origem
Eusébio +10: o rei vai nu?

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

o rei vai nu?

Este Benfica de Quique flores é um caso de estudo do futebol moderno... ou talvez não, porque parecemos uma equipa dos anos 50 quando surgiu a revolucionária táctica WM.

Ontem foi assim:
- 4 defesas que passaram 90 minutos a chutar para onde estavam virados.
- 2 médios com a habilidade e visão de jogo de um tijolo.
- 4 avançados que em 90 mns praticamente não fizeram uma combinação entre si.

O resultado foi mais um jogo completamente desgarrado e uma equipa que não tem a mais pequena noção do que anda a fazer em campo... ou melhor, noção até tem... essas noções de futebol é que são preocupantes porque parece que voltamos ao tempo em que a responsabilidade dos 5 defesas é não sofrer golos e a responsabilidade dos 5 avançados é fintar toda a gente e marcar golo.

O Benfica este ano fez 9 jogos oficiais:
- 3 para a Taca Uefa, onde fizemos duas exibições paupérrimas em Napoles e em Berlin, e um jogo absolutamente fenomenal na Luz contra o Nápoles.
- 5 jogos no Campeonato onde fizemos uns bons 30 mns contra o Porto e outros 30 contra o Sporting, e exibições miseráveis contra o Rio Ave, Paços de Ferreira e Leixões.
- 1 jogo para a Taça de Portugal onde levámos um banho de bola de uma equipa da 2ª B.

Resumidamente, em 840 minutos de futebol, devemos ter qualquer coisa como 200 minutos onde dominámos o adversário, controlámos o jogo, trocámos a bola e conseguimos criar oportunidades de golo. Nos restantes 640, andámos ao chuto para a frente em cavalgadas desenfreadas e inconsequentes, e sobrevivemos à custa do génio e inspiração de alguns jogadores. parece-me muito pouco para uma equipa com tantos valores.

Deixo uma nota muito positiva para Nuno Gomes que parece ser um oásis de cultura futebolistica, humildade e talento no meio de um monte de vedetas.
E uma muito negativa para Di Maria por ser o oposto.


PS - Parabens Braga!!! Se o Jesus encarnasse na pele de um espanhol bonito não andava por Braga de certeza...

3 comentários:

Diogo disse...

joao,
nao vi o jogo, como e' obvio, e segui apenas a segunda parte pela renascenca. depois de ler o teu post, fico com a ideia de que nao so' o rei vai nu, como parece que o rei nao tem costureiros nem roupa velha.

pelo que pude perceber pelo relato, temos uma grande falta de experiencia, e nao continuamos com um plantel curto em termos de opcoes. parece-me que o binya, depois de alguma promessa, e' mesmo so' para a sarrafada (daqueles pes parecem nao sair nada de futebol), que continuamos com um defice de ligacao no meio campo (o yebda fez muita falta, como falta faz o carlos martins e, nao tanto, o aimar), que o di maria tem a mania que e' estrela (nao joga para a equipa -- esta' na hora de comecar a crescer) e que, por consequencia, o nosso ataque se resume ao reyes e ao nuno gomes (os jogadores que parecem ter mais clarividencia).

quanto 'a defesa: o jorge ribeiro nao joga mal, mas tambem nao faz grande diferenca, o sidnei ainda e' muito verde (1 jogo bom a cada 3 jogos nao e' bom sinal...), o maxi ainda nao sabe bem o que fazer naquele lugar (precisa-se urgentemente de lateral direito) e o luisao anda com a cabeca no ar ha' uns meses...

o quique diz que ha' muito trabalho pela frente e eu acredito. e' que estar a ganhar por 1-0, ter uma oportunidade flagrante para acabar com o jogo e ao o fazer e' de infantis... mas a pergunta e': quanto mais tempo e' preciso? ou sera' que o tempo preciso e' aquele que e' necessario ate' 'a reabertura do mercado para fazer os habituais ajustes?

Nuno disse...

Tem que se arranjar umas coisas da Fatima Lopes para vestir o gajo. :D

Ontem fui espreitando a primeira parte e da segunda nao vi grande coisa. Fui ouvindo o relato na Antena 1, com os doentes do costume aos berros.

De facto, a coisa comeca a preocupar. Sobretudo porque o gajo nao consegue colocar a mesma equipa em campo dois jogos seguidos, os tipos continuam todos presos por arames.

Tal como nos ultimos anos, o problema esta' no meio campo (sera' coincidencia que a ultima vez que tivemos um meio-campo a funcionar, estava la' um macaco chamado Tiago que agora anda a vegetar pela bancada do Delle Alpi?). O meio-campo falha, o ataque fica sem bola, e a defesa fica debaixo de fogo. Ontem ate' me pareceu que a defesa nao esteve mal, pelo menos na primeira parte, com excepcao de um lance em que o avancado deles teve um ataque de NunoGomesIsoladoFrenteAoGR e permitiu a defesa do Quim.
Acho que o Quique nao deixa os laterais subirem, e por isso e' que o Leo esta' a assentar os gluteos na bancada. Se for mesmo assim, e' um disparate grotesco, e' para isso que serve termos 2 medios centros, um deles tem que cobrir o lateral que sobe. E das poucas coisas que funcionava o ano passado era o lado esquerdo quando o Leo subia. Este ano com o Reyes a massacrar, o Leo teria uma auto-estrada inteira para correr como ele gosta. Nao percebo qual e' a embirracao do treinador. O Maxi, concordo que vai remediando, mas eu contratava um a serio, naquela da amizade. Foi talvez a unica posicao que falhou a pre-epoca.

Nao me parece que estejamos hiper-dependentes de um jogador, mas quando falham Yebda e Martins, a coisa complica-se. O Martins parece ser um bom "ligador", e tenho ideia que quando ele nao joga, sobretudo sem o Yebda, perdemos uma boa fatia de posse de bola.

Estou a tomar esta epoca como uma obra em progresso. Como me parece que esta' muita gente. Mas receio que mais um ou dois empates (sobretudo em casa) contra as Navais e os Rios Aves e os Aves e outras porcarias que nao valem nada comece a complicar o sistema do dito "terceiro anel", aquela massa imensa de acefalos que acha que mudando tudo de duas em duas semanas resolve todos os problemas do mundo.

Quem e' o cliente deste fim-de-semana? Com tanta pausa para seleccoes brincarem com os nossos jogadores, nem me lembro de onde e' que o campeonato anda.

Diogo disse...

nuno,
para recordar:

jogo 6 (!!!!!) para o campeonato (que comecou ha' quase 2 meses -- bela media...): jogamos na Luz com a Naval.