origem
Eusébio +10: Março 2009

sábado, 28 de março de 2009

a seleccao luso-brasileira dos media

a seleccao portuguesa esta', neste momento, a jogar com a suecia. esta' 0-0 e sinceramente nao me interessa se acaba 7-0 ou 0-3. o que da' para constatar e' que a selecaao portuguesa, em 18 jogadores, tem menos de 1 mao cheia de jogadores interessantes. de resto, estao la' jogadores perfeitamente over rated, treinados por um seleccionador over rated.

a ver: o danny, o hugo almeida, o raul meireles, o rolando, o eduardo, o duda e o bruno alves sao jogadores banais. nao fora os media passarem a vida a elevar os seus jogos medianos nos seus clubes banais e estes jogadores passavam, como se diz em ingles, "under the radar".

depois temos jogadores como o cristiano, que tem o ego maior que o resto, e que passa mais tempo a jogar sozinho que para a equipa. sem duvida e' um jogador acima da media, mas se ele nao fizer mais, a seleccao nao pode fazer mais.

jogadores como o simao ou o ricardo carvalho sao dos mais certinhos, se bem que o simao passou muito ao lado do jogo. no fim de contas, esta seleccao, que poderia ter chegado muito longe, perdeu-se algures entre marco de 2008 e a eliminacao do europeu.

para completar o ramalhete, um seleccionador estremamente arrogante e over rated, que parece perceber muito pouco de futebol. mas enfim... o mundial de 2010 ja' era, o europeu de 2012 esta' in the limbo se isto continua assim. e nao e' com liedsons, decos, moutinhos ou pereirinhas que isto la' vai. isto vai la' com migueis vitor e petits.

nota final: que tal o kim kallstrom, o wilhelmson e o central majtoronovic (ou la' como e' que ele se chama) para o benfica? bons jogadores.

terça-feira, 24 de março de 2009

A histeria da paneleirada...

... ja' mete nojo.
Cambada de hipocritas de merda.
Assim, com vernaculo e tudo: vao la' beber a 'aguinha que o amigo corrupto do norte lhes da', e para a puta pseudo-viscondessa que os pariu.
Atrasados mentais do falo.

sábado, 21 de março de 2009

sem razão para celebrar

Já sei que me vão acusar de tudo.. mas na minha opinião, o desfecho do jogo de hoje dificilmente poderia ter sido pior para o Benfica.

Uma Taça que nada vale, que desculpabiliza uma época miserável, ainda para mais com a assinatura de Lucilio Baptista. Curto e breve, porque estou profundamente desiludido com o futebol e com o Benfica:

- Mais uma exibição fraca, sem qualquer fio de jogo, sobretudo depois da equipa estar a perder. Confrangedoras as exibições de Aimar e Suazo, e mais uma vez absurdas as alterações de Quique. Nuno Gomes é um mar de bom senso numa equipa completamente perdida.

- Lucilio errou no lance da grande penalidade. Errou tambem ao não expulsar Rochemback, Derlei e Polga. Quem acha que Lucilio "deu" uma Taça ao Benfica tenha juizo. Lucilio é um mau arbitro, ponto final.

- Um dia escreverei com mais calma sobre isto, mas uma das grandes lições que aprendi ao longo da minha vida de desportista é que os campeões nunca choramingam. A postura do Sporting durante o jogo, a violência gratuita, o teatro, os insultos, são tipicos de uma equipa sem estofo e sem cultura de vitória. Talvez a conversa recorrente do colinho lhes valha uns pontinhos aqui e ali, mas inconscientemente alimenta a cultura de falhados que os caracteriza... serão sempre o clube dos betos que passam a vida a fazer queixinhas. O Pedro Silva, com ou sem razão, devia ser irradiado, ou de preferência, extraditado.

quinta-feira, 19 de março de 2009

uefa

Dizia-se que este ano a UEFA até parecia a Liga dos Campeões tal era o número de equipas de topo que jogavam esta competição. Dizia-se também que o Benfica tinha tido imenso azar porque no seu grupo só havia equipas campeãs. Aliás, o nosso grupo na UEFA até era mais forte que o do Porto e Sporting na Champions.

Pois esta noite, nos oitavos de final da UEFA cairam todas essas "grandes" equipas que nos eliminaram sem apelo nem agravo.

O Metalist (que nos ganhou 1-0 em casa) foi eliminado pelo Dinamo de Kiev... alguém se lembra quem é que já ganhou ao Dinamo este ano?

O Galatasaray (que nos ganhou 2-0 em casa) perdeu com o poderosíssimo Hamburgo (4º classificado liga alemã).

E o Olympiacos que nos ganhou 5-1, ainda nos 16avos sofreu duas derrotas com o St. Etienne (brilhante 18º classificado da liga francesa).

E o resto é musica... siga para bingo.

PS - Dava 10 milhoes de euros mais o Aimar pelo Luis Aguiar do Braga.

esclarecedor

Esta copiei da Tertulia:

Neste momento, temos 43 pontos, 36 golos marcados e 21 sofridos, em 22 jogos.

Na desastrosa época passada, à 22ª jornada, 40 pontos, 35 golos marcados e 14 sofridos. Ou seja, temos esta época apneas mais 3 pontos e mais um golo marcado, mas também uns inacreditáveis mais 7 (sete) golos sofridos, em relação a uma época que foi a pior dos últimos anos, mal planeada, com três treinadores, com inúmeros problemas na defesa, onde tivemos titulares como Edcarlos e Luís Filipe,

Em 2006/07, o mui mal amado Fernando Santos tinha 51 pontos (2º lugar a um ponto do 1º), 43 golos marcados, 15 sofridos. Números muito melhores que os actuais (embora a ponta final acabasse por ser pior do que o feito até aí).

O melhor a que Quique pode aspirar, em números absolutos, é igualar FS - e para isso temos de ganhar todos os jogos, marcar pelo menos 20 golos e não sofrer nenhum.

Isto não é por nada - é só para pôr as coisas em perspectiva.

segunda-feira, 16 de março de 2009

retrato de uma época

Este Sábado fui um dos 40 e tal mil que estiveram na Catedral para assistir a um jogo que foi um retrato de uma época:

- disposição da equipa no formato habitual, com 4 defesas, 2 médios defensivos e 4 avançados.

- apoio impressionante dos adeptos.

- 45 minutos de avanço ao adversário tal a falta de atitude e agressividade da equipa na 1ª parte.

- anti-jogo do adversário desde o 1º minuto.

- aumento de intensidade na 2ª parte sem no entanto melhorar minimamente a qualidade de jogo. Sem qualquer entrosamento, sem capacidade de trocar a bola, de avançar no terreno com a bola controlada, de explorar espaços vazios, de pressionar o adversário. Nada de nada. Apenas os rasgos individuais de Reyes e DiMaria e o chutão para a frente.

- golo sofrido praticamente no único remate digno do adversário, numa jogada de contra ataque em que os nossos 3 defesas não são capazes de controlar a velocidade imposta por dois avançados.

- várias oportunidades desperdiçadas (Gomes, Balboa, Reyes) e muitas bolas bombeadas para a área que deram origem a situações perigosas. A maioria destas jogadas resultaram de jogadas fortuitas.

- jogo absolutamente miserável de Pablo Aimar (em contraste com o proscrito Nuno Assis) que não ganhou um lance, não fez um passe, e protestou contra tudo sem qualquer razão. Um caso gritante de mediocridade endeusada por uma imprensa e adeptos míopes.

- substituições absurdas, com as saídas de Cardozo, DiMaria e Yebda, provavelmente os melhores e menos culpados pela fraca prestação da equipa. Os substitutos nada trouxeram à equipa.

- lesão de um jogador nos minutos finais com as substituições esgotadas.


Isto não é o retrato do último jogo, é o retrato de uma época.


Ditado o afastamento da luta pela única competição digna desse nome, Quique flores faz os comentários mais absurdos da época, afirmando que a equipa tinha feito uma excelente 1ª parte, que o público tinha assobiado Cardozo e não a ele, e que nada estava perdido. Em poucas horas perdeu a corrida pelo titulo, perdeu o segundo lugar, perdeu o acesso à Champions, terá perdido o balneário, e (espero eu) perdeu o estado de graça em que viveu inexplicavelmente os últimos 6 meses.

Não acredito que nenhum dos 42 mil adeptos que estiveram no estádio tivessem assobiado Oscar Cardozo. Assobiaram Quique Flores porque:

- Apesar do fantástico plantel pratica o pior futebol das últimas décadas. Os tempos dos execráveis Fernando Santos e Ronald Koeman eram um mar de rosas. Até Trap que foi acusado de não pôr a equipa a jogar fez milagres com o plantel que tinha.

- Porque é limitadíssimo na sua abordagem táctica ao jogo e teimoso na sua insistência por um sistema táctico que tem tanto de desactualizado como de desajustado ao campeonato português e ao plantel ao seu dispor.

- Hostilizou jogadores que nada fizeram para o merecer. É o caso de Leo, Makukula, Nuno Gomes, Sidney, Reyes e Oscar Cardozo, alguns dos melhores e mais queridos jogadores do nosso plantel que passaram por proscritos com direito a bocas para a imprensa e sujeitos a vexames regulares como foram as recentes substituições.

- Porque avalizou e super protegeu jogadores caríssimos que se revelaram completamente medíocres ou desajustados como são os casos de Balboa, Aimar e Suazo.


E para não faltar à festa, num momento em que a equipa tinha que estar a viver um momento de euforia e determinação, e em vez disso vemos um plantel amorfo e um treinador perdido, o líder da organização surge a fazer as declarações mais infelizes que o momento exigia. Como foi aqui dito muitas na última semana, em vez de um discurso de espírito de conquista e sede de vitória, optou pela desculpabilização e pela esperança de um futuro mais promissor. "Uma noite infeliz?" Não foi uma não senhor LFV, foram vinte e duas; mais os jogos da Taça e os da UEFA, que também foram infelizes, desgarrados e mal jogados. "Seguir o rumo?" O rumo das equipas maravilhas que não ganham por causa do sistema? Esse comboio já passou... Os árbitros que nos roubam têm que sentir a nossa fúria na relva, não em novelas de Verão.


Diz-se em teoria organizacional que a cultura de um líder estende-se por todos os braços de uma organização. O resultado está à vista.

sábado, 14 de março de 2009

Merda para isto

Assim se perde mais um campeonato, sempre a abrir.
Onde esta o Argel para partir uns dentes?

a proposito do novo ciclo

Ja' coloquei num comentario do post anterior (alias, do EXCELENTE post anterior) o que e' que eu espero de um Presidente do SLB.
Mas visto que isto e' um blog para o Benfica, acho que era boa ideia comecarmos a por aqui umas ideias em cima desta mesa virtual para que se perceba o que e' que o povo Benfiquista espera do futuro presidente. Sem nomes, sem bilhetes de identidade: quais sao as ideias que esperamos ver implementadas, como, quando e porque. Os nomes sao meros detalhes acessorios.

Benfica esmaga.

quinta-feira, 12 de março de 2009

o inicio de um novo ciclo?

No meu entender, a candidatura de Bruno Carvalho é uma excelente noticia.

O Benfica só tem a ganhar com o pluralismo e o debate franco de ideias. Se LFV sair do seu pedestal e não se fechar no populismo bacoco das suas ideias, ganhe quem ganhar, o Benfica sairá mais forte das próximas eleições.

Viva o Benfica!!!

PS - O Eusebio+10 não tem linha editorial nem apoiará consensualmente qualquer candidato (espero eu!), mas eu assumo que gosto muito do discurso do Bruno Carvalho, e sem querer menosprezar o excelente trabalho que LFV fez a alguns níveis (credibilidade e militância), o elo mais fraco do clube é actualmente o discurso populista e desculpabilista da sua direcção. Talvez seja hora de mudar...

quarta-feira, 11 de março de 2009

pouca graça

A maioria dos Benfiquistas parece estar contente com o facto de não voltar a ser gozada pelo célebre 7-1 de 1986. Eu não estou. Não me importo nada que me falem desse célebre percalço de um ano em que ganhámos Taça e Campeonato.

O que me custa é pensar que a mesma equipa de pigmeus amaricados que ontem levou 7 do 4º classificado do Campeonato Alemão, tenha ganho há menos de um mês ao Benfica, sem apelo nem agravo. Isso sim, ainda me custa a aceitar.

Não faz parte da nossa cultura gloriosa celebrar desgraças alheias, muito menos de clubes inferiores. Faz parte a sede de vitórias e as conquistas.

domingo, 8 de março de 2009

nao há pachorra...

Mais um atentado ao futebol. Mais 3 pontos.

quarta-feira, 4 de março de 2009

no tribunal de maia ficou a faltar o sumarissimo

Parece que ontem em Maia, uma gaja qualquer enfiou um chapadão na ex-1ª dama do dragão porque supostamente "se deitou por baixo do meu marido".

Isto faz-me alguma confusão. Bater na puta que se enfia por baixo do marido faz o mesmo sentido que mostrar um cartão amarelo a alguém que enfie uma joelhada nos pitons do Bruno Alves. Esperem... aos poucos está a começar a fazer sentido...

Cheira-me que este chapadão à descarada tem qualquer coisa a ver com aquela regra que diz que a Comissão Disciplinar da Liga só pode aplicar sumaríssimos a quem equipar de encarnado.

guito

Apetecia-me imenso escrever sobre as contas semestrais das SADs dos 3 grandes.

No entanto, qualquer coisa que eu possa acrescentar já foi escrita na Tertulia. Recomendo vivamente a leitura deste post para que os Benfiquistas percebam a real situação financeira dos 3 clubes. Na minha opinião a situação é muito preocupante para todos, mas não queria trocar a situação do Benfica por nenhuma das outras SADs.

Vejam, por exemplo, o caso dos Andrades que apesar de terem feito até agora uma excelente campanha na Champions e de terem vendido um jogador por, supostamente, 28 milhões de euros (ou foi 18?) apresentaram um prejuízo de 2 milhões de euros. Ou seja, as receitas geradas pela SAD cobrem apenas 30% do custo do seu plantel, e só recorrendo à venda de activos e de excelentes prestações na Champions conseguem aproximar-se do equilíbrio. Alem do mais, consta que vencem no final de 2009 dois empréstimos no valor de 60 milhões de euros. De onde virá esse dinheiro? outro empréstimo? Luxo, Lisandro e Rodriguez valem quanto nos dias de hoje? O tempo das vacas gordas já passou... com a libra em queda, patrocinadores falidos e russos milionários em debandada acabaram-se os Paulos Ferreira por 20 milhões... Continuo na minha, e o tempo dar-me-à razão ou não, mas tenho um palpite que PC vai abandonar o barco a curto prazo e este vai afundar-se mais depressa que o Titanic.

Apesar das contas apresentadas pelo Benfica serem claramente negativas, confesso que estava preocupado que pudessem ser muitíssimo piores. 9 milhões de euros de prejuízo num semestre em que falhámos a qualificação para a Champions, em que não vendemos um único jogador, e onde investimos consideravelmente no plantel parece-me ser um mal menor. Convém agora não ter ilusões que este ciclo de endividamento tem de parar, e que depois de semear vai ser preciso colher.

O Benfica tem de começar a reduzir o seu gigantesco passivo.Vamos ter que vender bem e comprar melhor. Acho que o Benfica tem actualmente activos muito interessantes: Maxi, Luisão, Sidnei, Miguel Victor, David Luiz, Ruben, Bynia, Katso, Yebda, DiMaria, Urreta, Cardozo e Makukula são bons jogadores, jovens e promissores, que podem vir a representar excelentes investimentos. Vai ser preciso vender alguns (DiMaria está no ponto), rentabilizar outros (Bynia, Yebda, Urreta, Miguel Victor, Sidnei, David Luiz) e procurar segurar os restantes (Maxi, Luisão, Katso, Ruben e Cardozo).

Convém no entanto ter algum bom senso com os Balboas, Aimares, Reyes e Suazos que representam investimentos avultadíssimos, minam balneários com os seus salários desproporcionados, pouco acrescentam futebolisticamente e raramente são mais valias financeiras. Destes 4 creio que só o Reyes tem tido um rendimento minimamente aceitável mas mesmo assim eu tenho muitas duvidas se justificará a compra do passe no final do ano.