origem
Eusébio +10: Eliminar o campeao europeu

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Eliminar o campeao europeu

nao e' para todos... Na verdade, a unica equipa portuguesa que o conseguiu nos ultimos anos chama-se BENFICA. Despachou o Liverpool com duas grandes exibicoes e duas vitorias, by the way. Nao precisamos de contar com golos marcados fora para os desempates. E no mesmo ano despachamos o Manchester, by the way.
O treinador chamava-se Arnaldo. Arnaldo Cu-men.
Tambem lhe mostraram lencos brancos.
Que saudades do Arnaldo, e do Simaozinho, que pintava as mantas todas.
Que saudades. E isto foi ha' tao pouco tempo...

5 comentários:

Joao disse...

Nuno, mas o Koeman, independentemente de ser (ou não) um bom treinador, foi mais um que nunca compreendeu a dimensão do clube onde estava... passava a vida a papaguear para tudo o que era imprensa estrangeira e o resto eram pretos. acho que nunca percebeu bem o que implicava uma deslocação a Rio Ave e nunca percebeu que ficar era segundo lugar (ou terceiro), mesmo fazendo uma excelente campanha europeia é inaceitável. e essa mentalidade, desculpa, mas não interessa... independentemente das suas qualidades técnicas.

Os únicos treinadores na ultima década que se identificaram com a cultura do Benfica foi o Trapp (que conheceu o verdadeiro Benfica e que teve ao seu lado o Veiga, que não é estúpido nenhum, e o Álvaro, que lhe corre no sangue) e o Fernando Santos, que mais não fez porque não sabe e, verdade seja dita, porque LFV tudo fez para lhe complicar a vida.

O Benfica, mais do que o treinador mais qualificado do mundo (Wengers, Benitez, Lippis, Capellos) precisa primeiro de encontrar alguém que se identifique com a sua cultura. Depois, se tiver o mínimo de bom senso e estiver rodeado de gente competente fará certamente um bom trabalho.

Temos que pensar em treinadores que se identifiquem com a cultura do Benfica (que serão maioritariamente os portugueses, desde o Mourinho ao Jesus), ou que estejas dispostos a aprender (coisa que Koeman e Quique não estão) rodeando-os de ambição e cultura Benfiquista (os Álvaros, Diamantinos, Mozers, etc).

Enquanto escrevo estas linhas parece-me óbvio que temos de deixar de uma vez por todas de olhar para o treinador como a causa e solução de todos os problemas, e passar a olhar para a equipa técnica como um todo: treinador principal, treinadores secundários, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas, observadores, psicólogos, consultores, director técnico, delegado.... não podemos mudar esta estrutura toda de cada vez que ficamos em 2º no campeonato. Quique porventura terá trazido bons profissionais com a sua equipa. mas a equipa não tem que ser dele... Se o Benfica tivesse essa estrutura montada, e a fervilhar de cultura e ambição gloriosa, ao contratar um Quique qualquer este entrava a porta e tinha que se integrar... em vez disso anda o Benfica atrás dos gostos e vaidades de uns fulanos que vêm para Lisboa gozar uma sabática e encher-nos de Balboas.

Tudo isto de resume a um problema grave de falta de liderança e estratégia, mas já prometi que não volto a bater no ceguinho...

Anónimo disse...

Nuno
Porque não Ronaldo em vez de Arnaldo (ao fim e ao cabo ele chama-se ronald)

João
Belíssima análise (será porque concordo com ela? ehehe), só tem um senão - é que a impores uma estrutura mais uma séries de coisas (acrescentaria que o treinador seria dos que menos devia riscar na aquisição de jogadores)não consegues apanhar um treinador minimamente capaz...e só as ex-pratas da casa não me dão muita confiança.

Diogo disse...

eu volto a pegar num comentario do joao num post anterior. nao porque queira comparacoes com andrades, mas porque e' a estrutura que faz sentido.

o jesualdo, tal como o mourinho, o del neri, o artur jorge ou outro gajo qualquer, sao apenas uma peca na estrutura. se a peca nao encaixa, sai. mas o resto das pecas (o baia e os outros panilas todos) ficam la' todos. porque? porque sao eles que viveram o clube enquanto jogadores e/ou dirigentes e que querem o melhor para eles. corruptos ou nao, percebe-se esta estrategia.

o benfica, desta ou de outra forma, tem de se re-encontrar com a sua identidade. o treinador, ie o gajo das tacticas, e' peca secundaria. comecamos bem em ter o rui costa, que vive o clube como o resto dos adeptos, numa posicao de lideranca. precisamos de mais como ele, que, independentemente de quem seja o manel que se senta no banco, nunca saem. isso implica trazer as velhas e novas glorias (os rui costas, os alvaros, os mozers, os chalanas, os simoes, os eusebios, ate' o miguel vitor ou um puto qualquer dos iniciados) porque sao esses que se identificam com a grandeza do clube.

como o joao dizia num post anterior, as filhas dele, como o teu filho de certeza nuno, serao mais benfiquistas que o lfv, o quique ou alguns dos membros da direccao do clube. e isso, que demonstra grande benfiquismo da vossa parte, so' nos pode deixar preocupados...

Joao disse...

Diogo e restantes camaradas,

Quero esclarecer um ponto. Eu acho que o Benfica sofre neste momento de uma grande falta de Benfiquismo. Rui Costa será provavelmente o único que se identifica com a cultura do clube.

No entanto, longe de mim achar que a solução para os nossos problemas passe por ter o Rui a presidente, o Humberto a director, o Toni a treinador, e o Chalana a adjunto. Isso é receita para a desgraça.

O Benfica precisa de um Quique ou de um Trapp, bem alicerçado por gente que compreenda os pergaminhos do clube e o esterco que é actualmente o futebol portugues. E também precisa de bons médicos, bons psicólogos, bons preparadores físicos, bons capangas, que podem ou não ser os mais benfiquistas do mundo.

As nossas velhas glórias têm um papel importante a desempenhar no clube. Mas atenção, são apenas mais uma peça do puzzle. Não vamos por nos ombros do Chalana a salvação do Benfica.

Isto são coisas que um Presidente devia ver, lá está...

Diogo disse...

longe de mim achar que as velhas glorias e' que vao safar a honra do convento. como queria fazer ver, as velhas e novas glorias trazem o benfiquismo necessario, a garra, a vontade de ganhar, e incutem isso nos rapazolas que tem a felicidade e a honra de vestir o manto sagrado.

mas o treinador sera' apenas uma peca alicercada numa estrutura com ambicao. posto isto, quero sempre o melhor treinador do mundo, que sera' ajudado pelos melhores medicos, melhores fisioterapeutas, melhores preparadores fisicos, etc, que se equadram numa estrutura ambiciosa mas muito bem organizada. se o quique, o trap, o hiddink ou o mourinho ficam so' 2 epocas, nao faz mal. mas saem so' eles. o resto da malta, do medico ao apanha bolas, fica tudo.