origem
Eusébio +10: no news is good news

terça-feira, 5 de junho de 2007

no news is good news

noto nos benfiquistas alguma tristeza:
- o campeonato acabou mal
- o grande culpado (?!) permance ao leme
- o presidente dispara para todos os lados e não acerta um tiro
- continuamos com meio plantel na enfermaria
- contratamos um extremo de 19 anos a uma equipa da segunda divisao e um defesa de 20 e poucos a uma equipa italiana que sofreu mais de 60 golos e desceu de divisão.
- o micolli todos os dias se despede nos jornais.
- o veiga aprentemente regressou
- ate o Rui Aguas, intimo de PC e Jesualdo, cujo filho treina na academia do sporting se prepara para regressar.
- enquanto os nossos adversarios vendem pseudo-estrelas por 30 milhoes de euros, nos vendemos o Amoreirinha por 1 milhao.

Camaradas Benfiquistas, vivemos tempos de regozijo. Os nossos adversarios venderam os seus melhores jogadores. So deus sabe quantos laterais esquerdos mediocres vai o PC comprar com os 15 milhoes (depois das comissoes) da venda do Andersson. Alem do mais 15 milhoes não cobrem nem 3 meses de operações do FCP. O Benfica acabou de dar algumas centenas de milhares de euros de lucro e reduzimos o passivo em 6% só no último trimestre. Eles que afundem devagarinho que nós estamos para durar.

Em tempos de menor produtividade literária do Eusébio+10, recomendo uma vez mais que se mantenham informados através do blogdabola. Leiam a pérola desta semana:

Gente pequena

A maior parte dos jornalistas rejubilaram hoje com a fortuna que o Manchester deu por Nani e Anderson. Mais de 20 milhões de facto é muito dinheiro para cada clube pela venda destes dois jogadores, mas os nossos jornalistas estão exactamente à medida do nosso país. Pequeninos como todos nós. Não pensam alto e por isso passeiam-se nas redacções com vencimentos que não vão muito além do de um emigrante ucraniano que trabalha nas obras.
Vender Anderson e Nani, mesmo por 55 milhões de euros, não é o mesmo que sair ao Sporting e Porto o euromilhões. Se calhar é precisamente o contrário. Se fizerem as contas a quanto o clube inglês vai facturar através destes dois jogadores nas próximas duas épocas, depressa se chegará à conclusão que tanto o Sporting como o Porto são clubes sem ambição e não querem abandonar a o baixo patamar a que sempre estiveram submetidos.
Os clubes existem não é para ganharem dinheiro é para ganharem títulos, crescerem e tornarem-se autónomos financeiramente.
Sabem qual é a diferença entre os clubes ingleses e portugueses? Os ingleses lutam para se tornarem grandes e respeitados levando aos estádios, todas as semanas, muitos milhares de espectadores que gostam de futebol: os portugueses servem para rechearem as contas bancárias dos seus dirigentes.
Esta é igual à história de um indivíduo que tem um Ferrari, vende-o a um milionário e fica com um Fiat Punto e depois vai gastar o dinheiro nas putas.

5 comentários:

Joao disse...

O Grupo Benfica teve no primeiro semestre de 2006/07 resultados líquidos consolidados na ordem dos 5 milhões (5.068.998).

Um crescimento apoiado nos resultados operacionais de quase 4,5 milhões (4.459.847), números muito superiores aos do período homólogo da época anterior e que não incluem receitas de venda de jogadores. Ou seja, derivam da sponsorização, quotização e receitas da Liga dos Campeões, sendo estas o grande desequilibrador positivo.

Finalmente, o passivo diminuiu mais de 20 milhões de euros (20.200.429) e fixa-se agora nos 315 milhões (315.379.287).

Nuno disse...

João, é verdade que andamos calados. Mas a coisa não está a correr mal. Os alagartanhados enfiaram um valente barrete ao Manchester - vinte e cinco milhões por um gajo que daqui a dois anos está no Portimonense, ou coisa assim, é dose - mas paulatinamente nós estamos a tratar de despachar o Amoreirinha, o Manú, o Beto, o Everson, e ainda estamos a factuar qualquer coisa com o negócio. E como se costuma dizer, o primeiro milho é para os pardais. Eu estou descansado, porque parece que os jornais diziam outro dia que o Veiga esteve na Alemanha. E isso é garantia que chegue. Ele esteve na Alemanha, e pronto. Eu, por exemplo, também lá estive várias vezes e nunca apareci no jornal, portanto ele deve ter ido fazer qualquer coisa especial de corrida. Ou não... mas que se lixe, temos o Dabao!

Diogo disse...

eu diria mesmo que as coisas vao pelo melhor, para o lado do benfica.

os resultados financeiros que mostraste sao, sem duvida, animadores. O nosso presidente e' simples e so' tem a 4a classe mas vai dando conta do recado. os outros, com os duques e marqueses, andam doidos para ver se vendem mais 3 ou 4 jogadores para um rapido impacto jornalistico sem pensar no impacto desportivo.

o blogdabola acerta na mouche quando diz que o clube de futebol e' uma empresa e tem de crescer como tal, tornando-se cada vez e a cada passo maior. a venda do anderson foi uma asneira (jogou uns 20 jogos e deram 30 milhoes... jogava uma epoca e nem quero pensar quanto dariam). mas, como se costuma dizer, com o mal dos outros podemos nos bem.

nos vamos despachando os que nao queremos. os que queremos vao ficando. ate' o liverpool dar 40 milhoes pelo simao.

Joao disse...

mais, pelo Luis Freitas Lobo:

Quarta-feira foi um dia triste para o futebol português. Não consigo descobrir, seja com a razão ou a emoção, outra definição para a notícia que nos surgiu no crepúsculo da tarde. Dois dos maiores craques do nosso campeonato, daqueles que nos fazem vibrar, nas bancadas ou no sofá de casa, soltando ahs! e ohs! de espanto com as suas maravilhas em campo, deixaram Portugal. Anderson e Nani.
Elogiam o encaixe financeiro dos clubes, mas essa necessidade é, sobretudo, consequência de péssimas gestões anteriores que obrigam a essas vendas, do que de decisões estruturadas no tempo, visto tal ser, como se sabe e não faltam exemplos, um processo recorrente. O grande negócio foi, esse sim, para o Manchester United e para aqueles que hoje detêm, o poder absoluto no mundo do futebol, os empresários. Para estes, não interesse um mercado parado. Ele, e as respectivas contas bancárias, tem de mexer todos os anos. Para os jogadores, a alucinação de muito dinheiro e um sonho de super-futebol quando ainda jogavam com a casca de ovo na cabeça.

Diogo disse...

precisamente. alias, casos semelhantes se deram no benfica: Hugo Leal, Tiago, Edgar... Sairam do clube ainda de fraldas, tiveram dificuldades em se impor (o Tiago so' no Lyon e' que comecou a aparecer outra vez), mas eram vendas necessarias dado as gestoes ruinosas anteriores.

o anderson e o nani foram maravilhados por um futebol espectaculo. ao primeiro jogo com o Reading levam 3 chapadas e 4 caneladas que se adaptam num instante. alem de que a entrada de rompate na equipa titular do Man U nao deve acontecer tao cedo. Talvez o Anderson. Mas nao o Nani. Mas pronto. Os empresarios encheram o bolso, o Man U fez um negocio sem precedentes (estou a ver o barca ou a Juve a pagar mais do dobro por um deles so' daqui por 2 ou 3 anos) e o porto e o sporting tapam buraquitos de uma nau que esta' a meter agua por todos os lados.

nos, por outro lado, preferimos deixar o barco em terra e termos a certeza de que, quando formos para o alto mar, os buracos ja' estao tapados...