origem
Eusébio +10: Novembro 2008

terça-feira, 25 de novembro de 2008

guita

Algum dos meus camaradas de blogue me pode explicar muito devagarinho o seguinte ? Segundo o comunicado que a SLB-SAD enviou hoje à CMVM:

O clube da Luz comprou os restantes 50 por cento do passe de Sidnei, pagando dois milhões de euros à Gestifute de Jorge Mendes. A empresa fica com 30 por cento das mais-valias líquidas em caso de futura transferência

Ora bem... se eu bem me lembro, no Verão o Benfica comprou 50% do passe do Sidney por 5 milhões de euros. Donde, se agora comprou os restantes 50% porque pagou só 2 milhões? E se comprou a totalidade, porque é que o Veiga fica com 30% de mais valias? Ah... porque deve corresponder aos 3 milhões que faltam... Não está na cara que o Sidney vale o seu peso em ouro, para o Benfica estar agora a poupar 3 milhões de euros? Que merda de negócio é este em que estamos a vender 30% do passe de um craque por 3 milhões de euros?!? Eu não tenho 3 milhões de euros, mas se tivesse até dava por 20% do passe do Sidney... a questão é, será que o Benfica está interessado em vender a mim?


O Benfica anuncia a venda de 10 por cento dos direitos económicos de Di Maria à Gestifute por um milhão de euros.


Como é que é? Um milhão de euros por 10% do passe? Quer isso dizer que o Benfica avalia a totalidade do passe em 10 milhões? É impressão minha ou o LFV andou a cagar de alto durante o Verão a dizer que não o vendia por 20 milhões, e agora o Veiga leva a metade do preço? Bem sei que o Di Maria não vale nem 20 nem 10, mas o Mourinho pagou 30 pelo cretino do cigano e se nos emprestou o Suazo à borla só para ter preferência pelo DiMaria, quer dizer que está disposto a pagar por ele uns 50 milhões de euros. Basta o Maradona espirrar o nome DiMaria e aparecerá logo um Manchester City qualquer a atirar barras de ouro por ele... 1 milhão por 10% do passe? brincamos?

domingo, 23 de novembro de 2008

cenas irrelevantes

Cá vai mais uma divagação...

Quique decidiu que o seu Benfica, à imagem da maioria das equipas espanholas deveria jogar num 4-4-2 clássico, com dois trincos e dois alas bem abertos. Tudo normal. Infelizmente, os alas de Quique só têm marcha à frente... Reyes e Di Maria só sabem correr com a bola no pé. Por outro lado, Katso e Yebda, são dois matraquilhos e correr é só para os lados... o que na prática significa que o Benfica não joga num 4-4-2, mas num 4-2-4: A transposição defesa-ataque consiste invariavelmente num bico do Luisão, e a movimentação defensiva é cada homem por si, panico total!

Depois do baile do Galatasarya (precedido de outros bailes de equipas como o Penafiel, Rio Ave e Leixões) Quique achou que precisava de mudar... Do 4-2-4 em que parecia que os nossos jogadores procuravam estar o mais afastados possiveis uns dos outros, virou-se para o 4-4-2 losango, com a batuta (topo do losango) entregue a Aimar, e foi como da noite para o dia. Para além da Xistrada e do Soporifero dos dois ultimos jogos, o Benfica teve posse de bola, não deu chutões para a frente e, mais importante, não consentiu uma oportunidaded de golo ao adversário.

Estamos no bom caminho digo eu.... mas o maldito losango tem um pequeno problema... Reyes, não encaixa (nem DiMaria, valha-nos isso). Chega de pensar que Reyes e DiMaria podem jogar a médios, porque não podem... basta ver o número de perdas e recuperações de bola de cada um para se concluir facilmente que quanto mais longe jogarem da nossa baliza, melhor.

E então? Eu gosto muito do 4-4-2 losango e acho que Quique devia optar muitas vezes por este modelo. Tem 4 excelentes avançados (Suazo, Cardozo, Nuno Gomes e Makukula), 2 jogadores para o topo do losango (Aimar e Martins), bons interiores (Yebda, Maxi, Ribeiro, Ruben e Martins), e bons trincos (Katso, Yebda e Bynia)... já para não falar do facto do losango libertar os nossos laterais ofensivamente e soltá-los das amarras a que têm estado presos. Reyes e DiMaria obviamente são carta fora do baralho... too bad...

No entanto, Quique tem uma alternativa que me parece muito mais eficaz. O 4-3-3... Com uma tridente ofensivo com Reyes sobre a esquerda, Cardozo no eixo e Suazo sobre a direita. É nesta posição que ele joga pela selecção e onde me parece que pode render mais... Aproveita-se a veia goleadora de Cardozo, a velocidade de Suazo e solta-se a criatividade de Reyes. Por trás, um triangulo com Aimar, Martins e Yebda. E na defesa, laterias com ordem para atacar. Para mim é de caras este o melhor modelo táctico em função do nosso plantel e do "campeonato" que disputamos.

Concluida a divagação, importa realçar que independemente da táctica e das Xistradas, há talento para ganhar a qualquer um e em qualquer lado, bastando para isso que haja garra e querer. É que depois do que vi no jogo com o Estela.... estou muito pessimista....


PS - Os especiais estão zangados... parece que ontem o árbitro marcou um penalti porque o Caneira cortou uma bola com o cotovelo dentro da área, e mais tarde mostrou-lhe o segundo amarelo por um derrube por trás... e vejam lá que expulsou Derlei só por ter enfiado com os pitons na coxa de um adversário... só faltava mesmo ter assinalado penalti quando o Polga atropelou o Marcelinho ao minuto 79 dentro da área... Já é demais... É que a semana passada contra os Andrades o árbitro não assinalou um penalti ao minuto 89 por mão na bola na área do Porto ... se calhar o Paixão estava influenciado... é que até ao minuto 89 já tinha perdoado dois penaltis sobre o Hulk, a expulsão do Rochemback e a expulsão do Liedson... Paulo Bento, já metes nojo....

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

estrelinhas over rated

quero comecar por dizer que o que me preocup mesmo e' o facto de o benfica nao ser capaz de aniquilar o estrela por 4 ou 5 sem resposta. mas desde que ganhemos, no fim e' que se fazem as contas e se formos campeoes mesmo sem jogar um futebol muito atractivo ('a la' trapatoni) nao me chateio muito. mas preocupa.

este post e' uma critica 'a actuacao (ou falta dela) da seleccao. percebeu-se ontem (se ainda nao se tinha percebido) a falta que scolari faz a esta seleccao. as razoes para tal afirmacao sao mais que evidentes: a seleccao de queiros, que apenas deveria ser uma continuacao do trabalho de 6 anos do scolari, foi uma viragem de 180 graus no que se havia feito ate' entao e um regresso ao futebolzinho de trazer por casa e de apuramentos sempre 'a rasca. e ontem foi so' um jogo a feijoes!!

por partes: o scolari, goste-se ou nao, fez uma equipa. todos os jogadores seleccionados faziam parte dessa equipa, e nao havia espaco para vedetismo (razao pela qual o quaresma ficou sempre em casa...). sai o scolari, entra o gajo porreiro, amigo e que gosta da juventude e foi tudo por agua abaixo. hoje portugal nao tem uma equipa. tem um conjunto de estrelinhas que querem dar nas vistas e que pensam que sao os maiores do mundo.

com queiros portugal perdeu medios de contencao, perdeu solidez defensiva, perdeu jogadores com voz de comando e jogadores que arregacam as mangas e dao o litro. queiros quer fazer de portugal uma equipa de avancados armados em estrelas, como o nani, o cristiano, o quaresma. scolari nisso foi muito inteligente: os jogos ganham-se com as formiguinhas, nao com as cigarras. e' preciso uns petits, uns maniches, uns paulos ferreiras, para que o deco tenha espaco, o ronaldo tenha liberdade, e o hugo almeida (sera' que nao ha' um ponta de lanca de jeito em portugal, gaita???) possa tentar marcar golos. para nao falar de centrais que joguem alguma coisa, e nao dois cepos over rated. quando uma equipa comeca com um meio campo composto por tiago, deco maniche e danny, esta' tudo estragado. quando se da' a um gajo com a mania que e' bom (ja' estou farto de o ouvir papagear acerca de como e' melhor que todos os jogadores da bola juntos) e um anao para fazer frente ao luisao e ao maicon e' pedir para levarem na tromba. resultado? levaram na tromba.

nota final vai, claro, para o meu novo odio de estimacao: o cristiano. amigo, tu tens jeito. tens muito mais jeito que eu. mas dizeres que es melhor que o kaka e o kaka em 90 minutos mostra-te porque e' que ele e' muito superior a ti e' uma chapada de luva branca muito bem dada. ainda tens muito que crescer. antes de seres "o melhor do mundo" tens mesmo de ser o melhor do mundo. tens de estar frente a frente ao kaka e ao messi e fazer com que a tua equipa ganhe. ah, ja' agora, foi isso que o kaka fez ontem, caso tenhas passado ao lado dos acontecimentos...

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Coentrinho

O jovem-grande-promessa-loura-mas-nao-tosca do ano passado, o tal que ia ser o proximo grande extremo-esquerdo, um diamante por lapidar, etc e tal, foi parar com os costados a um clube da segunda divisao espanhola, e esta' triste porque nao joga.
O que se pode dizer mais? Alguem que nao tem valor para jogar/ir para o banco/ser convocado num clube da segunda divisao seja la' de onde for nao tem valor sequer para pisar o relvado sagrado ou para estar a menos de 100Km de uma camisola sagrada.
Isto nao e' de um coentrao, e' de uma erva daninha. Os Coentros merecem respeito porque sao parte integrante da grandeza da cultura Alentejana. Coentrinho, vai la' para a Madeira e nao voltes.

O Di Maria esta' lesionado ate' ao fim do ano. Ja' nos safamos.

O Quique esta' chateado com o facto de o Balboa ser uma merda. Benvenido 'a la' realidad, Quiquito amiguito. Aqui por estas bandas, ja' nao acreditamos em milagres ha' muito. Nem no apito dourado, quanto mais...

O Mantorra parece que veio a este lado de El Charco participar numa efemeride qualquer em Newark. E o Leo parece que foi ao Brasil tratar de assuntos pessoais (nao ha' ninguem que lhe meta os pais num aviao e os aterre em Lisboa, para ficarem todos em paz?!?!? Bolas...). Esta' tudo de ferias, ou ja' ganhamos o jogo ao Estrela da Amadora mesmo antes de comecar?

Benfica esmigalharrifunfa.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

gloriosos

Começo por dizer que não tenho qualquer simpatia pelas claques do Benfica, muito menos pelos NN. Mas ontem estes rapazes fizeram-me sentir que o Benfica é muito mais do que o Quique , o Suazo e os DiMarias por quem nós sofremos.


Faltavam 5 minutos para o final do jogo, perdiamos 2-0, e dos 45 mil espectadores que foram ao jogo já só deviam sobrar 10 mil. Os NN começam a cantar:

MOSTRA A TUA RAÇA O QUERER E AMBIÇÃO!
NÓS SO QUEREMOS O BENFICA CAMPEÃO!
OHHHH O BENFICA, O BENFICA, O CAMPEÃOOOOOOOOO!


As palmas frenéticas estenderam-se ao estádio inteiro e durante aqueles 5 minutos cantámos bem alto o nome do Glorioso. Aqueles 11 que ontem fizeram mais uma exibição miserável não representam o Benfica. O Benfica somos nós, os melhores adeptos do mundo!

O rei vai nu - parte 2

No seguimento do post de 24 de Outubro, há a acrescentar mais 180 minutos de bola:

- "jogo" com o Guimarães onde tivemos uns bons 15 minutos, coroados com um golo resultado de uma jogada fantática do Suazo, e mais um golo em sequência de um lance de bola parada... depois entrou em acção a Xistrada à qual respondemos com um bem sucedido autocarro de 2 andares. Resumindo e concluindo, toda a gente se vai lembrar do golo 5000 do Suazo, dos 3 pontos conseguidos contra tudo e contra todos, mas não de futebol bem jogado...

- jogo com o Galatasaray onde levámos um banho de bola de 90 mns.

Esta equipa está a treinar há 4 meses e não se vislumbra qualquer fio de jogo. Com a excepção do jogo com o Nápoles em casa, temos acumulado exibições paupérricas e resultados tangenciais. Não fora a miséria alheia e a cabeça do Quique já estava espetada num páu. Ontem repetimos a dose de 4 avançados inconsequentes e individualistas, 2 médios completamente incapazes de fazer a transição, e 4 defesas que passaram 90 mns a dar chutões para onde estavam virados. A forma como o Benfica ataca é confrangedora... a bola não rebola, a bola não passa por mais de 3 jogadores, corre-se chuta-se e finta-se muito... temos ganho alguns jogos porque de facto o talento individual é muito (Suazo e Reyes são mesmo de outro campeonato). A defender parecemos juvenis pela forma como corremos todos atrás da bola e qualquer jogada de 'passe e dobra' deixa toda a defessa à nora. Pior, como equipa, não se vê qualquer entrosamento e espirito de entreajuda. Há 4 jogadores a tentar marcar golos, 4 a tentar não sofrer golos, e os outros 2 não sabem bem o que andam a fazer e correm atrás da bola. É pouco, muito pouco...


PS - da penultima vez que fui à Luz perdemos 3-0 com o ultimo classificado da Liga Portuguesa.
PS2 - da ultima vez que que fui à Luz perdemos 2-0 com o quinto classificado da Liga Turca.
PS3 - não vai haver mais PSs...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ventos de mudanca




Como cidadaos de um planeta cada vez mais global e globalizado, nao podemos deixar passar em claro a eleicao do senador Barack Obama para presidente dos Estados Unidos. 40 anos depois do Civil Rights Movement, mais de 100 anos depois da abolicao da escravatura, o povo americano elegeu a nova face da politica americana, numa demonstracao de cidadania e patriotismo que falta a muitos paises. O novo presidente americano e' uma ruptura com o passado: Harvard Law graduate, calmo, inteligente e com provas dadas de que as solucoes tem de ser tomadas no momento certo e ponderadas antes de se aplicarem as resolucoes.

Em meu nome (e creio que em nome dos meus companheiros bloggistas), congratulations and best of luck President Obama!

Yes we can! We all can!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BASTA!!!

Não é pelo que se passou ontem, nem na última jornada, mas pelo que se passou nas últimas 7 em vários campos desta liga que só podia mesmo ser patrocinada por uma cerveja...

Rui Costa está à espera de quê? De um máu resultado para se queixar???
Não sabe ele como se ganham campeonatos cá na terra?
Acha que vamos ganhar contra tudo e contra todos?

Eu não sou assim tão romantico....
Está na hora dos palhaços terem MEDO do Benfica.

Não estou a falar de DVDs para a Liga com queixinhas.
Os srs da Liga iriam rir-se a bandeiras despregadas com uma compilação dos seus melhores momentos.

O Rui Costa tem peso para dar uma conferência de imprensa com o tom de voz certo e pôr os macacos de volta na árvore. E tem que ter a astúcia de pôr a circular umas compilações no youtube daquelas que iriam pôr a Europa inteira a rir-se desta palhaçada que não tem outro nome. E a morada do Sr Xista, a matricula do carro e a escola das filhas deviam já estar a circular pela blogosfera.

Não somos especiais para nos andarmos a queixar semana sim semana sim, mesmo quando somos beneficiados. Nem somos andrades para regozijarmos semana após semana com as agressões dos nossos jogadores que passam sempre impunes. Somos o Glorioso e exigimos respeito.

Ao Rui Costa eu exigo uma posição:

"Comunicado do SLBenfica,
Na sequência dos acontecimentos das ultimas horas, acrescente-se, em todo semelhantes ao das últimas jornadas e amplamente reconhecidos pela imprensa desportiva, O SLBenfica pretende desmarcar-se dos juizos de valor e da pressão que está a ser exercida sobre as equipas de arbitragem (salvo seja). Mais, o SLBenfica apela ao Presidente do Concelho de Arbitragem da Liga, que não actue disciplinarmente sobre os referidos "árbitros" e que lhes continue a oferecer as condições para que nos propiciem os momentos de entretenimento que fazem da nossa Liga Sagres única no mundo. Se nos fosse possivel, gostavamos ainda de encorajar o Sr Presidente a nomear rapidamente o Sr Carlos Xistra (ou em alternativa o Benquerença, o Duarte Gomes, o Jorge Sousa, ou qualquer um dos Costas) para um jogo na Luz, para que os Benfiquistas possam saudar pessoalmente o trabalho de qualidade destes profissionais (mais uma vez, salvo seja).
Contra tudo e contra todos, venceremos sempre!"