origem
Eusébio +10: mais 3 pontos... menos David Luiz...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

mais 3 pontos... menos David Luiz...

Valeu sobretudo o resultado num jogo que tinha tudo para correr mal. O Cardozo no banco, aquelas camisolas pretas medonhas, a melhor defesa do campeonato, o Jorge Sousa de apito em riste... confesso que me sentei no sofá a sofrer pelos milhares de Benfiquistas que encheram Leiria. Por falar nisso, recorde-se que a União é já o terceiro clube português a quem sai o euromilhões este mês... é preciso ter sorte.

Pela segunda vez consecutiva, não se viu um Benfica pressionante e agressivo como parecia ser a imagem de marca de Jesus. Mesmo assim, um golo caído do céu acabou por nos dar vantagem sem termos feito muito para o merecer. É espantoso como Saviola voltou a fazer um jogo muito fraco mas teve mais uma vez o condão de estar no sitio certo na hora certa.

Com um golo tão madrugador pensei, ou caímos em cima deles que nem cães ou isto pode-se complicar muito. Não o fizemos, continuámos expectantes, sem grande capacidade de pressing ou de trocar a bola. Não durou muito e David Luiz fez o disparate da praxe. Um corte à karateca e bola dentro da baliza do Quim. Não vou bater mais no ceguinho... limito-me a perguntar quem é o denominador comum nos 3 golos que sofremos este campeonato? Da mesma forma que não me interessa um avançado que marca grandes golos mas comete 15 perdas de bola por jogo, também não quero um defesa que faz desarmes espectaculares mas comete um penalti/autogolo a cada 2 jogos.

Não me parece que tenhamos reagido bem a este golo. É verdade que não houve grandes nervosismos, mas a equipa que até então esteve amarrada continuou sem grande vontade de se libertar. Os nossos motores ofensivos que costumam ser os laterais ontem não tiveram um milimetro, Aimar esteve perdido, Ramirez arrumou cedíssimo, e Saviola e Keirrisson nem sei onde estiveram. O Brasileiro foi confrangedor, não está minimamente integrado na equipa e parece não querer nada com a bola. Espero que Jesus repense o papel deste menino durante umas semanas. Só DiMaria mostrou alguma chama mas a habitual falta de lucidez.

Confesso que fiquei estarrecido com a imagem dos jogadores a sair do túnel e com os primeiros minutos da segunda parte. Sem garra, sem velocidade, sem vontade de procurar ou ter a posse de bola. A substituição do Keirrisson e do Ramirez chegou com 30 mns de atraso, mas lá chegou e revolucionou um pouco o jogo. Creio que o Leiria acusou muito a entrada destes dois jogadores e enquanto se reajustava defensivamente fomos capazes de nos aproximar da área e arrancar uma série de faltas e cantos.

No lance do penalti a minha primeira reacção foi "grande fdp que nem se lhe arrancassem a cabeça eras capaz de marcar um penalti". Mas ele marcou... o Jorge Sousa marcou um penalti decisivo a nossa favor... anda mesmo algo no ar. Como vejo o jogo sem som, nem me apercebi da controvérsia que se gerava em torno do dito penalti, e só após a 47ª repetição me apercebi que estavam a questionar a dita. Vistas todas as repetições, até posso aceitar que a decisão mais acertada fosse o livre indirecto visto tratar-se de jogo perigoso. Mas nem me passa pela cabeça que depois daquele golpe de jujitsu no peito do Aimar, o árbitro pudesse marcar qualquer coisa que não fosse penalti e cartão vermelho para o defesa. Foi essa a minha impressão e a de todos os que viram o jogo, inclusive os jogadores do Leiria que se queixaram do lance ter sido fora da área. Mas se os andrades e os lagartos quiserem tirar as fraldas e começar já com a conversa do colinho, faça-se um abaixo assinado a pedir a irradiação do Jorge Sousa que eu tenho a certeza que conseguem 6 milhões de assinaturas enquanto o diabo esfrega um olho.

Acabámos por ganhar o jogo bafejados pela sorte e sem termos feito tudo o que podíamos para o merecer. O Leiria fez um grande jogo, foi de longe a equipa que nos deu mais dores de cabeça em termos tácticos, sem necessitar de recorrer à violência ou ao antijogo. Recordo que o Leiria teve 3 foras de jogo (bem) arrancados por milimetros, todos eles com o Maxi a dormir em relação à linha de defesas, e que nos podiam ter custado muito caro. Fomos felizes defensivamente e tivemos a sorte de marcar em dois momentos cruciais nos poucos períodos em que tivemos algum ascendente. São 3 pontos que valem tanto como os 8-1, a culminar uma série de jogos fora e ainda para mais num fim de semana em que os outros perderam pontos. É em fins de semana assim que se ganham campeonatos.

Destaques negativos:

- Keirrison e David Luiz pelas razões já mencionadas.

- a lentidão de Jesus a mexer na equipa.

- o desleixo e inoperância na marcação das bolas paradas.

- a falta de garra, velocidade e vontade de vencer da equipa como um todo, agravada pela oportunidade única de ganharmos pontos em relação aos outros. Após o primeiro golo, tínhamos que ter subido a defesa até à linha de meio campo e correr atrás da bola que nem loucos até à estocada final. Não o fizemos, nem foi preciso... mas não será sempre assim.

Destaques positivos:

- Javi Garcia, a parede.

- Os adeptos do Benfica, inigualáveis em número e paixão.

10 comentários:

Joao disse...

faltou-me uma: simplesmente medonha a forma como Oscar Cardozo marcou o penalti. Só por sorte a bola passou por baixo do guarda redes. Onde está o Cardozo que enfiava sempre uma passa indefensável rente ao poste esquerdo? Espero que Jesus encontre uma alternativa ao Paraguaio depressa...

Joao disse...

Para que não restem duvidas quanto à legalidade do penalti:

Cito a lei 12, disponível no site da federação: Por jogo perigoso entende-se toda a acção de um jogador que, ao tentar jogar a bola, põe em risco a integridade física de qualquer jogador. O jogo perigoso é cometido na proximidade de um adversário, impedindo-o de jogar a bola por receio de ser lesionado. (...) No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade.

O jogador do Leiria, mesmo jogando a bola, atinge ou não o Aimar à altura do peito? Penalti, mainada!

Diogo disse...

joao,

parece que vimos o mesmo jogo. percorrendo os blogues benfiquistas fiquei com a ideia que a minha televisao deu um jogo diferente do que muita gente viu, mas nao, tu viste o mesmo jogo.

se tenho dito boas coisas do keirrison (se o barca da' 15 milhoes por ele e' porque o rapaz nao deve ser tosco), hoje ja' nao tenho tantas certezas. muito amorfo, nao procura a bola, nao faz desmarcacoes... precisa de jogos com equipas fracas para marcar golos e integrar-se melhor na equipa.

o saviola esteve num lance. o do golo. mais nada. nao se ouviu falar do saviola o jogo todo. e quando eu esperava que se tirassem as armas todas e se aniquilasse o leiria em 15 minutos apos o jogo, a equipa desceu muito, andou muito perdularia e muito distante do jogo. o karateca la' fez o disparate da praxe. por estes andares, nao valia dar uma chance ao miguel victor outra vez (continuo a achar que o sidnei nao tem o andamento necessario...)?

o jj ontem tambem esteve mal. o ramires nao entrou no jogo, o dima passou de desequilibrador para inconsequente mas jogou 90 minutos. nao teria sido melhor, aos 45 (nao sou apologista de mudancas ainda na 1a parte), ter trocado 3 pecas? keirrison por cardozo, dima por coentrao, ramires por ruben?

nota positiva para o javi (nao sabe jogar mal e ninguem passa por ele...). atencao que ontem ja' se viu o que vai ser o resto da epoca para este miudo: vai levar porrada o jogo todo (ontem levou umas 3 ou 4 cotoveladas que nao foram assinaladas) e ainda vai ter fama de sarrafeiro. escrevam isto. o resto foi tudo muito average, com alguns abaixo do aceitavel (shaffer muito mal, maxi ainda joga a medo, os outros pelo ja' discutido).

quanto ao penalty: para marcar, porque nao o aimar? o jj quer voltar a dar confianca ao cardozo, mas o homem nem quis esperar que o arbitro se afastasse e eu ate' pensei que ia dar barraca. va' la' que entrou... o penalty em si nao tem dicussao: jogo perigoso por um golpe de ultimate fighting que so' por sorte nao arrancou a cabeca, 3 costelas e 4 vertebras ao pablito...

Joao disse...

pois, eu tive a mesma sensação ao ler os jornais e os blogs do dia. ainda bem que não fui o unico.

quem entrou muito bem no jogo, outra vez, foi o Nuno Gomes. Grande jogo na QUinta feira e bons pormenores ontem. merece na minha opinião dar algum descanso ao Saviola.

Nuno disse...

Portanto, jogamos uma porquera e ganhamos com uma goleada de 2-1. Tre punti.

Sempre que as rotacoes vao abaixo, fico sempre aflito a pensar "sera' que se acabou ja' o gas e vamos ter um resto de campeonato miseravel como de costume?"... pode ser que tenha sido so' a ressaca europeia, ja' depois do jogo na Ucrania a coisa nao engrenou. Se e' isso, tambem e' motivo de preocupacao, tendo em conta que era suposto vencermos a UEFA (recuso-me a chamar 'aquilo Liga Europa) por dezasseis a zero na final...

Mas ganhamos, e pode ser que no proximo fim-de-semana esmaguemos outra vez. Se ganharmos metade dos jogos aflitos (mas ganharmos) e a outra metade com massacres brutais, para mim serve (desde que ganhemos).

Nuno disse...

("Javi Garcia, a parede" - simplesmente genial, Joao!)

Anónimo disse...

E soltem...a parede!! :) :)

Joao disse...

e a limpeza com que os pseudo detentores da verdade desportiva e suprasumo da ética e integridade sacaram um penalti por peito na bola ontem à noite? era capaz de jurar que os vi chorar baba e ranho por uma situação igualsinha.

dezazucr disse...

Saviola pode não ter jogado grande coisa, mas marcou mal o jogo começou o que nos poderia ter levado a mais uma goleada. Fomos burros e não caímos em cima nesse período em que as pernas dos jogadores do Leiria até tremiam com receio da goleada, acabando por sofrer o golo de forma estúpida de uma falta também ela estúpida.
Por acaso, não achei que neste jogo o David Luiz estivesse mal. Foi o jogo em que cometeu menos erros estúpidos. O autogolo só acontece a quem lá está, não me parece justo crucificá-lo por isso.
Trocar Saviola por Nuno Gomes? Deves tar a gozar não?

Convém não esquecer que a outra equipa também existe e nem todos os jogos serão iguais, sendo que agora começa uma série perigosa com as equipas do sistema.

Joao disse...

O Nuno e o Saviola são diametralmente opostos. Se um corre muito, o outro faz a bola rolar muito. Evidentemente Saviola é mais jogador... muito mais completo. Mas não os quero comparar pois não seria justo para nenhum deles.

No entanto, afirmo sem hesitação que o Nuno Gomes, no actual sistema de jogo do Benfica, podia ser uma mais valia muito interessante, e uma peça que encaixaria melhor no nosso sistema (e no outro sistema também) que o Argentino que continua a parecer peixe fora de água, pese os golos todos que tem metido.

Concordo em relação ao David Luiz... Fez globalmente o seu jogo mais certinho... e mesmo assim deixou uma borrada no placard muito dificil de apagar... COntra o Belenenses fartou-se de fazer disparates sem consequencias, contra o Leiria bastou apenas um... mas os erros estão lá e vão se acumulando assustadoramente.