origem
Eusébio +10: um dia voltarei a ver-vos no estadio da luz

terça-feira, 1 de maio de 2018

um dia voltarei a ver-vos no estadio da luz

contas redondas, sao 12 anos.  12 anos de blog, 12 anos a opinar sobre o benfica, a viver o benfica como o faco ha' mais de 40 anos.  12 anos vividos longe de lisboa, longe de portugal, vivendo o benfica com a mesma intensidade atraves de canais pirateados ou, mas recentemente, via benfica tv a preco exorbitante.  tudo justificado porque, no fundo, e' do benfica que se fala.  e se sou apologista do dialogo e da expressao de valores que cada um quer exercer, ja' nao tenho paciencia para graos vascos ou mr shankys ou outros que tais.  uns sao andrades e a paciencia morre ali, outros sao benfiquistas cujo dialogo nao existe e apenas o insulto serve para justificar tudo.

o insulto substitui a discussao sobre o facto de o benfica ter perdido com o tondela em casa a jogar um futebol de equipa pequena a jogar para nao descer de divisao; o insulto e' usado como arma de arremesso a quem nao ve em lfv o vigarista bacoco que e', que e' sempre desculpado por nao dar pontapes na bola mas porque vai fazer um campus universitario para que os keaton parks desta vida possam aprender portugues e pelo meio arranjem um "curso" de soldador, nao va' o futebol dar para o torto; o insulto e', no fundo, o espelho do benfica de vieira.

foram mais de 12 anos em que o joao e eu passamos de ver a champions no rivermill e vibrar com o golo do beto ao united, para depois discutir o benfica via email com um grupo pequeno de benfiquistas como nos, para depois metermos o nuno ao barulho e partirmos para a aventura do blog. 12 anos.  pelo meio, um doutoramento, uma mudanca para boston, um casamento, 2 filhos.  e tudo partilhado entre golos do cardozo ou do jonas, de assistencias do simao, de passes de mestria de aimar ou rui costa, de corridas galopantes o di maria, do markovic, de frustracao com o luisao ou o jardel, de acreditar em coentrao a lateral, de ver saviola marcar um lindo golo aos andrades quando chovia copiosamente.  foram 12 anos com fernando santos, camacho, chalana, quique, jesus, vitoria. 12 anos.

e' tempo de dar lugar a outras vozes.  nao melhores, porque somos todos benfiquistas e todos celebramos e vivemos o clube 'a nossa maneira.  mas porque a minha esta' cansada.  parafraseando paulo de carvalho, "e depois do adeus, e depois de nos... sempre o benfica"


7 comentários:

GRÃO VASCO disse...

Na vida como em tudo, um doutoramento vale o que vale. Não é por isso que aquele que tem necessidade de o divulgar não deixa de ser o que é. E neste caso, patológico, de um fulaninho que no seu espaço na blogosfera nem deveria tocar no nome sagrado de Eusébio, verifica-se exactamente a sua natureza em que o imbecil se confunde com a insensato – os outros dez eram todos grandes jogadores, jogadores de topo!
Se mereces o insulto?
Com certeza que sim!
Não deixas, em toda e qualquer circunstância de seres uma besta agarrada à intolerância, à incompreensão, à presunção e ao pretensiosismo, de tendências narcísicas.
Poderás ter mil doutoramentos neste mundo que como benfiquista nunca passarás de uma autêntica merda. Um benfiqueiro, como costumo referir-me aos camelóides da tua estirpe.
Por isso, vejo com agrado a tua despedida da blogosfera.
Pelos vistos estás em Boston. Podias estar no "caralho" que já não seria a mesma coisa. Aí estarias de castigo, a "lançar os cabritos ao mar", atulhado de náuseas e agarrado à barriga.
Sim, porque tu e muitos como tu (que felizmente são uma minoria de dementes, sem classe e categoria para trazerem o emblema sagrado ao peito) merecem isso e muito mais.
Não sou familiar de LFV, não partilho nada com ele, não lhe devo nada como pessoa. Mas como presidente do meu querido Benfica devo-lhe respeito e muito mais. E esse muito mais significa hoje a dimensão de um Clube a nível mundial, com crédito e bom nome em todo o lado.
Quanto às qualificações académicas, do meu currículo levavas aquilo a que na gíria se chama "baile". Mas o melhor doutoramento que qualquer um poderá ter será sempre o da Vida. Esse sim, esse nos dá e dará aquilo que tu um dia compreenderás - pelo menos assim o espero.
Vi o Benfica antes de Eusébio sagrar-se Campeão Europeu. Vi-o novamente a sê-lo já com essa divindade mítica que hoje ocupa um trono de ouro no areópago dos deuses da bola. Vi o Benfica dos anos 60, aquilo a que muitos experts internacionais chamaram de Grande Benfica, o Grande Benfica de 60, vi o Benfica derrotado noutras finais que me custaram uma tristeza enorme. Vi o Benfica cair na rua e levantar-se das cinzas. No Benfica já vi tudo! Tudo isso! Mas nunca usei a minha crítica como arma de arremesso e achincalho sobre os seus timoneiros e praticantes. É assim que eu penso, que eu sinto, que eu vivo o Benfica. O Benfica nunca será um vomitório para quem quer que seja, muito menos para ti.
Quanto a LFV, dir-te-ei, pois nem as tuas mais ou menos quatro décadas de vida te libertam do garoto imberbe que está em ti, que se por acaso fosse familiar dele, sentarias o cuzinho no mocho para provares que o homem é vigarista.
NÃO TE VIGARIZES MAS É A TI PRÓPRIO E NÃO TE PROSTITUAS INTELECTUALMENTE.
Isso sim, isso é que é demais para um "doutorado" como tu e muitos outros. Por vezes a 4ª classe é muito mais que um doutoramento qualquer!
Ah! E educa os teus filhos como deve ser – ensina-os a serem Benfiquistas e não benfiqueiros.
Boa viagem!

GRÃO VASCO

Manuel disse...

Assino por baixo o comentário do Grão Vasco, um grande benfiquista que escreve muito melhor do que eu.

Vão pela sombra que não fazem falta nenhuma ao Benfica.
Em bom português, que a língua portuguesa tem termos que expressam bem o que nos vai na alma: vocês não passam de uns filhos de puta! Porque vocês não passam de 2 canalhas sem nível!!! Já andava há muito tempo para vos dizer isto.

Infelizmente tu e o teu amigo não tiveram a educação devida, não levaram 2 ou 3 tabefes nas trombas bem aplicados para perceberem que há limites que não se ultrapassam, que a má fé e a maledicência são vícios que devem ser estripados.

Mas a culpa não é vossa! Ficaram com uma deformidade da personalidade.
Doutorados mas burros que nem uma porta! Não é a educação académica que dá bom senso, tino ou incute bons sentimos a certa gente. Quando a semente é ruim...

E digo-te mais, quando for a Boston, tenho lá um filho que também é doutorado a trabalhar numa grande multinacional norte-americana, se te encontrar, tenho intenção de dizer na vossa cara o mesmo que eu digo aqui.
Com todas as letras, em bom português, para ficares a saber quem eu sou!
Fica prometido, ok?

joão carlos disse...

não te conheço mas o seu sincero abraço.
neste momento depois das aventesmas só te posso dizer que infelizmente a estupidez não tem limites.

Nuno disse...

Por acaso gostava de ver estes corajosos com perfil anonimo a virem dar os tabefes. O dentista do Pedro Proenca era capaz de os ajudar a seguir. Ou o ortopedista do Mantorras.

Nuno disse...

E já agora, nao somos 2, somos 3.
Nao que isso interesse a quem nao saiba contar.

João disse...

Que animação. Isto é o gang do Pedro Guerra em peso. Os ultras da net a mostrar a sua raça. Ambos os dois. O filtro FLUSH está desactivado?

Diogo, quando um benfiquista perde o 1º campeonato em 4 anos, sofre como se não ganhasse há 20. É isto que faz de nós muito maiores que os outros. Somos enormes.

António disse...

Meus caros, leio-os desde o início, quando também eu estava fora, em DC.
muito me identifiquei - pouco ou nada comentei, mas agora impunha-se.
vão-se perdendo as vozes razoáveis e com razão, ficam os Benfiquistas que gritam, insultam e desconversam, uma tática que manifestamente ganhou popularidade no mundo inteiro.
pena. mas percebo que não estejam para isso, a aturar insultos de anónimos com palas...
um abraço e obrigado