origem
Eusébio +10: cenas irrelevantes

domingo, 23 de novembro de 2008

cenas irrelevantes

Cá vai mais uma divagação...

Quique decidiu que o seu Benfica, à imagem da maioria das equipas espanholas deveria jogar num 4-4-2 clássico, com dois trincos e dois alas bem abertos. Tudo normal. Infelizmente, os alas de Quique só têm marcha à frente... Reyes e Di Maria só sabem correr com a bola no pé. Por outro lado, Katso e Yebda, são dois matraquilhos e correr é só para os lados... o que na prática significa que o Benfica não joga num 4-4-2, mas num 4-2-4: A transposição defesa-ataque consiste invariavelmente num bico do Luisão, e a movimentação defensiva é cada homem por si, panico total!

Depois do baile do Galatasarya (precedido de outros bailes de equipas como o Penafiel, Rio Ave e Leixões) Quique achou que precisava de mudar... Do 4-2-4 em que parecia que os nossos jogadores procuravam estar o mais afastados possiveis uns dos outros, virou-se para o 4-4-2 losango, com a batuta (topo do losango) entregue a Aimar, e foi como da noite para o dia. Para além da Xistrada e do Soporifero dos dois ultimos jogos, o Benfica teve posse de bola, não deu chutões para a frente e, mais importante, não consentiu uma oportunidaded de golo ao adversário.

Estamos no bom caminho digo eu.... mas o maldito losango tem um pequeno problema... Reyes, não encaixa (nem DiMaria, valha-nos isso). Chega de pensar que Reyes e DiMaria podem jogar a médios, porque não podem... basta ver o número de perdas e recuperações de bola de cada um para se concluir facilmente que quanto mais longe jogarem da nossa baliza, melhor.

E então? Eu gosto muito do 4-4-2 losango e acho que Quique devia optar muitas vezes por este modelo. Tem 4 excelentes avançados (Suazo, Cardozo, Nuno Gomes e Makukula), 2 jogadores para o topo do losango (Aimar e Martins), bons interiores (Yebda, Maxi, Ribeiro, Ruben e Martins), e bons trincos (Katso, Yebda e Bynia)... já para não falar do facto do losango libertar os nossos laterais ofensivamente e soltá-los das amarras a que têm estado presos. Reyes e DiMaria obviamente são carta fora do baralho... too bad...

No entanto, Quique tem uma alternativa que me parece muito mais eficaz. O 4-3-3... Com uma tridente ofensivo com Reyes sobre a esquerda, Cardozo no eixo e Suazo sobre a direita. É nesta posição que ele joga pela selecção e onde me parece que pode render mais... Aproveita-se a veia goleadora de Cardozo, a velocidade de Suazo e solta-se a criatividade de Reyes. Por trás, um triangulo com Aimar, Martins e Yebda. E na defesa, laterias com ordem para atacar. Para mim é de caras este o melhor modelo táctico em função do nosso plantel e do "campeonato" que disputamos.

Concluida a divagação, importa realçar que independemente da táctica e das Xistradas, há talento para ganhar a qualquer um e em qualquer lado, bastando para isso que haja garra e querer. É que depois do que vi no jogo com o Estela.... estou muito pessimista....


PS - Os especiais estão zangados... parece que ontem o árbitro marcou um penalti porque o Caneira cortou uma bola com o cotovelo dentro da área, e mais tarde mostrou-lhe o segundo amarelo por um derrube por trás... e vejam lá que expulsou Derlei só por ter enfiado com os pitons na coxa de um adversário... só faltava mesmo ter assinalado penalti quando o Polga atropelou o Marcelinho ao minuto 79 dentro da área... Já é demais... É que a semana passada contra os Andrades o árbitro não assinalou um penalti ao minuto 89 por mão na bola na área do Porto ... se calhar o Paixão estava influenciado... é que até ao minuto 89 já tinha perdoado dois penaltis sobre o Hulk, a expulsão do Rochemback e a expulsão do Liedson... Paulo Bento, já metes nojo....

6 comentários:

Diogo disse...

eu nao sei se hoje foi mais do mesmo, ou se ha' coisas que vao ser mudadas no futuro. mas o que vi foi o que muito bem descreveste: charuto para a frente por quem quer que se ja quando a bola esta' na nossa area, e pedir ao suazo, ao nuno ou ao cardozo que corram que nem desalmados. parece-me que assim nao vamos la'...

de realcar o trabalho fantastico do nuno gomes. parece um jogador diferente! joga e faz jogar, nao tem medo da bola nem de se despentear um bocadinho.

o suazo e' de outra galaxia (a arrancada antes da bola ao poste, em que deixa 2 jogadores da academica nas covas e' de um jogador muito acima da competicao...)

quanto a esquemas tacticos. eu gosto muito do 4-4-2 classico, mas temos de admitir que o benfica nao tem jogadores para o interpretar. nao e' critica. alias, temos jogadores que noutros esquemas podem brilhar. 'a la' jose mota, o 4-3-3 que sugeriste e' sem duvida dos melhores: ignorando a defesa (poucas alteracoes, so' mesmo pontuais, serao necessarias), podemos ter um meio campo forte com martins e yedba/katso atras do aimar, reyes na esquerda, suazo 'a direita e cardozo/nuno gomes (indo sempre para o primeiro a preferencia dada a maior compleicao fisica) na frente. sem duvida um esquema para brilhar. se as coisas apertam, sai o cardozo e entra um interior, sobe o reyes para o lado do suazo, e fica-se com yebda,martins,amorim (p.e.) e aimar, reyes e suazo na frente. jogamos em contra ataque com um meio campo em losango. temos velocidade que baste no suazo e no reyes, temos posse de bola com o aimar, e capacidade de a transportar mais para a frente com o martins.

mas, independentemente de quem jogue, acho que o benfica tem, neste momento, o melhor plantel de portugal. e' so' mesmo uma dose de garra e querer e ninguem nos para!

como sempre, seja o que o quique fizer, estou com ele.

Joao disse...

esta cena das tácticas é uma parvoice com que a gente se vai entretendo. Ontem Quique mostoru como estou enganado apostando no 442 clássico com o yebda e bynia no meio... a minha primeira reacção foi de horror... e no entanto Bynia deve ter sido o melhor em campo e Amorim foi muito bom equilibrando a equipa no meio campo. O que comoprova a minha teoria... a entrega ao jogo é muito mais importante que a táctica e que a folha de salários.

Suazo é de outra galáxia, mas atenção, só corre quando lhe passam a bola... e se não fosse o Yebda correr por 3 tinhamos ali um problema.

quem eu continuo a não gostar é o David Luiz... quanto mais os benfiquistas o idolatram mais eu fico desconfiado...

Maxi não é nem de perto nem de longe dos melhores jogadores do Benfica, mas confesso que é dos meus preferidos! São formigas como o Maxi que permitem a Reyes e Suazos passear classe. Sem eles (Maxis e Yebdas) não se ganham campeonatos, e mereciam mais carinho dos adeptos.

Joao disse...

O Pedro Proença assinalou um penálti a favor do Benfica?

Diogo disse...

joao,
concordo plenamente em relacao ao maxi e ao yebda. sem duvida que sao jogadores destes -- daqueles que ninguem da' nada por eles e a quem chamam de toscos (vide, petit) -- que, com a sua entrega, permitem que outros, mais dados aos holofotes, sejam mais idolatrados.

entre o david luiz e o sidnei, o sidnei. ao david luiz parece que a operacao ao metatarso lhe trocou os pes, ja' que o rapaz nao acertou um passe ontem...

Nuno disse...

E brinca brincando, passamos a parte do campeonato em que se previa que ficassemos a dez pontos com cinco de avanco...

Nuno disse...

Mais uma achega, enquanto a incubadela avanca: como alguem comentou num dos comentarios, a tactica e' altamente sobrevalorizada.
Nao me arrepia minimamente termos o Reyes a extremo-esquerdo puro e duro e jogarmos com um interior direito do outro lado. Como nao me faz impressao que um dos medios seja trinco hiper-retranqueiro, e o outro seja um medio de destruicao/construcao como o Tiago foi e o Carlos Martins pode ser.
A cena da tactica, dos numerozinhos, se e' em 4-3-3 ou em 3-5-2, pouco interessa. So' ha' duas coisas importantes: ter a bola, e saber o que fazer com ela. Para a primeira, o Yebda trata do assunto. Para a segunda, e' por la' os melhores jogadores: Reyes, Aimar, e mais uns quantos. Depois, temperar tudo com realismo (as formiguinhas de que voces falaram anteriormente) e descontar as Xistralhadas.

Benfica ESMAGA E ESMAGARA MAIS AINDA!

THE BENFIQUAKE IS APPROACHING!!!!!!!!!!!!

(E os gregos e' que as vao pagar...)