origem
Eusébio +10: Clarividência

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Clarividência

O Benfica tem dois problemas: um pato-bravo e um lagarto.
O segundo é consequência do primeiro.
83% dos Benfiquistas apoiam incondicionalmente o pato-bravo e, consoante o lado da cama em que acordam, idolatram ou não o lagarto.

Não adianta continuar a insistir no mote "isto não é o Benfica".
Porque, de facto, é. O Benfica é isto. O Benfica é 2 campeonatos em 10 anos. O Benfica é rolo compressor. O Benfica é humilhação. O Benfica é grandes negócios. O Benfica é para o ano. O Benfica é Reservado. O Benfica é Emerson. O Benfica é Aimar. O Benfica é petardos. O Benfica é adeptos à porrada. O Benfica é Rui Costa. O Benfica é Carraça. O Benfica é sair do estádio aos 85m. O Benfica é borlas para os amigos. O Benfica é Pacheco. O Benfica é incondicional. O Benfica é o Benfas. O Benfica é o Benfas. O Benfica é o Benfas. E eu não sou do Benfica.

O lagarto continuar ou não no Benfica é me indiferente. O lagarto não é a causa nem a solução para os nossos problemas. Pode contribuir mais ou menos para eles, mas é apenas mais um negócio do pato-bravo.

Se o pato-bravo não fosse um pato-bravo, ontem tinha entrado no balneário e tinha percebido se os jogadores estão ou não ao lado do lagarto. Se estiverem, deve manter a sua aposta no lagarto, dar-lhe um plantel equilibrado em Julho, e mantê-lo açaimado e de rédea bem curta a época inteira. Ia à sala de imprensa e assumia como sua a total responsabilidade pelos dolorosos desaires. Se os jogadores estiverem contra o lagarto, deseja-lhe boa viagem para a pqp (ou para o fcp que é praticamente a mesma coisa) e de seguida vai à sala de imprensa, assume as suas responsabilidades e erros, e promete mudar a trajectória. Mas o pato-bravo é um pato-bravo. A esta hora está a contar as suas fichas e à procura da solução mais vantajosa para si. Qual será a melhor? Desculpo-me com o lagarto ou com o árbitro? De que lado da cama terão acordado os 83%? Quem gostarão que eu culpabilize? Será que o Rui Costa ainda está zangado comigo? Vou mas é contratar mais um avançado que eles esquecem-se num instante.....    

5 comentários:

Nuno disse...

Há muito que nao lia um post tao nao mouche, Joao.
Muito, muito bom.

Diogo disse...

G'anda posta!

A mania de chamar ao BENFICA benfas da-me volta ao estomago....

Unknown disse...

quanto ao lagarto, limito me a citar um benfiquista que acabei de ler: este é o Benfica mais forte que eu já vi!
quanto ao pato bravo aquilo que pergunto é: têm tomates para por de pé uma alternativa? isso sim será BENFICA! abraço

João disse...

concordo que este Benfica tem dados grandes espectáculos, mas não concordo que este Benfica seja o mais forte que já vi. Uma equipa forte, não faz jogos como os de Amesterdão, alternados com jogos como os do Estoril ou Académica.
Este Benfica de jesus está assente num modelo táctico suicida que apenas é forte quando opera no limite da entrega dos jogadores. Mas não é um modelo sustentado ou minimamente sólido. É um Benfica capaz de nos dar grandes alegrias e maiores tristezas.

Em relação ao pato-bravo, fiz o meu papel e orgulhosamente faço parte dos 17%.

Diogo disse...

Caro unknown:

Nao sei ha' quanto tempo segues o Benfica. (o "segues" nao e' inocente)

O Benfica de Isaias e Joao Pinto (antes de se tornar traidor), o do Magnusson, o do Veloso, o do Valdo (o enorme Valdo...), do Ricardo Gomes, do Mozer, do Alvaro, do Schwarz, do Thern. Todos esses Benficas eram mais fortes do que este.

Podemos nao ter ganho nada internacionalmente com eles, mas com eles ganhamos 3-0 ao Arsenal em Londres e fomos campeoes no mesmo ano. Com eles espetamos 6 ao zbordem. Com eles chegamos 'as decisoes (como o iluminado gosta de dizer) em Viena. Com eles jogamos olhos nos olhos com um dos melhores Milan de todos os tempos e tratamos das coisas em casa tambem. Com eles podiamos nao ganhar sempre, mas com eles fomos 'as antas espetar 2 sem resposta aos andrades, depois de nos equiparmos no corredor. Esses Benfica davam 1 volta de avanco a este Benfica e ainda ganhavam.

A diferenca e' que estes Benficas tinham treinadores que nao queriam so' chegar 'as decisoes, queriam ganha-las tambem. E nao vacilaram. Quando Eriksson chegou 'a final de Viena nao se borrou e nao estorou os jogadores. Os nervos tomaram conta do Veloso e penalty falhado, mas o campeonato ficou na Luz.

JJ nao tem unhas para este Ferrari, mas acha que e' um Gilles Villeneuve qualquer...

ja' agora: orgulhosamente nos 17%!

BENFICA SEMPRE!!!