origem
Eusébio +10: os equivocos de quique

domingo, 10 de maio de 2009

os equivocos de quique

nao quero falar do jogo. ao contrario dos comentadores da sport tv, e do que li nos jornais, nao acho que o benfica tenha jogado bem, mostrando mais uma vez uma incapacidade de ligacao do jogo de forma eficaz e objectiva. os passes disparatados do carlos martins, a ineficacia do david luiz, a juntar a muitas coisas que nao gostei, fizeram deste mais um jogo miseravel.

o que me surpreende nesta epoca e' a quantidade de equivocos do timoneiro. o quique insistiu num sistema de jogo de um avancado, com 3 medios a jogar atras do avancado e 2 trincos atras destes, um sistema herdado do camacho, que produziu muito pouco. quando as coisas comecaram a correr mal, adaptou-se a um 4-4-2 em losango, em que a insistencia num avancado que nao marcava golos, aliado 'a ineficacia de jogadores crucias devida 'a sua colocacao errada no campo (ruben a interior direito, aimar a ponta de lanca, reyes sem ter um flanco concreto, di maria sem conseguir adaptar-se ao sistema a ser usado, nao saber o que fazer aos 3 trincos, adaptacao de um central a lateral esquerdo...) resultou numa pouca eficacia da equipa e uma exasperante maneira de jogar 'a bola. por fim, volvidas 23 ou 24 (!!!) jornadas, eis que decide resgatar o goleador da epoca anterior (apenas porque suazo se lesiona, diga-se...), alia-lo a um ponta de lanca movel, recuar o aimar 10 metros, dar alas aos alas e recuar o ruben para medio centro. resultado? 3 vitorias consecutivas, com 5 golos do cardozo, se nao estou em erro.

nao sei onde tudo comeca: se na dispensa do petit, na dispensa do leo, na arrogancia de pensar que o chalana ou o diamantino nao poderiam estar perto da equipa por nao fazerem parte da equipa tecnica. mas cada vez mais comeco a ter que concordar com as palavras do leo e dizer que o quique nao percebe o futebol portugues e que a sua maneira de abordar os problemas de forma desculpabilista para ele, remetendo as culpas para os jogadores, e', no minimo, infeliz.

dizia o quique antes deste jogo que sabia como o trofense jogava. que tinham que estar concentrados. fiquei abismado com as liberdades que foram dadas ao helder barbosa e ao hugo leal. para quem sabia o que era o trofense, deixar este porcos-b adiantar-se no marcador NA LUZ e' de quem nao percebeu o que iria ser o jogo do trofense. mas o mesmo pode ser dito em relacao aos jogos com o setubal em casa, com o porto em casa, com o trofense fora... e por ai fora. o quique nao percebeu que o futebol portugues se joga duro, se joga em campos muito reduzidos, se joga contra jogadores que passam a vida no chao a ver se o tempo passa, que se joga contra equipas avencadas cuja unica missao e' jogarem entre elas para entreter alguns mas que fazem da sua epoca ganhar ao benfica.

o quique tambem nao percebeu o plantel que tinha. dispensou 2 miudos carregados de talento (adu e coentrao), que podiam ser opcoes validas para as alas (adu na direita, coentrao na esquerda), para ficar com um rapazola que acha o novo messi/maradona mas que ainda nao mostrou nada e com um uruguaio de 18 anos que pouco jogou ao longo da epoca. quique sentou o cardozo no banco para beneficiar um jogador que vinha completamente over-rated, suplente nao utilizado no inter. em menos de metade das oportunidades do suazo, cardozo marcou 15 golos. ignorou ainda o factor "cardozo" nos livres, permitindo o aimar e o carlos martins marcarem livres directos de forma disparatada. o pao nosso de cada dia da epoca passada em termos de golos de bola parada vinham do pe esquerdo do cardozo. contam-se pelos dedos de uma mao o numero de golos marcados de livre esta epoca. e o antagonizar de jogadores, fazendo deles exemplo, foi, in hindsight, um erro crasso.

no fim de uma epoca recheada de equivocos, quique tera' percebido que perdeu espaco de manobra e ja' esta' a preparar a saida (ingloria) do benfica. a desculpa dos objectivos "invisiveis" e' esfarrapada. quique tinha como objectivo ser campeao. falhou. a aliar a esse objectivo falhado, da'-me a sensacao que quique perdeu o balneario ha' ja' umas semanas. e quando um treinador perde um balneario, o melhor mesmo e' sair.

o problema maior, no entanto, e' o facto do quique nunca ter percebido o que era o benfica. nao compreender os adeptos, sejam de que clube forem, e' mau. nao compreender os adeptos do benfica e' aberrante. nao creio que quique va' deixar saudades.


PS: e' tambem importante frisar que a saida de quique representa um erro de casting do rui costa, mas representa, acima de tudo, o terminar de um ciclo. o tempo de lfv chegou ao fim e, independentemente de quem for o treinador e como o campeonato de 2009/10 estiver a correr em outubro, a eleicao de um novo presidente e corpos sociais exige-se.

3 comentários:

Nuno disse...

Objectivo para o proximo ano - 30 jogos significa pelo menos:
a) 75 pontos
b) 100 golos marcados
c) maximo de 20 golos sofridos
d) 20 exibicoes de encher o olho
Alem disso, espero no minimo dos minimos as meias-finais da Taca UEFA, e qualquer derrota por mais do que um golo daria direito a porradame 'a equipa toda, comecando no roupeiro (sim, no roupeiro!) e acabando no presidente.

A.Saraiva disse...

Subscrevo.

Na impossibilidade de marcarmos eleições antecipadas e acabar com o assunto já, então que se arrume em Outubro.

Espero não voltar a ouvir falar em ciclos e coisas afins. Já chega. Fez o que sabia que foi re-criar as infraestruturas do clube. Agora de futebol não percebe nada e, quer queiramos quer não, p Benfica é um clube de futebol e não uma imobiliária, agência de seguros, stand de automóveis, etc.

Joao disse...

Diogo, não concordo nada com a tua análise táctica.

Quique jogou 2/3 da época num 4-2-4, com dois médios centro (Katso e Yebda) e 4 Avançados (Reyes, Aimar, Suazo e Amorim/DiMaria). Não adianta dizer que Reyes e Amorim são médios porque na prática nunca na prática nunca carregaram jogo e nunca defenderam....

Creio que houve 1 jogo (da Taça ou Taça da Liga) em que Quique jogou em Losango porque não tinha Reyes e queria recuar o Aimar. As coisas até correram muito bem mas nunca mais o repetiu.

Há cerca de dois meses, Quique mudou radicalmente a equipa e a táctica (nota que não foram só os jogadores que trocaram, foi tb a forma de jogar). Passou a jogar em 4-4-2, com Ruben e Martins no miolo, Reyes e Aimar nas alas mas bem recuados no meio campo, e Cardozo e Gomes à frente.

É incrível como estivemos mais de 6 meses a apostar no contra ataque e na velocidade do Suazo... Foi a nossa sorte o Suazo ter-se lesionado porque levou à entrada do Cardozo e consequentemente a equipa a jogar um futebol mais apoiado.

Quique tem sido muito consistente e eu até posso concordar que a sua abordagem táctica faz todo o sentido... ou melhor... faria todo o sentido se fossemos o Betis e jogássemos a liga Espanhola. Mas infelizmente jogamos contra o Trofense, Rio Ave e Paços de Ferreira... um pequeno pormenor!