origem
Eusébio +10: Orgulho em ser benfiquista

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Orgulho em ser benfiquista

Esta' bem, perdemos com o Manchester e fomos eliminados da Champions. Vamos para a UEFA. Mas depois do jogo acabar estive a pensar na forma como perdemos. Vamos por partes:

1) O Manchester deste ano , embora com actores algo diferentes, mostrou-se tao macio como o do ano passado. O Saha nao e' um van Nistelrooy na area, o Rooney muito menos. No entanto, este ano o Leo teve alguns problemas para parar o Cristiano. Um meio campo musculado, com pouca criatividade, a nao ser a introduzida pelo madeirense. O Manchester parece canalizar o jogo muito pelas alas e esperar que os cruzamentos apanhem o Saha a jeito ou o Rooney em forca.

2) Embora custe acreditar, o Benfica deslumbrou-se com o golo do Nelson. Isso nunca poderia ter acontecido. Houve momentos em que deu a ideia que estando a ganhar por 1-0 os rapazes pensaram que estava tudo perdido. E' preciso manter a calma e conseguir manter o ritmo de jogo que queremos. Entregamos o jogo ao Manchester e, a jogarem a 120 'a hora contra os nossos 90 tornou-se dificil.

3) Nao e' para arranjar desculaps, mas: 2 dos golos do Manchester aparecem de pequenos erros de arbitragem. A falta para o primeiro golo nao me pareceu existir e o canto para o 3-1 e' que nao existiu mesmo. A bola vem de um jogador do Manchester e o Rooney nao a apanha. Fazer disso um canto e' algo descabido.

4) Batemo-nos bem. Gostei da forma de jogar do Nuno Assis (mais uma vez), do Simao, do Nelson, do RR.

5) O Katsoranis acusou nao sei bem o que. Perdeu-se no meio campo do Manchester, cansou-se, e a partir do golo foi desaparecendo. Deveria ter saido? Talvez. Mas para por o Karagounis, que pouco fez, ou o Paulo Jorge que muito lutou mas pouco produziu, e obrigar a equipa a jogar num esquema tactico nao tao bem interiorizado como um 4-5-1?

6) O Nuno Gomes esta' a precisar de aquecer o banco por 2 ou 3 jogos. A certeza de titularidade so' pode ser dada a quem produz nos jogos e nao so' nos treinos. Por isso o Simao sera' sempre titular, e o Nuno Gomes nem tanto.



No fim de tudo, de todas as contas, acabamos num merecido 3o. O empate em Copenhaga nao claudicou as contas (o Celtic e o Manchester perderam la'). Perder com o Manchester em casa e com o Celtic fora e' que nao estava nos planos, principalmente depois de mostrarmos que nao sao nenhum tubaroes. Enfim. Venha a UEFA, que vamos para la' jogar com toda a raca e querer que faz do Benfica o melhor clube do Mundo. E se os lagartos chegaram 'a final nos temos obrigacao de chegar 'a final e GANHAR!

Para a digestao venha a Naval. O orgulho esta' ferido. Prognostico de 3 secas?

1 comentário:

Nuno disse...

Também não fiquei propriamente chateado pela derrota. Perante o jogo, foi um resultado justo. Aliás, talvez mais justo até fosse 3-0, porque o Benfica fez muito pouco no que toca a atacar.
E foi precisamente isso que me deixou pouco contente: não gosto de ver os jogadores que vestem aquela camisola com medo, meio atordoados, um bocadinho entre o "à rasquinha" e o "livra...".
O meio-campo esteve praticamente amador nas saídas para o ataque. Eu sei que o Manchester também pressionou bem, mas mesmo assim tinham obrigacão de fazer melhor - perder a bola antes de chegar à linha de meio-campo é mau. Discordo do Nuno Assis, parece-me que parte da transicão para o ataque passava por ele, e acabou por não se passar grande coisa. O Karagounis, por mim, tinha entrado ao intervalo, a ver se agitava as águas, mas quando entrou já o jogo estava arrumado e não fez nada. O Simão fez umas quantas jogadas que justificam que a malta lhe bata palmas mesmo que ele veja o jogo da bancada. O Nuninho não teve bola, e o Micolli também não. Talvez não tivesse sido má ideia jogar só com um destes dois, e meter um gajo no meio-campo que tivesse pomodoros para transportar a bola. Porque sem bola, dois avancados são mais ou menos dois turistas. E aquelas "brancas" a defender, tipo deixar o extremo-esquerdo cabecear sozinho na área, não lembram a ninguém. (Ou o guarda-redes ficar assim a meio-caminho, tipo Ricardo, quando podia muito bem ter ido apanhar a bola...)
Altíssimo golorro do Nélson. Lá para 2010 talvez faca outro assim.
Não foi mau, não envergonharam ninguém, mas também não foi bom e têm obrigacão de fazer melhor. O Benfica, para estar à altura da sua História, tem que fazer melhor que aquilo. Só que, simplesmente, ganhou o melhor, e sem espinholas.

Três secas à Naval, para pagarem as favas. E no jogo a seguir, o Nuninho regressa com a cabeca a borbulhar de ideias frescas e faz um altíssimo poker, para se reconciliar com a malta.

Benfica esmaga.