origem
Eusébio +10: A posição de Ramires

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A posição de Ramires

Rui Costa mandou ontem os jornalistas que o esperavam no Aeroporto de capa e espada fazer um bocadinho de trabalho de casa. Seria de facto um exercicio interessante os ditos "jornalistas" fazerem de facto alguma investigação jornalistica. Eu percebo que dá muito menos trabalho sentar uma série de gajos à volta da mesa a tentar adivinhar quando é que o Jesus vai assinar contrato, do que de facto tentar descobrir alguma coisa que seja minimamente verosimel e actual.

Sei lá, por exemplo, descobrir em que posição joga o Ramires, apenas e só a quarta contratação mais cara de sempre do Benfica. Cheira-me que o máximo que conseguiram foi ir para a internet, ver no site do Cruzeiro que joga no meio campo e por A+B concluir que o Katsoranis se vai embora porque está encontrado o seu substituto.

Eu, que nunca estudei comunicação social, escrevi a um amigo Brasileiro, que me descreveu o Ramires como um "neginho safo", "que joga no meio de campo, mas capaz de fugir das porradas e de marcar muitos golos". Perguntei se sabia defender ou se era um brinca na areia e a resposta foi "defender é para os operários, o negócio dele é marcar golo e fazer humilhação no defesa".

Resumindo, Ramires é o que os Brasileiros chamam de meia esquerda (interior esquerdo), muito vocacionado para jogar também na posição 10. Não é trinco nem extremo esquerdo!

Ora, na estratégia de Quique este perfil não encaixa. Cheira-me no entanto que Ramires encaixa que nem uma luva no losango de Jesus, quer no lado esquerdo do losango como no topo.

Continuo na minha, o plantel actual do Benfica sem loucuras financeiras (olhando exclusivamente para os jogadores que têm contrato com o Benfica e dando de barato a saida de DiMaria, Katso e Reyes) pode formar uma equipa bastante competitiva jogando em losango, assim:

Moreira (Quim)
Maxi (Patric)
Sidnei e Luisão (Victor e Luiz)
Ribeiro (Luiz)
Yebda (Bynia)
Ruben e Ramires (Martins e Bastos)
Aimar (Martins)
Cardozo e Nuno Gomes (Makukula e Mantorras)

E ainda podiamos despachar o Sepsi, o Balboa, o Adu, o Coentrão... e quem sabe tentar melhorar qualitativamente algumas posições sem entrar em grandes loucuras. Convenhamos que saindo Reyes, Katso, DiMaria e Suazo da folha de pagamentos, são praticamente 700 mil euros em encargos mensais que desaparecem. São 8.5 milhões de euros! dá para comprar um Alvaro Pereira, um Nene e um Luiz Aguiar, só com a redução de salários.

12 comentários:

Nuno disse...

Acho que em vez do Luisao vamos ter que contar comigo a central. Prometo que ou passa a bola ou passa o homem.

Unknown disse...

AH a tua VOCAÇÃO finalmente.

A escrever só dizes asneiras e agora tambem falas de táctica.Nesse caso é mais fácil, tens a playstation onde podes dar continuidade à tua imaginação.
Sim porque de desporto, clubes ou gestão de clube ou mesmo do BENFICA não percebes um corno.

Agora anula o comentário e diz que eu sou do contra.

Mais não vou como anónimo para não teres desculpas.

Unknown disse...

Já agora uma pergunta?

Posso?

Mas responde.

ALGUMA VEZ VISTE O EUSÈBIO JOGAR NO BENFICA?

Em video não vale.Ok.

Ao vivo sim ao vivo.

Depois de responderes eu comento.

Nuno disse...

Este camarada deve ser da estirpe do Manuel-Bocanas-a-mim-ninguem-me-cala-Alegre, em que um gajo que nao tenha sido preso pela PIDE ou censurado num jornal e' porque e' fascista.

Agora e'-se menos benfiquista por nunca ter visto o Eusebio jogar? E percebe-se de gestao desportiva quem viu o Eusebio jogar ao vivo? E tinha que ser em casa, ou tambem contava fora? Podia ser quando ele equipava de branco? Ou tinha que ser com o equipamento vermelho? E em casa, havia algum sector do estadio que proporcionasse maior aquisicao de conhecimentos?

O comentario em blogues e' obviamente livre, e o blogue e'-o precisamente para poder ser lido por qualquer pessoa. Mas nao percebo a necessidade de deixar comentarios so' para insultar e injuriar. Tambem nao percebo por que e' que o camarada trata a malta por "tu" como se tivessemos andado juntos 'a escola.

O Joao nao sei, mas eu nunca vi o Eusebio jogar ao vivo. Na verdade, quando nasci ele ja' nao estava no Benfica, andava por Tomar ou por Aveiro. Tambem nunca vi jogar o Torres, ou o Ze' Aguas, ou o Simoes, ou o Coluna.
Mas vi jogar o Humberto Coelho, o Nene', o Magnusson, o Joao Pinto, o Valdo, o Ricardo, o Mozer, o Aldair, o Vitor Paneira, o Rui Costa, e muitos outros. Tambem vi as finais europeias contra o PSV e o Milan - e' certo que pela televisao, mas isso provavelmente nao conta nos excelsos criterios do camarada tuteador. Tambem vi o Arsenal-Benfica dos 1-3, e o Bayer Leverkusen-Benfica dos 4-4. Todos pela televisao.

Ah, e uma vez vi o Benfica ganhar quatro secas em Campo Maior. No estadio e tudo. Espectaculo. Pena que o Eusebio nao tenha jogado, senao a esta altura eu podia ser Doutor de Filosofia do Conteudo do Jogo de Futebol e Mestre em Gestao Desportiva.

Nao sei se este camarada tuteador e' o mesmo que andou a vomitar nos comentarios de uma ou duas entradas atras, a reclamar da censura, e isto, e aquilo. Se e', fique a saber que quem apagou os comentarios fui eu. E apaguei-os porque isto nao e' um blogue de psiquiatria, mas para falar do Benfica. E aqueles comentarios falavam de muitas coisas relacionadas com patologias psiquiatricas, mas nao tinha nada a ver com o Benfica.

Por ultimo, essa estoria do "ah e tal agora nao sou anonimo, embrulha que e' para aprenderes" tambem tem muito que se lhe diga. Nao e' que me interesse como a criatura se chama. Portanto, se a criatura quiser assinar como Marilu Esquizofrenica, tambem nao me interessa minimamente.

Continue a vir ca' ler a malta. Pode ser que aprenda alguma coisa. Pelo que se le, muita falta faz.
E continue a comentar, se quiser. Mas e' a comentar, nao e' a javardar.

Unknown disse...

SENHOR NUNO

A SUA RESPOSTA ACHO QUE FALA POR SI, PELO SEU NIVEL DE LINGUAGEM E ARÉ PELA SEU "JAVARDAR".

FIQUEI COMPLETAMENTE ESCLARECIDO EM RELAÇÃO AO SEU NIVEL.

Também é visivel agora o porque da "quantidade" de discussão de idéias deste blogue.

Acima de tudo o SENHOR mostra grandes conhecimentos de Clubes, Desporto e principalmente de treinador.

É lógico que todos nós, temos frustações na vida, e talvez uma das suas seja não ser interveniente activo de um clube como o BENFICA.Mas está sempre a tempo de o ser neste caso cumpra o regulamento e candidate-se.Aí poderá mostrar todas as suas "aptidões"clubistas.

Tenho pena de ver o BENFICA onde está é verdade, mas com "simpatizantes" como o SENHOR é o é possivel termos, paciência.

Senhor perdoai aqueles que não sabem, nem nada fazem,os chamados incultos, mas quando abrem a boca só dizem blasfemias.Perdoais-lhe SENHOR.
Para terminar o SENHOR não faz parte do grupo dos 28 em averiguação, ou faz ,apresenta indicios disso.
Já agora CAMPO MAIOR um no tempo do EUSEBIO ainda andava a dançar dentro dum saco com 2 bolinhas.Pois bem me pareceu.
Até sempre e um conselho, todas as manhãs veja-se ao espelho e PENSE na sua figura perante os outros.

Joao disse...

Interessante esta variante de "se voces dizem mal do LFV então são amantes secretos do PC". Apresenta-se sobre a forma de "Se voces não viram o Eusébio ao vivo então não são dignos de ser do Benfica"... muito interessante

Eu ia reponder mas sinceramente não vale o esforço... obrigado Nuno pela tentativa...

E agora vou ali pedir ao LFV que me expulse de socio, e já agora as minhas filhas tambem coitadas.... que de tão más benfiquistas só sabem os canticos e meia duzia de nomes de jogadores... pergunto-me se o camarada João Almeida não estará interessado em apagar as minhas indignas memórias de benfiquista, sei lá, do golo do Vata... do regresso emocionado do Chalana, dos golos do Bento e esses pequenos momentos que iluminaram a minha infância.

Unknown disse...

Por hoje chega.

Mas já agora voçês vivem obcecados pelo LFV.

EU queo que o LFV vá pró c.......

percebes meus asno.

E já agora é por causa desse tipo de espectadores é que o BENFICA chegou onde chegou filhinas, mulherzinhas e outras inhas que não percebem nada mas vão futebole voçês cambada de borregos são complacentes com isso e é com isso que o LFV e VALE TUDOS e MANUEL DAMÀSIOS e VILARINHOS e OUTROS CORNOS DEIXARAM CHEGAR O BENFICA ONDE ESTÀ ESTÂO A PERCEBER CAMBADA DE IMBECIS E IGNORANTES:........................
ATÈ QUALQUER DIA.

Nuno disse...

Vai e nao voltes.
O Miguel Bombarda fica ali mesmo juntinho ao Campo dos Martires da Patria.

Diogo disse...

uau... um tipo fica longe do blog umas horas e da' nisto... enfim... joao (o nosso) e nuno, nem vale a pena perder 1 segundo a responder. e' que o nivel nem merece resposta.

Anónimo disse...

Isto aqueceu... embora nada tenha a ver com o assunto acho que um dos "postantes" excedeu-se, provavelmente teria tanta coisa para dizer que acabou por misturar assuntos e saiu tudo ao contrário, quando com um pouco mais de calma teria feito os reparos que queria fazer, e a reacção seria decerto mais moderada.

Mas, enfim é um sinal dos tempos que vive o nosso Benfica, estamos cada vez mais radicalizados e divididos: "Vieiristas", Anti-Vieiristas", "Benfiquistas da Velha Guarda", "Neo-Benfiquistas".

É normal que tenhamos visões e abordagens diferentes, afinal o Benfica é um clube que abarca gente de todas as idades, condições sociais, vivências pessoais e locais, formações académicas, vidas profissionais, não vale a pena tentar impor uma so visão uns aos outros, o mais provável é entrarmos em choque.

Temos que ter mais calma e acima de tudo: VIVA O BENFICA!


Filipe Santos

Nuno disse...

Filipe, e eu diria mesmo:

BENFICA ESMAGA!

:)

Sry Lanka disse...

Calma jovens....saia uma dobradinha para sossegar as hostes! Não se zanguem! A vida é bola...:)