terça-feira, 2 de agosto de 2011
Sempre Aimar
Até fora de campo o homem ajuda a corrigir os disparates de Jesus....
100 mil de lucro?!
Está bem.....
Méééééééééééé
PS - Almeida por Cardozo?! Brincamos?
100 mil de lucro?!
Está bem.....
Méééééééééééé
PS - Almeida por Cardozo?! Brincamos?
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
quinta-feira, 28 de julho de 2011
muito bom e muito a melhorar
Depois de ter profetizado a desgraça em relação a este inicio de época, é um descanso ver que pelo menos arrancámos com o pé direito, com uma exibição muito melhor que as anteriores e um óptimo resultado. Mais importante ainda, arrancámos com humildade e ambição, profissionalismo e muita sede de vitória.
O jogo de ontem esteve longe de ser muito bem jogado... os turcos também não ajudaram, mais preocupados em não deixar jogar... e a arbitragem foi ao nível de um Xistra... mas este jogo deixou os adeptos com um misto de satisfação e tristeza: se por um lado a atitude demonstrada e o resultado obtido são optimos prenuncios, por outro, mete dó tanto talento individual produzir tão pouco futebol.
Jesus insistiu no seu querido 4-4-2 com Aimar bem próximo de Javi, o que redunda inevitavelmente no famoso 5-1-4 quando tem a bola:
- Javi vem sempre receber entre os centrais
- Gaitan e Perez encostam nas linhas
- Aimar fica perdido no meio campo.. ou vem buscar junto a Javi e fica a 40 metros dos restantes jogadores do meio campo, ou encosta a Saviola e fica à espera do chuto para a frente.
O resultado está mais que visto. O Benfica consegui jogar até ao momento em que os turcos perceberam que bastava emparedar Aimar para todo o sistema emperrar. E verdade seja dita, entre os 20 e os 60 minutos não se jogou nada de nada, com os adeptos (pelo menos o imbecil sentado atrás de mim) a insultar Aimar como se este tivesse alguma culpa de estar completamente só no meio campo. Foi penoso ver Aimar chamar Gaitan para o centro e Jesus empurrar Gaitan para a linha. Em 60 minutos, pouco mais se viu do que algumas jogadas individuais de Gaitan e muita insistência nas bolas paradas. Aos 60 minutos a entrada de Nolito revolucionou o jogo. Aproveitando o cansaço que já se sentia e os espaços que iam aparecendo, Nolito jogou e fez jogar: marcou um grande golo, deu outro de mão beijada a Cardozo e contagiou toda a equipa para o ataque. Foi de Nolito o mérito desta vitória, e não de Jesus, que mais não fez do que mudar os jogadores que iam caindo mantendo o mesmo sistema. Este jogo comprovou a minha teoria, de que são os jogadores mais inteligentes e talentosos que estão a tapar os buracos que Jesus teima em abrir. Este Benfica vive 100% das individualidades, e 0% de trabalho colectivo. Quando se juntar o talento às movimentações colectivas, cuidado. Tenha Jesus unhas para esta guitarra.
Artur - é uma bênção divina.
Ruben Amorim - considerando que não jogava há praticamente um ano, fez um jogo muito bom, mostrando que talvez não seja preciso ir buscar uma alternativa a Maxi.
Luisão - fez um jogão a mostrar que mais do que sair, deve querer renovar. renove-se digo eu. merece ser o jogador mais bem pago do plantel.
Garay - excelente jogador e o parceiro que Luisão merecia há mto tempo.
Emerson - foi tão intransponível a defender como inofensivo a atacar. Ou muda muito a forma de jogar ou dificilmente terá um futuro promissor.
Javi - foi, como é quase sempre, o melhor jogador em campo... ainda que ninguém o reconheça.
Aimar - É uma vitima do sistema táctico e a única luz no meio do desnorte completo que é a nossa movimentação ofensiva.
Perez - Não se viu... parece ser muito batalhador mas ficou ko a meio da primeira parte e nunca se recompôs.
Gaitan - capaz do melhor e do pior, é um génio que se tivesse outra postura competitiva seria um gigante do futebol. é atroz jesus insistir em encosta-lo ás linhas. tem tudo para ser o 10 desta equipa, com Aimar e Javi como muletas preciosas.
Saviola - lutou incansavelmente mas continua na senda do ano passado em que nada de nada lhe sai bem.
Cardozo - não ganhou uma bola, não fez um passe, não fez nada de nada.
PS - profundamente disparatadas as considerações de Jesus no final do jogo. A sua avaliação do jogo do Nolito é não só profundamente errada, como também muito pouco motivadora para o maior talento que tem no plantel. Também não percebi a sua insistência em ligar o futuro do Luisão ao seu, dizendo que no futebol só existe presente, e que não sabe o futuro nem dele nem do Luisão. Curiosamente, o futuro do Luisão eu sei qual é: ser um grande jogador de futebol mais 3 ou 4 anos, seja no Benfica ou noutro grande clube qualquer. O de Jesus, não estou certo que não seja o de regressar pela porta pequena ao Estrela da Amadora.
PS2 - Os assobiadores ainda andam pela Luz. É triste. São piores para o Benfica que os nossos inimigos exteriores.
O jogo de ontem esteve longe de ser muito bem jogado... os turcos também não ajudaram, mais preocupados em não deixar jogar... e a arbitragem foi ao nível de um Xistra... mas este jogo deixou os adeptos com um misto de satisfação e tristeza: se por um lado a atitude demonstrada e o resultado obtido são optimos prenuncios, por outro, mete dó tanto talento individual produzir tão pouco futebol.
Jesus insistiu no seu querido 4-4-2 com Aimar bem próximo de Javi, o que redunda inevitavelmente no famoso 5-1-4 quando tem a bola:
- Javi vem sempre receber entre os centrais
- Gaitan e Perez encostam nas linhas
- Aimar fica perdido no meio campo.. ou vem buscar junto a Javi e fica a 40 metros dos restantes jogadores do meio campo, ou encosta a Saviola e fica à espera do chuto para a frente.
O resultado está mais que visto. O Benfica consegui jogar até ao momento em que os turcos perceberam que bastava emparedar Aimar para todo o sistema emperrar. E verdade seja dita, entre os 20 e os 60 minutos não se jogou nada de nada, com os adeptos (pelo menos o imbecil sentado atrás de mim) a insultar Aimar como se este tivesse alguma culpa de estar completamente só no meio campo. Foi penoso ver Aimar chamar Gaitan para o centro e Jesus empurrar Gaitan para a linha. Em 60 minutos, pouco mais se viu do que algumas jogadas individuais de Gaitan e muita insistência nas bolas paradas. Aos 60 minutos a entrada de Nolito revolucionou o jogo. Aproveitando o cansaço que já se sentia e os espaços que iam aparecendo, Nolito jogou e fez jogar: marcou um grande golo, deu outro de mão beijada a Cardozo e contagiou toda a equipa para o ataque. Foi de Nolito o mérito desta vitória, e não de Jesus, que mais não fez do que mudar os jogadores que iam caindo mantendo o mesmo sistema. Este jogo comprovou a minha teoria, de que são os jogadores mais inteligentes e talentosos que estão a tapar os buracos que Jesus teima em abrir. Este Benfica vive 100% das individualidades, e 0% de trabalho colectivo. Quando se juntar o talento às movimentações colectivas, cuidado. Tenha Jesus unhas para esta guitarra.
Artur - é uma bênção divina.
Ruben Amorim - considerando que não jogava há praticamente um ano, fez um jogo muito bom, mostrando que talvez não seja preciso ir buscar uma alternativa a Maxi.
Luisão - fez um jogão a mostrar que mais do que sair, deve querer renovar. renove-se digo eu. merece ser o jogador mais bem pago do plantel.
Garay - excelente jogador e o parceiro que Luisão merecia há mto tempo.
Emerson - foi tão intransponível a defender como inofensivo a atacar. Ou muda muito a forma de jogar ou dificilmente terá um futuro promissor.
Javi - foi, como é quase sempre, o melhor jogador em campo... ainda que ninguém o reconheça.
Aimar - É uma vitima do sistema táctico e a única luz no meio do desnorte completo que é a nossa movimentação ofensiva.
Perez - Não se viu... parece ser muito batalhador mas ficou ko a meio da primeira parte e nunca se recompôs.
Gaitan - capaz do melhor e do pior, é um génio que se tivesse outra postura competitiva seria um gigante do futebol. é atroz jesus insistir em encosta-lo ás linhas. tem tudo para ser o 10 desta equipa, com Aimar e Javi como muletas preciosas.
Saviola - lutou incansavelmente mas continua na senda do ano passado em que nada de nada lhe sai bem.
Cardozo - não ganhou uma bola, não fez um passe, não fez nada de nada.
PS - profundamente disparatadas as considerações de Jesus no final do jogo. A sua avaliação do jogo do Nolito é não só profundamente errada, como também muito pouco motivadora para o maior talento que tem no plantel. Também não percebi a sua insistência em ligar o futuro do Luisão ao seu, dizendo que no futebol só existe presente, e que não sabe o futuro nem dele nem do Luisão. Curiosamente, o futuro do Luisão eu sei qual é: ser um grande jogador de futebol mais 3 ou 4 anos, seja no Benfica ou noutro grande clube qualquer. O de Jesus, não estou certo que não seja o de regressar pela porta pequena ao Estrela da Amadora.
PS2 - Os assobiadores ainda andam pela Luz. É triste. São piores para o Benfica que os nossos inimigos exteriores.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
silly season
Depois das mentiras publicadas nos últimos dias, o Record proporciona agora aos seus leitores uma página de humor negro.
terça-feira, 26 de julho de 2011
previsao
estamos a pouco mais de 24 horas para o primeiro jogo oficial 2011/2012 e vou arriscar a fazer uma previsao de como vai jogar o benfica amanha na luz, frente aos turcos do trabzonspor. vendo a lista de convocados (coisas planeadas em cima do joelho faz com que o capdevilla nao entre na mesma... enfim... mais um pouco de amadorismo aliado a uma dificuldade tremenda do clube em blindar o mesmo...), e sabendo que jj vai ser casmurro e jogar em 4-4-2 losango, ca' vai a minha previsao:
artur;
ruben (maxi), luisao (jardel), garay, emerson;
javi;
bruno cesar, gaitan;
aimar;
cardozo, saviola;
seriam os meus escolhidos? nao, mas aposto uma mini em como este 11 nao deve andar muito longe do inicial. duvidas em relacao ao lateral direito (ruben quase nao treinou e maxi chega esgotado depois de uma viagem de 16-18 horas) e na titularidade de luisao (que tambem pouco treinou). mas ja' que estamos numa de previsoes e preferencias, o meu 11 (em 4-3-3) seria:
artur;
maxi, luisao, garay, emerson;
javi;
aimar, gaitan (matic);
nolito, enzo (witsel);
saviola (cardozo);
(parentesis para as substituicoes).
coisas que nao percebo: com ruben a recuperar de lesao e sem ritmo, porque fica andre almeida em casa? com bruno cesar pesado, porque nao vai david simao? como e' que o capdevilla e' contratado e nao e' exigido, *logo*, ao clube espanhol e 'a federacao espanhola para enviarem um fax com o certificado, dada a importancia do jogo da champions?
BENFICA SEMPRE!!!
artur;
ruben (maxi), luisao (jardel), garay, emerson;
javi;
bruno cesar, gaitan;
aimar;
cardozo, saviola;
seriam os meus escolhidos? nao, mas aposto uma mini em como este 11 nao deve andar muito longe do inicial. duvidas em relacao ao lateral direito (ruben quase nao treinou e maxi chega esgotado depois de uma viagem de 16-18 horas) e na titularidade de luisao (que tambem pouco treinou). mas ja' que estamos numa de previsoes e preferencias, o meu 11 (em 4-3-3) seria:
artur;
maxi, luisao, garay, emerson;
javi;
aimar, gaitan (matic);
nolito, enzo (witsel);
saviola (cardozo);
(parentesis para as substituicoes).
coisas que nao percebo: com ruben a recuperar de lesao e sem ritmo, porque fica andre almeida em casa? com bruno cesar pesado, porque nao vai david simao? como e' que o capdevilla e' contratado e nao e' exigido, *logo*, ao clube espanhol e 'a federacao espanhola para enviarem um fax com o certificado, dada a importancia do jogo da champions?
BENFICA SEMPRE!!!
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Lapis encarnado
A não inscrição de Jardel na Liga dos Campeões é, a meu ver, um erro colossal.
Com Luisão sabe-se lá como, Miguel Victor lesionado e Roderick no Mundial, vamos atacar o apuramento para a Champions só com o Garay e o Fábio Faria? brincamos? Ou vamos recuar o Javi que é um defesa sofrivel enquanto perdemos o nosso pilar do meio campo?
Jardel não é nenhum sobredotado e cometeu alguns erros esta pré-época... mas não é o mesmo que encostou Sidney e fez excelentes jogos a época passada? O que é que aconteceu a Jardel estes seis meses para Jesus o passar a proscrito?!
Com Luisão sabe-se lá como, Miguel Victor lesionado e Roderick no Mundial, vamos atacar o apuramento para a Champions só com o Garay e o Fábio Faria? brincamos? Ou vamos recuar o Javi que é um defesa sofrivel enquanto perdemos o nosso pilar do meio campo?
Jardel não é nenhum sobredotado e cometeu alguns erros esta pré-época... mas não é o mesmo que encostou Sidney e fez excelentes jogos a época passada? O que é que aconteceu a Jardel estes seis meses para Jesus o passar a proscrito?!
Quem é o Luisão?
O que o Luisão quer, como qualquer outro e ainda para mais brasileiro (perdoem os mais pudicos), é dinheiro.
O seu altruismo para com os jogadores mais jovens do plantel que agora merecem uma oportunidade é patético.... E o seu comentário sobre a braçadeira de capitão é mais desprestigiante para ele do que para o Benfica.
A estratégia de Luisão é simples. Forçar a saída do Benfica (ou exigir uma significativa melhoria contratual), demonstrando pouca vontade de trabalhar (indo de férias enquanto os outros treinam) e virando os adeptos contra si (menosprezando a braçadeira de capitão). O que o Luisão quer é simplesmente criar uma situação insustentável para ambas as partes.
Do outro lado, nós benfiquistas, tendemos a optar por um destes dois discursos:
- meter o filho da puta do traidor a treinar às 6 da manhã até ao fim do contrato.
- vender o cabrão mal agradecido a um clube do Uzbequistão.
Em qualquer destes cenários quem fica sempre a perder é o Benfica.
A solução é simples, não dar a Luisão a importância que ele pensa ter: não fazer dele um caso particular e não criar uma situação insustentável.
Vamos tratar o Luisão como qualquer outro jogador:
- se surgir uma proposta por ele analise-se.
- se o seu ordenado estiver desajustado, equilibre-se ao dos restantes jogadores com a mesma importância.
- se ele treinar com afinco, aposte-se nele para titular.
- se ele abandalhar, fica no banco ou na bancada.
Por muito importante que seja Luisão, será sempre um grão de areia insignificante na nossa história. O tempo corre muito mais contra Luisão (ou o PSG) do que contra o Benfica. Se correr mal para o Benfica, na pior das hipóteses perdemos um jogador para uma posição onde temos Garay, Miguel Victor, Jardel, Fabio Faria e Roderick. E temos ainda mais de um mês até que fechem as inscrições para encontrar uma alternativa. Se a coisa correr mal para o Luisão (que tem 30 anos), ele não só perde o seu lugar na selecção e uma vaga no Mundial do Brasil, como perde qualquer possibilidade de assinar o tal contrato de uma vida. Quem tem a faca e o queijo na mão é o Benfica, não o Luisão. Nós decidimos se ele fica ou sai. Nós decidimos se ele joga ou senta. A única coisa que o Luisão pode fazer é mandar postas de pescada para os jornais que só lhe vão valer multas.
Por tudo isso, tenhamos paciência. Preocupem-se tanto com Luisão como ele se preocupa connosco: nada! Não o crucifiquem. Não o glorifiquem.
Hoje Luisão cuspiu no prato que comeu e perdeu a oportunidade de ser uma referência na nossa história. Agora resta-lhe encontrar um clube que esteja disposto a pagar os 20 milhões da sua cláusula de rescisão, ou ser um bom profissional e honrar o compromisso que assumiu.
O seu altruismo para com os jogadores mais jovens do plantel que agora merecem uma oportunidade é patético.... E o seu comentário sobre a braçadeira de capitão é mais desprestigiante para ele do que para o Benfica.
A estratégia de Luisão é simples. Forçar a saída do Benfica (ou exigir uma significativa melhoria contratual), demonstrando pouca vontade de trabalhar (indo de férias enquanto os outros treinam) e virando os adeptos contra si (menosprezando a braçadeira de capitão). O que o Luisão quer é simplesmente criar uma situação insustentável para ambas as partes.
Do outro lado, nós benfiquistas, tendemos a optar por um destes dois discursos:
- meter o filho da puta do traidor a treinar às 6 da manhã até ao fim do contrato.
- vender o cabrão mal agradecido a um clube do Uzbequistão.
Em qualquer destes cenários quem fica sempre a perder é o Benfica.
A solução é simples, não dar a Luisão a importância que ele pensa ter: não fazer dele um caso particular e não criar uma situação insustentável.
Vamos tratar o Luisão como qualquer outro jogador:
- se surgir uma proposta por ele analise-se.
- se o seu ordenado estiver desajustado, equilibre-se ao dos restantes jogadores com a mesma importância.
- se ele treinar com afinco, aposte-se nele para titular.
- se ele abandalhar, fica no banco ou na bancada.
Por muito importante que seja Luisão, será sempre um grão de areia insignificante na nossa história. O tempo corre muito mais contra Luisão (ou o PSG) do que contra o Benfica. Se correr mal para o Benfica, na pior das hipóteses perdemos um jogador para uma posição onde temos Garay, Miguel Victor, Jardel, Fabio Faria e Roderick. E temos ainda mais de um mês até que fechem as inscrições para encontrar uma alternativa. Se a coisa correr mal para o Luisão (que tem 30 anos), ele não só perde o seu lugar na selecção e uma vaga no Mundial do Brasil, como perde qualquer possibilidade de assinar o tal contrato de uma vida. Quem tem a faca e o queijo na mão é o Benfica, não o Luisão. Nós decidimos se ele fica ou sai. Nós decidimos se ele joga ou senta. A única coisa que o Luisão pode fazer é mandar postas de pescada para os jornais que só lhe vão valer multas.
Por tudo isso, tenhamos paciência. Preocupem-se tanto com Luisão como ele se preocupa connosco: nada! Não o crucifiquem. Não o glorifiquem.
Hoje Luisão cuspiu no prato que comeu e perdeu a oportunidade de ser uma referência na nossa história. Agora resta-lhe encontrar um clube que esteja disposto a pagar os 20 milhões da sua cláusula de rescisão, ou ser um bom profissional e honrar o compromisso que assumiu.
Maxi merece:
- um jacto privado para o trazer de volta a Lisboa esta noite.
- um contrato de 4 anos no valor de 6 milhões de euros.
- o nosso maior respeito por ser um profissional "à Benfica".
- um contrato de 4 anos no valor de 6 milhões de euros.
- o nosso maior respeito por ser um profissional "à Benfica".
quinta-feira, 21 de julho de 2011
o meu reforço de sonho seria...
quarta-feira, 20 de julho de 2011
benfica novo, benfica velho
Muitas caras novas, e ainda muito pouco futebol.
Perdoem-me os benfiquistas verdadeiros, os que só vêm defeitos nos árbitros, mas eu continuo a ver um Benfica ao pior nível dos últimos 3 anos. Depois do seu ano de glória, o catedrático da táctica insiste num modelo de jogo que parece saído de um manual dos anos 40.
Vão-me dizer que ganhámos, que o Nolito é grande, que com o Garay a defesa é outra coisa... reconheço, é verdade. E ainda assim estamos a anos luz de jogar um futebol minimamente competitivo.
Chamem-lhe 4-4-2, 4-1-3-2, losango, o que quiserem... para mim, Jesus joga num absurdo 5-1-4. Esta é a movimentação típica da equipa quando recupera a bola:
- linha de 4 defesas estáticos onde ninguém sai a jogar.
- linha de 4 avançados estáticos, onde nolito encosta na lateral esquerda, urreta na direita, cesar e cardozo estão colados no meio.
- sistematicamente, ou Artur pontapeia para a frente, ou matic vem buscar a bola entre os centrais.
- no meio fica Pablo Aimar, rodeado por 6 adversários, a 30 metros da linha defensiva (e da bola), e a trinta metros dos 4 avançados.
O que valeu a Jesus nos últimos anos foi a presença de dois jogadores fenomenais que carregaram (ofensivamente) a equipa às costas, Maxi e Coentrão. Sem eles, sem laterais de jeito, esta equipa não sabe o que fazer à bola. O que vimos hoje, e vem no seguimento do que foi toda a época passada, não é futebol... isto é descer ao nível do Quique... ou aos tempos do WM.
Jesus precisa de acordar. É teimoso e está limitado pelas suas ideias pré-concebidas sobre os jogadores. Tem excelente matéria prima e precisa de fazer muito mais com o que tem. É caso para dizer, "esta equipa tem que jogar o dobro".
Sobre os reforços, algumas surpresas e outras tantas desilusões:
- Artur é uma dádiva dos céus: segurança, competência e discrição. Brilhante.
- André Almeida não é um génio mas nunca comprometeu e ainda se aventurou algumas vezes.
- Garay não engana. Precisávamos desesperadamente de um jogador assim ao lado de Luisão.
- Emerson não comprometeu mas não teve um pormenor digno de registo. Parece ser um grande atleta mas tenho muitas duvidas sobre a sua capacidade defensiva.
- Matic tem bons pés e boa planta física... no entanto, não faz esquecer Javi... pessoalmente não me convence e acho que vai ter muita dificuldade em conseguir encaixar nesta equipa.
- Nolito é um Simão, virtuoso e lutador, o melhor reforço do ano(s). Mas Nolito é um avançado e só pode correr mal tentar fazer dele um médio esquerdo. Nolito merece que se monte a equipa em 4-3-3 só por causa dele. Preocupou-me o facto de aos 30 minutos estar com os bofes de fora.
- Urreta é um jogador extraordinário, talentoso e pronto para jogar. Tinha de caras lugar no plantel do ano passado. Pensar que o dispensámos para ir buscar o Éder Luis e o Fernandez...
- Enzo Peres pareceu bem melhor que nos jogos anteriores... dois ou três pormenores interessantes de um jogador de quem se esperava muito, e que parece sair atrás de Urreta.
- Bruno César não engana... é mete-lo num barco com viagem só de ida e manda-lo ao fundo no meio do Atlântico. Incrível como se gastam 5 milhões de euros num gajo que mais parece um javali... no mínimo deviam dar-lhe uma camisola XXL para dar menos mau aspecto...
- Witsel não mostrou nada no jogo de hoje. A jogar no mesmo lugar de Pablo Aimar, foi como da noite para o dia... ou muito me engano ou não vai pegar.
- Rodrigo Mora merecia ter jogado mais do que 20 minutos esta pré-época. Mais uma vez, Cardozo nem competição tem pela vaga de ponta de lança.
- Uma nota para Jardel, que tem sido injustamente ostracizado. Não é evidentemente o melhor central do mundo. Mas é novo e tem muito potencial. É forte fisicamente e um guerreiro em campo. Por mim tem de caras lugar no plantel. Sem Luisão e Miguel Victor, deveria ser titular na próxima quarta feira, deixando Javi regressar ao meio campo onde faz indiscutivelmente muita falta.
- Um destaque também para o cuidado demonstrado nas bolas paradas e os lances de perigo criados através delas. Numa equipa com tanta dificuldade em criar futebol ofensivo, muito jeito vão dar todas as oportunidades de bombear bolas para perto da baliza.
Finalmente, Jesus tem uma saída rápida e simples para o jogo de quarta feira: nao inventar adaptações na defesa; Javi a 6; no meio campo Gaitan encosta a Aimar; Nolito e Urreta mais perto de Cardozo.
Perdoem-me os benfiquistas verdadeiros, os que só vêm defeitos nos árbitros, mas eu continuo a ver um Benfica ao pior nível dos últimos 3 anos. Depois do seu ano de glória, o catedrático da táctica insiste num modelo de jogo que parece saído de um manual dos anos 40.
Vão-me dizer que ganhámos, que o Nolito é grande, que com o Garay a defesa é outra coisa... reconheço, é verdade. E ainda assim estamos a anos luz de jogar um futebol minimamente competitivo.
Chamem-lhe 4-4-2, 4-1-3-2, losango, o que quiserem... para mim, Jesus joga num absurdo 5-1-4. Esta é a movimentação típica da equipa quando recupera a bola:
- linha de 4 defesas estáticos onde ninguém sai a jogar.
- linha de 4 avançados estáticos, onde nolito encosta na lateral esquerda, urreta na direita, cesar e cardozo estão colados no meio.
- sistematicamente, ou Artur pontapeia para a frente, ou matic vem buscar a bola entre os centrais.
- no meio fica Pablo Aimar, rodeado por 6 adversários, a 30 metros da linha defensiva (e da bola), e a trinta metros dos 4 avançados.
O que valeu a Jesus nos últimos anos foi a presença de dois jogadores fenomenais que carregaram (ofensivamente) a equipa às costas, Maxi e Coentrão. Sem eles, sem laterais de jeito, esta equipa não sabe o que fazer à bola. O que vimos hoje, e vem no seguimento do que foi toda a época passada, não é futebol... isto é descer ao nível do Quique... ou aos tempos do WM.
Jesus precisa de acordar. É teimoso e está limitado pelas suas ideias pré-concebidas sobre os jogadores. Tem excelente matéria prima e precisa de fazer muito mais com o que tem. É caso para dizer, "esta equipa tem que jogar o dobro".
Sobre os reforços, algumas surpresas e outras tantas desilusões:
- Artur é uma dádiva dos céus: segurança, competência e discrição. Brilhante.
- André Almeida não é um génio mas nunca comprometeu e ainda se aventurou algumas vezes.
- Garay não engana. Precisávamos desesperadamente de um jogador assim ao lado de Luisão.
- Emerson não comprometeu mas não teve um pormenor digno de registo. Parece ser um grande atleta mas tenho muitas duvidas sobre a sua capacidade defensiva.
- Matic tem bons pés e boa planta física... no entanto, não faz esquecer Javi... pessoalmente não me convence e acho que vai ter muita dificuldade em conseguir encaixar nesta equipa.
- Nolito é um Simão, virtuoso e lutador, o melhor reforço do ano(s). Mas Nolito é um avançado e só pode correr mal tentar fazer dele um médio esquerdo. Nolito merece que se monte a equipa em 4-3-3 só por causa dele. Preocupou-me o facto de aos 30 minutos estar com os bofes de fora.
- Urreta é um jogador extraordinário, talentoso e pronto para jogar. Tinha de caras lugar no plantel do ano passado. Pensar que o dispensámos para ir buscar o Éder Luis e o Fernandez...
- Enzo Peres pareceu bem melhor que nos jogos anteriores... dois ou três pormenores interessantes de um jogador de quem se esperava muito, e que parece sair atrás de Urreta.
- Bruno César não engana... é mete-lo num barco com viagem só de ida e manda-lo ao fundo no meio do Atlântico. Incrível como se gastam 5 milhões de euros num gajo que mais parece um javali... no mínimo deviam dar-lhe uma camisola XXL para dar menos mau aspecto...
- Witsel não mostrou nada no jogo de hoje. A jogar no mesmo lugar de Pablo Aimar, foi como da noite para o dia... ou muito me engano ou não vai pegar.
- Rodrigo Mora merecia ter jogado mais do que 20 minutos esta pré-época. Mais uma vez, Cardozo nem competição tem pela vaga de ponta de lança.
- Uma nota para Jardel, que tem sido injustamente ostracizado. Não é evidentemente o melhor central do mundo. Mas é novo e tem muito potencial. É forte fisicamente e um guerreiro em campo. Por mim tem de caras lugar no plantel. Sem Luisão e Miguel Victor, deveria ser titular na próxima quarta feira, deixando Javi regressar ao meio campo onde faz indiscutivelmente muita falta.
- Um destaque também para o cuidado demonstrado nas bolas paradas e os lances de perigo criados através delas. Numa equipa com tanta dificuldade em criar futebol ofensivo, muito jeito vão dar todas as oportunidades de bombear bolas para perto da baliza.
Finalmente, Jesus tem uma saída rápida e simples para o jogo de quarta feira: nao inventar adaptações na defesa; Javi a 6; no meio campo Gaitan encosta a Aimar; Nolito e Urreta mais perto de Cardozo.
O Kardec, o Santos, e os favores
Mas alguem acha, sinceramente, que nos estamos a fazer um jeitinho ao Santos por lhes emprestar o Kardec?
Eu acho que eles nos fizeram um favor. E dos grandes...
E ainda querem trazer o gajo de volta? Deixem-no la' estar... e nao facam barulho...
Eu acho que eles nos fizeram um favor. E dos grandes...
E ainda querem trazer o gajo de volta? Deixem-no la' estar... e nao facam barulho...
prece a jesus
Jesus, hoje é dia de festa e prometo não te crucificar... pouco me interessa o resultado ou as contratações de última hora... mas dá-me 45 minutos de bom futebol, com um modelo bem definido, com ambição, e com os jogadores nas posições certas... não compliques... não inventes... só te peço 45 minutos de futebol, para poder encher as baterias de confiança e optimismo para a época que se aproxima.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Bom proveito...
Mais de 13 milhões por um brasileiro de 19 anos?! bom proveito...
Confesso que esta possível contratação do Danilo era a que mais entusiasmava a minha silly-season. Segundo os meus "olheiros" brasileiros, Danilo é daqueles jogadores que o Benfica precisa desesperadamente para equilibrar o meio-campo. O tal Ramirez que fez o louco 4-4-2 de Jesus funcionar.
No entanto, Jesus iria provavelmente tentar fazer de Danilo um "lateral moderno". Na minha opinião isso seria um erro tremendo... e seria um erro de 13 milhões de euros...
Esqueça-se depressa Danilo e esqueça-se o 4-4-2... Jesus tem um plantel fabuloso para jogar em 4-3-3 e precisa de começar a apostar nele.
Quanto ao Danilo, boa sorte a tentar roubar o lugar ao Moutinho... e quanto ao Santos, revenge sweet revenge, partam os dentes no Kardek.
Por muito que eu tenha contra a gestão de LFV, não o vou apedrejar por esta. Não estou a pôr em causa que foi comido (outra vez), mas não entrou em loucuras. Nos tempos de hoje, isso é algo que valorizo muito.
Confesso que esta possível contratação do Danilo era a que mais entusiasmava a minha silly-season. Segundo os meus "olheiros" brasileiros, Danilo é daqueles jogadores que o Benfica precisa desesperadamente para equilibrar o meio-campo. O tal Ramirez que fez o louco 4-4-2 de Jesus funcionar.
No entanto, Jesus iria provavelmente tentar fazer de Danilo um "lateral moderno". Na minha opinião isso seria um erro tremendo... e seria um erro de 13 milhões de euros...
Esqueça-se depressa Danilo e esqueça-se o 4-4-2... Jesus tem um plantel fabuloso para jogar em 4-3-3 e precisa de começar a apostar nele.
Quanto ao Danilo, boa sorte a tentar roubar o lugar ao Moutinho... e quanto ao Santos, revenge sweet revenge, partam os dentes no Kardek.
Por muito que eu tenha contra a gestão de LFV, não o vou apedrejar por esta. Não estou a pôr em causa que foi comido (outra vez), mas não entrou em loucuras. Nos tempos de hoje, isso é algo que valorizo muito.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
domingo, 17 de julho de 2011
está complicado....
Após mais uma exibição confrangedora deste Benfica 2011-12, a boa noticia do dia é a eliminação do Brasil na Copa América. Quer isto dizer que, em principio (aprendi esta a ler os comunicados do LFV), Garay e Luisão estarão brevemente a caminho de Lisboa, muito a tempo de se integrarem no plantel.
No entanto, desenganem-se os optimistas se acham que a vinda destes dois jogadores vai resolver todos os problemas sentidos esta pré-época. Se é verdade que há claramente um deficit de qualidade individual na defesa, também é verdade que a vinda destes dois jogadores em nada vai influenciar a estratégia de jogo da equipa. E aí sim, a coisa está verdadeiramente complicada. A 10 dias do primeiro jogo oficial da época, não só não há a mais pequena definição de um onze base, como nem parece haver a definição de um modelo de jogo.
Jorge Jesus é neste momento um timoneiro completamente à deriva, perdido no total desnorte que tem sido a construção deste plantel. Veja-se o festival que foi hoje: Javi não é central; Faria não é lateral (muito menos o é David Simão); Matic é um 8 e não um 6 , tal como Wiesel que não é um 10; Gaitan está mais que visto que não é um ala; e Bruno César então é que não é coisa nenhuma... Salva-se Nolito (que parece mesmo ser grande), Urreta (o que nem é novidade nenhuma), Saviola (digam o que disserem) e claro, Pablito Aimar, que parece ter poderes sobre-naturais (e só mais um ano de contrato).
Jesus precisa de acordar para a vida, engolir os sapos que tem engolir, definir um modelo de jogo (que só pode ser o 4x3x3) e começar a pôr os jogadores nas posições certas... quer ele goste deles quer não... lá por o plantel ter meia dúzia de #10, não quer dizer que possa jogar mais do que um ao mesmo tempo...
E o Eduardo... por favor... quero lá saber que seja titular da selecção... também o Ricardo o foi e não o queria nem dado... por uma vez na vida parecemos ter um guarda redes sólido e seguro, e vão buscar uma ave rara que só vai desestabilizar... tenham algum bom senso... ou vergonha.
No entanto, desenganem-se os optimistas se acham que a vinda destes dois jogadores vai resolver todos os problemas sentidos esta pré-época. Se é verdade que há claramente um deficit de qualidade individual na defesa, também é verdade que a vinda destes dois jogadores em nada vai influenciar a estratégia de jogo da equipa. E aí sim, a coisa está verdadeiramente complicada. A 10 dias do primeiro jogo oficial da época, não só não há a mais pequena definição de um onze base, como nem parece haver a definição de um modelo de jogo.
Jorge Jesus é neste momento um timoneiro completamente à deriva, perdido no total desnorte que tem sido a construção deste plantel. Veja-se o festival que foi hoje: Javi não é central; Faria não é lateral (muito menos o é David Simão); Matic é um 8 e não um 6 , tal como Wiesel que não é um 10; Gaitan está mais que visto que não é um ala; e Bruno César então é que não é coisa nenhuma... Salva-se Nolito (que parece mesmo ser grande), Urreta (o que nem é novidade nenhuma), Saviola (digam o que disserem) e claro, Pablito Aimar, que parece ter poderes sobre-naturais (e só mais um ano de contrato).
Jesus precisa de acordar para a vida, engolir os sapos que tem engolir, definir um modelo de jogo (que só pode ser o 4x3x3) e começar a pôr os jogadores nas posições certas... quer ele goste deles quer não... lá por o plantel ter meia dúzia de #10, não quer dizer que possa jogar mais do que um ao mesmo tempo...
E o Eduardo... por favor... quero lá saber que seja titular da selecção... também o Ricardo o foi e não o queria nem dado... por uma vez na vida parecemos ter um guarda redes sólido e seguro, e vão buscar uma ave rara que só vai desestabilizar... tenham algum bom senso... ou vergonha.
Eduardo
Racionalmente talvez faça sentido.. Emocionalmente dá-se-me um nó nas tripas ao pensar que aquela ave rara vai vestir o Manto Sagrado.
Quem fica a ganhar com esta contratação é o Sporting, que acabou de ver a sua própria ave rara promovida a titular da selecção.
Quem fica a ganhar com esta contratação é o Sporting, que acabou de ver a sua própria ave rara promovida a titular da selecção.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
estupefacto
Este negocio da Benfica TV deixa-me estupefacto.
Se por um lado acho notável andarmos a fazer concorrência à Sportv, por outro, não consigo compreender como é que isto se enquadra na politica de comunicação do Benfica.
O objectivo da Benfica TV deve passar por promover o Benfiquismo, o seu ecletismo e formação... não percebo como é que a transmissão de jogos particulares do Chelsea contribuem para isto. No entanto, que gozo a possibilidade da BenficaTV começar a roubar clientela ao Oliveira.
Se por um lado acho notável andarmos a fazer concorrência à Sportv, por outro, não consigo compreender como é que isto se enquadra na politica de comunicação do Benfica.
O objectivo da Benfica TV deve passar por promover o Benfiquismo, o seu ecletismo e formação... não percebo como é que a transmissão de jogos particulares do Chelsea contribuem para isto. No entanto, que gozo a possibilidade da BenficaTV começar a roubar clientela ao Oliveira.
mau gosto
Espero que esta novela em torno do Eduardo não passe de uma brincadeira de mau gosto...
Acho que de guarda-redes caros que não sabem sair dos postes estamos bastante bem servidos...
Acho que de guarda-redes caros que não sabem sair dos postes estamos bastante bem servidos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)

