origem
Eusébio +10: no meu sapatinho

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

no meu sapatinho

Depois dos últimos 4 ou 5 jogos do Benfica, conclui-se facilmente que só uma coisa nos pode impedir de ser campeões: a nossa ambição.

Disse-o depois do jogo com o Olhanense que a equipa não precisava de melhores jogadores (mas perder o DiMaria certamente ajuda), nem de reformulações tácticas. Precisava de fazer psicanálise e repensar a sua missão e a mentalidade necessária para a atingir.

Leonor Pinhão disse-o muito melhor que eu, "já jogamos o dobro, agora temos de sofrer o triplo". Jesus leu certamente a opinião da Leonor e fez uma preparação ao jogo absolutamente excepcional do ponto de vista mental. Conseguiu, não só, retirar toda a pressão que se abatia sobre a equipa, como conseguiu incuti-la de uma mentalidade adulta e demolidora. Fomos corajosos e inteligentes, e a nossa superioridade técnica e táctica nem Lucilio conseguiu ofuscar. É espantoso como não precisamos de discutir arbitragens quanto entramos em campo com a confiança que nem esses nos conseguem parar.

A única coisa que me parece que foi francamente negativa foi a montra de jogadores em que se transformou a Luz, com capas cheias de brasileiros, que LFV fez o favor de levar para as bancadas da catedral não fosse passar despercebido a alguém que o Benfica está no mercado.

Não vou comentar as pseudo-contratações para além do facto de salientar que me choca imenso a ostracização dos jovens da nossa cantera. Parece-me que depois do disparate Keirrisson avançamos para o disparate Kardec, enquanto Nelson Oliveria ganha bolor nos juniores. Quanto a Airton, o curriculum é muito bonito, mas alguém acredita que vai ser uma mais valia imediata? não acredito... é um miúdo de 19 anos saído do Rio que nesta fase não pode trazer nada de bom à estabilidade dentro do nosso balneário. Apesar de Javi estar sozinho para o lugar 6, creio que tanto o Amoriom como o Martins conseguem fazer aquele lugar com algum rigor, não sendo um miúdo de 19 anos que lhes vai tirar o lugar na primeira fila para entrar na equipa. Para além do mais, a escola de samba vai crescendo, crescendo, e quando se der por ela manda em tudo e todos.

A única posição que me parece estar verdadeiramente fragilizada é a 10. Aimar é único mas precisa de ser muito bem gerido e é fundamental ter uma alternativa válida. DiMaria nunca o será, nem Ramirez... talvez Martins, quando não está lesionado. Quem eu queria no meu sapatinho era o Ruben Micael. Portugues, 23 anos, carácter e humildade, muitos minutos nas pernas. Acho que podia ser uma mais valia imediata, e um excelente negócio, uma vez que se perfila como o dono da 10 das Quinas dentro de 2 a 4 anos. Era o meu pedido... nada contra os Brasileiros, nada contra a compra de internacionais sub20 a atacado, mas eu queria alguém para pegar de estaca, e o Ruben é o meu preferido... Dizem que vale 5 milhões... um Balboa e um Shaffer e ainda sobra para o Edgar Silva.

4 comentários:

Joao disse...

Bom, acrescento que o que eu queria mesmo de verdade era um cheque de 30 milhões e nunca mais ter de ver o DiMaria com o manto sagrado.

Diogo disse...

com o kardec temos o azar de ficarmos com um keirrison 2 mas pelo qual pagamos... o airton deve ser uma contratacao como o patric...

nao compreendo a insistencia nos brasileiros. ja' nao me lembro quem dizia que 1 brasileiro e' bom, 3 e' escola de samba. o que nao e' nada bom... mas o jesus e' conhecido por trazer paletes de brazucas (vide plantel do braga...).

mas adiante. chateia-me ver o miguel vitor emprestado com clausula de opcao de compra, ver o nelson oliveira encostado, o roderick a ganhar bafio e o clube a pagar viagens a centrais de 30 anos para os ter na bancada a ver um jogo de futebol... enfim... sao as coisas feitas 'a vendedor de pneus, em vez de serem feitas com cabecinha... corremos o risco de parecer uma versao pobre do manchester city...

por falar em manchester city: 30 milhoes e o argentino com mania de estrela e' vosso.

Nuno disse...

Joao, na mouche mas mesmo na mouche.
Eu tambem ia buscar esse macaco.
O que tem dentro da cabeca parece-me um bocado em putrefaccao, mas o que tem nos pes interessa-me imenso.
Infelizmente, estou convencido que ja' esta' arranjado para outras bandas...

www.gloriosasfera.com disse...

Os votos de um 2010 à Benfica