origem
Eusébio +10: O relato e o sintetico

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O relato e o sintetico

Duas coisas sobressairam do "relato" (ou la' o que e' aquilo que fazem) da PorcoTV no jogo de ontem do Benfica com a equipa do Jaime Pacheco versao 2.0:

- Os orgamos que os "jornalistas" de servico tinham sempre que um marreco do Boavista tocava na bola;

- A conversa sobre o sintetico.

Se em relacao ao primeiro ponto nao tenho muito a acrescentar (por nao ser de esperar outra coisa daquela escumalha), ja' o segundo ponto me irrita profundamente.  E' sempre a mesma conversa quando qualquer equipa joga num relvado sintetico, seja em Portugal seja noutra parte qualquer do mundo.  Culpar a lesao do Ruben no sintetico e' infeliz.

O relvado sintetico tem as suas nuances.  E' mais quente, e' mais rapido, prende mais o pe', aleija para c****** quando se faz um carrinho.  Mas a bola continua a ser redonda.  A lesao do Ruben acontece num sintetico como acontece num natural.  No caso do Ruben, ate' deve acontecer quando ele vai ao supermercado, tal nao e' a tendencia do rapaz para aleijar os joelhos.

Tudo passa por planeamento, por parte da equipa tecnica, do tipo de terreno que se vai encontrar.  E' por esse motivo que a Adidas (falo apenas neles por serem os patrocinadores do Benfica) terem sapatos para todos os tipos de terreno: terra, indoor, sintetico, relva alta, relva baixa, molhado, seco, etc.  Nao se percebe como, para jogar num sintetico, se permite a jogadores entrar em campo com pitons de 5 ou 6 cm quando, por natureza do terreno, nao vai ser preciso "enterrar o pe'".  Apenas acabam por aleijar a sola dos pes (para quem nunca o fez, e' como correr em cima de pregos).  Um sapatinho de sola rasa, com pitons de 0.5 cm espanhados pela sola toda, fazem muito mais sentido.  Mas isso sou eu, da minha posicao de jogador amador, de jogos ao fim de semana, quando estao 30 graus e 75% de humidade. 


Mas vendo as imagens, isto:
adidas Men's Puntero IX Turf Soccer Cleat - Dick's Sporting Goods




nao faz mais sentido que

adidas Men's Predator Instinct FG Soccer Cleat - Dick's Sporting Goods

isto?  O Departamento de Sapataria do Benfica que me contacte que eu mando uns pares para a equipa!  $35 o par, 26 jogadores = menos de $1000 (menos de 1000 euros).  E' so' dizer.

3 comentários:

Adri disse...

Olá.

Não me parece que a questão seja das chuteiras. Eu também fiz uma rotura total num campo sintético e a jogar com essas chuteiras de meio centimetro.

Claro que não sou jogador nem tenho um décimo da preparação que aquela malta tem, mas sinceramente acho que ele só não se teria lesionado se estivesse a jogar com chuteiras indoor!

Força Ruben!

cadu1981 disse...

5 ou 6 cm ( centimetros)???

vão de salto alto ou que??

Diogo disse...

cadu,
Pois, e' muito. Mas percebes o que quero dizer. 1 inch, talvez.

adri,
e' exactamente esse ponto. Nao interessam as chuteiras, nao interessa o relvado, nao interessa a cor da bola ou das cuecas de JJ. o que interessa e' que e' futebol, que se joga da mesma forma em todo o o lado. e conheco quem tenha feito rotura total dos ligamentos do joelho a jogar indoor. o que interessa e' que o trabalho de casa tem de ser feito para o tipo de terreno, o tipo de condicoes atmosfericas, o tipo de estadio, se e' de noite, se e' de dia. ouvir a conversa de que e' sintetico e' que ja' chateia, porque o sintetico nao altera nada sobre o jogo de futebol em si.