origem
Eusébio +10: 40M/ano ou BTV?

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

40M/ano ou BTV?

Gostava de ver feito, por quem tem tempo e capacidade para essas coisas, um estudo de comparacao dos custos de operacao e manutencao da actual programacao da BTV (incluindo a Premier League e afins) e um negocio de 40M/ano com a NOS.  Acho 40M por 10 anos um pouco "confining" no sentido em que nao preve aumentos para o Benfica para acautelar inflacao, aumento de visibilidade, etc (acho que 40M no primeiro ano, com cada ano subsequente a receber um aumento de 5%, e com a oportunidade de renegociar o contrato ao fim de, por exemplo, 3 anos, uma contra-proposta mais tentadora para o Benfica), mas nao sei se a BTV, no formato actual, conseguira' um proveito liquido superior a esses 40M, dado que teremos sempre custos de manutencao do canal, pagamentos a operadoras, funcionarios e por demais.

Mas 10 anos parece muito tempo, mesmo se sao 40M...

4 comentários:

Diogo disse...

em contas rapidas, com base nos numeros de 2014, menos de 54M euros/ano e' mau negocio.

João disse...

Não percebo as tuas contas. Entre custos e receitas o Benfica ganhou 17 milhões de euros. Até abaixo do valor oferecido pela Sportv.

Diogo disse...

O raciocinio e' simples: as contas foram feitas a 300,000 assinantes (dados de 2014), com 40% de custos para o Benfica para manter a BTV. Considerando que nessa altura o mercado internacional era limitado (eu, por exemplo, so' este ano pude assinar a BTV aqui), penso que estaremos a falar de outros tantos assinantes no resto do mundo, o que eleva a fasquia para 600,000. A uma taxa de assinatura de 7 euros, estamos a falar, potencialmente, em 30M euro/ano. E' claro que sao numeros hipoteticos, ja' que nao sei qual e' o numero de novos assinantes e de assinantes que desistem. Mas se pegarmos nesses numeros e assumirmos que a media de assinantes mensal e' de 500,000 assinantes, mesmo a 7 euros por mes (que eu acho pouco, dados os custos), estamos a falar num valor liquido anual de 25M. e estamos a admitir que nao ha' capacidade para aumentar o numero de assinantes ou que o valor da assinatura ficara' fixo a 7 euros. por isso, a meu ver, tomando tudo em conta, no minimo o dobro desse valor seria o que a NOS teria de oferecer, com a agravante de que o aumento de assinantes da NOS ou o aumento de precos da NOS nao influenciariam o contrato com o Benfica, o que implicaria uma estagnacao no real valor que conseguiriamos da venda dos direitos televisivos (pelo que defendo uma revisao contratual anual para precaver inflaccao, aumento de assinantes etc.)

Nuno disse...

ganhar jogos é que era, mas com o amiguinho do polvo ao leme não pode ser que incomodamos muita gente...