origem
Eusébio +10: Opcoes, duvidas, asneiras e consequencias

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Opcoes, duvidas, asneiras e consequencias

Como escrevi ha' uns dias, esta e' a minha fase favorita do campeonato, tal como quando estou a jogar no maneijare.
E as noticias que comecam a surgir levantam-me duvidas relativamente 'a estrategia (??) que esta' a ser seguida.
O Katsoranis quer pisgar-se a todo o custo, e eu entendo-o perfeitamente - e' um jogador acima da media, e quer ganhar coisas acima da media, a Taca da Liga nao chega. Na posicao do Katsoranis, ha' mais um ganda maluco que fez uma grande primeira metade de epoca e depois foi-se abaixo, o ganda maluco Yebda cujo empresario ja' esta' a cantar de mais para o meu gosto. Pois parece que seria logico que se apostasse no Yebda (e pelo que ele mostrou no principio da epoca, tem condicoes para corresponder 'a aposta) e se fosse buscar um puto com jeito (ou ate' usar um que ja' la' esteja, tipo o Fellipe Bastos que comeco a desconfiar ser a proxima ex-promessa-com-futuro-muito-promissor porque ninguem o poe a jogar) aos juniores ou um dos muitos badamecos que andam a "rodar" emprestados por esse mundo fora (o Diego Souza ainda e' nosso?).
Pior que isso, foi-se buscar um camone ao Brasil que parece ainda mais franguito que o altamente-franguito-Di-Maria. Nao questiono as qualidades futebolisticas do tal Ramires (outro com o mesmo nome tambem foi, em tempos, uma ex-futura estrela, que apesar de tudo ainda conseguiu uns jogos a titular no potentado do Alverca). Agora, questiono as capacidades fisicas do rapaz. O tipo tem ar de quem cai ao primeiro sopro, e' projectado para fora do estadio ao primeiro encosto, e se desintegra 'a primeira castanhada. Eu sei que no Brasil nao se joga tanto em contacto fisico, mas dou-lhe no maximo uns vinte minutos contra o Rio Ave ou a Naval ou outras burgandices equivalentes para o ver no estaleiro. E' que convem lembrar que o mesmo rigor com que cada toque do Yebda e' brindado JAMAIS sera' aplicado 'as castanhadas que forem aplicadas a jogadores do Benfica.
E ainda acerca deste assunto, tenho outra duvida fundamental. O Ramires aquele custou 3 milhoes e tal. Entao arranja-se tres milhoes para dar por este gajo, e nao se arranjam 6 para dar pelo Reyes?
Depois, ha' a estoria do Luisao e do Manchester City. Ha' que reconhecer que se e' para vender o capitao, e' agora ou nunca. Alias, o facto de ele ter sido o capitao durante a maior parte da epoca praticamente implica que vai sair, porque ha' no Benfica esta estranhissima tradicao, nos ultimos anos (desde o famigerado Calado, lembram-se?), de o capitao ser vendido (Fernando Meira, Simao, etc., etc., etc. ...) ou despachado (Petit, ...). E se for vendido por 15 milhoezitos, parece-me razoavel. Que nao e' adjectivo que possa ser aplicado 'a estoria de se ir contratar um central de 27 anos do Cruzeiro para o substituir. Temos QUATRO centrais no plantel, todos potencialmente titulares. Sai o Luisao, ficam 3. Se estiverem com falta de mais um, vao antes buscar o estupido do Ricardo Rocha, que esta' a vegetar numa qualquer bancada londrina, calem-lhe a boca, e esta' resolvido o assunto. Outro Paredao, nao, obrigado. Quantos centrais temos emprestados a outros clubes? Nao era suposto estarmos a investir nas "camadas jovens"? E' que aquele rapaz de 27 anitos, jovem so' se for um daqueles "jovens agricultores" que a Uniao Europeia subsidia...
E o defesa-esquerdo? Se o Sepsi nao tem valor para se apostar nele, por que raio e' que o foram buscar?!??! E se tem, por que raio e' que nao se aposta nele? E os juniores, nao tem defesa-esquerdo? E o javardo ribeiro, deixou de contar?
E seria mesmo necessario que o primeiro jogador a contratar fosse um lateral-direito quando o NOSSO lateral-direito fez uma epoca de uma regularidade arrepiante, inclusivamente anulando uma certa putefia que o ano passado se vendeu aos corruptos?!
E mais uma cena: livrem-se de vender o Cardozo (por menos de 35 milhoes). Quando a mim, o 1/3 de epoca que ele fez este ano foi muitissimo melhor do que o ano passado todo - marcou muito mais em bola corrida, tem mais espirito de "matador" (apesar de tres ou quatro jogos miseraveis que tambem fez, em que era mais provavel um bidao marcar golo do que ele acertar na baliza) e se o Suazo se tem lesionado tres ou quatro semanas mais cedo, nao so' teriamos mais cinco ou seis pontos como o Cardozo seria o lider incontestado da lista dos melhores marcadores, uns bons cinco ou seis golorros 'a frente do Nene e do caiparaochaoresolve.
Estes sinais perturbam-me. Pode ser que isto mais nao seja que a habitual javardagem da imprensa. Mas nao me parece.

E finalmente, se o presidente quer contratar um jogador portugues para servir de bandeira, ha' um no Atletico de Madrid que serve 'as mil maravilhas. Chama-se Simao.

Tremo de pensar nas grandes pseudo-vedetas que ai' vem, e nos zero juniores em que se vai apostar com cabeca, tronco e membros.

Ao menos, que a proxima epoca nos traga o Urreta em explosao brutal, o Di Maria a deixar-se de funfuns e a tornar-se no jogador que ele e o empresario dele acham que e', o Yebda a controlar o meio campo qual torre de controlo, o Ruben Amorim a fazer as transicoes, e o Pablo Aimar a matar com assistencias letais que o Cardozao se encarregara' de facturar nas redes onde o guarda-redes adversario jaz impotente para parar a avalancha vermelha.

Benfica esmaga (mas com tanta asneira, nao ha' milagres... nem que sejam do Jesus ou do Caravaggio...)

2 comentários:

Joao disse...

Grande post Nuno,

Eu este ano decidi cagar de alto para todas as contratações. O que eu queria mesmo era que não saisse ninguem (menos o Suazo e o Aimar).

Mas confesso, tenho uma fezada no Ramirez. O homem é um jogador, e estou convencido que se lhe derem de comer vai ser um fenomeno.

Nuno disse...

Se ele quiser, eu arranjo-lhe uns 30 quilitos. Baratinho, por ser para ele!