origem
Eusébio +10: tesouras vitoria

domingo, 23 de agosto de 2009

tesouras vitoria

estava na duvida o que chamar a este post, mas optei pelo titulo que podera' causar mais azia aos nossos visitantes nao benfiquistas. porque pode causar mais azia? ja' la' vou.

o benfica hoje fez uma exibicao muito fraquinha, fruto de um bom posicionamento da equipa do vitoria. sabendo de antemao que os laterais do benfica preferem nao arriscar do que subir (ja' que um e' um lateral adaptado e o outro e' muito verde), o vitoria apostou num esquema em que o jorge goncalves e o tiago targino fizeram o que quiseram do shaffer (principalmente) e, a espacos, do ruben. ainda assim, mesmo jogando adaptado, o ruben meteu menos agua que o shaffer. como o joao disse a semana passada por altura do jogo com o maritimo, a equipa ainda parece estar a jogar a ritmo de torneio de verao. mas com menos vontade. onde esta' a velocidade e a pressao que foram promissoras na pre-epoca?

ha' claramente aspectos a rever depressa: o saviola e o keirrison nao sao o que se esperava (embora prefira esperar mais umas jornadas para ver o real valor destes miudos), o shaffer e' muito verdinho (o cesar nao era para esta posicao??), o luisao meteu mais agua hoje que perdi conta, o quim teve algumas paragens cerebrais (o quase golo do vitoria nasceu de uma benesse do luisao e do quim que o poste quis salvar), e o javi tem de perceber que em portugal ele vai ser o gajo mais amarelado mesmo que nao faca faltas o que me leva a pedir-lhe que jogue com raca mas que nao levante cabelo (que ele nao faz, mas so' pelas duvidas...)

a entrada do ramires era esperada mas foi uma injustica tirar-se o lugar ao coentrao. o di maria so' apareceu a espacos (sim, foi muito marcado na 1a parte), mas a um desiquilibrador pede-se irreverencia o jogo todo, mas com objectividade. a entrada do coentrao nao estava a correr bem ate' ao cruzamento para o golo, especialmente porque o dimaria insistiu em descair para cima do coentrao e muitas das vezes atrapalharam-se os 2. com o carlos lesionado, sera' que nao ha' espaco para um miudo como o adu ou um miguel rosa ou assim entrarem para o lugar do aimar de vez em quando?

uma palavra ao arbitro (e aqui e' que vai a parte da azia): os anti-benfica ja' andam a mandar bitaites em como nos influenciou. entao vejamos como: as entradas a pes juntos e em tesoura dos jogadores do guimaraes nunca foram sancionadas; depois do fora de jogo do cardozo que deu em golo (que estava mesmo fora de jogo) o fiscal de linha do outro lado, na sequencia da jogada, nao assinala um fora de jogo CLARO ao douglas; o javi viu um cartao por um encosto enquanto o andrezinho se fartou de distribuir fruta mas nada de cartolinas; o penalty foi bem assinalado (o jogador do vitoria toca CLARAMENTE com a mao na bola) e o nuno assis foi bem expulso, se bem que foi muito massacrado pelo javi (que numa outra entrada, ai sim, deveria ter visto um amarelo). em resumo, ganhamos mas nao foi pelo sr. proenca, que esteve 'a altura da sua mediocridade...

quinta feira sugiro ao jesus dar tempo de titular ao nuno gomes (pelo saviola), keirrison (pelo cardozo), fabio (pelo dima), sidnei (pelo luisao), cesar (pelo shaffer) e julio cesar (pelo quim). de resto, aimar e ramires podem ficar, com o david e o ruben na defesa e o javi como trinco.


BENFICA SEMPRE!!!

13 comentários:

Nuno disse...

Tres pontinhos. Mais setenta e cinco e somos campeoes. Tungas.

Anónimo disse...

Boa analise Diogo, concordo em absoluto. Mais preocupante que as más exibições individuais foi o que o Jesus fez na segunda parte. Jogámos em 4-1-5 e fomos totalmente incapazes de fazer chegar uma bola de jeito aos avançados... os 5 que estavam à mama fizeram todos os impossiveis para se atrapalharem uns aos outros.

Joao

Tiago disse...

Acho que falta dizer uma coisa. Gostei do Jorge Jesus. Especialmente pela velocidade em fazer alterações quando as coisas não estavam a correr bem.

Espero sinceramente que poupem o Aimar no próximo jogo, é o único ponto que discordo da tua análise.

Diogo disse...

tiago,

nota que eu tambem queria que o aimar descansasse. mas quem e' que vais por a organizador de jogo? o dima, para estar sempre a atrapalhar o coentrao com as suas descaidas para a esquerda. e' bom jogador, mas nao tem cultura tactica para organizador de jogo. o nuno gomes? e' uma opcao, mas nao o estou a ver vir atras ajudar o javi e sair com a bola jogavel e redondinha para servir o saviola ou o cardozo. o saviola? sofre dos mesmos males do dima. o cesar? talvez... nunca o vi a 10.

uma outra nota: depois de tanto malhar na cabeca dos jogadores durante a pre-epoca que a bola tem de ser jogada na relva, porque e' que o luisao insiste no charuto para a frente? foi assim com o maritimo e foi assim ontem. com equipas a defender no seu meio campo e' o mesmo que entregar a bola ao adversario. e assim nao vamos criar desiquilibrios nem os vamos obrigar a procurar a bola. a qualidade dos jogadores do benfica obriga a que se jogue simples e com passe curto e rasteiro. os outros que corram. jj, da' la' ai umas chapadas ao luisao a ver se ele perde a mania da charutada, pa'!

Diogo disse...

nuno, os que contam sao os que fizemos, independentemente de como os fizermos. se ganharmos a liga europa a ganhar sempre de 1-0 tudo bem. mas quando se tem 5 avancados e se faz 1 golo por um medio que ate' ja' estava a jogar a trinco, algo nao esta' bem. e a culpa nem foi do proenca ou das tesouradas do meireles e companhia. acho que uns berros no balneario e nos treinos sao precisos...

Tiago disse...

Diogo,

É por isso que realmente gostaria de ver o Adu no plantel do benfica. Não existe realmente uma alternativa ao Aimar.

Acredito no entanto que o Ramires possa fazer essa posição se o JJ o entender embora admita que ainda não conheça muito o futebol deste jogador.

Nuno disse...

Tens toda a razao, e' pouco. Mas sao tres pontinhos.

Estou um bocadinho apreensivo relativamente ao que vai acontecer quando comecarmos a jogar na UEFA... cheira-me que os fins-de-semana a seguir aos jogos europeus vao ser um oh-geesus (ai-jesus em ispirotugueis)...

Anónimo disse...

Eu acho que o ramires possa vir a ser capaz de fazer o lugar 10, mas ainda é cedo. o aimar tem que ser poupado ao máximo. Não percebo porque fez o jogo todo contra os Ucranianos.

Parece-me que o Nuno Gomes devia regressar ao 11, jogando como segundo avançado e de certa forma disfarçando a necessidade de jogarmos com um 10.

Em Guimarães as poucas jogadas que fizemos na segunda parte passaram pelos pés do Nuno...

PS - voltei a achar o jogo do DiMaria e do Saviola miseráveis.

João

Diogo disse...

miseraveis e' pouco... o saviola (ou o keirrison, na 2a parte) andaram a ver navios e o dima, como se viu no jogo com o maritimo, voultou 'a sua inconsequencia habitual. por isso acho que para estes rapazinhos um jogo no banco nao lhes fazia nada mal...

tiago, o problema com o adu e' o mesmo que o do dima, mas elevado a um patamar superior, dado que ainda nao jogou muito na europa: futebol nos pes eles tem, mas futebol na cabeca nao. quando se tem pouca inteligencia futebolistica (leia-se, tactica) nao vale de nada ter talento. veja-se o caso do dima e do saviola acima mencionados (embora ache que o saviola e' um bocadinho mais inteligente que o dima e que precisa e' de ritmo e de ganhar confianca...).

Tiago disse...

Diogo,

A inteligência ganha-se com jogos nas pernas. Acho que neste momento prefiro o Coentrão ao Dima, porém todos estes jogadores e também o Adu e Urreta precisam de jogos nas pernas.

Sempre pensei que o Ronaldo tinha chegado ao Man U e que toda a gente o considerou de logo um craque incrível. Vivo em Inglaterra e após falar com vários adeptos ingleses todos me disseram que as primeiras 2 temporadas do Ronaldo foram decepcionantes mas viam no entanto ali potencial pelo que aceitavam a opção do treinador.

Um dos problemas que os jogadores jovens do benfica têm é esta falta de oportunidades e também de persistência na sua utilização.

Entre o Adu, Coentrão, Urreta e Dima aposto que pelo menos 2 vão ser grandes jogadores mas apenas se tiverem oportunidades. Por outro lado parece-me que o Dima tem tido até bastantes oportunidades e a verdade é que mostra talento a espaços, o que me causa alguma apreensão.
Será ele mesmo predestinado?

PS - Já viram se o Saragoça tivesse exercido o direito de opção que detia sobre o Coentrão?

Diogo disse...

Tiago, 100% de acordo. Tambem sei que o cromo da madeira teve duas epocas para esquecer quando chegou a inglaterra e, nao fora a capacidade eductaiva de sir alex e acredito que se tinha perdido. alias, basta ver o que sir alex faz de miudos como os irmaos silva ou do maqueda: craques em ascencao.

qualquer um dos miudos do benfica que mencionaste tem mais talento no pe' mais fraco que jogadores como o yebda, o petit ou o luis filipe tem no corpo todo, sem querer tirar talento a nenhum destes. e de certeza que tem paletes de mais talento que eu. e concordo em absoluto que a inteligencia se vai ganhando com jogos nas pernas e apanhando porrada a cada 2 entradas de um menos capaz como o raul meireles ou o flavio meireles.

acredito mesmo que os 4 poderao ser grandes jogadores. o problema passa por comprar estes miudos que se acham logo vedetas e que, sem o devido acompanhamento, nao crescem como homemzinhos e, assim, estagnam, pensando que sao craques e que deveriam jogar no real e no barcelona ao mesmo tempo.

infelizmente o benfica prefere receber um gajo emprestado do barcelona (que nao duvido tera' um futuro brilhante ou o barcelona nao teria dado 15 milhoes por ele) e emprestar ou encostar miudos que ja' tem no plantel que mereciam oportunidades: nelson oliveira, adu e urreta sao exemplos. alias, fizemos o mesmo com o deco e depois deu no que se viu.

qual e' o problema maior? um treinador num clube como o benfica, manchester ou barcelona tem de produzir resultados a partir do dia em que assina contracto. ora, nao podes viver de brilhantismos ocasionais de possiveis craques e preferes apostar em jogadores mais experientes ou com mais nome: saviola e' o exemplo mais obvio, como foram exemplos o reyes ou o suazo, em tempos mais recentes, ou os tempos do roger (encostando o deco). ou seja, passam muitos jovens de muito talento no benfica que, nao tendo oportunidades, nao evoluem. e quando vemos o coentrao marcar no dragao pelo rio ave sorrimos e pensamos "ainda bem que e' do benfica". mas nao era melhor sorrir se ele ja' tivesse explodido no benfica a epoca passada?

entretanto, e porque o dima tem um empresario melhor ou porque e' mais caro ou o que o valha, tem tido imensas chances de mostrar mais. esta' a crescer, sem duvida, mas ainda e' a espaco e ainda e' invejoso. nao tenho a duvida que e' um jogador acima da media, mas nao e' o messi, porque emocionalmente e psicologicamente nao cresceu como o messi.

o mesmo se passou com o adu, que passou uma epoca inutil em franca, quando hoje poderia muito bem falar mais portugues por ter jogado num setubal ou assim e teria ganho rodagem que em franca nao ganhou. e o mesmo se vai passar com o patric, vai por mim... ou com o urreta...

ate' os treinadores perderem o medo de apostar em miudos estarolas que entrem e agarrem o lugar contra renomeados ('a la' chalana, ou 'a la' alvaro) entao nao vamos ter miudos a aparecer que causem impacto no mundo do futebol internacional. queres apostar como o benzema no benfica nao teria brilhado?

acho, no entanto, que e' nos jogos mais faceis (ou em que esteja tudo mais facil por fruto do resultado) que se lancam miudos para lhes dar tempinho de jogo. entretanto, joguem pelas reservas (ah pois e', nao ha' um campeonato de reservas competitivo em portugal... mais uma machadada no futebol portugues) e ganhem estaleca e aprendam a mistica do clube que representam, do barreirense ao benfica.

resumindo (depois de muita divagacao): para o imediato eu apostaria num miudo para jogar na ucrania no lugar do aimar. mas o jj, por muito bom que seja e por muito aventureiro que queira ser, nao vai abdicar de marcar 2 golos fora para garantir de vez a qualificacao e por isso o aimar vai jogar mais 70 minutos, assim como o saviola e o cardozo.

para posts futuros reservo os meus pensamentos sobre regulamentos de compra/venda/emprestimo de jogadores e como nao sairemos da cepa torta enquanto nao houver uma lavagem por dentro da organizacao e do encarar do futebol por dentro.

Tiago disse...

Diogo,

Inteiramente de acordo. Confesso que a contratação do Keirrison me agradou no momento porém a vossa lógica é imbatível. O benfica de facto tem jogadores em formação que vão ficar encostados. Gostaria de ver um jogador como o nelson oliveira em acção neste jogo.

Acabei de ler q o Aimar não vai viajar. Parece-me acertado. Um jogador tão propenso a lesões tem de ser poupado. Resta agora ver as alternativas apresentadas. Acredto que o N.Gomes vai jogar e gostaria de rever o Yebda. Espero que o JJ tenha coragem de por em campo uma equipa com 80 de não titulares até porque algumas coisas estão a falhar e urge encontrar alternativas.

Será que o NGomes não será melhor neste momento que o Saviola?

Diogo disse...

tiago,

mas atencao: por 80% de nao titulares nao e', neste momento, dar um tiro no pe'? embora tenha que se arranjar alternativas a quem anda mais apatico (saviola...) ou mais displicente (dima, shaffer, luisao, sidnei...), sentar estes rapazes todos pode correr mal tambem...