origem
Eusébio +10: Parabéns, mais uma época deitada a perder em Setembro.....

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Parabéns, mais uma época deitada a perder em Setembro.....

Nos dias de hoje a lei é só uma: dinheiro. Manda quem tem.

Os russos e os árabes decidiram ajudar a nossa balança de importações e eu por mim agradeço. E se o Benfica tem actualmente muitos jogadores com mercado, isso deve ser louvado. Digo-o sem demagogia ou ironia.

Negócios como os de Javi e Witsel devem ser celebrados. Não podemos ser românticos ao ponto de acreditar que um plantel competitivo se faz apenas com as receitas ordinárias da televisão, bilheteira e quotização. Transformar um activo de 6 milhões em 40, em um ano, é um excelente feito.

Temos então motivos para abrir o champanhe? Claro que não! Por duas razões:

- É verdade que o Benfica tem vendido todos os anos alguns jogadores para grandes clubes por quantidades astronómicas de dinheiro. E no entanto, o passivo e a divida do Benfica crescem astronómicamente ano após ano. Um facto indesmentível é que por cada grande venda, temos um camião cheio de contratações falhadas. São dezenas de jogadores contratados todos os anos, aos quais temos de somar todos os encargos salariais, sem nível para jogar no Benfica e que jamais serão mais valias. É preciso vender um Witsel por ano para pagar os Sidneis, Airtons, Kardeks, Césares, Jaras, Ola Johns, e Gaitans, todos contratados por valores acima de 5 milhões. E depois temos camiões de Shaffers, Caroles, Farias, Elvis, Bastos, Moras, Gonzales, Djaninis, Coelhos e Copettis, que mesmo custando em média um milhão cada um, vêm contribuir para uma folha salarial sem precedentes. É importante que se perceba de uma vez por todas que estes grandes negócios têm um custo escondido gigantesco. Na linguagem do Jasus, vamos louvar um agricultor por ter vendido um grande melão, se tem na horta mais de vinte a apodrecer e que nem as galinhas comem? Percebem os Benfiquistas que o nosso actual plantel (recheado de talento) foi construído de uma forma completamente insustentável, baseada num endividamento sem precedentes? Percebem que o Benfica paga só de juros mais de 20 milhões de euros por ano? Percebem que nem vendendo um Javi todos os anos, conseguíamos pagar os juros da divida actual, e que nem com a venda do Witsel  conseguimos pagar as alarvidades que foram cometidas em Sidneis e Kardeks?

- O Benfica não é uma agência potenciadora e exportadora de jogadores de futebol. Não está na nossa missão nem na nossa génese a valorização de jogadores com o único objectivo de potenciar activos e gerar lucro. A nossa identidade é vencer. É ganhar, todos os fins de semana, em todas as modalidades, em todos os escalões. A actual direcção do Benfica, não compreende o que é o Benfica. Para eles, vencer não é um fim. Vencer é apenas um meio para chegar a um fim, o de rentabilizar investimentos. Não é por causa da Fruta que o Benfica ganha 2 campeonatos em cada 10. É um factor, é verdade... mas vamos discutir arbitragens quando ano após ano são construídos planteis e equipas sem qualquer critério que não seja o de potenciar jogadores? É razoável que o único lateral esquerdo decente que tivemos na última década tenha sido um acidente? É razoável andarmos há 2 anos sem um lateral esquerdo e não contratar nenhum? É razoável termos dezenas de extremos e avançados na folha salarial? É razoável termos um treinador que aposta apenas em jogadores da sua coutada pessoal? É razoável os dois jogadores com mais mercado terem saído e não ter sido feito uma única contratação para minimizar a sua perda? 

Mais uma vez, LFV dá-nos um plantel recheado de talento. Temos um grande guarda-redes e dois centrais fabulosos. Temos extremos de fazer inveja a qualquer equipa do mundo. Temos um (ou mesmo vários goleadores). E temos AIMAR. Razões para optimismo? Claro que não. Temos o plantel mais desequilibrado que há memória e, provavelmente, o pior treinador da nossa história. Prepare-mo-nos então para mais um ano de ilusões, com grandes feitos e ainda maiores desilusões. Venha então o rolo compressor, os proenças e o mercado de inverno. A receita é sempre a mesma e o bolo, infelizmente, sabe sempre ao mesmo. É este o reinado de LFV à frente do Glorioso.

13 comentários:

Diogo disse...

nem mais.

Diogo disse...

mas espera joao: temos um centro de estagio. e um estadio. e um canal de televisao. e vamos ter um museu!

queres uma aposta em como jasus e o rei-sol vao ter uma estatua ao lado do eusebio antes de se porem a milhas do benfica?

João disse...

tinha-me esquecido desses pequenos pormenores: destruímos o estádio mais imponente da Europa, comprámos um centro de estágio ao Presidente do Porto B, e criámos a VieiraTV.

pcm disse...

O pior treinador da nossa história?!...
Não sei quantos viste. Eu, que provavelmente sou mais velho (o primeiro de que me lembro de ver chamava-se Jimmy Hagan), posso dizer que o "pior treinador da nossa história" — que tem muitíssimos defeitos e que está muito longe de ser tão bom como se julga — me deu a ver o melhor Benfica de que me lembro.
Vocês têm memória muito curta, e perdem a razão que possam ter com disparates como esse (o do estádio, o do centro de estágio, etc, não merecem grandes comentários.)

João disse...

disparates à parte, e felizmente dizemos muitos....

Jasus é uma vergonha para o manto sagrado. Ter este alarve a regurgitar cavalidades em directo todas as semanas e a servir-se do Benfica para potenciar os seus interesses pessoais é para mim motivo de tristeza e profunda vergonha.

Mas para te responder, é que apesar de ter ao seu dispor matéria prima como nunca nenhum outro treinador teve, este foi responsável pelas maiores humilhações de que tenho memória.

O Benfica é de facto pródigo em treinadores incompetentes... Quique, Souness, tantos outros... mas não creio que alguma vez tenha tido um tão incompetente e simultaneamente tão alarve.

O melhor Benfica de que te lembras é resultado de um plantel recheado de jogadores de enorme categoria, fruto de um investimento (e endividamento) sem precedentes. Dar mérito a este selvagem pelas goleadas ao Setúbal é passar um atestado de incompetência aos que realmente fazem a diferença.

Diogo disse...

nao ver que o mestre da tactica e' incompetente e' de bradar aos ceus. sim, ganhamos 8-1 ao belenses em 2009. sim, ganhamos 3-0 ao setubal ha' dias. mas porra, o trappatoni, com 10 coxos e 15 mancos foi ao bessa ser campeao. o koeman, que nao e' um treinador nada de especial, foi a old trafford ganhar com o beto a titular, porra!

nao me venham com merdas de que esta alimaria que temos para treinador e' o dom sebastiao porque nao e'! o plantel actual do benfica, com um treinador a serio (terim, trap, pep, mourinho, sacchi, ou mesmo emery, wenger, martinez ou del bosque) era campeao antes do natal, pa'!

este corno quer-nos fazer crer que matic e' numero 6, que melgarejo e' lateral, que rodrigo e' avancado centro, que gaitan e' extremo, que enzo e' medio interior ou que nelson oliveira nao tem qualidade para entrar de caras no 11. ele que va' para o caralho mais os seus mestrados comprados no supermercado da amadora!

Diogo disse...

ja' agora, vendam o nolito. porque o ola john e' que e'.

pcm disse...

Descontando as alarvidades (não é por falarem aos berros e dizendo muitos palavrões que têm mais razão), eu não disse que o JJ era o D. Sebastião. Acho lamentáveis as alarvidades, a arrogância, a teimosia, etc. Limitei-me a responder a uma coisa que é objectivamente injusta com algo que para mim é um facto. Se o treinador não tem mérito quando ganha com um plantel de luxo (quantos perderam com excelentes plantéis?), se o mérito é dos jogadores, também devemos poder dizer isso da época do Trapattoni (que, por muito que eu lhe esteja reconhecido, ganhou o campeonato beneficiando do descalabro dos adversários.) Ou seja, por muitas coisas que eu ache lamentáveis no JJ, e acho muitíssimas, não me esqueço do que a equipa de 3 anos jogou e o prazer que me deu.
E, sim, acho que ele teve imenso mérito nisso.
Agora isso resume-se em "goleadas ao Setúbal"... Ok. Com esse rigor consegue inventar-se sempre a realidade que nos convém.

Mas o problema deve ser meu que não vejo as coisas a preto e branco e procuro lembrar-me de coisas para além de anteontem.

(Já agora, as maiores humilhações de que tenho memória ocorreram no tempo do VA, não sei se te lembras dessas.)

Carlos Covas disse...

O prazer que deu em 3 anos??? Por favor prazer e ser campeao nao e fazer certos jogos bonitinhos e falhar nos principais. JJ e uma porcaria e os que ficam contentes com as suas actuacoes deveriam era ir the charola com ele.

João disse...

é uma questão de opinião... humilhações futebolisticas não comparo as do Vale e Azevedo com as que vivemos o ano passado: meias finais da liga europa, porto a celebrar o campeonato no nosso estádio, meias finais da taça de portugal... o q se passou no tempo do VA foi uma das equipas mais fracas da nossa história andar a levar banhos de bola.... querias o quê?

pcm disse...

*O prazer que me deu "a equipa de há 3 anos".

E não estava a falar de humilhações futebolísticas, mas de outras bem mais graves (como ser ameaçado de pancada por consócios em AG's por me "atrever" a votar contra o VA. Éramos poucos, então...)

Manuel disse...

Tenho de dar razão ao pcm. Vocês, com a vossa linguagem boçal própria de carroceiros, não sei onde aprenderam a insultar representantes do clube que dizem defender e apoiar. Não acho que tenham aprendido isso num universidade a tirar um qualquer PhD.

Durante os 7 anos que andei a estudar na universidade num país estrangeiro, na sociedade onde me inseri aprendi não apenas as técnicas e as matérias das cadeiras como, principalmente e mais importante, também o respeito pelos outros, a boa educação, os princípios básicos da ética e da democracia e de cidadania

A ajuizar pelas provas que vocês têm mostrado aqui no blogue que abriram - eu ainda não percebi porquê - nenhum de vocês possui esses princípios pois portam-se como vulgares putos boçais e mal educados que não respeitam as mais elementares regras da ética e da boa educação para com pessoas que trabalham e fazem o melhor que podem e sabem no clube de que dizem ser adeptos.
Em que raio de universidade é que vocês andaram e aprenderam a ser assim? Nos USA? Então devem ter andado numa universidade muito rasca, nalguma cidade sei lá, Trailer Town? Ou então devem ter faltado às aulas de ética social e empresarial.

É o que eu digo, isto de tirar um PhD limita muito as pessoas. Começam a habitar uma árvore e nunca mais de lá saem. É triste!

PS. Já agora, só é humilhado quem gosta e quer ser humilhado. Eu nunca me senti humilhado por causa de uma derrota do Benfica. A mim só me humilha quem eu quero! Não sou assim tão estúpido nem doente!

Diogo disse...

este manuel e' um poeta. consegue por no mesmo saco inconformismo (e exigencia) com falta de apoio (ou mesmo odio indultuoso, implicitamente).

sem ser preciso alongar-mo-nos muito, ha' uma grande diferenca de atitude:

- uma coisa e' ser exigente e nao permitir que avantesmas como jorge jesus ou incompetentes como vieira, domingos soares oliveira e rui gomes da silva destruam o clube.

- outra coisa e' ser papalvo e aceitar tudo o que o rei-sol diz como sendo a verdade mais verdadinha do mundo.

por isso manuel, pega nos cartazes com as trombas do vieira e vai para a porta do estadio fazer barulho para que seja eleito outra vez. deixa la' que outros maluquinhos se juntarao a ti. agora nao me pecas (nao nos pecas) para bater palminhas a cada alarvidade que e' feita ou dita por tais personagens.

quanto aos teus comentarios sobre doutoramentos, educacao, e que mais comentarios bacocos, nem merecem comentario, de tao idiotas que sao.