origem
Eusébio +10: Brio, raca, querer... enfim, BENFICA!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Brio, raca, querer... enfim, BENFICA!

Nao vou falar do jogo de andebol dos andrades, das fifias da sua defesa, nem da ineficacia dos seus personagens de banda desenhada, nem mesmo da parcialidade da tv dos oliveirinhas. Nao. A vitoria do Benfica e' inconstestavel. Passemos aos factos.

O Joao tinha previsto, antes do jogo na grecia, a entrada do Urreta e do Carlos Martins na equipa. O JJ deve ter lido o blog e pensou "porque nao?". E pensou muito bem. Com Aimar de fora, o trabalho de construcao de jogo foi entregue ao Carlos, tendo na esquerda o Urreta, na direita o Ramires (mesmo se com algumas questoes sobre a sua condicao fisica), o javi nas costas, e os habituais na frente e na defesa. Este meio campo semi-renovado nao deixou os restantes companheiros ficarem mal. Urreta em grande (por onde andava o miudo?), o Carlos a cumprir, e o Ramires e o Javi a nao saberem jogarem mal.

Depois de 10 minutos em que a equipa pareceu meio cautelosa, sacudimos os andrades e, a partir dai, so' deu Benfica. a pressao foi tanta que o golo acabou por surgir naturalmente, numa segunda bola do Saviola. fiquei com a sensacao que entre os 15 e os 45 minutos da primeira parte o Benfica podia ter marcado 3 golos. (nota: ao intervalo 60% de posse de bola para o benfica. mas os outros e' que jogam bem...)

o regresso dos balnearios, embora se esperasse, trouxe mais do mesmo. o Benfica nunca deixou de controlar o jogo, mesmo se os corruptos tentaram recorrer as entradas violentas para ver se conseguiam ganhar espaco para jogar. no fim do jogo, a unica equipa que mostrou raca acabou por ganhar, e foi uma vitoria justissima. mesmo com um penalty CLARO por marcar, mesmo com uma expulsao perdoada ao jogador que fez esse mesmo penalty, o Benfica mostrou porque e' a melhor equipa.


as estrelas:

Saviola: Pelo golo. Pela arte. Por fazer a cabeca em agua 'a defesa corrupta.

Javi: Mais um excelente jogo. Este rapaz nao sabe jogar mal.

Ramires: Muito bom jogo, mas deveria ter saido mais cedo. Esteve lesionado durante a semana e pode ter agravado a lesao bastante. esperemos que nao.

Urreta: que jogo brilhante. acabou esgotado, mas fez um jogo fenomenal enquanto teve pulmao. partiu o fucile tanta vez... eheheh...


Os suplente:
Weldon - entrou bem no jogo. ajudou a partir a confianca da defesa corrupta.

Menezes - muito lento. ocupou o espaco, mas notou-se a ausencia de transicoes de bola entre a defesa e o ataque.

Luis Filipe - pois, diz que jogou. nao comprometeu muito. teve um remate de meio da rua que passou a milimetros da trave...


No fim, no que conta, o Benfica fez um jogo brilhante. Era o minimo que se pedia, depois de um empate arrancado a ferros no algarve. Vamos para o Natal contentes e ate' sou capaz de comprar uma prenda extra ao meu sobrinho!

VIVA O BENFICA!!!

13 comentários:

dezazucr disse...

epa... se aquela bola do luis filipe entra, bem... nunca mais ninguém massacrava o rapaz :)

grande jogo do Benfica. Há muito tempo que esperamos esta vitória. Agora venha o campeonato que tem de ser nosso!

Nuno disse...

Espectacular! Finalmente consegui ver um jogo do Benfica estando em Portugal. Nao deu para ir à Catedral, mas deu para ver tudinho, e sentir a imensa dor de corno dos comentadores dos oliveirinhas, mortinhos por tentar encontrar um fora-de-jogo na jogada do golorro.~
Adorei ver as trombas dos bimbos, adorei ver o Jesuldo a guinchar na conferencia de imprensa, e adorei que tivessemos dado um banho de bola e ainda tivessemos sido roubados como é costume, e sobretudo contra os corruptos.

Lindo. Foi a primeira vez que o puto viu um jogo do SLB na televisao, e o comeco nao podia ter sido melhor.

Agora estou ansioso por ver a imprensa de amanha para ler o que a malta que dizia que "as grandes equipas se vem nestes jogos" tem dizer...

Benfica esmaga! Que rica prenda de Natal os rapazes me deram hoje! Até me esqueci do jet-lag e do cansaço acumulado.
Sabe tão bem estar cá por este lado, rodeado de afectos e de uma jogatorra de alargar o sorriso de orelha a orelha.

Benfica esmaga! (já tinha dito?)

www.gloriosasfera.com disse...

Um Glorioso Natal para todos os Benfiquistas.

Saudações Gloriosas

Sry Lanka disse...

FCP melhor nos primeiros 10 minutos...slb melhor até ao intervalo, e consegue marcar nesse periodo fruto de boa pressão. No entanto Lance Ilegal. 2ª Parte FCP com mais garra, mas sol de pouca dura. Sem inspiração e atolados no lamaçal e no anti-jogo, e com o campo a começar a subir vertiginosamente. Ganhou quem marcou, mesmo tendo mais transpiração que inspiração ao longo dos 90m, quem teve a sorte do jogo, e a protecção do costume.
Urreta fora de jogo quando dá pra trás de calcanhar...após receber passe de Saviola...a mão de Rodriguez é na sequência de um canto em que quem põe a bola fora é o Weldon...melhor defesa do slb nos ultimos 15m de jogo...Lucilio!! 7 Faltas atacantes, a Falcão, Farias, Varela, Beluxi...! O lance da lesão do Ramirez é demais! Maxi com a bola, sai pa contra ataque...e no passa nada...eis q o Rodriguez corta a bola, e avança pa area do slb, e ups...alto lá...PRIUUUU q ta ali um homem lesionado! Conveniente! Nada que não tivesse à espera. Resumindo. FCP mal, slb com mais garra, (é uma equipa q joga no grito...nos limites do esforço, espremida...e q começa a ir de encontro ao q foi o Braga no ano passado, Vão perder muitos pontos! Não tenham dúvidas.) Do túnel, já nem vale a pena falar. Mais do mesmo. E a culpa, claro q é dos outros...
No entanto...foi só um jogo. Podia ter sido muito melhor...ou pior.
Dentro do campo, os jogadores portaram-se bem, respeitaram-se apesar de alguns calores. Isso foi muito importante.

De resto...votos sinceros de Feliz Natal para todos!

Diogo disse...

oh sry lanka,

sabes que es sempre bem vindo, mas tens de me dizer onde e' que viste:

1) o urreta em fora de jogo. ve bem as imagens. ele esta' a uns 2 metros atras de 2 defesas vossos quando a bola lhe e' passada.

2) o anti-jogo? nao me lixes. o benfica controlou o jogo a partir dos 10 minutos e nunca mais perdeu o sentido do que tinha de fazer.

3) o canto: o fucile e o weldon caem os dois mas o ultimo a tocar e' o fucile. again, ve bem as imagens. nao temos culpa que o vosso lateral direito seja (ou tivesse sido ontem), uma nodoa.

4) a do ramires dou-te o desconto. mas a maneira como a meretriz uruguaia (desculpa, mas nunca ouviras da boca de um benfiquista o nome desse alarve vez alguma) e' em falta.

5) a influencia do arbitro: para o nosso lado? nao me lixes. os vossos jogadores tiveram 6 faltas assassinas nos primeiros 20 minutos (eu estava a conta-las) e nem um cartao. o david luiz viu 1 cartao por 1 falta so. a meretriz uruguaia devia ter sido expulso no lance com o javi (e nao me venhas com a historia de jogo duro e tal -- o gajo foi uma besta e um campo de futebol nao e' um ringue de mma). enfim...

6) o relvado. sim estava molhado. mas o futebol tem de ser jogado em todas as condicoes. ou nao chove na cidade do porto? o vosso relvado esta' sempre sequinho? tem um dome, como se faz nos estadios de futebol americano? coitadinhos que nao podem jogar 'a chuva e com o relvado molhado que ficam sujos de lama...


no fim de contas, o benfica foi infinitamente superior ao porto. levaram um banho de bola. estavam na maxima forca, iam passar o natal em primeiro, iam golear... saiu-vos o tiro pela culatra. nao tivemos aimar, amorim, o ramires estava em esforco e ate' pusemos o luis filipe a jogar!!! caramba!!!

viva o benfica!!!

Diogo disse...

rehash do ponto 4:

o que quis dizer e' que a maneira como essa puta ganha a bola e' em falta.

faltou completar.

Sry Lanka disse...

Quando a bola é picada para a área, de facto não está, mas o Saviola domina a bola q sobra para o Urreta dar de calcanhar e quando Saviola domina a bola...Urreta ta à sua frente. Fora de jogo claro! Lance rápido...mas claro
É só ver:
http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/golo-ilegal-fora-de-jogo-de-urreta.html

O lance do canto é entre o Weldon e o Rolando, e não o Fucile. Weldon cruza, a bola bate no Rolando, ressalta no Weldon, e canto para o lucilio.
Claríssimo.

Rodriguez expulso por saltar po colo do Javi?? Javi q por sinal pontapeou a bola intencionalmente contra o Falcão q estava no chao logo aos 5m...e nada. Tipo Meyong em Braga.

6 Faltas em 20 minutos? Assassinas? É a anedota do dia!
Ok, dou-lhe um desconto. Está eufórico.

Asssim como não há falta nenhuma do Rodriguez quando o lucilio corta o lance.
Estava era muito perto da área...e podia dar barraca.


Chove e bem no Porto. Mas o relvado continua a ser um relvado.
Uma coisa é um relvado molhado, outra coisa é um batatal de regos e buracos impraticavel, e muito mais benéfico para quem está em vantagem no marcador. Q é só pontapé pa frente e salve-se quem puder.

Banho só de chuva, de bola nada.Foram melhores na luta. Isso sim. Tenham paciência. Jogaram assim tanto e só ganharam 1-0 a um FCP q não jogou népia?!
Então não há razões para estar preocupado.

Diogo disse...

pontape para a frente? mas foi isso que o porto fez o jogo todo!! o benfica sempre saiu a jogar com a bola nos pes. estava molhado para os 2 lados...

seremos ambos facciosos, o que nao e' de espantar, mas dizer que a falta da puta uruguaia e' igual ao lance entre o falcao e o javi, enfim... e' que mesmo que queira nao consigo perceber intencao de agressao neste ultimo caso, enquanto no primeiro ha' claro intencao de magoar.

e nao vou discutir mais o lance do golo. ate' no vosso jornal (o jogo) e' consensual que nao ha' fora de jogo nenhum.

estamos euforicos? nao. apenas mostramos que temos uma equipa que joga 'a bola. o resto, e' paisagem.


BENFICA SEMPRE!!!

Diogo disse...

ja' agora: 1-0 foi deveras escasso. o benfica teve 3 oportunidades de golo na primeira parte (2 do saviola -- 1 deu golo) e 1 do cardozo. na segunda parte ainda tivemos a do david luiz e o remate fortuito do luis filipe. foram 16 remates do benfica contra 6 do porto. 1-0 foi pouco... mas voces e' que estavam na maxima forca!

Sry Lanka disse...

Somos ambos facciosos sem dúvidas. Doentes até. E por isso impossível de ver as coisas da mesma maneira e de obter consensos. Normal. No entanto, q se note...polémicas à parte o Slb marcou e ganhou.
Vamos estando por aqui para ver o andamento da competição.
Bom Natal mais uma vez.

Diogo disse...

e que doenca... a minha ja' vai com 34 anos e vai forte... cumprimentos benfiquistas e um bom natal! para o ano ha' mais e la' para maio que o melhor seja o benfica! :)

Joao disse...

Camaradas,

O Andrade tem razão no fora de jogo ao Urreta, e é de facto extraordinário como é que esse lance passou em branco durante a transmissão do jogo. Quando a bola é bombeada para a área há dois jogadores do Benfica em jogo. Mas quando se isolam, creio que é o Saviola que amortece ligeiramente a bola com o Urreta adiantado, que logo de seguida dá de calcanhar para o falhanço do Cardozo. Este é o lance que antecede o golo, e não a jogada do golo.

Concordo também, que nos primeiros 10 minutos o árbitro poderia eventualmente ter amarelado alguns jogadores do Benfica: Javi por comportamento incorrecto, César por causa de um agarrão que interrompeu uma jogada de ataque, e Martins por ter feito 3 faltas seguidas. Também me pareceu que houve um canto a nosso favor que foi mal assinalado (já não me lembro qual).

Não concordo nada com os supostos penaltis do Peixoto e do Cardozo. No primeiro, não só o Peixoto acompanha a trajectória da bola como a toca claramente antes de Hulk tropeçar. No lance de Cardozo, a bola altera a trajectória em cima do Paraguaio que por sinal tem o braço numa posição perfeitamente normal. Se esse lance fosse penalti, qualquer jogada de bola na mão dentro da área passaria a ser penalti.

Também me parecem caricatas as acusações de falta de fairplay no final do jogo, quando foi o FCP que foi totalmente incapaz de manter a bola em jogo. O Benfica jogou com muita calma e conseguiu não perder a posse de bola, ganhando inúmeros lançamentos laterais e cantos sem o FCP conseguir cheirar a chincha. Isso chamasse jogar à bola.

Se querem discutir fairplay, o que dizer da porrada que Guarin deu a Saviola quando este se preparava para a jogar para fora para que um jogador do FCP fosse assistido. Apesar de termos nós a posse de bola, devolvemos o lançamento lateral e os jogadores do FCP seguiram jogo como se nada fosse.

Já que estamos numa de choradinho, não há comentários sobre:

- o penalti mais escandaloso do campeonato. Como diz o MST, daqueles que se vêm em Marte e só Lucilio não quis ver.

- O amarelo a David Luiz é anedótico. É naturalmente falta, mas não é um lance perigoso, não é uma entrada maldosa e nem sequer é por trás. chegou tarde e chocou de ombro, nada mais do que isso.

- a pisadela de Falcão sobre David Luiz nem amarelo deu. Falcão deu ainda um festival de mergulhos para a piscina sem ter sido advertido uma única vez.

- o pontapé sem bola da rameira uruguaia em Urreta que o derrubou num lance perigoso e que nem amarelo deu.

- Alvaro Pereira pode não ter feito falta sobre Ramirez no lance da sua lesão, mas entrou com tudo, tal como fez n vezes durante a primeira parte, uma das vezes pontapeando-o na cara e sempre sem ver amarelo.

- O amarelo a Saviola é também ridículo pois não chega a tocar na Rameira... por sinal, mais um mergulho que não foi sancionado e que daria o 4º ou 5º amarelo que essa cabra fez para ver.

- o lance da rameira uruguaia sobre Javi é encarnado em qualquer parte do mundo... a desculpa de ele não ter entrado com o pé é anedótica porque se o tem feito apanharia uns 6 meses de castigo. o cartão amarelo a bruno alves na sequência desse lance também foi muito simpático.

Lucilio é um mau arbitro e errou para todos os gostos. No deve e no haver acho que o Benfica foi claramente mais prejudicado.

Diogo disse...

joao,

quase tudo certo. mas continuo a achar que a falta de jeito do saviola em controlar a bola quando e' posta na area pela primeira veze' que leva ao urreta, que arranca de posicao legal, a da-la de calcanhar. e' talvez uma decisao dubia: foi amorti ou falta de jeito. continuo com a minha, de que foi mesmo a segunda...

a rameira agora sempre qu vai 'a catedral comporta-se como rameira que e'. levou baile do maxi e do javi e como achou que nao podia ir embora sem a habitual peixeirada, toca de entrar daquela maneira ao javi... enfim... putas e' assim que se comportam, o que e' que se ha'-de fazer...

no entanto, um palavra ao sry lanka, o nosso portista habitue: ao menos visita, deixa opiniao e nao sao discussoes descabidas ou insultuosas. um bem haja e que volte sempre.