origem
Eusébio +10: lenço ou não lenço... ou todos gritam e ninguem tem razão

terça-feira, 14 de abril de 2009

lenço ou não lenço... ou todos gritam e ninguem tem razão

Antes que alguém se ponha com cretinices vamos pôr já a limpo o meu Benfiquismo. Sou sócio do Benfica há 19 anos, sempre com as quotas em dia. Sou accionista minoritário e subscritor de todas as operações financeiras para salvar o clube desde a Operação Coração ao Fica Amaral. Tive um lugar cativo na velha Luz, que nunca deixei de pagar mesmo quando estive no estrangeiro vários anos. Estava na Luz quando eliminámos o Marselha e quando levamos 3 da Académica. Assisti, aos 6-3 de joelhos e com uma vela em cima da televisão porque sabia (antes do primeiro golo) que algo épico estava prestes a acontecer. As minhas filhas são sócias do Benfica desde os primeiros dias de vida. Enrolei-as na bandeira do clube no dia que nasceram. Nunca lhes cantei outra canção de embalar que não as Papoilas Saltitantes, e elas com 3 anos sabem mais cânticos do Benfica do que a maioria dos adeptos. Portanto, se alguém quiser questionar a minha sanidade mental, força. Mas o meu amor ao Benfica, bardamerda.



E o assunto que aqui nos traz hoje: O universo benfiquista está dividido por uma questão fracturante, os pró-lenço e os anti-lenço.

Os pró-lenço são acusados de não gostar do Benfica por serem contra o Quique (ou o LFV, ou o Balboa, ou o apanha-bolas). Os anti-lenço são acusados de pactuar com o actual mediocridade que caracteriza o Benfica. Uns e outros têm as suas legitimas razões. Mas esta dicotomia é preocupante e assustadora. Eu estive na Luz o fim de semana passado e ouvi da boca de Benfiquistas (pró e anti) insultos que raramente ouvi dizer aos mais corrupto dos árbitros (perdoem o eufemismo).

Ser ou não ser pró lenço resume-se de uma forma simples à nossa identidade como clube. O Benfica sempre foi um clube caracterizado pela sua garra e ambição, onde a derrota não era uma possibilidade. Leiam as palavras tristes de Chalana o ano passado quando se queixava de os jogadores actuais não saberem o que é o Benfica. Jogadores esses que não sentem vergonha após um mau resultado e que não compreendem a nossa revolta quando a sua pele não fica em campo. Essa perda da nossa identidade enquanto organização que almejava apenas e só a vitória, tem várias causas. Por um lado o dinheiro passou a falar mais alto que a honra e a glória. Por outro, nós adeptos também nos aburguesámos. Perdemos a imponência do terceiro anel. Perdemos os Diabos Vermelhos colados à linha lateral. Trocámos o inferno pelo conforto.... e os nossos jogadores também.

Instalou-se na última década uma cultura no Estádio da Luz que me parece ser completamente contrária à identidade do nosso glorioso Benfica: quem critica jogadores, treinadores ou dirigentes não gosta do Benfica e não é Benfiquista. Um exemplo brilhante publicado hoje aqui. Eu concordo que assobiar um jogador ao falhar o seu primeiro passe é absurdo, que normalmente a nossa insatisfação causa mais ansiedade que ambição, mas é fundamental que saibamos distinguir um insulto desapropriado de uma cultura de exigência que é a GÉNESE DO NOSSO GLORIOSO CLUBE.

Ser do Benfica é exigir mais a cada dia que passa. É a vitória. É a dignidade. A autoridade. A imponência. O carácter de quem é maior que os grandes. Perdoem-me todos os Benfiquistas que vibram e sofrem... mas o que sobra hoje do Benfica é o voo imponente da águia vitória, transformada num número de circo... é decadente a forma como nos queixamos do azar e dos árbitros, como se fossemos uns viscondes quaisquer, e como invejamos, de uma forma envergonhada, um líder como o dos andrades. Não precisamos de desculpas nem de criminosos, precisamos de recuperar a nossa ambição e a nossa exigência que é o que fez de nós grandes.

O BENFICA É OS QUINZE A ZERO!!! O sketch dos Gatos não é uma piada. É O BENFICA, e aquele pequeno filme não faria sentido com mais nenhum clube do mundo. É isso que faz de nós o Benfica. Sermos exigentes é o que faz de nós Benfiquistas.

Não somos menos benfiquista por assobiar os nossos jogadores porque nós somos aqueles que os glorificamos, que os veneramos, que os seguimos faça chuva ou faça sol. Da mesma forma, não questionar o Quique, o LFV, ou mesmo o Rui Costa ou o Eusébio, é uma afronta à identidade do nosso clube.

Num blog de ultras (normalmente os mais radicais defensores do anti-lenço) levantou-se hoje uma questão: Qual o real papel de um Adepto no apoio à sua equipa? Subscrever tudo o que um plantel ou dirigente fazem e pedem? Ou perceber que o Símbolo Benfica e a Camisola Benfica são superiores a tudo e a todos? E que a crítica faz parte do Amor a um Clube?

Eu não tenho duvidas. Não me peçam mais para comer e calar. Nem mais um dia. LFV tem 8 anos de Presidente em condições que ele diz serem adversas mas com um apoio popular nunca antes visto. O seu tempo chegou ao fim. Foi capaz de trazer alguma dignidade ao Benfica, mas não foi capaz de fazer renascer a ambição e o espírito de conquista. Foi desculpabilista e vendedor de falsas promessas. O problema do Benfica não está no treinador, nem nos jogadores, nem nos árbitros. Está na sua inexistente cultura de vitória e na sua falta de ambição. Houve apenas um ano, onde LFV se eclipsou, e por uma conjugação qualquer cósmica, juntaram-se um batechapas, um treinador banal, um ex jogador de 6 dedos, e uma equipa medíocre, para voltar a fazer renascer o sonho benfiquista... depois disso, voltou o senhor presidente e voltámos à feira de vaidades. Como é possivel, quem é Quique Flores, para excomungar Fernando Chalana e Diamantino? Quem é o lider desta organização que o permite? Só pode ser alguém que não faz a mais pequena ideia do que é o Benfica. José Veiga (em quem eu nunca votarei e que espero que nunca mais entre na Luz), sabe o que é o Benfica, e sabe que não é preciso tempo para fazer um campeão, mas sim ambição e liderança.

Eu não sou contra o Benfica, nem contra o Quique, o Rui Costa, ou os nossos jogadores. Sou contra Luis Filipe Vieira. Eu ando a abanar o lenço há muito tempo, mas sempre virado para a tribuna. Quando Fernando Santos foi contratado, depois daquela inenarrável pré-época, escrevi neste blog qualquer coisa assim "quando os benfiquistas quiserem usar o lenço, por favor virem-se para a bancada." Espero que os Benfiquistas não continuem a pactuar com a mediocridade. E que saibam identificar onde está o problema do Benfica. Mas espero mais ainda que não continuem a calar a vossa revolta.


PS - "Uma 'estória' sobre Alfredo Farinha: diz-se que, por vezes, em vésperas de jogos europeus importantes do Benfica, pedia para ser ele a fazer a crónica dos jogos da nossa equipa no fim-de-semana anterior. Depois, mesmo que o Benfica tivesse ganho de goleada, desancava a equipa e os jogadores de alto a baixo. Isto para que eles se sentissem espicaçados, e não ficassem demasiado ufanos ou confiantes. Era a sua forma de ajudar" - Tertulia Benfiquista

8 comentários:

Joao disse...

Deus tem mesmo que existir... acabo de publicar este texto, vou ver as noticias de ultima hora e pimba, LFV marca conferencia de imprensa para as 19 horas. Faço figas. Hoje pode ser o primeiro dia do resto da nossa vida (mas provavelmente vai ser só mais do mesmo).

Nuno disse...

Joao, nem a brincar em pus em causa o teu Benfiquismo! Que fique bem claro.

E sim, concordo que o tempo do LFV acabou. O que leva 'a questao: se e' mais ou menos unanime que o presidente ja' deu o que tinha a dar, por que e' que a pergunta e' sempre se se despede o treinador?

Eu concordo que o Benfica seja exigencia, seja "a forca do querer". Mas se e' assim, quando o Cardozo falha um golo feito, o estadio tem que vir abaixo. Primeiro, uma assobiadela. Depois, Benfica, Benfica, Benfica! Para que os rapazes percebam que eles nunca estarao acima da camisola.

O problema maior do Benfica e' que nao ha' solucoes simples para problemas complicados. Ganhar nao demora. Recuperar a alma, precisa de muitas vitorias.

Nuno disse...

E afinal, a montanha da conferencia de imprensa pariu um enormissimo e inutil rato...

Diogo disse...

joao,
excelente post.

2 notas: embora eu nao seja apologista de despedir um treinador por da' ca' aquela palha, continuo a achar que o quique, talvez por portas travessas mas tambem, talvez, por culpa propria, nao tem carisma para ser treinador do benfica. e, para que nao fique mal entendido, nao sou a favor do alvaro, do manel ze, do chalana, do jorge jesus ou do carvalhal para treinadores. mas quero um treinador que seja carismatico e que os tenha no sitio.

mas, e como ja' dissemos aqui muitas vezes, o trabalho do lfv esta' feito. ja' chega de lfv. nao sei quem sera' melhor, mas comecemos por delinear que, para se ser presidente do benfica, nao se pode ser socio de mais nenhum clube, muito menos dos corruptos ou da lagartagem. logo aqui o lfv comeca a falhar... mas o mais importante e' ter alguem que ponha o benfica acima de tudo e de todos, como alias nos, como adeptos, o fazemos. podem fazer do clube um empresa, mas caramba, e' preciso saber que e' uma equipa com pelo menos 160,000 accionistas!! que faca ou chuva ou sol vao 'as "board meetings" (leia-se, aos jogos), e apenas e so' querem o melhor!

a estoria do alfredo farinha ilustra um pouco o que e' ser benfiquista. e' que o cardozo e' o melhor do mundo, mas quando fizer um hat trick tem de levar nos cornos para nao se armar aos cagados e continuar a trabalhar para fazer hat tricks em todos os jogos.

Joao disse...

Bolas Nuno, fiquei ofendido foi com o facto de achares que o primeiro paragrafo era dirigido a ti! ;-)

Mais uma vez, a intervenção do LFV ontem é de chorar... fazer equipas é fácil mas estádios é que é difícil... e os contratos não são para rasgar... excepto o do FS na primeira jornada... anormal... este homem devia ter saído do Benfica há dois anos, e tinha saído como um herói. Toda a obra que conseguiu fazer se vai esfumar na mais penosa década desportiva do Benfica... mas não adianta bater no ceguinho. Espero que apareçam candidatos credíveis e que LFV saia depressa do clube. Adeus, obrigado e não voltes nunca.

Em relação à questão do treinador, acho que tens toda a razão. Se calhar este ano até temos um treinador particularmente mau, mas a culpa não é só dele.

A liderança falhou no dia em que Quique afastou Chalana e Diamantino. Não o podia ter permitido. E após uma série de meses, só agora Quique começa a perceber o que é o Campeonato Português. Já ve jogos em cima da linha, já gesticula com os árbitros... é pena ter demorado tanto tempo... mas a culpa não é dele.

Já um caso paradigmático. Nos últimos anos temos contratado n treinadores estrangeiros, que apesar de serem competentes, são sempre uns incompreendidos e uns desajustados, simplesmente porque demoraram um ano a perceber que o Benfica é um clube diferente. A única excepção foi o Trapp, porque teve Veiga e Álvaro ao lado dele.

Já reparaste como no Porto, passe por lá quem passar (e tb nunca ficam muito tempo), o treinador faz sempre parte de uma estrutura técnica já existente? O treinador é sempre só mais um, e é ele quem tem de se adaptar ao clube e não o clube a ele? Eles têm o mesmo director desportivo na sombra há anos, e os Victor Baias e os Andrés e os João Pintos estão lá todos... e não tenhamos duvidas que são esses gajos que fomentam e mantém a cultura de vitória e ambição. O treinador é o gajo que dá a táctica e não precisa de ser nenhum génio para o fazer.

E nós continuamos a bater com os cornos na parede, a culpar quem não tem culpa nenhuma... o gajo que escolhe o 11.

Que fique claro, eu não sou a favor da continuidade do Quique pela simples razão que este se acha maior que o clube. Ignorou as suas glórias e o seu passado, castrou a sua ambição e acima de tudo foi teimoso como um asno na sua presunção que estava a treinar o Villareal. Mas uma liderança forte tinha-o posto no sitio e tinha-lhe explicado que no Benfica não se defende um 1-0, que nunca se diz que o 2º lugar já é bom, e que em Portugal não se joga em 4-2-4. Mas não o fizeram... e tudo de bom que Quique trouxe em termos de metodologia de treinos, da criação do laboratório de alto rendimento, de comunicação para o exterior se vai perder. E lamento-o... Pela primeira vez tivemos uma época praticamente sem lesões musculares e ninguém parece lembrar-se disso.


Eu sempre fui contra a vinda para o Benfica de tipos como o Humberto Coelho, o Simões, o Toni... Fui defensor de uma linha mais empresarial, de pessoas que mesmo sem grande passado Benfiquista sejam acima de tudo excelentes profissionais. Mas hoje o que o Benfica precisa é de uma nova vaga de Benfiquismo. Perdemos a nossa identidade e não há treinador no mundo que nos valha se não recuperarmos primeiro a nossa cultura.

Nuno disse...

Concordo com a parte da cultura. Era isso a que me referia quando disse que perdemos a alma. Como o Diogo notou, precisamos de jogadores de faca nos dentes. SEMPRE! Precisamos que quando um badameco qualquer pensar em meter um golo ao Benfica, fique com medo de a seguir levar uma patada que o deixe com tres pernas partidas com fractura exposta. Temos que voltar a meter medo, porque quando metemos medo impomos respeito, e se nao metermos medo, somos gozados por merdas tipo a paneleirenta da Domingueta Impaciencia. Precisamos de um Mozer que enfie a bota nos dentes de um javardanhoso qualquer, de um Argel que rosne alto, de gajos com sangue quente. Claro que a imprensa vendida vai gritar aos sete ventos que "o Benfica esta' de cabeca perdida". Mas raios, prefiro que tenhamos a cabeca perdida se no processo escavacarmos os cornos a alguem!

Nuno disse...

E realmente... fazer uma conferencia de imprensa para reclamar contra a merda do recori nao lembra ao diabo... Como se alguem do Benfica lesse aquela merda...

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
No More Laggin Downloads Using NZB Files You Can Rapidly Find HD Movies, Console Games, MP3 Singles, Applications & Download Them at Electric Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]