origem
Eusébio +10: a tradição ainda é o que era

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

a tradição ainda é o que era

Na boa tradição a que LFV nos habituou, lá vamos começar mais um campeonato com enormes indefinições e lacunas no plantel, sem saber quem entra e quem sai, e mais grave ainda, sem saber sequer qual o modelo de jogo a utilizar. Jesus foi disfarçando, fez até jogos muito interessantes na pré-época, mas é evidente que não temos a solidez que tínhamos o ano passado... isso vê-se na cara de Jesus que passa mais tempo a coçar a cabeça que um puto a fazer um anuncio ao Quitoso.

Talvez LFV apareça amanhã com um médio médio esquerdo e um direito, daqueles que fazem o upload dos automatismos tácticos durante a viagem transatlântica e entram de caras na equipa para marcar um golo salvador logo nas primeiras jornadas... talvez joguemos com o Pai Natal a extremo esquerdo e o Coelho da Páscoa a interior direito e a coisa se resolva... não sei... mas LFV sabe e de certeza que Jesus não tem nada com que se preocupar (como aliás não tinha Fernando Santos).

Não é justo criticar LFV e muito menos Jesus... No fundo, foram eles que criaram o maravilhoso plantel de 2009/2010. Infelizmente, parece que os Benfiquistas só agora perceberam que investimos 60 milhões de euros para criar essa equipa, e que as vendas recentes mal deram para pagar os investimentos feitos entretanto em Roberto, Jara, Gauitan e Rodrigo. Ora, 8.5 milhões num jogador que não parece melhor que Julio Cesar, e quase 5 milhões em Jara para substituto de Saviola (quando temos o Weldon), 7 ou 8 em Guaitan para o lugar de Aimar e Martins (quando sobra ainda o Menezes e mais meia duzia de emprestados), e 6 milhões em Rodrigo quando há Cardozo, Kardec, Saviola, Weldon, Jara, Gomes (e Nelson Oliveira), fazem com que não sobrem mais do que um punhado de amendoins para colmatar as verdadeiras lacunas do plantel.

Na baliza começam os problemas, com Roberto a carregar sobre os ombros toda a responsabilidade e descrédito associados aos 8.5 milhões e uma pré-época assustadora.

Nas laterais, Maxi e Coentrão são do melhor que há no mundo... infelizmente, nem um nem outro têm substituto (à altura ou sem ser à altura).

A central, o mercado aperta com Luiz e Luisão... e para piorar as coisas, Sidney insiste em não dar confiança e Faria não parece aguentar o peso da camisola. Incompreensivelmente, Miguel Victor foi rodar quando tinha tudo para poder ser o pronto socorro de qualquer lugar na linha defensiva.

Na posição 6 Airton assume-se como uma alternativa séria ao jogador mais importante da época passada. Creio que Javi se irá manter como o esteio da equipa mas não será o descalabro quando precisar de parar.

O lado esquerdo do meio campo vai começar coxo, sem um extremo com as características de DiMaria, e com Peixoto e Guaitan a lutar por um lugar que dificilmente ocuparão com brio. Gosto de Peixoto e acredito que poderia ser o complemento ideal para um Super-Coentrão. No entanto o Português tende a não querer aparecer e Guaitan parece ter todo o talento mas nenhuma apetência para o lugar.

No lado direito, Jesus parece querer apostar em Martins que por sua vez insiste em provar que o seu lugar só pode ser no meio. Acredito que Amorim terá de ganhar no lado direito o seu lugar nesta equipa tendo a difícil missão de fazer substituir Ramirez. Urreta seria uma excelente alternativa para o lugar mas incompreensivelmente ninguém parece acreditar nele. Reforços, de qualidade e urgentes, precisam-se.

Na posição dez, Pablito Aimar e Carlos Martins terão de partilhar harmoniosamente a responsabilidade de serem o cérebro da equipa. Jesus terá de gerir muito bem a utilização dos dois e deixar-se de brincadeiras com Menezes e companhia.

Na frente, Saviola terá um irmão mais novo que lhe poderá dar algum descanso de qualidade, já para não falar do efeito Mantorras que Weldon parece ter na equipa. Cardozo terá a sua sombra em Kardec, sem esquecer Nuno Gomes que ainda tem mais futebol num dedo do pé que algumas aves raras que Jesus descobriu no Brasil no corpo todo.

Pessimista, talvez. Eu prefiro realista, mas é tudo uma questão de superstição, na qual eu não acredito, se é que me estão a perceber...

Esta pré-época tem todos os ingredientes de um filme já batido... quando a poeira assentar lá para meados de Setembro já temos seis pontos de atraso e estaremos muito mais preocupados com a ilusão de uma gloriosa campanha europeia do que na revalidação do titulo. E todo o investimento e esforço despendidos serão infrutíferos se continuamos a dar 4 jornadas de avanço.

Domingo lá estarei, a insultar os homens do apito e a apoiar incondicionalmente todos os jogadores que honrem a camisola. O meu objectivo mantém-se claro: ser campeão, bi-campeão, tri, tetra e penta... e só depois quero ouvir falar das outra competições... incluindo o campeonato da valorização de jogadores que LFV parece muito mais interessado em conquistar.

2 comentários:

Nuno disse...

Joao, nao podia concordar mais. Gastou-se 'a fartazana em guarda-redes desconhecidos, e agora nao ha' cacau para as posicoes que fazem falta, sobretudo quando toda a gente ja' tinha percebido que o Ramires nao ficava e que o Di Maria ja' era.

Postamos ao mesmo tempo, esta coisa devia mostrar dois posts em paralelo para a malta nao se perder.

A menos que os rapazes acordem para a vida e depressa, por exemplo despachando convincentemente a Academica, tambem estou a ver a coisa complicada. Ainda por cima a parte inicial do campeonato e' a mais complicada em termos de calendario, e ja' se sabe do efeito almofada que e' ter uns pontinhos de avanco... Espero bem que nao nos atrasemos e que la' para Setembro sejamos nos a ter os seis pontos de avanco.

O ano passado no primeiro jogo a serio tambem nao ganhamos. A diferenca e' que o ano passado jogamos para caramba e nao ganhamos por acaso, enquanto que este ano jogamos mal como o raio e nao perdemos por mais por que nao calhou...

Diogo disse...

joao,

nem mais. eu tenho seguido com alguma apreensao esta pressa em arranjar jogadores para substituir 2 motorzinhos que tivemos na epoca passada. o mais chocante e' que ja' se sabia que ambos iam sair. nao se sabia por quanto, mas isso nao interessava para a historia. acho que se terao contado as favas todas com o gaitan e entao toca de investir num guarda redes que nada tinha provado ate' entao, e vai de apostar em 2 miudos do real madrid para os rodar. sera' que nao temos miudos a mais a rodar? eram precisos mais 2?

o nuno dizia-me aqui ha' dias que estas contratacoes, as importantes, vao ser feitas em cima do joelho. e isso preocupa-me muito. principalmente porque, como ambos dizem, quando chegarmos a setembro e o wesley/elias/maylson nao renderem, quando o menezes estiver a fazer de ramires sem saber como, quando o fabio faria se borrar pelas pernas abaixo por ver a luz cheia a analisar cada movimento que ele faca, ai vamos deitar as maos 'a cabeca e esperar que jj tire uns valentes coelhos da cartola.

se eu tinha esperanca que o modelo de jogo do ano passado se mantivesse, substituindo di maria e ramires por 2 medios semelhantes com provas dadas, eis que chegamos a 2 dias antes da estreia (a historia da supertaca ficou atravessada mas tem de ser visto como passado) e nao sabemos se e' o 4132 ou o 433 que vamos usar. nao sabemos se o cardozo vai jogar sozinho (que nao vai ser bonito de ver...) ou se vai jogar ao lado do saviola, nao sabemos se o aimar e o martins vao jogar juntos ou em tandem, nao sabemos se o ruben e' para os 2os 45 minutos ou se e' para o lugar do ramires, nao sabemos se e' javi ou airton...

passada a pre epoca, pouco sabemos. se calhar esse e' o coelho que o jj vai tirar da cartola. mas que ando com o coracao na boca, isso ando...