origem
Eusébio +10: Reservado

terça-feira, 20 de abril de 2010

Reservado

Tem piada? se calhar .
Foi arriscado? vagamente.
o video no utube ficou à maneira? sem duvida.

Não deixa no entanto de ser (mais) uma demonstração humilhante de como as últimas duas décadas contribuíram para a sportinguização do nosso Glorioso.

Que me desculpem os que tem mais sentido de humor que eu, mas isto não é o Benfica.

Primeiro, porque ainda não ganhámos nada de nada, e a ver pelos últimos 3 jogos, a qualidade do nosso futebol parece cair a uma velocidade inversamente proporcional ao nosso nervosismo. Estivemos a perder por 2 na Figueira, levámos um banho de bola do Sporting na primeira parte, e em Coimbra fizemos a pior exibição da época. Temos várias peças fulcrais completamente de gatas (Saviola, Cardozo, Luisão, Javi e DiMaria) e estaríamos na merda se não fosse a inspiração divina do Weldon. Psicologicamente, estamos aterrados com a possibilidade de falhar. Isso foi visível depois do 1-0 em Coimbra, e está estampado na cara do Jesus de há um mês para cá... Esta equipa precisa desesperadamente de banhos, massagens e de um psicólogo que a ajude a lidar com o medo de que se está a apoderar.

Segundo, porque os 3 jogos que faltam vão ser extremamente difíceis. A Olhanense precisa desesperadamente de um pontinho, o Porto A de certeza que morrerá em campo para não nos ver sorrir, e no fim, o Rio Ave... bom, vejam a dificuldade que tivemos este ano nos jogos em Vila do Conde e revejam o jogão que estes fizeram há algumas semanas contra o Porto. Eu peço aos Deuses que o Braga escorregue depressa, porque se nós tropeçarmos, duvido muito que nos consigamos levantar.

Terceiro, tenho a certeza que os jogadores não gostaram desta brincadeira. Tenho ainda mais certeza que Jesus (e RC e LFV) gostaram menos ainda. Numa altura que a equipa precisa de tranquilidade e de apoio, por-mo-nos a cantar de galo é idiota e contraproducente. Em vez de moralizar só aumenta a pressão sobre os jogadores e alimenta os seus medos. Venham me dizer que nós somos o Benfica e não temos medo de nada.... o caralho! a equipa, desde o Presidente ao Quim, está cagada de medo. Só quem nunca competiu não sabe o que é o medo de ganhar. Quem tem estofo, vai sem medo à procura da estocada final. Mas nós ainda não temos, e andamos a correr às voltas à espera que o touro morra sozinho.

Por fim, ser campeão passa por saber ganhar. E saber ganhar é algo que nos distingue da corja que nas últimas décadas tem ganho mais do que nós. Ridicularizar os 26 pontos de avanço, lembrar as promessas a Pedroto, tudo isso é dar valor a quem não o tem ou merece. Lançar foguetes antes da festa, comemorar de formas inusitadas, tudo isso faz parte de uma realidade que não faz parte da história do Glorioso. Elevação e ambição, é o que eu peço à nossa equipa e aos melhores adeptos do mundo.

9 comentários:

Diogo disse...

joao,

uma venia. post excelente que retrata um pouco o meu estado de espirito. tambem nao gostei da tarja. tambem nao gosto da atitude sobranceira com que muitos adeptos do benfica andam numa de "isto e' tudo nosso". e'. mas ainda nao e'. e para o ser e' preciso um bocadinho. um bocadinho pequeno, mas um bocadinho.

o jogo da academica diz tudo. depois do 1-0 a equipa jogou para nao perder. mesmo estando a ganhar. dizias bem na altura do jogo com o liverpool: uma equipa com estofo e mortifera tinha destruido o liverpool, tinha humilhado a academica, e tinha entrado em campo contra o sporting com autoridade. de fevereiro para ca' que andamos a perder gas e a tentar nao perder.

eu estou a 1000% com a equipa, com o JJ, com o RC, com o LFV. todos eles, desde os roupeiros ao presidente, tem feito um trabalho fenomenal. nao podemos ser nos, os adeptos, a deitar tudo a perder. e a tarja no marques (palhacada 'a sportinguista que nao teve piada nenhuma) "it's the right way to go the wrong way".

vamos com calma benfiquistas. so' faltam 4 pontos. AINDA FALTAM 4 pontos!

calma.

Diogo disse...

depois do que li hoje na imprensa desportiva, fiquei vidrado. festa no domingo? calendarizacao de uma festa depois do jogo com os andrades? mas esta' tudo parvo??

que me perdoem os leitores mais assiduos, os meus colegas bloguistas, e os meus pais mas... FODA-SE! ja' ganhamos alguma coisa para andar toda a gente numa euforia desmedida?? se a historia da tarja e' estupida, calendarizar uma festa antecipada quando ainda nada esta' ganho e' idiota!

e' preciso ter MUITA calma nestas proximas semanas. sao 4 pontos. o braga, quase de certeza, que nao vai empatar ou perder com a naval. nos temos de fazer o nosso jogo: ganhar em olhao, ganhar aos andrades. um passo em falso e, como disseste bem joao, se calhar nao teremos forcas (mentais, porque fisicas acredito que teremos) para nos recompormos. e ai pomos 8 meses em risco. pomos 27 jornadas em risco. pomos TUDO em risco.

vamos com calma caramba! nao vamos andar de papo no ar sem razao. nos nao somos os queques. nos nao somos os corruptos. somos o benfica. deixemo-nos de tarjas no marques (porque e' que queremos celebrar junto a um leao e' que nao percebo... temos uma aguia tao linda na luz... e o terreiro do paco leva tanta gente mais...), deixemo-nos de picardias com resultados, deixemo-nos de sonhar com desfiles na avenida dos aliados ou o raio que o parta. nos somos o maior clube do mundo, e aos outros e' que doi!

foda-se...

Unknown disse...

O que vale é que voce é um campeão, que nunca dá sinal de fraquejar e nunca se desgasta.

Nem mesmo a equipa com o melhor registo nos ultimos 10 anos em Portugal o consegue convencer. Nem o fcp de Mourinho fez melhor que o Benfica de Jesus e mesmo assim vem criticar a equipa. Sabe o campeonato também tem outras equipas que jogam futebol, sabia ?

A tarja teve muita piada, e só benfiquistas acagaçados com medo de perder o campeonato é que se comportam assim como você !

Viva o Benfica

sloml disse...

Bem, realmente parece-me que este blog está com muito medo, e não consigo perceber de quê. Eu sei muito bem que o título ainda não está assegurado, mas acham sinceramente que o vamos perder? Não têm visto o volume de jogo da equipa? Está cansada? É óbvio, depois de uma época tão desgastante. Mas continua a ganhar, e é isso que interessa agora. Quanto à iniciativa, parece-me que foi algo engraçado e com humor. Acalmem-se, o título já não foge.

Joao disse...

Benfiquista com medo de perder o campeonato, sim, sem duvida, com muito orgulho. Realista, também.

Não percebo onde é que o meu post questiona a qualidade da equipa ou o excelente campeonato que tem feito. É um facto que temos vários jogadores debilitados fisicamente e que os últimos pontos foram conquistados com muito sacrifício, ou não? Não deixa de ser um facto também que ainda nos faltam 4 pontos para ser campeões e que estas palhaçadas das festas antecipadas só servem para espicaçar os nossos próximos adversários e para aumentar a responsabilidade dos nossos jogadores.

Se este momento valeu pela oportunidade de fazer humor, então óptimo. Eu, sinceramente, gosto de anedotas de louras e preferia que os Benfiquistas se comportassem com um bocadinho mais de altivez.

santiago disse...

totalmente de acordo com o post. ganha-se no fim e não por antecipação. para além disso, ganhar é respeitar os adversários. ser diferente é saber perder mas sobretudo saber ganhar. saudações gloriosas

Nuno disse...

Eu confesso que tambem estou ansioso. Ansioso que nunca mais temos os pontos que faltam para fazer o estardalhaco. Mas vejamos: se o campeonato tivesse 34 ou 38 jornadas, tinhamos mesmo que esperar por Maio... No fundo, e' preciso e' calma. Calma na cabeca e pedal no pe'.

E concordo em absoluto na sportinguizacao que a cena do marques evidencia. Primeiro, porque nao percebo por que raio e' que vao para o marques, porque aquela merda diz "lagartos" por todo o lado: tem um leao no topo, um buraco feito pelo Santana Flopes por baixo, e uma zona verde cheia de paneleiros ao lado. Segundo, porque ate' parece que esta malta nunca ganhou um campeonato na vida! Porra, isto e' um campeonato, nao e' a taca dos campeoes! Faz-me lembrar a histeria que ai' andou naquela epoca do Fernando Santos, quando nao ganhavamos sequer aos Estrelas das Amadoras, e foi a loucura total porque ganhamos, 'a rasquinha, a esse colosso mundial que da' pelo nome de Nuremberga FC. Esta' bem que nos ultimos anos ganhamos menos do que estamos habituados. Esta' bem que ha' um grito ha' muito tempo a crescer na garganta. Esta' bem que esta' tudo cheio de vontade de berrar que ganhamos um campeonato contra tudo e contra todos, a dar banhos de bola e show de bola e golorros de bola. Esta' tudo muito bem. Mas calma. Quando a aritmetica disser que o assunto esta' resolvido, entao venha a festa. Mas nao me parece que haja necessidade de andar tudo a arfar como se fossem putos de 13 anos a olhar para uma gaja com um valente par de mamas...

Eyes on the prize, boys.
(E sim, se der para humilhar o Olhanense dentro de campo, facam o favor de serem felizes, que eu serei com toda a certeza. Mas se nao der, ganhem por 1, que tambem serve.)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luis Rosario disse...

Boas João,

Pelo que se lê és pessimista por natureza, outros são optimistas.

Pelo que se lê a tua visão actual da equipa é que "precisa desesperadamente de banhos", outros pensam que tem uma sede e vontade única de vencer, como não se vê vai para 30 anos, que nada e ninguém poderá parar.

Não concordo com a tua visão, mas aceito-a. Nem os Benfiquistas são todos iguais, apesar de amarem igualmente o clube.

No teu post anterior dizes que provavelmente seremos campeões em 7dias, depois ficas irado com demonstrações de optimismo e confiança na equipa.

Que as tarjas tiveram piada é indiscutível. Que criam mais entusiasmo nas massas para apoiar de modo a ganharmos ao Olhanense, sem dúvida.

E se no Sábado à noite o nervosismo que falas (que não vai surgir...) eventualmente aparecer (que não vai...) vais ter 60000 a empurrar esta equipa para a vitória como se calhar nunca viste (não sei se és novo ou não, se vais muito à Luz ou não).

Porque este Benfica merece inequivocamente ser Campeão e nós vamos garantir que isso aconteça, contra tudo e todos.

Abraço Glorioso