origem
Eusébio +10: viva a segunda-feira...e mais uma tirada contra o David Luiz

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

viva a segunda-feira...e mais uma tirada contra o David Luiz

Há muitos anos que as segundas feiras não tinham tanta graça... Não são só as vitórias, as goleadas, ou o bom futebol... sente-se algo no ar...

Eu sou pouco dado a emoções de grande euforia. Tal como o Rui Costa, alerto para o facto de os últimos 12 golos valerem apenas 6 pontos... os mesmos que conseguiu o Braga através de arbitragens habilidosas... portanto, há que ter juizinho, pés assentes terra e acima de tudo atenção e ambição redobrada para o que o campeonato (ou sistema) ainda nos reserva.

Realço em primeiro lugar o trabalho de Jesus. A merda do Quique (e de todos os grandes benfiquistas que o glorificaram) deviam ter vergonha na cara. Jesus pode vir a não ganhar nada, a acabar o campeonato emparedado entre Xistras e Pubalgias, mas devolveu-nos o Benfica. O Benfica é o bom futebol, a ambição desmedida e a sede de vitórias. Recuperámos a nossa identidade! Se os deuses assim o quiserem, estamos prontos para uma nova epopeia de vitorias.

Tacticamente estamos conversados, jogamos p'ra caralho!!! Como que por magia, a equipa desdobra-se em campo de forma a termos sempre 3 jogadores a finalizar, 3 jogadores a pressionar a bola, 3 jogadores nas sobras. São 11, mas tal é a supremacia que parecem 22. Confesso que a única coisa que me desagradou ontem foi a ausência de killing instint. O jogo não devia ter ficado resolvido aos 60 e tal minutos, mas sim aos 20. Demorámos muito tempo a matar o jogo. Depois do primeiro golo devíamos ter ido à jugular e em vez disso notou-se alguma sobranceria. Esteve sempre controlado, não questiono isso, mas devíamos ter ganho com dois golos nos primeiros vinte minutos e descansar a equipa a pensar no jogo de quinta feira (Pablito Aimar devia ser o primeiro a ser poupado). Esta emoção toda em torno das goleadas causa muito desgaste psicológico e vamos pagar por ele mais tarde ou mais cedo... não que eu me esteja a queixar de marcarmos golos de mais.

3 destaques individuais:

- Ramirez é um monstro. Um maratonista com um pique fabuloso e pés de veludo. Um menino que ainda não deve ter percebido bem onde está e já joga como um senhor. Um jogador absolutamente fabuloso... daqueles que (já) valem golos e pontos. 8 milhões de euros... pechincha.

- Javi Garcia é a coluna vertebral desta equipa. Tudo gira em torno dele... Atormenta qualquer um que passe o meio campo e circula a bola bem e depressa. Não acho que seja um guarda costas dos defesas... talvez o guarda costas do losango do meio campo e o primeiro muro intransponível da nossa defesa. 7 milhões... dado.

- Saviola é a seta apontado ao coração do inimigo. Desde o jogo com o Marítimo e a primeira parte com o Guimarães, Saviola joga mais recuado e caído sobre a direita. Com Ramirez e Ruben (mais um jogão) faz um triângulo terrível que serve sobretudo para alimentar Oscar Cardozo. Já critiquei mais do que uma vez a sua inoperância, mas hoje penitencio-me, grande jogo: rápido, inteligente, solidário e generoso.

Do lado negativo destaco alguns ódios de estimação:

- Se Quim não tem feito uma defesa fabulosa aos dois minutos, em vez de estarmos a celebrar mais uma goleada podíamos estar a lamentar-mo-nos por mais pontos perdidos contra uma equipa que marca um golo sem saber como. Aos dois minutos, num lance completamente inofensivo, David Luiz coloca as duas mãos nas costas do adversário e empurra-o de forma ostensiva. Dessa falta não resultou golo por milagre. Não satisfeito, David Luiz reincidiu com mais 5 faltas (totalmente desnecessárias) até ao intervalo. Perto do final faz uma entrada brutal sobre um adversário (por sorte não o apanhou em cheio). Foi o jogador mais faltoso em campo e teve a sorte de nem um amarelo ter visto. Para quê pergunto eu? Em todos os lances de bola parada no nosso meio campo o Belenenses subiu toda a equipa. A única forma de uma equipa como o Belenenses assustar a nossa defesa é neste tipo de lances. E mesmo assim, sem qualquer necessidade sem ser para mostrar ser durão, David Luiz usou e abusou de faltas nas costas dos avançados do Belenenses. David Luiz é um excelente jogador e é de longe o melhor defesa a sair com a bola controlada. Mas ontem foi o principal motor ofensivo do Belenenses, sendo o responsável pela maioria das bolas que andaram perto da nossa baliza. David Luiz custou dois pontos na primeira jornada, ontem ia custando outros tantos... porquê e até quando pergunto eu?

- Com Saviola mais descaído sobre a direita DiMaria ainda se eclipsa mais. Parece que regressou o DiMaria do ano passado: inconsequente, confuso, egoista e acima de tudo estúpido. Coentrão vai mostrando ser um jogador muito mais esclarecido que o Argentino e a sua titularidade deve ser uma questão de semanas.

- Sou um adepto fervoroso do Oscar Cardozo mas este parece que cada vez que regressa do Paraguai deixa lá um bocado do cérebro e traz outro tanto de ego. Ontem foi displicente e trapalhão. Fez um bom remate na segunda parte quando tinha Saviola solto em frente à baliza. Encostou uma bola num lance em que todo o mérito é de Saviola. E de resto acho que só estorvou... Ontem a sua substituição pecou por tardia... e que pena foi o Weldon não estar no banco.


Depois do jogo de ontem lembrei-me de um anuncio da NFL: "The wheels on the bus go round and round, round and round, round and round. The wheels on the bus go round and round, and you are under the bus" - BENFICA ESMAGA!

13 comentários:

Joao disse...

Juro que só li o Bola7 depois de escrever o post anterior. Claramente, vimos o mesmo jogo!

Recomendo vivamente, aqui: http://bola7inc.wordpress.com/

Diogo disse...

infelizmente nao pude ver o jogo, e entre maine e massachusetts so' a espacos e com muita estatica, e' que ia descortinando o que se ia passando. e mesmo quando soube que so' estava 0-1 no fim da primeira parte nunca senti que estivesse o jogo mais renhido.

apetece mesmo dize: foda-se, jogamos p'ra caralho!!

Diogo disse...

tirando a euforia que reina: merda para o quique e que se borre todos os dias nas fraldas. cabrao de merda pos o nosso benfica a jogar mal.

bem haja, sr. jesus. que fique por muitos anos. como bem dizes joao, o jj so' nao ganhara' nada se o porcos B ou o sistema (versao penta) nao deixarem. estou a ver este nosso benfica ir ao esterco das antas mostrar quem manda, mesmo com uma equipa de arbritragem em que o olegario seja assistente do pedro proenca, com o pedro henriques a 4o arbitro e o coroado a bandeirinha 2!!

BENFICA ESMAGA!!!

Nuno disse...

Adorei a parte do "you are under the bus"! :D: D: D:D:D:D

Benfica MASSACRA!

Bola7 disse...

Pois vimos o mesmo jogo.
O Benfica é bem clarinho na forma de jogar. Não tem segredos tirando o trabalho. Uma lição para os adeptos da "estabelidade" na mediocridade.
Abraço.

Anónimo disse...

Ai q medo!! Como destila ódio esta escumalha! Deve ser da azia acumulado ao longo de penosos 20 anos....e vem mais uns quantos!!

Diogo disse...

caro anonimo,
nao sei se tem medo ou nao, mas que nao se cansam de andar a comentar blogs benfiquistas, isso nao se cansam... nos, os benfiquistas, nao vamos aos blogs dos outros clubes fazer comentarios, mas os nossos adversarios gostam muito de mandar bitaites acerca do nosso clube. n sei se e' medo, mas que nao deixam de pensar no benfica, isso nao deixam.

dezazucr disse...

Mas olha que estás a ser injusto, já no jogo com o Setúbal o Saviola fez um jogaço, só pecando por não ter marcado, mas foi um dos grandes obreiros da goleada.

E cheira-me que na Uefa será ele o melhor marcador, até ver já marcou em todos os jogos. Já no campeonato será mais difícil, porque com metade das equipas deste campeonato, na jogada que faz, era ceifado a meio.

Diogo disse...

ceifado a meio... um decimo daquela jogada no estadio do colhao e o rapaz ficava sem pernas...

Anónimo disse...

o Hulk leva 10 vezes mais porrada q esse, e ele é q acaba expulso! Coitado, tb ninguém o manda ser um jogador da bola armado em Rambo!

Joao disse...

Não há pachorra para os comentários Andrardes... yah... deixem jogar o Hulk que nunca deu porrada em ninguem...

Em relação ao Saviola, eu achei os seus jogos da pré-época globalmente fracos, e não gostei mesmo nada dele nos jogo contra o Guimarães e contra o Maritimo. Contra o Setubal jogou pela primeira vez descaido sobre a direita e fez um grande jogo e contra o Belenenses foi fenomenal.

Independentemente, para mim é o unico reforço que ainda não provou valer o dinheiro que pagámos por ele. Não que esteja em causa o seu valor individual, mas a sua adaptação ao nosso "futebol".

Diogo disse...

o homem verde da marvel e' que e' um sacrificado... yeah... enfim... comentarios aparvalhados de gente cheia de azia...

epa', eu ate' percebo disto. disse no inicio da epoca que o coentrao estava um senhor jogador e que o saviola precisava era de jogos nas pernas. passadas 4 semanas, temos o fabio a jogar que nem um animal e a arriscar tirar o lugar ao angelito e o saviola da' cartas. sao e' muitas cartas para um campeonato que e' nivelado por baixo. mas o mesmo se passa com jogadores como o javi (que jogador fenomenal) ou o ramires (de outra galaxia).

os bons, para os "entendidos" e "avencados" sao os brutos alves, os fernandos, os hugos vianas, os douglas, os yontchas... enfim...

Anónimo disse...

Q pobreza de espírito desportivo! Joguem sozinhos! Ou contra a vossa azia acumulada! Ya...só os vossos é q sao bons! Sao as vossas vitorias é q sao merecidas! Taditos...Volte a ditadura!!