origem
Eusébio +10: MVP

segunda-feira, 25 de maio de 2009

MVP

Num ano em que tudo corre mal, parece difícil escolher aquele que foi o melhor jogador do plantel. Candidatos à maior desilusão há muitos. À maior revelação também. Mas para o jogador mais valioso a coisa complica-se.

Reyes parece-me ser de longe o jogador mais evoluído da equipa. Aquele pé esquerdo é mesmo de outro campeonato. Mas não consigo deixar de sentir uma certa desilusão quando penso no que fez de produtivo este campeonato. De um jogador daqueles espera-se sempre algo mais e creio que Reyes não conseguiu (ou não teve condições para) colocar a sua capacidade técnica a trabalhar para a equipa.

Oscar Cardozo afirmou-se uma vez mais como um fantástico ponta-de-lança, marcando muitos golos sempre que foi chamado à equipa. É evidentemente um jogador moldado ao nosso campeonato. Uma pérola que nos caiu do céu depois de anos a suspirar por alguem que soubesse marcar golos. Ele provou mais uma vez ser o homem em quem se pode confiar. Podia ter tido em Nuno Gomes um parceiro de ataque de sonho... mas os astros estiveram desalinhados, Oscar (e Nuno) acabam o campeonato com a sensação de dever cumprido mas sem atingir minimamente os seus objectivos.

A minha primeira escolha recai sobre o outrora patinho feio, Maxi Pereira. Não sei quantas vezes terei pensado no que teria sido o Benfica do ano passado se Camacho tem usado Maxi a lateral e Luis Filipe a médio... outra coisa bem diferente concerteza... os astros estiveram uma vez mais desalinhados. Maxi provou este ano não ser mais um médio adaptado. Na selecção do Uruguai joga a lateral e esta época mostrou na nossa defesa estar como peixe na água. Durissimo a defender, rápido e muitissimo resistente. No ataque, ousado e excelente a cruzar. Jogo após jogo mostrou uma regularidade impressionante. Desfez o tabu dos jogadores que viajam para a América do Sul todos os meses não se aguentarem a jogar pelo clube. Acima de tudo, de uma entrega ao jogo absolutamente irrepreensivel. Um jogador verdadeiramente à Benfica. Seria de muito bom tom premiar aquele que mais trabalhou esta época com um novo contrato, mais chorudo e sobretudo muito mais longo. Parabens Maxi e obrigado por todo o suor.

4 comentários:

Diogo disse...

joao,
sem duvida. pena e' que ja' se tenha comecado o novo desalinho dos astros, com a vinda de mais um "puto maravilha". espero que este (o puto maravilha) seja para jogar na liga intercalar enquanto ganha estaleca, porque essa (a estaleca) ja' o maxi mostrou que tem.

Nuno disse...

O Maxi maximizou a coisa ao maximo.

Pedro disse...

O melhor da temporada. De longe.

Escolhi a mesma foto q tu...fui buscá-la ao google sem ver a proviniência. Sorry.

Abraços.

Vladimir Kaspov disse...

Também terei de lhe fazer a minha vénia e engolir as criticas que lhe fiz há 1 ano.

É o novo António Veloso.

Obrigado Maxi, mais como tu precisam-se, a continuares assim serás um futuro capitão do Glorioso.