origem
Eusébio +10: SAD

segunda-feira, 27 de maio de 2013

SAD

Assim mesmo, em amaricano - muito triste com o estado das coisas.
Levei o soco do Dragao e levantei-me, porque ha' coisas que acontecem (embora na minha vida eu faca o possivel por nunca estar 'a merce da sorte, ja' que sei bem quais sao as consequencias disso...).
Levei o soco de Amsterdao com algum orgulho, no meio de azuis ingleses em Bruxelas, junto com outro portugues que faz vida por la'. Percebi que ele estava pelo Benfica, e perguntei-lhe se era do Benfica. Ele disse que nao, que era do vizinho do outro lado da segunda circular, mas que era portugues e por isso queria que o Benfica ganhasse. Nunca tive tanto orgulho nesta gente que vai mundo fora (como nos, alias...) e percebe o que e' ser espezinhado por ter nascido em Portugal. Senti-o bem na Finlandia, sinto-o na Alemanha (obviamente, nos Estados Unidos, ninguem perde dois segundos a preocupar-se com a origem de ninguem desde que o pessoal faca bem o que tem que fazer - mas ah e tal, os gajos sao o Grande Sata e os selvagens e isto e aquilo, o que e' certo e' que toda a gente para la' quer ir e eu muita pena tenho de ter ido embora).
Mas adiante. Nunca criticarei o Benfica, um treinador, os jogadores, por darem tudo o que tem e nao tem, e perderem, ou porque os outros foram simplesmente melhores, ou porque sim.
O que eu nao suporto, sao jogos como o de ontem, em que se anda a fazer frete.
O que eu nao suporto e' apostar cegamente num jogador, so' para depois o mandar para a reciclagem.
O que eu nao suporto e' nos jogos decisivos lancar-se um calhau qualquer que nao joga ha' seis meses e tem tanto jeito para o futebol como os meus pes de tijolo.
O que eu nao suporto e' a humilhacao de os meus bravos, os meus campeoes, nao serem Benfica, nao merecerem ser Benfica.
O que eu nao suporto e' a incapacidade de quem manda, a inabilidade de fazer uma merda de um plantel devidamente equilibrado. Ja' nao peco que deixem de comprar Filipes Menezes e Robertos e Emersons e Kardecs. Desde que vao acertando nos que compram.
O que eu nao suporto e' a falta de mentalidade competitiva. A unica equipa profissional do Benfica que este ano fez o que tinha a fazer foi a de basquete. E obviamente nao e' coincidencia o facto de ser liderada por um homem com um monumental par de tomates, que nao tem medo de defender o Benfica e de ir 'a luta pelo Benfica, porque sabe muito bem o que e' o Benfica.
Parece que a SAD esta' reunida agora, agorinha mesmo, para analisar a epoca que acabou.
Gostava de acreditar que vao identificar erros e, naturalmente, corrigi-los.
Infelizmente, so' consigo imaginar mais Quiques e Balboas e catedraticos a ganhar sozinhos e perder acompanhados.
Ao JJ nunca perdoarei a traicao de um homem que percebe tanto de bola conseguir ser tao HORRIPILANTEMENTE MAU a dirigir homens. Nunca perdoarei que tenha perdido a oportunidade de cimentar o primeiro ano num penta-campeonato por causa de caganca e Robertos e Emersons e merdas. Nunca perdoarei que perdemos todos mas so' ganha ele. Nunca perdoarei que nunca se pos 'a frente do pelotao a dar o peito 'as balas que vinham de norte, porque sempre esteve mais interessado na sua propria imagem e nas suas relacoes pessoais do que na defesa do Benfica fora de campo. Nunca perdoarei as asneiras consecutivas em jogos decisivos. Nunca perdoarei as humilhacoes multiplas 'as maos de Vilas Boas. Mas tambem nunca esquecerei o rolo compressor de 2009, que tambem nao perdoarei a JJ nao ter ganho o campeonato onde devia, no Porto.
Ao LFV, nao tenho nada para perdoar, ate' ele se perdoar a ele proprio.

Isto e' provavelmente o post mais mal escrito que eu ja' deixei neste blog, que faz sete aninhos na semana que vem. Isto comecou para facilitar as discussoes benfiquistas entre mim, que na altura estava na Finlandia, a Carla que estava na Dinamarca, o Diogo e o Joao que estavam nos Estados Unidos. Interessantemente, nao nos conhecemos todos, mas isso nao interessava nada porque eramos (somos e seremos) do Benfica. Mas nestes quase sete anos vimos muitas coisas. Vimos muitas asneiras e uma ou outra alegria. Entrentanto, eu estive nos Estados Unidos, a Carla deixou de ter tempo para estas coisas quando voltou a Portugal, o Joao voltou a Portugal e esta' cada vez mais em forma, eu voltei 'a Europa, e o Diogo instalou-se definitivamente na capital mundial da ciencia.
Serve isto para concluir que o Benfica continua, aconteca o que acontecer, porque o Benfica nao e' o LFV nem o JJ. O Benfica somos nos, que pelos quatro cantos do Mundo gritamos Benfica, e transportamos a mistica de geracao em geracao. Ate' 'a vitoria final.

6 comentários:

Guilherme disse...

Amen (de Itália)!

João disse...

Mainada bro... mainada...

Diogo disse...

Yep. Pouco mais a dizer.

mago disse...

Aproveito este post para, nao vos conhecendo, deixar um abraco e um obrigado por irem mantendo um blog que acompanho ha' ja' alguns anos, mas que de ha' 2 anos para ca' (quando vim para Sydney) ganhou um significado especial. Ajuda, especialmente, a ir tentando ultrapassar estas semanas de desilusoes consecutivas...

Como diz um amigo meu, um grande bem-haja.

Nuno disse...

Mago, estamos sempre ao dispor. Boa sorte aí do outro lado, e viva o Benfica!

Nuno disse...

Mago, estamos sempre ao dispor. Boa sorte aí do outro lado, e viva o Benfica!