origem
Eusébio +10: Parte II - Defesas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Parte II - Defesas

Continuando o tema de ontem, vamos então conversar sobre os defesas que actualmente compõem o plantel.

Quem são primeiro os jogadores com contrato profissional:

Laterais direito - Maxi, Patric e Luis Filipe, sendo que têm ainda contrato de profissional os juniores Abel Pereira e Pedro Eugénio.

Centrais - Luisão, Sidnei, David Luiz, Miguel Vitor, Zoro, Edcarlos, Leandro Silva e os juniores com contrato profissional João Pereira e Roderick.

Laterais esquerdo - Shaffer, Diogo Valente, Sepsi, Jorge Ribeiro, Rúben Lima e o júnior Mário Rui também com contrato de profissional.

Nada mais nada menos que 20 jogadores que espelham a total desgovernação do nosso futebol profissional.

Antes de analisar os jogadores individualmente, vamos só acertar os pressupostos em que o plantel do Benfica devia assentar: 3 jogadores por posição sendo que o primeiro deve ser um valor seguro e consagrado, o segundo deve ser um jogador com margem de progressão mas minimamente competente e com muita motivação para lutar por um lugar, e o terceiro um jovem de 18-19 anos colocado numa equipa onde possa rodar.

Sendo assim, vamos analisar posição a posição.


Lateral direito

O titular indiscutível está encontrado, Maxi Pereira. O segundo seria Patrick mas parece que Jesus o chumbou em termos de competência mínima. Patrick foi então relegado para a posição 3 onde já se encontram Abel Pereira e Pedro Eugénio. Já vi o Abel várias vezes e percebe-se que é um central adaptado sem grande capacidade de fazer o corredor todo mas mesmo assim um lateral muito seguro. A questão que se coloca é, deve/pode o Benfica apostar simultaneamente em três jovens? Duvido... mas agora já têm os três contrato. Espero que haja o bom senso de os emprestar a clubes que ajudem a pagar o seu ordenado, que os deixem jogar e que permitam o seu acompanhamento.

Sobra então a posição 2 que revela a total inépcia da nossa gestão desportiva. Por e simplesmente não há mais nenhum lateral direito. E a situação não é de agora... o ano passado tivemos apenas o Maxi o ano inteiro. Creio que desde a dupla Nelson/Miguel que não temos uma boa parelha de laterais. A solução para essa lacuna foi ir buscar o Luís Filipe, com a qual eu concordo em absoluto. Luís Filipe não é tão mau como o querem pintar e já que lhe estamos a pagar o ordenado, ao menos que possa jogar por nós e não pelo Guimarães. Mas esperemos que o Maxi recupere bem e depressa, pois quanto menos tiver de jogar o Luís Filipe melhor. Ora bem, se a decisão de reciclar o Luís Filipe foi tomada, porque se insiste na possibilidade de Rúben Amorim (ou Miguel Victor) jogarem a lateral direito? Se há de facto uma alternativa na equipa, porquê ir buscar o Luís Filipe? Ou é opção ou não é. Ou Jesus confia nele e o usa como substituto do Maxi, ou não confia, usa o Rúben e o Luís Filipe escusa de andar a gastar água no balneário.


Central

Aqui parece haver algum bom senso. Temos 1 valor consagrado (Luisão), 3 jovens competentes e de enorme potencial, 3 miúdos a rodar (o Leandro desconheço totalmente mas os dois juniores são muito bons) e dois inqualificáveis buracos.

Zoro foi um dos brindes que Veiga nos deixou. Não foi capaz de vingar na medíocre equipa do Vitória de Setúbal e ao que parece ganha 2 milhões por ano. EdCarlos foi daquelas contratações incompreensíveis ao bom estilo de LFV e que custou apenas 2 milhões de euros. Curiosamente EdCarlos foi esta semana insultado no Twitter do próprio clube. Estas duas pérolas devem custar ao Benfica ao longo do seu contrato mais de 10 milhões de euros... siga p'ra bingo!

A minha análise individual aos 4 centrais que ficaram no plantel:

Luisão vai ser provavelmente o capitão de equipa. É o seu líder natural e um símbolo de autoridade dentro do campo. Por isso creio (e concordo) que começará sempre a época como titular. No entanto, para mim não é nada claro que Luisão possa beneficiar de um estatuto de intocável. Apesar da sua posição no balneário, acho que Luisão deixa a desejar em termos de liderança (tal como Nuno Gomes) ou como símbolo do clube. Está obviamente a anos-luz do que foi o Humberto ou o Mozer em termos de estatuto. Em termos técnicos também não é nenhuma estrela, revela enormes dificuldades contra avançados rápidos, movimenta-se mal, é um desastre na colocação da bola e tem revelado pormenores de alguma displicência que são absolutamente inaceitáveis num jogador da sua categoria. Resumindo, acho que o Luisão será um dos pilares da equipa mas nós (adeptos) e o Jesus, não lhe podemos dar um segundo de descanso. Se tudo correr bem, após uma grande época e a sua possível titularidade no próximo campeonato do Mundo, irá render (finalmente) muito dinheiro.

Miguel Victor é uma espécie de patinho feio. Se tivesse sido contratado ao Sport de Iparicituma da 3ª divisão brasileira por 8 milhões de euros seria titular indiscutível... mas para azar do Miguel, é apenas um dos produtos da casa. Um daqueles miúdos que cresceu a sonhar em pisar a relva da catedral e a dormir com o manto sagrado. Miguel Victor não tem o estatuto do Luisão, nem a imponência física do Sidney, nem a exuberância do David Luís, mas foi, na minha opinião, de longe o central mais regular da última época. Miguel Victor já foi titular pela equipa principal 30 vezes (em jogos a sério) e quantas vezes se lembram de ter ficado mal na fotografia? É um central rápido e forte, que joga limpo e que sai sempre com a bola a rolar. Para mim é um crime não se dar ao Miguel Victor a titularidade que ele já merece.

Sidney foi uma das revelações da época passada. Tem uma presença física impressionante e tem-se destacado por marcar muitos golos. Confesso que ainda duvido do seu real valor. Não parece ser um atleta muito empenhado... por causa do seu talento precoce diz-se que gosta pouco de treinar... no jogo com o Milão deixou uma bola escapar-se por entre as pernas, tal como na pré-época do ano passado onde deu também um grande buraco. Acho que Sidney será o herdeiro natural do Luisão e até lá cabe-lhe trabalhar muito e eventualmente alternar a posição com o Miguel Victor consoante a estatura dos adversários.

O David Luiz é um case study. Eu admito à partida as muitas duvidas que tenho em relação ao seu valor. É raro haver jogadores que consigam ter tanta empatia com o público sem serem capazes de se afirmar indiscutivelmente na equipa. David Luiz tem em sua vantagem a enorme entrega e disponibilidade física, bem como uma capacidade técnica acima da média para um defesa. David Luiz gosta de jogar em antecipação onde por vezes consegue grandes desarmes e outras deixa autoestradas nas suas costas. Basicamente vai alternado grandes jogadas com momentos muito infelizes (aqui e aqui. Já o disse várias vezes... David Luiz é um 'loose canon'. É daqueles jogadores com muito talento e zero inteligência emocional. David Luís nas ultimas jornadas do campeonato anterior esteve envolvido em vários lances de penalti que acabaram por não ser assinalados, e é raro o jogo em que não está envolvido num lance a roçar a brutalidade. Se fosse avançado não estaria muito preocupado, mas o facto de jogar tão perto da nossa baliza assusta-me. David Luiz comete muitos erros, e erros que custam pontos. Admito que estou insistentemente a malhar no David Luís, se calhar de forma exagerada. Mas faço-o porque acho que pode vir a ser um grande jogador, mas que ainda não o é. David Luiz precisa de fazer um reset. Talvez ser emprestado a uma boa equipa, quem sabe noutro campeonato onde possa crescer emocionalmente. Ou mudando de posição, porque ele tem talento para ser um bom médio defensivo ou mesmo um bom avançado... mas recapitulando, na defesa do Benfica, não obrigado.


Lateral Esquerdo

Bom, já aqui bati o suficiente na nossa gestão do plantel... desta vez deixo só uma palavra: Leo... Aliás, duas, Ribeiro. Ah, e outra nota, David Luiz nem discuto como hipótese para lateral.

Do que vi esta pré-época confesso a minha surpresa em relação ao Shaffer. Não só o achei um jogador absolutamente excepcional na forma como ataca e defende, como completamente despropositada as criticas que caíram sobre ele na imprensa e na blogosfera. Jesus disse claramente depois do jogo com o Milan que deu poucos minutos a Shaffer pela simples razão que ele vem da Argentina com o campeonato a decorrer e não precisa de ganhar ritmo competitivo. Shaffer parte como titular indiscutível.

Em segundo lugar teremos o Peixoto. Custa-me que estejamos a apostar num jogador já com 29 anos mas enfim, é barato e se Jesus confia nele então eu também. Não percebo no entanto que se pense nele como uma alternativa mais ofensiva ao Shaffer... já viram o Argentino a centrar?

Em relação à posição 3, mais uma vez estamos a apostar em 3 jovens. Sepsi parece ter sido barrete, e daqueles bem caros. Rúben Lima fez uma grande época no Aves e este ano vai ser uma das figuras do Setúbal. Espero que o seu regresso à Luz esteja para breve. Marinho é também uma grande promessa (já andou no Sporting e no Valência) e creio que se rodar mais dois anos e ganhar alguma maturidade poderá vir a ser um jogador interessante.

1 comentário:

Diogo disse...

joao,

mais um post muito interessante. concordo com 99% do que dizes. concordo essencialmente na necessidade de aproveitar os jovens que sao formados no clube, que sabem o que e' jogar pelo benfica e que serao (espero) as grandes referencias do benfica. por partes:

1) lateral direito. mais que encontrado. e' o maxi e mais nenhum. o luis filipe para as sobras. desconheco os jovens de que falas, mas confio na tua analise. nao percebo e' como e' que se contratam paletes de jogadores e nao se faz um estudo simples de capacidade emocional (ja' que capacidade tecnica terao) a estes rapazes -- uma critica que foi feita pelo jesus, dirigida principalmente ao patric. o patric vai rodar para o brasil e espero que volte mais crescidinho. tem potencial, mas nao podemos e nao devemos fechar as portas a rapazes de 18-19 anos que tenhamos nas camadas jovens... enfim...

2) lateral esquerdo. confesso que gosto do shaffer. volto a dizer que nao sei se ele vai ser titular, com a chegada do peixoto. e sim, o peixoto pode ser muita coisa, mas foi contratado para a lateral esquerda, onde jogou nos ultimos anos (passagens efemeras por outras posicoes nao fazem dele um ala ou um 10. fazem dele um polivalente que e' bom e' na lateral esquerda...). o ruben lima parece que e' um rapazola com capacidade e gostava que integrasse o plantel, mas ao menos que continue a crescer muito noutras equipas e que volte cheio de forca e para titular indiscutivel.

3) centrais: analise perfeita. o luisao e' bom, mas nao e' o humberto. para humberto temos la' o miguel vitor, que se mostra mais calmo, mais seguro e que tem apontamentos geniais para um rapaz de apenas 19 anos. acho que sera' o futuro capitao do benfica, e, se tivesse as hipoteses de um sidnei ou de um david luiz, era uma pedra basilar na estrutura da equipa. but i digresss...


acho que o fundamental, em termos de defesa, e' perceber que os nossos juniores, neste capitulo, sao simplesmente fenomenais. o joao alves soube tirar tudo destes rapazes e temos casos como o miguel vitor e o roderick que, dadas as oportunidades necessarias, podem constituir a base da defesa num futuro muito proximo. ja' se percebeu que o jesus parece gostar do miguel, e' esperar que o deixe jogar mais.

nota para o david luiz e o o sidnei: 2 jovens com talento, que se complementam bem, mas que podem ser o tendao de aquiles da defesa, por uma nao tao boa complementacao do luisao. o david luiz parece ser um central acima da media mas e', de facto, algo violento. o sidnei alterna comecos nervosos (1a parte contra o milan...) com 2as partes exemplares. ou seja, a qualquer um deles falta consistencia e regularidade. ganha-se com jogos, e' certo, mas o que eu nao quero e' que soframos golos 'a espera que a regularidade apareca...