origem
Eusébio +10: TICHA - uma pequena enorme noticia para o Benfica

domingo, 12 de dezembro de 2010

TICHA - uma pequena enorme noticia para o Benfica

É inacreditável como o anuncio do regresso da Ticha Penicheiro aos pavilhões portugueses passa praticamente incólume na imprensa desportiva.

A Ticha foi (e ainda é) das jogadoras mais valiosas da WNBA. Joga ao mais alto nível há mais de dez anos e tem acumulado títulos por todas as equipas por onde passa. Individualmente acumulou vários titulos de MVP e pulverizou todos os records de assistências. Ainda é um icon na Universidade Old Dominion e uma das jogadores mais reconhecidas na Europa (Russia e Italia) onde tem vindo jogar na off-season da WNBA.

A Ticha, por ser base e uma presença discreta, não pode ser comparada a um Cristiano Ronaldo... Mas não fica nada atrás de um Rui Costa... ela é a maestrina de todas as equipas por onde passa. A Ticha decidiu regressar a Portugal, e para minha sorte vai jogar a 100 metros de minha casa, no modesto M-Cell Algés, um clube com muito mais história que recursos.

Como é que é possível a contratação da Ticha pelo Algés? Simples, a eventual participação do clube na liga espanhola ainda este ano. É bom para os patrocinadores (que alargam mercados) e bom para a Liga (aumenta a visibilidade). O basket feminino vai avançar este ano e o masculino provavelmente já no próximo.

Os nacionalistas podem berrar tudo o que quiserem mas o futuro das nossas competições desportivas passa por Espanha... na minha opinião, felizmente! O nosso campeonato de futebol regride anualmente em termos de receitas em comparação com todos os outros, e esse facto é apenas mascarado pelo facto de termos 2 ou 3 equipas que açambarcam 95% das receitas e se mantêm (ainda que em franco declínio) minimamente competitivas internacionalmente.

Por muita areia que nos atirem para os olhos, o Benfica só poderá voltar a competir entre os grandes quando tiver acesso aos mesmos mercados. E quando isso acontecer temos tudo para ombrear com qualquer equipa do mundo. Por enquanto somos grandes demais para um campeonato regional e falso que nos tem arrastado para a sua mediocridade.

Chamem-me lunático, mas eu acredito que hoje o pequeno Algés teve uma Ticha e amanhã o Benfica terá o mundo.

E os pseudo-nacionalistas deste país que percebam que a participação das nossas equipas numa liga ibérica não nos faria menos portugueses, e só nos poderia unir mais em torno do que é nosso. É estranho como muita gente prefere ver os nossos valores ir jogar (estudar ou trabalhar) para fora, do que permitir que se criem as condições para que possam ficar cá a competir pelo que é nosso.

1 comentário:

Carlos Alberto disse...

Temos a imprensa de merda que merecemos.
Há mais de 10 anos estive na América, em trabalho em LA e fui à Disneyland, estava lá um espaço dedicado ao basquetebol e adivinhem quem eram os destaques: o maior desportista de todos os tempos: MICHAEL 'AIR' JORDAN e... TICHA PENICHEIRO... Como eu fiquei orgulhoso a dizer aos meus colegas italianos que aquela moça que estava ali ao lado da lenda a representar a WNBA era do meu país.