origem
Eusébio +10: mais um prego para o caixão

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

mais um prego para o caixão

Não, não estou a falar da equipa de futebol, do Jesus, ou do jogo de Domingo, até porque tenho uma fé inabalável que vamos celebrar o Natal como lideres isolados do campeonato.

Estou a falar de algo muito mais importante que qualquer jogador ou jogo de futebol. Estou a falar do futuro do Benfica como o conhecemos.

Esta noite, numa assembleia que ficará para a história, e para a qual LFV tem se esforçado para dar o mínimo de visibilidade possível, será proposto aos SÓCIOS do CLUBE uma série de medidas que visam resolver a situação financeira da SAD.

Como leigo nesta matéria, limito-me a constatar uma série de factos, tal e qual como foram descritos pela direcção do CLUBE (e da SAD):

- A Benfica Futebol SAD está numa situação de falência técnica. Não será porventura a primeira nem a última, mas também não adianta florear esta situação. Ao longo dos dois últimos anos a SAD gastou muito mais dinheiro do que o que gerou (qualquer coisa como 60 milhões de euros negativos será o saldo das épocas 2008/10), acumulou prejuizos, e continua a alimentar um passivo galopante.

- LFV (e o seu cão amestrado DSO) defendem-se dizendo que foi um ano de investimentos na equipa de futebol, e que bastaria vender 3 jogadores para resolver a situação financeira do clube... La Palisse não diria melhor...

- LFV tem o seu orgão de comunicação oficial a debitar todas as semanas que o seu famoso tridente ofensivo vale 60 milhões. [OPINIÃO: Eu não acredito no menino jesus (o das palhinhas, não o das pastilhas) e também não acredito que algum clube do Mundo pague 30 milhões de euros por um jogador do nosso plantel. A prova provada é que se o ManCity, o Chelsea ou o Inter tivessem de facto oferecido 30 milhões por qualquer jogador, o LFV imediatamente o enrolaria num lindo papel de embrulho com um grande laçarote e atravessaria o Canal da Mancha a nado com o dito às costas se tal fosse necessário.]

- Se LFV conseguisse de facto encaixar 60 milhões com a venda de 3 jogadores, é preciso ver que os passes dos ditos já não pertencem na totalidade à SAD. Segundo divulgado pela direcção, o prodigioso Fundo de Investimento permitiu um encaixe de 40 milhões mas alienou parte significativa dos passes dos jogadores com maior potencial no mercado. Ou seja, desses 60 milhões provavelmente seguiriam uns 15 milhões para o BES. Presumo também, que se LFV conseguisse de facto vender DiMaria, David Luiz, Javi ou Cardozo, iria precisar de contratar alguém para os substituir? Ou alguém acredita que os seus sucessores já estão no plantel ou vão surgir da nossa cantera? De onde viria o dinheiro para o fazer? Dos 60 milhões (que já só são 45) que segundo LFV são suficientes para a época dar lucro. Se calhar, vender 3 jogadores não chega...

- A fuga para a frente de LFV criou uma situação em que mais do que ganhar pontos, o Benfica precisa de ganhar contos (ou euros). Não é por acaso que andamos a comprar jovens internacionais brasileiros enquanto os nosso miúdos Miguel Victor ou Nelson Oliveira nem vêm a cor da chincha. Tal como o FCP, estamos a jogar dois campeonatos, o dos pontos, e o das receitas, porque se não facturarmos anualmente 30 milhões em receitas extraordinárias, o barco vai ao fundo.

- Quando as tais receitas extraordinárias não surgem (os dois últimos anos), o dinheiro tem que vir de outro lado. Sabe-se que à interesses angolanos a financiar todas as operações financeiras de LFV, mas tanto quanto sei, o Eduardo dos Santos não é particularmente conhecido pela sua faceta filantrópica. O dinheiro tem que surgir...

- De onde? A resposta vai surgir hoje à noite: do CLUBE. o Sport Lisboa e Benfica, pertença de todos os seus associados, vai votar hoje a transferência de uma parte significativa do seu património para a SAD. Entre outros pormenores deliciosos que eu por não compreender na totalidade não comento, registo o facto de o nosso estádio ser avaliado em 40 milhões de euros (muito menos do que custou e quase metade do seu real valor), e as acções da SAD serem avaliadas a 5 euros (curiosamente o dobro do seu valor de mercado actual).

Para mim esta questão é simples... eu estou-me marimbando, se o passe do DiMaria pertence 10% ao empresário, 10% ao BES, 30% ao cão, e 50% ao Benfica. Os jogadores, mais do que futebolistas que marcam golos são património transaccionavel e o Benfica tem de entrar nas parcerias necessárias para ter jogadores de valor (prefiro ter 50% do Cardozo do que 100% do Weldon). São essas as regras do jogo actuais e não adianta chorar muito em relação a este assunto... O que eu não aceito é que o património mais valioso e SIMBÓLICO do CLUBE seja delapidado (ou roubado), por quem age em defesa de interesses de terceiros. Esta noite eu vou pela primeira vez nos meus 20 anos de sócio do Glorioso dizer claramente ao Sr. LFV "não, não autorizo que o Estádio do Benfica seja transferido para a SAD. Não aceito, jamais em tempo algum, que o Sr. Joaquim Oliveira detenha 4% da nossa casa." Vou fazê-lo com a consciência que vou perder, dado o tamanho do rebanho que se limita a balir. Mas quando daqui por uns anos descobrirmos o que resta verdadeiramente do património do Benfica eu vou poder dizer que fiz a minha parte. Entretanto, as ovelhas que continuem a balir porque o Vale e Azevedo é um carteirista ranhoso a comparar com a ousadia do pastor actual.

PS - Não gosto do Veiga, nem do Moniz, nem do Varandas, nem do Carvalho. GOSTO DO BENFICA!!! comentários idiotas da parte das ovelhas não ficam 1 minuto que seja no blog.

11 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por realmente defenderes os interesses do Nosso Clube!

Diogo disse...

joao,

1000x10E100% contigo. nao podia estar mais de acordo. bem vistas as coisas, sobre uma facada de "gestao profissional", la' se vai cavando o buraco. e' triste saber que os jogadores que vestem o manto sagrado todos os dias nao sao nossos, mas isso sao, como tu bem dizes, as regras do jogo.

mas o resto (o estadio, o relvado, as cadeiras, as casas de banho -- tudo o que e' imobiliario) e' do BENFICA e dos SOCIOS do BENFICA. no dia em que 0.000000001% do patrimonio imobiliario do clube for vendido a troco de 10 tostoes, nesse dia o clube dos socios acabou e passamos para um sistema como o ingles, em que o clube nao e' uma entidade intimamente ligada aos coracoes dos socios (que nao existem -- existem apenas adeptos) mas sim uma entidade empresarial que tem empregados (os jogadores) que dao uns pontapes na bola e trazem retorno financeiro 'a empresa.

sempre defendi que os clubes tem de ser geridos como empresas. mas no caso especial do BENFICA, tem de ser gerido como uma empresa de FAMILIA. em que tudo e' de todos e ninguem que nao seja da nossa familia podera' opinar.

junta os teus votos aos meus. podem ser poucos, mas o MEU CLUBE nao e' o clube do BES, dos oliveirinhas, das off-shores...


PS: o estadio esta' avaliado em 40 milhoes?? quem foi a besta que avaliou nesse valor?? o passe do david luiz alguma vez vale mais que o estadio?? o estadio da luz NAO TEM PRECO!! 400 milhoes nao chegam para o substituir!!

Joao disse...

é incrível como se apregoa que os sócios são a coisa mais importante do clube, e depois, tudo o que foi construído graças à dedicação dos sócios é transferido para terceiros em nome da estabilidade financeira.

A SAD está a dar prejuízo? pois está. Mas então os accionistas que chamem à responsabilidade a direcção da SAD em vez de irem chular mais uma vez os sócios do clube.

Nuno disse...

Apoiado, Joao.
Uma gestao profissional sabe que nao se inventa dinheiro debaixo do tapete. E o estadio, a Catedral, ate' pode ser um activo, para efeito de Relatorio e Contas, mas e' um activo nao transaccionavel, nao tocavel, e nem sequer pensavel. Porem-lhe nome, eu vomito, mas deixo passar se pagar dez epocas de cada vez. Venderem-no, ou, pior ainda, darem-no, nem que a vac tussa.

Nuno disse...

Nao deixa de ser uma curiosidade interessante, tipo acto falhado da propria linguagem, que "facada de gestao profissional", como lhe chamou o Diogo, fique uma boa facada sem cedilha...

Joao disse...

não estar a dar, estão a vender. por acaso estão a vender por 40 uma coisa que custou 160 e que esta avaliada em 60. para ajudar à festa, estão a pagar com notas que dizem que valem 5 mas que na rua se vendem por 2 e meio.

e perdemos nós tempo a queixar-mo-nos dos árbitros...

Sry Lanka disse...

O SCP fez o mesmo com a passagem da Academia para a SAD. O meu FCP ainda não, mas nao sei se demorará muito a tempo. A questão é q os clubes, para fugir de situações embaraçosas como as vivem actualmente, jogam com tudo. O SCP vende patrimonio, nao investe, e passa a Academia para a SAD. O SLB passa patrimonio para a SAD tb, com a agravante de ter jogado as fichas todas de uma só vez, o q s nao resultar, nao sei no q irá dar isto. O meu FCP vai evitanto estas medidas desesperadas pq ganha, valoriza activos (jogadores) e vende-os muito bem pq tem a confiança do mercado na garantia de qualidade de muito produto que já colocou nos diversos mercados e com muito exito. Tem garantia de qualidade e os clubes mais endinheirados sabem q comprando no FCP, nao levam gato por lebre, salvo rarissimas exepções. Ainda por cima, o FCP tem sempre receitas extraordinarias conseguidas graças às boas prestações consecutivas na Champions League. SCP e SLB não vendem jogadores, nem tem receitas de Champions, por isso tem q fazer estas manobras. No entanto, a SAD é uma sociedade como outra qq. Tem activos, passivos, compromissos para cumprir, que se nao forem cumpridos, mais tarde ou mais cedo, tudo o q estiver metido no saco (SAD) vai tudo servir para esses cumprimentos. É grave o q se vai passar hoje na AG do estádio da Luz. Concordo consigo quando diz q LFV procura silenciar a existência da AG. Por acaso, apesar de nao ser do vosso clube, sempre se costuma ouvir falar das AG dos clubes. Mas confesso q desta, nao ouvi nada. É sinal d q LFV está perfeitamente consciente da gravidade e do risco acto, e q conta com os seus apaniguados para fazer aprovar as suas propostas. A propria comunicação social parece entrar neste jogo, nao fazendo muito caso do q está para acontecer. Como um vosso colega já opinou, isto é mesmo meter patrimonio do Clube, q é dos Sócios nas mãos de qq um. Eu nao sou acionista da SAD do SLB, mas podia ser...e ser dono de parte do patrimonio do SLB. Pensando nisto ao inverso...se fosse FCP, causaria-me muita especie, ver patrimonio do meu clube nas maos de um rival.

Diogo disse...

continuo sem perceber como e' possivel avalia-lo em 40... pior ainda, como e' que isto passa em relatorios de contas e ninguem questiona a veracidade de tal aval...

nuno, a falta de cedilhas em teclados americanos tem destas coisas nao? :) mas uma facada (com uma faca romba, dada pelo "amigo" oliveirinha, a ver se o clube sangra muito) na gestao e' o que se anda mesmo a fazer com o nosso clube...

pois nao vale a pena falar de arbitros ou de penalties nao marcados ou entradas violentas ou imbecilidades do di maria... e tanto que eu preferia que o mal do meu clube fosse mesmo so' esse... porque contra esse nos podemos combater... mas quando comecamos a ser minados por dentro sem perceber, isso e' que e' preocupante...

Diogo disse...

SryLanka,

atencao que nem tudo sao rosas para os vossos lados. como referiste, para alem de prestacoes na champions que trazem sempre dinheiro extra, o vosso clube tem de vender jogadores todas as epocas para conseguir equilibrar contas, e mesmo assim a falencia tecnica existe ha' mais tempo que no Benfica. se vires bem, sairam, ao longo dos ultimos 5/6 anos, Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Quaresma, Lucho, Lisandro, e por ai fora, todos (ou a maioria) por valores muito acima do real valor (clubismos aparte, o Paulo Ferreira nunca valeu 20 milhoes...). esta epoca preparem-se para perder o meireles ou o alves ou o helton, porque o dinheiro tem de entrar extra champions.

mas quanto 'a diferenca entre clubes e sad estamos na mesma onda. os clubes portugueses, como os espanhois, sao unicos porque sao propriedade dos socios. tudo o que o clube e', tudo o que clube consegue, e' 'a custa de muito suor, muitas lagrimas e muita vontade dos associados em levar o clube para a frente e fazer do seu clube o melhor do mundo. numa economia global isso nao resulta muito bem porque deixa de haver accountability (nao sei como se diz em portugues -- isto esta' mau...) e por isso se arranjou a SAD, que e' uma especie amorfa entre a empresa e o associativismo. a unica coisa que esta' explicita e' a gestao ter de ser transparente e profissional.

o futebol move muito dinheiro. o que leva a clubes com associados passarem por decisoes dificeis entre o deixar investidores investirem no clube, para o bem da SAD, ou manter-se fiel aos principios do associativismo. o que e' tremendamente ERRADO!! essa decisao nao pode ser tomada em deterimento do SOCIO nunca. como o nuno diz, tornar o Estadio da Luz em Estadio Coca-Cola nao cabe na cabeca de ninguem, e tera' sempre de passar por assembleia de socios. se a Coca Cola quiser pagar 400 milhoes para ter la' o nome, falamos, mas vender o estadio 'a Coca Cola porque eles nos dao bebidolas frescas se o fizermos, isso e' que nao admito.

o Benfica e' MEU, do Joao, do Nuno, e de todos os associados, nao e' do BES ou da SportTV. Accionistas, ok. Mas o BENFICA CLUBE ainda tem a maioria (51%) de influencia na SAD, o que implica que os SOCIOS tem 51% de palavra na SAD. e se o sr. LFV nao o percebe, a porta por onde entrou e' a mesma por onde vai sair.


----
PS: e' bom ver comentarios de adversarios/rivais que nao se limitam a mandar baboseiras ca' para fora e a insultar meio mundo para se fazerem ouvidos. como o joao costuma dizer neste blog, comentarios inteligentes serao sempre ouvidos e mantidos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bola7 disse...

vou por link do teu texto para o meu blog...