origem
Eusébio +10: Feijao com arroz

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Feijao com arroz

e ao jogo numero 5 ou 6, ai esta' um trofeu em forma de ponte. O Petit foi capitao, o Bergessio quase marcava por 2 vezes, o Luis Filipe nao complicou muito, e o Manuel Fernandes esta' que parece um armario.

O jogo nao foi bonito, mas tambem nao poderia ser: lento como os jogos de pre'-epoca sao, houve mais distribuicao de fruta que o mercado de Vila Real de Santo Antonio conseguira' nos dias mais movimentados de Agosto. Se o Petit e o Bergessio tiveram entradas por vezes bem durinhas, o cabrao do Liedson estava a ver se conseguia mandar alguem para rua. E os atrasados mentais acabados em "el" conseguiram enervar os jogadores do Benfica o jogo todo para depois fazerem papel de coitadinhos. Enfim...

Gostei da atitude do Bergessio neste jogo: mais interactivo, mais em jogo, mais na equipa. Pode ser uma peca interessante. O Nuno Assis nao me convenceu (falta de ritmo e um joelho inflamado), o David Luiz por meio de porrada e entradas a matar consegue impor respeito (se bem que 'as vezes me parece andar aos papeis), o Luisao precisa de se concentrar melhor (2 ou 3 alivios que me deixaram o coracao na boca). De resto, o Petit ja' comeca a mostrar os dentes (este gajo tem de ter uns 5 ou 6 pulmoes...).

O jogo corria, todos comentavam para o bem que a lagartagem se arrastava pelo relvado e, eis senao quando, o Manuel Fernandes mostra ao Petit como se marca um livre, o David Luiz salta no meio de toda a gente, afinfa uma cabecada na redondinha e e' golo! 1-0! Fantastico miudo! O beijar do escudo e' simbolico! As lagartixas enervaram-se, comecaram a fazer papel de coitadinhos e o Moutinho comecou a mergulhar ao pe' da area do Benfica. Devia ser do calor... O arbitro (nao se arranjam mais uns como este, que tem integridade e nao vai em cantigas? sera' que se tem de ir ao exercito recrutar tipos assim?) nao estava para aturar o Moutinho e chamou-o 'a atencao algumas vezes (assim como chamou o Manelele 'a atencao quando ele se mandou ao lagarto que queria conversa...).

So' um comentario ao Manuel Fernandes: Jovem, eu sei que es muito amigo do Miguel Veloso. Ainda bem. O pai dele foi um dos grandes laterais direitos do Benfica e, para mim, so' nao foi maior porque falhou o penalty que nos daria a Taca dos Campeoes europeus pela 3a vez em 1988 contra o PSV. Ate' aceito que troques de camisola com o rapaz. Mas vestires aquela coisa mal amanhada 'as riscas enquanto passeias pela televisao e' que nao pa'....

E pronto. La' ficamos com um trofeu em forma de ponte, o Manelele levou uma bota, o Petit uma bola, e os adeptos viram um derby de lisboa fora da cidade. Alegria, criancada aos pulos, e hoje vao todos jogar 'a bola na praia, a imitar o Rui Costa, o Bergessio, o Luis Filipe ou o Quim.

Parabens Benfica!


(PS: O titulo do post representa uma homenagem ao David Luiz mas tambem brinca com o facto de ter sido um jogo a feijoes com um trofeu conquistado (o "arroz") -- criativo, nao?)

8 comentários:

Nuno disse...

Concordo com tudo. Só tive pena que ninguém tivesse dado ao Liedson o que ele andou o jogo todo a pedir: um valente pontapé nos cornos que o deixasse incapacitado para qualquer movimento. Mas se o porco continuar assim, é só uma questão de tempo. E pareceu-me que lhe ficaram a dever uns três ou quatro amarelos...

Joao disse...

Gostei:

- O FS pode dormir relativamente descansado mais uma semana.

- O Leo nao sabe jogar mal.

- O David Luiz quer mesmo provar que estou enganado em relacao a ele. Independentmente do golo, secou o Liedson e ainda lhe ganhou nas bocas. Precisa de perder a obsecao com as antecipacoes porque que quando falha origina situacoes perigosissimas.

- O Quim parece confiante e em forma. O Butt nao vai ter de mao dada a titularidade.

- O Rui Costa tem que jogar a 10, nem que seja de muletas.

- O Sportem nao mostrou nada ser melhor do que nos, ou devo dizer, o sportem esta praticamente tao mau como nos.




A ver:

- O Luisao nao parece o mesmo... desconcentrado e desajeitado.

- O Bergessio nao me esta a parecer tao mau como nos primeiros jogos. Espero que o FS tenha aprendido alguma coisa e que nao volte a colocar o homem a jogar a linha. Sera um bom lutador na area, e nada mais.

- As limitacos do Bergessio a jogar a linha indiciam que o FS nao podera sonhar em usar o 4-3-3. E' pena porque comeco a achar graca ao Fabio Coentrao.

- O Mantorras nao me pareceu tao mal como a critica o pinta. A falta de atitude ofensiva e' tao gritante que nao me parece que a culpa de nao ter tocado na bola seja dele.

- O Manel Fernandes esta bom de bola. precisa de ser mais objectivo e lesto a soltar a bola. Traz muita solidez defensiva e para mim e' de caras titular nesta equipa. Precisa apenas de ir a umas consultas ao psicologo e perceber que esta em campo para jogar 'a bola e nao para vincar a sua masculinidade.

- Assis nao tem estaleca para jogar a 10. E' esforcado, e talvez seja suficiente para o leixoes, mas creio que sera muito mais util como interior onde o seu dinamismo compensa a falta de capacidade de choque e de desequilibrar no 1 contra 1.

- Luis Filipe, muito seguro a defender e 100% de eficacia nos centros a sair pela linha de fundo.



Nao gostei:

- Porrada e mais porrada. Primeiro foi Luisao a dar uma cotovelada a Liedson, depois Manuel Fernandes a dar um murro num gajo qualquer, pelo meio muitas picardias e entradas feias... Nao percebo como e' possivel o benfica ter ganho o premio Fairplay... talvez pelo facto de o repugnante Liedson ter feito umas 20 faltas merdosas e cobardes. De qualquer maneira, creio que estamos em excelentes condicoes de superar o recorde de 3 expulsoes 'a primeira jornada.

- O nervosismo do FS no banco e' confrangedor. Se o homem esta naquele estado num jogo a feijoes imagine-se quando comecar a doer e o que transmite 'a equipa. De um lado o PBento estava de semblante fechado e seguro. Do outro um crente patetico de medalha da virgem ao pescoco, descontrolado e medroso. O FS sabe melhor do que ninguem que tem a corda na garganta e o terceiro anel esta prestes a puxa-la.

- O katsouranis ou mostra depressa que se anda apenas a poupar ou perdeu o lugar na equipa. E' inqualificavel que um medio corra tao pouco como ele. Tem bom trato de bola e e' uma mais valia nas bolas paradas, mas um medio interior nao pode limitar-se a ocupar 20 metros de campo.

- Lesoes, preocupante ainda estarmos na pre epoca e o Katsouranis ja andar a fazer de central.

- A falta de dinamica ofensiva e' assustadora. A defesa precisa de jogar 20 metros 'a frente, e o meio campo precisa de esticar outros 20. Em todos os jogos da preepoca nao se viu um medio a entrar na area adversaria (os remates a mais de 30 metros nao contam), e os avancados foram servidos com charutos vindos directamente dos defesas. Muito preocupante.

- Algo estranha a preepoca do Benfica. Cluj, Arabes, Betis e Sporting. Nao se arranja um joguito com o Belenenses ou com o Estrela para percebermos o nosso real valor?

Diogo disse...

joao,
nao quis entrar em muitos detalhes, ate' porque escrito meio 'a pressa no escritorio, mas concordo com o que dizes. especialmente no que toca ao nervosismo do treinador, indicativo de que se esta' a sentir pressionado para obter resultados. ja' vem tarde. e' que se na epoca passada ele andava de opel a tentar fazer crer que tinhamos um porsche, agora ele tem um ferrari e nao tem unhas para o agarrar.

quanto a deficiencias ofensivas, esquemas tacticos e a comparacao com os lagartos:

- temos um azar do caracas. as caras que serao pecas mais cruciais na nossa estrategia do meio campo para a frente estao lesionadas. especialmente o di maria e o cardozo. mesmo sem estes dois, sem o nuno gomes, sem o adu, conseguimos por a lagartagem no sitio deles: encolhidos. o que me leva a acreditar que quando o plantel estiver mais rotinado temos arsenal para fazer brilharete.

- quanto a esquemas tacticos: ha' uma coisa que nao percebo. o di maria vem para substituir o simao, o coentrao joga melhor pela esquerda, o adu na esquerda ou no meio. Mas nao estaremos a por muito enfase no losango? sera' que este losango nao podera' ter os vertices muito mais abertos nas alas, com o coentrao na direita e o di maria na esquerda, e o rui costa atras dos 2 pontas de lanca (claramente a aposta vai para a nova dupla)?

eu percebo que seja dificil conjugar tanto talento. neste momento estamos a dar forca em deterimento de tecnica no meio campo, com as entradas do mf e do nuno assis (nao e' um numero 10 para o benfica...), mas o que fazer quando o di maria estiver bom? e' que neste momento temos um plantel muito mais flexivel para um dos 3: 4-3-3, 4-5-1 ou 4-4-2 (apostaria numa versao mais linear que o losango...). Ai sim poderiamos ter alas com o di maria e o coentrao, e o meio campo rodava consoante a necessidade: petit, mf, rc (4-3-3), ou um petit rc com 2 avancados (4-4-2). claro que o 4-5-1 e' um desdobramento do 4-3-3 em que o di maria e o coentrao tem de vir atras defender. eu nao queria era deitar por terras as hipoteses do coentrao jogar...

Joao disse...

Concordo que inevitavelmente o Coentrao e o Di Maria serao titulares do Benfica e teremos de optar por um jogo mais aberto com alas classicos. no entanto nao creio que isso venha a acontecer nos proximos 6 meses, talvez nem nos proximos 2 anos.

Nao me parece razoavel que uma equipa como o benfica q esta tao habituada a jogar no losango agora de a titularidade de mao beijada a 2 miudos de 19 anos que nunca jogaram na primeira divisao e altere simultaneamente o esquema tactico... a menos que claro o Di Maria seja melhor que o Messi e seja o melhor achado da ultima decaad. nao sei porque mas duvido. Acho q estes 3 miudos para ja sao cartas fora do baarlho, terao de ser lancados aos poucos.

Mesmo assim mantem-se um problema grave se queremos usar alas. Temos 3 esquerdinos e ninguem para a ala direita (bom, ha o Manu...). Espero que o FS nao volte a cometer o erro de colocar o Bergessio a ala direito.

No entanto nao tenho grandes duvidas que naqueles joguinhos chatos de 0-0 a 20 minutos do fim o FS vai optar por por o Coentrao na esquerda e empurrar o Bergessio para a direita. Aposto, que nao funcionara. Espero que nao se cometa o erro de lancar o Adu, o Coentrao ou o Di Maria em jogos por resolver. Eles precisam de crescer em jogos ganhos. Espero q o FS tenha aprendido essa licao.

Diogo disse...

mas vejamos: quando o losango tem o katsoranis a nao jogar um corno, o petit, o manuel fernandes, o assis e o rui costa (claramente o katsoranis esta' a mais nesta altura), entregamos o meio campo a 3 tractores e 1 porsche a fazer a rodagem dos 100,000 km. se bem que sejam jogadores mais experientes, a tendencia para jogarmos pelo meio do terreno, afunilando o jogo, vai ser gritante, quer-me parecer. Nao estou a ver o assis ou o mf a fazerem de alas. os nossos laterais subiram muito mais e acho que a equipa esta' mais rotinada para fechar o meio campo e deixar o leo e o luis filipe subirem.

mas agora poe-se a questao: imagine-se um estrela benfica, 60 minutos de jogo, 0-0, o cardozo manda 2 bolas ao poste e o david luiz cabeceia por cima. o rui costa esta' cansado, o nuno assis anda apagado. em quem apostas para resolver o jogo? no mantorras? ou prefereriras alterar o esquema tactico e fazer entrar o di maria e o coentrao de rompante, dando dinamismo e criatividade ao meio campo?

concordo que os miudos tem de entrar aos pouco, mas tambem sou da opiniao que 3 rapazitos que ja' jogaram mundiais de sub 20, sub 19, e fizeram de certeza alguns jogos de maior risco pelos antigos clubes nao terao grande dificuldade em entrar na equipa. o adu precisa de sofrer uma ou 2 entradas de defesas do boavista para jogar mais rapido e mais eficaz (que acredito possa fazer), o di maria precisa de levar uns encostos de um ou 2 laterais mais mauzinhos, e aprendem depressa. talvez nao seja para a champions ou para o inicio do campeonato, mas e' bom que o FS, se quer ficar no poleiro, comece a por a equipa a jogar para golear.

nao sei porque, mas cheira-me que o FS nao vai durar ate' ao natal. sera' muito mau para o benfica e para a estabilidade que queremos...

Diogo disse...

ja' agora: bergessio a ala era o mesmo que o derlei a ala. nao vai render. espero que o homem tenha percebido isso no guadiana.

Joao disse...

estamos de acordo... alias, dos 3 meninos eu sou da opiniao que o DiMaria, se ja andou a jogar a serio na Argentina esta pronto tambem para o Boavista... Agora o Adu se soubesse o que o espera nao sei se tinha vindo.

Neste momento, se eu fosse treinador do benfica continuava a apostar no nosse poder de choque e meia-bola e forca. Nao tenho ilusoes que o futebol bem jogado neste momento e' uma miragem. Temos que ser pragmaticos. Apostar no poder de fogo do Cardoso e do Bergessio, que tem um remate forte e facil, um meio campo super blindado, e apostar tudo nas bolas paradas. Luisao, David Luiz, Luis Filipe, Katsouranis, Cardozo e Bergessio impoem respeito em qualquer area.

Olha, pensa no footbal de VT dos bons tempos:
- A melhor defesa do pais, aquela que concede menos jardas a qualquer equipa.
- Jogar feio, usando e abusando dos running backs para levar a bola aos poucos para frente, os outros que atirem a bola pelo ar se quizerem. Ou seja, os outros q facam fintas que nos mandamos um pontape que a bola chega la mais depressa e o Cardozo ganha-as a todas.
- fazer a diferenca com equipas especiais. Ou seja, os pequeninos do meio campo sacam as faltas e depois e' bolada para dentro da area ate uma das nossas torres acertar uma.

nao sei se estou a ser pessimista. eu enqaunta jogador de tenis era sempre o com melhor tecnica e o que ganhava menos. A america ensinou-me que o objectivo do jogo e' ganhar e mais nada. Os benfiquistas precisam de se conscensializar disso antes de se porem a assobiar o FS porque o homem nao vai a lado nenhum tao depressa.

Diogo disse...

Joao,
boa comparacao com VT. de facto, nao sao todas as equipas que tem um reggie bush, ou um eli manning. eu acredito que o di maria, o adu e o coentrao sao jogadores fora de serie. tenho grande fe' no adu. e o di maria nao deve ter sido por acaso que foi considerado dos melhores jogadores do mundial sub 20. mas eles (e mesmo o cardozo) nao sabem o que e' aparecer-lhes 'a frente um paulo turra, um pedro emanuel, ou um raul meireles, em que a funcao e', simplesmente, partir pernas. penso mesmo que o adu nao faz ideia do que o espera (e' preciso lembrar que o futebol nos us e' ensinado -- nao nasce com os miudos -- o que implica que e' muito limpinho e que os miudos nao aprendem o jogo sujo que nos, argentinos, italianos, espanhois, ingleses, aprendemos na rua...).

eu nao sou apologista de assobiar o treinador. mas parece-me que o fs anda muito nervoso. nervoso demais. isso pode transmitir-se 'a equipa e, se as coisas comecam a nao correr bem, la' vai o sr. para a rua. quase que apostava que ele (o fs) anda doido para que o di maria, o adu, o cardozo, o nuno gomes fiquem bons, para lancar todos 'as feras. e ai, sentado e relaxado no banco por ter feito o que ele achou de melhor, vai ser corrido antes do natal....