origem
Eusébio +10: o ser, o ter, o querer e a calma

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

o ser, o ter, o querer e a calma

eu apenas pude ouvir o jogo do benfica pela radio. a sic internacional e a rtpi nao transmitiram o jogo, pelo que me fiquei pelo meu escritorio, a roer as unhas e a ouvir o benfica na renascenca. no rescaldo, fica a ideia de que foi mau de mais, de que a equipa nao esta' entrosada, de que vai ser uma epoca muito longa, etc. no meu morning commute, entre para-arranque e tentando nao me frustrar muito antes de chegar ao emprego, vinha a pensar no benfica e na champions.

parece que, dos 14 que envergaram o manto sagrado ontem, so' 1 jogou 'a bola. nao e' de espantar. no fim de contas, e' um jogador fora de serie, muito a frente do resto do plantel. mas vamos com calma em criticar o resto da rapaziada. estes jogos de apuramento para a champions podem ser ingratos para equipas inglesas, italianas, espanholas e portuguesas que nao estejam bem preparadas fisicamente. mas ja' la' vou. esperar que um miudo de 18 anos, acabado de chegar dos US, que nem portugues fala, que nunca tinha jogado na Luz, ou frente a 56 mil pessoas, ou na champions, entre e faca 5 golos e' ridiculo. esperar o mesmo de um rapaz de 19 anos que vem do rio ave tambem. esperar que um outro moco de 22 seja frio, calculista e patrao da defesa tambem e' patetico. eles sao todos (os 14 mais os outros) jogadores fenomenais porque sao do benfica. depois, os reforcos tambem precisam de mais tempo para se integrarem melhor... agora, quem ja' la' esta' ha' uns tempos tem de fazer mais. ate' ai, estamos de acordo.

mas vamos entao ao que pode estar por tras de tao fraca produtividade: o benfica comecou a pre epoca mais cedo, e' certo. 1 mes de trabalho antes deste jogo. parece-me curto. porque? porque entraram jogadores novos que precisam de aprender mecanismos. entre lesoes e viagens, o benfica fez 5 jogos. 5 jogos numa pre epoca parece-me pouco. e' preciso comecar a por o marketing de lado e a fazer preparacoes com cabeca. lembro-me que na altura dos estagios na suica faziamos 4 jogos la' ( se nao estou em erro) mais 2 ou 3 em lisboa (guadiana, apresentacao aos socios, etc...). este ano fomos 'a romenia, 'a arabia, fizemos o guadiana, e entramos sem ritmo na champions. nao admira. passamos mais tempo em avioes e aeroportos do que com a bola nos pes ou a transpirar.

de quem e' a culpa? nao vamos apontar dedos, porque seria facil demais. mas insistir no katsoranis quando durante 35-40 minutos nao acertou uma (salvou-se com a lesao do luisao), e lancar o adu quando este so' tinha 6 dias de treinos parecem-me decisoes erradas. comeco a pensar se o losango nao esta', 'a partida para esta epoca, condenado ao fracasso, mas mantem-se por teimosia. se no passado resultou (muito porque tinhamos o simao e nao tinhamos o rui costa), acho que este ano, sem mudar muito, a equipa jogaria melhor num 4-4-2 mais classico, com alas, sacrificando um trinco (katso) e um medio interior (assis). a ver (a grande o titular, a pequeno o suplente):

QUIM (Butt)

NELSON (Luis Filipe) LUISAO (Zoro) DAVID LUIZ (Zoro) LEO (Miguelito)

COENTRAO ( ?? ) PETIT (Katsoranis) RUI COSTA (Assis/Adu) DI MARIA (Adu)

NUNO GOMES (Bergessio) CARDOZO (Mantorras)


o petit recuaria para perto dos centrais em situacao de perda de bola e encarregar-se-ia da transposicao (RAPIDA) da defesa para o ataque, com a colaboracao do Rui. o que esta' a acontecer neste momento e' que o losango esta' muito fechado, e os medios interiores nao estao a fazer as devidas compensacoes dos laterais ou seja, o lui filipe galga o flanco todo mas o katsoranis nao fecha nas costas dele. resultado: o gronjkaer e o canadiano fizeram o que quiseram do lado direito do benfica....

enfim....

e' preciso manter a calma e a fe'. e' preciso apoiar os rapazes, principalmente os de 18 e 19 anos que chegaram agora. e' preciso nao endeusar ninguem. porque eles sao todos fantasticos (se nao fossem, nao estavam no benfica). e e' preciso pedir explicacoes ao timoneiro, porque algo nao esta' a ser muito bem entendido entre ordens e berros. estar tao nervoso frente ao copenhaga ou ao sporting so' podera' querer dizer que deve estar a sentir o LFV breathing down his neck.... calma, sr. engenheiro. calma.

2 comentários:

dezazucr disse...

o katsouranis tem sido um cancro naquele meio campo. Não corre, não pressiona, não defende, não faz compensações e agora já nem marca golos. Pior que tudo, mesmo com os bofes de fora nunca é substituído. Consegue convencer-nos a preferí-lo a central do que no meio campo.
A forma como se deixa antecipar no golo dos dinamarqueses só é comparável à forma como a andar, deixou o Giggs passar por ele nas calmas no jogo perdido contra o Manchester.

De resto, de todos, até gostei do Adu. Pode não ter dado uma para a caixa devido ao facto de não estar entrosado com os colegas, mas ao menos mostrou pormenores e, melhor, mostrou garra, mesmo quando perdia a bola tentava recuperá-la logo a seguir. Já o Coentrão, uma vergonha, passa mais tempo a limpar o chão. Não se percebe porquê, ao mínimo toque atira-se ao chão - alguém que lhe avise que isto é o Benfica e além de não gostarmos de fiteiros, os árbitros de certeza que não apitarão de cada vez que cair, se com falta é difícil, sem ela pior.

Nuno disse...

Diogo,

tens muita razão aí postada.
Também tive que me contentar em ouvir o jogo, porque a SIC online foi-se abaixo e a Antena 1 também, salvou-se (-me?) a TSF. Ao menos, safei-me do Joaquim Rita e as suas doutas (é mais "vendotas", mas adiante...) opiniões.
A equipa não rende, mudaram metade do plantel antes de a pré-época comecar, depois ainda saíram dois elementos que à partida seriam titularíssimos, e no meio disto tudo o engenheiro está em stresse.
Neste preciso momento, não há muito que reclamar, há é muito que trabalhar. É pacífico que não temos um treinador ganhador-nato, é pacífico que comprámos jogadores que podem vir a ser (muito diferente de "são") mais-valias, tipo Cardozo e Adu, mas aquilo ainda está tudo preso por arames. Literalmente, porque as lesões musculares já estão a atacar. Ou seja, ainda a época mal comecou e já estamos sem defesa. Continuamos sem defesa-direito ao nível necessário (Sevilha: quando quiserem, é só passar um chequezito e levar o gajo, ok?), o quarto central, um tal de Stretnonaoseique com três metros e doze centímetros de altura não parece servir para nada, o primeiro e o teoricamente segundo estão lesionados, e vai ser o terceiro a agarrar aquilo, com os pomodoros que ele já mostrou que tem. Se é assim aos 19/20 anos, cheira-me que em junho o vemos passar.
Depois, aquele ordinário que se foi embora na véspera de um jogo fundamental sem dar cavaco (deixa lá, que mais cedo ou mais tarde hás-de jogar com o Reading, meu javardo...). A seguir, o Katsouranis, que ainda deve estar cansado da época passada e de pedir aumento de salário, porque este ano além de porcaria não fez mais nada.
No meio disto tudo, as tormentas do treinador, que quer losango mas nunca o pôs a funcionar, que agora também quer um segundo sistema de 4-3-3, aparentemente, e que berra que se farta. E ainda não comecou ele a falar com os jogadores (traducão para comecarmos a levar na tromba... deve ser já sábado... ui...).
Parece-me que atacar o treinador agora só torna as coisas piores. É verdade que ele se põe a jeito - raios, ele É a jeito para ser atacado... um totó de todo o tamanho, panhonha dos quatro costados, especialista em correr maratonas e, nos últimos dois quilómetros, passar do segundo-que-ataca-o-primeiro para o trigésimo-sexto-e-só-porque-o-37-já-tinha-rebentado, etc., etc., etc..
Mas é com este gajo, panhonha e totó, que vamos ter que gramar. E uma coisa ele pode sempre argumentar a favor dele: nunca teve a equipa pronta para comecar a pré-época. Claro que se pode sempre dizer que, nos dias que correm, ninguém tem (vide Chelsea, Manchester, Real Madrid, etc.), mas convenhamos que o gajo tem azar com isso: o ano passado meia-equipa estava a recuperar da porcaria do mundial, este ano meia-equipa estava sabe-se lá onde.
E ainda estão para vir mais quatro, parece. Este ano ficava mais barato ter alugado um charter directamente da América (algures a meio caminho entre Buenos Aires e Salt Lake City) para trazer a malta toda. Só em passagens, deve-se ter gasto uns 20 ou 30 dos meus salários. E isto sem contar que eles vêm a Lisboa para assinar e ser apresentados, e depois voltam sempre ao outro lado para "tratar de assuntos pessoais".
Pórtantes, e resumidamestes: para o ano havemos de ter treinador novo e este ano temos que aguentar com este. Por isso mais vale fingir que gostamos dele, e gritar muito "Benfica, Benfica" em vez de assobiar ou de BUUUUUUar. De qualquer modo, o terceiro lugar deve estar mais ou menos garantido... e raios partam, quem é que aguentava ver o Fernando Santos Campeão?!?!?!?!?!