origem
Eusébio +10: reciclagem

quinta-feira, 4 de junho de 2015

reciclagem

esta' quase consumada a saida de JJ para os especiais e a entrada do RV para o comando do plantel do Benfica.  A blogosfera esta' ao rubro!  Para uns, o Benfica vai andar 30 anos para tras.  Para outros, e' o virar da pagina ha' muito reclamado (sim, eu estou neste campo).  Para uns JJ e' o maior treinador do mundo!  Para outros, e' um treinador mediano a quem foram dadas "ferramentas" (i.e., planteis) de outro mundo (sim, tambem me incluo neste lote).

JJ percebe de bola, JJ trouxe ao Benfica futebol para golear o Belenenses na Luz por 8-1.  Trouxe ambicao que ha' muito nao se via.  Mas JJ tambem trouxe o Keirrison, o Felipe Menezes, os dois Luis Filipes, trouxe um numero infindavel de laterais esquerdos, embirrou com muitos jogadores (Amorim, por exemplo), e sempre teve uma atitude de sobranceria desmedida, faltando mesmo ao respeito a quem lhe e' superior (em termos de hierarquia) ou quem lhe pagava o salario (a famosa ameaca de ou me pagam ou vou para o FCP e' o exemplo tipo). 

Quem ve em JJ um D. Sebastiao para o Benfica nao consegue capturar o Benfica na sua essencia.  O Benfica vai para 112 anos de existencia, dos quais 6 foram vividos com JJ.  6.  5%.  O Luisao ja' passou os 10%.  O Benfica ja' ganhou muito sem JJ e vai continuar a ganhar muito sem JJ.  Nao acredito que haja um AJJ e DJJ ("antes de JJ" e "depois de JJ") no Benfica.  Nao pode haver.  O Benfica de RV sera', obviamente, diferente, mas continuara' a ser o Benfica.  O Benfica de Bela Guttman era diferent do Benfica de Otto Gloria, que era diferente do Benfica de Toni e diferente do Benfica de Eriksson.  Mas em qualquer dos casos o Benfica foi sempre o Benfica.  Como exemplo, o Eriksson depois do Benfica foi para a Lazio onde teve uma carreira mediana, passou por clubes em inglaterra, pela seleccao inglesa, mas sempre que fala de futebol fala do Benfica.  Porque o Benfica e' o Benfica. 

JJ vai para o Sporting seguir a vida dele.  Boa viagem.  Se for preciso, eu ajudo a limpar a secretaria dele no Estadio da Luz.  Boa sorte a potenciar o Patricio ou o Adrien.  (e' preciso lembrar que potenciar talento como o de DiMaria, David Luiz, Aimar, Saviola, Cardozo, Rodrigo e' facil.  Nao me lembro de ele ter potenciado o Bruno Cesar ou o Airton, por exemplo...)

O RV vira' para o Benfica cheio de ambicao. Vira' com as suas ideias, trara' novos metodos de trabalho e novas tacticas.  Trara' novas maneiras de abordar os jogos.  A unica coisa que podemos fazer, como Benfiquistas, e' apoiar o trabalho dele.  O MS seria melhor?  Nao sei, porque o MS nao parece que seja o futuro treinador do Benfica.  Mas quem quer que seja, RV ou MS ou mesmo Pellegrini ou Emery ou Ancelloti, o Benfica sera' sempre o Benfica, continuara' a vencer como o faz ha' quase 112 anos, continuara' a mover as maiores multidoes para ver os seus jogos.  O resto e' conversa.

Nota final:  sera' muito interessante de ver se na carreira de JJ nao havera' um pre-Benfica e pos-Benfica.  Porque por muito que ele queira, JJ sera' sempre transiente na historia do clube.  O mesmo nao se pode dizer da carreira dele...

BENFICA SEMPRE!!!

3 comentários:

João disse...

JJ é um ex-funcionário. Siga a sua vida bem longe da nossa.

Espero e acredito que JJ vá ser o último prego no caixão daquele clube nojento. Mas isso pouco me importa.

Viva o Benfica.

Unknown disse...

A partir do momento em que o Vieira quer reduzir o salário a quem bicampeão, está a empurrar o JJ para fora do Benfica. Toda a direcção queria a renovação do Jesus, o Jesus ao que parece, estava disposto a apostar na formação, e a ganhar o mesmo. Quem fica ganhar com isto é o porto. O Benfica muito provavelmente vai voltar a tempos não muito distantes. A continuidade de JJ seria importante para a conquista do trcampeonato, e para acabar com a hegemonia do Porto. Este é um filme igual ao de 1994. Não é com formação que vamos ser campeões. Quem pensa isso, vive no mundo da fantasia. O Manuel José, e o Manuel Fernandes, já o disseram, e este último queria o Jesus em alvalade. Infelizmente há benfiquistas contentes, aqueles que sempre quiseram o Jesus fora do Benfica. Só espero que depois não chorem.
É estranho o Vieira jogar na roleta russa, quando vai a eleições para o ano... Até parece que andou a ler um determinado fórum, e determinados blogues.

O Soberbo disse...

Boa estatística. O Benfica tem 112 anos. O JJ esteve cá 6. 5%

Outras:
O Benfica foi 34 vezes campeão. 3 com JJ. 9%. Ou seja, ganhou 9% dos campeonatos do historial permanecendo no clube apenas 5% desse mesmo historial.
O Benfica foi 14 vezes a uma meia-final europeia. 3 com JJ. 21%. Em 6 anos conseguiu mais de um quinto das meias-finais europeias.

Nada mau. Dá que pensar.