origem
Eusébio +10: missão cumprida e outro amargo de boca

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

missão cumprida e outro amargo de boca

Antes de mais, missão cumprida, numa eliminatória que se avizinhava muito mais difícil do que foi na realidade.

O jogo de ontem acabou aos 19 minutos e foi uma pena que Jesus não tenha exigido mais da equipa. O Benfica, para sonhar com boas prestações europeias precisa absolutamente de subir no ranking da UEFA. Isso só se consegue com vitórias. Ontem, depois de resolvida a eliminatória, foi confrangedora a falta de ambição e de vontade de ganhar o jogo.

Jesus pareceu ceder à vontade de todos que imploram por um Benfica em 4x3x3. No entanto, pese o que se leia por aí fora, não creio que o tenha feito. Nos primeiros 10 minutos foi mais que evidente que o desenho táctico estava inalterado. Aimar jogou no apoio a saviola, Gaitan e Nolito colados às linhas, Javi encostado aos centrais, e Witsel perdido no centro. Com o primeiro golo, e o jogo a morrer tão cedo, as linhas do Benfica encostaram e Aimar acabou por aparecer mais na posição 10. No entanto, notem que Nolito e Gaitan nunca estiveram tão próximos de Saviola como seria desejável. Tenho para mim que este não é o Benfica que os adeptos querem ver, e que Jesus nunca vai ser capaz de o criar. Continuamos a sobreviver à custa das carradas de talento individual que dispomos, mas estamos muito longe de ser uma equipa sólida.

Individualmente, começo por destacar os de sempre, tão frequentemente ignorados pela imprensa: Javi e Aimar foram enormes e são o motor e o cérebro desta equipa. Artur, Garay e Luisão foram também gigantes.

Nolito respondeu em campo às boçalidades de jesus e confirmou o que se disse dele anteriormente: muito talento nos pés, muito futebol na cabeça, um coração enorme... só está a faltar pulmão.

Witsel já tinha mostrado os pés de veludo, mas ontem mostrou muito futebol e uma capacidade física notável.

Emerson ficou mal no lance do golo, mas de resto esteve intransponível e pela primeira vez mostrou vontade de passar a linha de meio campo.

Saviola continua profundamente infeliz mas, mesmo sem brilhar, é muito mais inteligente e dinâmico que Cardozo... uma aposta para continuar.

Por fim, o destaque negativo vai para Nico Gaitan. Começo a perder a pachorra para ele, que só por ter toneladas de talento naqueles pés, insiste em ser individualista, displicente, irresponsável, e um desastre completo na tomada de decisão. Ontem não marcou nenhum golo de bandeira e a sua exibição resume-se a um numero absurdo de perdas de bola infantis e um penoso arrastar pelo campo. Gaitan tem tudo para vir a ser um fenómeno. Mas se fosse bater com os costados no banco por uns tempos, só lhe ia fazer bem.

De Jesus já disse que não soube incutir a mentalidade ambiciosa e assassina que se espera de uma equipa ganhadora. Mais, não foi ainda capaz de fazer a mudança táctica que se exige. Por fim, acho que mais uma vez demorou eternidades a mexer na equipa e perdeu uma oportunidade de ouro para dar minutos a outros jogadores.


PS - Que boa preparação estamos a ter ao nível das arbitragens. Estes dois jogos fizeram um gajo ficar a suspirar por um Xistra qualquer.

10 comentários:

João disse...

outras boas leituras:

http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2011/08/falta-de-mentalidade-e-de-cultura.html

http://bola7inc.wordpress.com/2011/08/04/o-melhor/

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/1161324.html

Diogo disse...

ia escrever que numa equipa rodada o trabzonspor tinha ido para casa com 5 ou 6 na mala. com o benfica de jj, com gaitan a insistir em tentar fazer chapelinhos e chutos em arco, nao vamos la'. precisamos de impor respeito e nao o conseguimos fazer.

aimar e' um deus e quem acha que o devemos substituir nao percebe nada de bola. witsel ainda tem de me convencer (especialmente porque as transmissoes de jogos do benfica ainda nao comecaram oficialmente deste lado da piscina).

parece que jj esta', lentamente, a dar o braco a torcer, mas quando perder a miufa e puser o benfica num verdadeiro 4-3-3 (talvez com a chegada de rodrigo as coisas comecem a engrenar), ai poderemos ser demolidores.

javi, luisao e garay sao quase intransponiveis, parece-me. matic pode ser um bom box-to-box quando o witsel estourar?

João disse...

nao me parece que o witsel seja dos que estoiram....

esta equipa com um bom treinador e um #9 à falcão.... cuidado com ela.

Não me lembro de alguma vez ver tanto talento num plantel do benfica.

Diogo disse...

pois e'. parece-me que e' areia a mais para a camioneta jj. mas depois nos e' que somos isto e aquilo e mais o outro. o 9 'a falcao sabes quem era? o nelson. porque o saviola nao me parece que tenha essas caracteristicas.

Nuno disse...

Diogo, as transmissoes oficiais podem nao ter comecado, mas as outras ja' chegaram ha' uns tempos:

www.footyfree.com
www.justin.tv

Ve-se bem (a maior parte das vezes muito bem, ate') e ainda tens o bonus de os comentarios serem por ingleses que percebem de bola ou entao em linguas que nao se percebem e que, portanto, evitamos ouvir. Sempre se poupam os entendidos das radios/TVs tugas.

Nuno disse...

Tambem nao percebo. Ha' dois anos, estavamos a ganhar por 5-0 e o gajo mandava atacar. Ontem, era para ganhar, e nada. O George Geesus pensou so' na eliminatoria, esqueceu-se da big picture.
Nao gostei da displicencia. Ele diz que tambem nao. Vamos ver se corrige.

Diogo disse...

pois eu sei dessas hipoteses nuno, mas a empresa e' que nao quer que eu veja o benfica enquanto estou a trabalhar. nao sei muito bem porque... claramente nao percebem a dimensao do benfica...

Nuno disse...

Pa', demissao ja'! Isso e' um atentado aos direitos do trabalhador!!! :D

Nuno disse...

(e pelo menos o .tv funciona no iphone... :D)

Diogo disse...

ah! essa tenho de experimentar (a do iphone) :)