVER

Abraço