origem
Eusébio +10: retrato de uma época

segunda-feira, 16 de março de 2009

retrato de uma época

Este Sábado fui um dos 40 e tal mil que estiveram na Catedral para assistir a um jogo que foi um retrato de uma época:

- disposição da equipa no formato habitual, com 4 defesas, 2 médios defensivos e 4 avançados.

- apoio impressionante dos adeptos.

- 45 minutos de avanço ao adversário tal a falta de atitude e agressividade da equipa na 1ª parte.

- anti-jogo do adversário desde o 1º minuto.

- aumento de intensidade na 2ª parte sem no entanto melhorar minimamente a qualidade de jogo. Sem qualquer entrosamento, sem capacidade de trocar a bola, de avançar no terreno com a bola controlada, de explorar espaços vazios, de pressionar o adversário. Nada de nada. Apenas os rasgos individuais de Reyes e DiMaria e o chutão para a frente.

- golo sofrido praticamente no único remate digno do adversário, numa jogada de contra ataque em que os nossos 3 defesas não são capazes de controlar a velocidade imposta por dois avançados.

- várias oportunidades desperdiçadas (Gomes, Balboa, Reyes) e muitas bolas bombeadas para a área que deram origem a situações perigosas. A maioria destas jogadas resultaram de jogadas fortuitas.

- jogo absolutamente miserável de Pablo Aimar (em contraste com o proscrito Nuno Assis) que não ganhou um lance, não fez um passe, e protestou contra tudo sem qualquer razão. Um caso gritante de mediocridade endeusada por uma imprensa e adeptos míopes.

- substituições absurdas, com as saídas de Cardozo, DiMaria e Yebda, provavelmente os melhores e menos culpados pela fraca prestação da equipa. Os substitutos nada trouxeram à equipa.

- lesão de um jogador nos minutos finais com as substituições esgotadas.


Isto não é o retrato do último jogo, é o retrato de uma época.


Ditado o afastamento da luta pela única competição digna desse nome, Quique flores faz os comentários mais absurdos da época, afirmando que a equipa tinha feito uma excelente 1ª parte, que o público tinha assobiado Cardozo e não a ele, e que nada estava perdido. Em poucas horas perdeu a corrida pelo titulo, perdeu o segundo lugar, perdeu o acesso à Champions, terá perdido o balneário, e (espero eu) perdeu o estado de graça em que viveu inexplicavelmente os últimos 6 meses.

Não acredito que nenhum dos 42 mil adeptos que estiveram no estádio tivessem assobiado Oscar Cardozo. Assobiaram Quique Flores porque:

- Apesar do fantástico plantel pratica o pior futebol das últimas décadas. Os tempos dos execráveis Fernando Santos e Ronald Koeman eram um mar de rosas. Até Trap que foi acusado de não pôr a equipa a jogar fez milagres com o plantel que tinha.

- Porque é limitadíssimo na sua abordagem táctica ao jogo e teimoso na sua insistência por um sistema táctico que tem tanto de desactualizado como de desajustado ao campeonato português e ao plantel ao seu dispor.

- Hostilizou jogadores que nada fizeram para o merecer. É o caso de Leo, Makukula, Nuno Gomes, Sidney, Reyes e Oscar Cardozo, alguns dos melhores e mais queridos jogadores do nosso plantel que passaram por proscritos com direito a bocas para a imprensa e sujeitos a vexames regulares como foram as recentes substituições.

- Porque avalizou e super protegeu jogadores caríssimos que se revelaram completamente medíocres ou desajustados como são os casos de Balboa, Aimar e Suazo.


E para não faltar à festa, num momento em que a equipa tinha que estar a viver um momento de euforia e determinação, e em vez disso vemos um plantel amorfo e um treinador perdido, o líder da organização surge a fazer as declarações mais infelizes que o momento exigia. Como foi aqui dito muitas na última semana, em vez de um discurso de espírito de conquista e sede de vitória, optou pela desculpabilização e pela esperança de um futuro mais promissor. "Uma noite infeliz?" Não foi uma não senhor LFV, foram vinte e duas; mais os jogos da Taça e os da UEFA, que também foram infelizes, desgarrados e mal jogados. "Seguir o rumo?" O rumo das equipas maravilhas que não ganham por causa do sistema? Esse comboio já passou... Os árbitros que nos roubam têm que sentir a nossa fúria na relva, não em novelas de Verão.


Diz-se em teoria organizacional que a cultura de um líder estende-se por todos os braços de uma organização. O resultado está à vista.

8 comentários:

Diogo disse...

joao,
mais um excelente post. eu, depois do golo do guimaraes, pensei em nao ver mais jogos do benfica ate' ao fim da epoca. mas o meu amor ao clube nao o permite, e la' os verei, com o coracao apertado porque o nosso clube nao merece tao pouca entrega.

as declaracoes do lfv, seguidas 'as do quique, espelham bem que as coisas tem de mudar: como e' que o rumo a seguir e' o de andar afastado da champions, de ganhar 1 campeonato (!!!) em 6 epocas em que ele e' presidente, e' nao ter um plantel competitivo para o campeonato nacional? esse nao pode ser o rumo a manter!!! o rumo tem de dar uma volta de 180 graus! temos de estar sempre na champions. temos de ganhar pelo menos 4 campeonatos em 6 epocas! pelo menos!!!

e o que me preocupa muito e' a desarmonia que deve reinar no balneario. depois de um palerma que se diz treinador do benfica (comeco a ficar farto do homem...) vir dizer que os assobios eram para o cardozo, de certeza que nao sabe o que e' o benfica ou ser benfiquista! eu nunca assobiei um jogador! nem mesmo o pringle! nem o cadete! e razoes sempre houveram para o fazer. mas os rapazes que vestem o manto sagrado merecem o meu (nosso) apoio enquanto andarem com tal camisola na pele. os assobios, sr. quique, eram para si: empatado com o guimaraes, em casa, quando o titulo esta' em causa, e tira-se um homem de area?!? para por o nuno gomes?! para o nuno gomes ficar sozinho na frente?!

eu nao critico o aimar, o reyes, o dima. sao estrelas, e estrelas tem caracter dificil. o fracasso na sua ascencao ou aparecimento tem a ver com o esquema tactico de tranca e retranca. nenhuma equipa na europa, que jogue para ganhar, joga tao retrancada, com medo de sofrer golos. o trap fe-lo porque nao tinha o reyes, o dima ou o cardozo porra!! e foi campeao!!

a rever com muita urgencia: o queimar de jogadores nao pode acontecer mais (reyes foi injusticado, embora na altura ainda tivesse achado que era preciso um puxao de orelhas -- in hindsight, foi mal feito -- cardozo anda infeliz, leo foi escorracado... por ai fora...), nao podemos ter uma equipa tao descompensada (eu quero um extremo direito a serio -- mandem la' o balboa para o real --, um lateral esquerdo de jeito), e tem de se mudar o esquema tactico.

e neste ultimo ponto o rui costa tambem tem culpa: dizia-se adepto do 433 mas acabou por permitir o adaptar do 4231 sem impor autoridade! se nao ha' o transmitir do plano e do tracado que se quer, o quique ou qualquer outro faz o quer!

como ja' disse num outro comentario: o jorge jesus faria maravilhas com este plantel. assim como o fariam o fs, o rk, o eriksson, eu, tu ou o nuno. ate' o meu sobrinho, gaita. e o puto tem 3 anos!

o rumo a manter tem de ser alterado...

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo o que escreveu.
Agora, chamar execrável a Fernando Santos, parece-me um exercicio de cegueira incompreensivel.
Não lhe fica bem não conseguir separar os aspecto pessosl do profissional. pode não gostar do homem, mas não pode falar mal do trabalho que conseguiu fazer no Benfica. Sónão fez mais porque não deixaram, direcção e em especial adeptos "inteligentes", como se pode ver agora

Joao disse...

Caro AS

Concordo completamente em relação ao seu comentário. A época conduzida por Fernando Santos é um exemplo paradigmático da falta de liderança e estratégia que existe no Benfica. No primeiro ano construiu uma equipa sem contar com o seu melhor jogador (Simão) e vocacionada para o 442 em losango, mas acabou por ficar com o jogador e mudar toda a estratégia em função dele. No segundo ano, quando contava com Simão, ficou sem ele inesperadamente, teve que reconstruir de novo a equipa e ainda foi despedido mal o campeonato tinha arrancado. Independentemente de todos os contratempos com que teve que lidar (um presidente bipolar, as recorrentes lesões do plantel e jogadores geralmente em paupérrima forma fisica) conseguiu que a equipa jogasse muitas vezes um futebol muito agradavel.

Concordo que o melhor futebol praticado pelo Benfica nos últimos anos foi com o Fernando Santos. No entanto, não quero endeusar o homem:na minha opinião não tinha os atributos necessários para ser um bom treinador, era um péssimo líder, um mau comunicador, e um azarado por excelência.

Nuno disse...

Nao quero discutir aqui o presidente ou Il Maestro, mas ha' uma coisa importante a relembrar: ao contrario dos setenta e nove treinadores que passaram na Luz nos ultimos vinte anos, DESTA VEZ foi dado ao treinador um plantel de luxo. Com alternativas crediveis para cada posicao (excepto para extremo-direito, porque o jogador que o treinador mandou vir e' uma merda), e ate' com alternativas para sistemas diferentes (por exemplo, temos alguns catorze medios centro, que podem jogar de vinte e cinco maneiras diferentes; infelizmente estao normalmente adaptados a outras posicoes).
Confesso que a "ilusion" que tive com este muchacho "se fue". Nao vou estar aqui agora a bater, mas nao ficaria minimamente chateado se em Maio ganhassemos de facto o titulo prometido pelo Quique, designadamente o titulo das primeiras paginas a dizer "Quique de volta a Espanha", ilustrado com uma fotografia do rapaz a sair da aeronave da Portugalia em Valencia.

Nao entendo como e' que despachou o melhor lateral-esquerdo desde o Schwarz, para desprezar a alternativa (o porco ribeirov) e adaptar um defesa-central 'a esquerda (que tem dado auto-estradas brutais). Nao entendo como e' que ostracizou o melhor marcador da epoca passada (mesmo lembrando que os 25 golos ou la' o que foi viveram muito 'a custa das bolas paradas, e que o rapaz nao tem o instinto assassino que todos gostariamos). Nao entendo como e' que a equipa e' armada SEMPRE para jogar em contra-ataque, DANDO A INICIATIVA DE JOGO AO ADVERSARIO!!!!! Nao era a pressao alta uma das estrategias??????
Nao percebo como e' que se poe um medio-criativo (Aimar) a jogar no apoio ao ponta-de-lanca. E nao percebo por que raio e' que tendo tantos avancados jogamos sempre so' com um. Tal como nao percebo a necessidade de se mudar a equipa todas as semanas. Porque??!?!?! O raio dos minutos sao distribuidos criteriosamente no inicio da epoca, ou que merda 'e esta? Para substituicoes cronometradas ja' bastou o burro-sou-eu-Scolari.

Nao acredito que o Jorge Jesus se safasse no Benfica. Ou no lagartanhedo. A unica chance de ele ganhar em Portugal e' no sitio onde esta' visto que ele vai para o ano. Porque e' o sitio onde aparentemente nao e' proibido arriar 'a bruta nos jogadores, ameacar tiros na rotula, e "lesiona-los" quando eles andam na borga. Talvez nisso eles tenham razao: a malta jogatinadora tem que perceber que camisola e' que vestem.

O treinador para a proxima epoca pode ser o JoaquimdasCouvesAmbrosio, usar a tactica que lhe der mais nas ganas (a merda do losango, se quiser!), desde que, como o Joao sugeriu, explique aos jogadores que a furia se ve dentro de campo. Jogo em que acabassemos com menos de tres expulsoes era mariquice, e jogo em que nao mandassemos quatro macacos para o hospital era coisa de paneleiros. Esta merda de o gajo do guimaraes ter corrido quarenta metros sem levar uma castanha NAO SE ADMITE, MERDA! O Argel tinha-lhe arrancado uma tibia, pelo menos.

Como disse, nao quero saber quem vai ser o treinador. Contratem mas e' o Alvaro e o Mozer para adjuntos, e o resto e' conversa.

E agora o presidente: o gajo fala demais, certo. Mas, Joao: o que querias que ele dissesse agora? Que esta' tudo uma merda? Ele se calhar pensa isso, mas agora tem que aguentar ate' ao fim da epoca para nao dar ainda mais barraca. O discurso duro tem que ser dado no balneario, por ele e pelo Maestro: e 'a bruta.

Diogo disse...

nuno,
nao quero, de forma alguma, apoiar o jesus na luz. era apenas um exemplo. e um exemplo para explicar exactamente o que disseste: o quique teve este ano o que nenhum treinador tinha desde... mmm... 94/95. 25 jogadores (que o balboa nao conta) de qualidade, ou que pelo menos desenrascam a coisa. veio cheio de ganas, mas borrou-se com o passar dos jogos. a equipa que despachou o napoles deve ter assustado o rapaz e ele pensou que ainda se arriscava a ganhar alguma coisa.

mas e' preciso ver que a vinda de treinadores estrageiros tem sempre destes problemas: ou nao se adaptam e levam muito tempo a perceber como se joga em portugal ou sao o trapatoni (que se estava nas tintas para o que diziam e ainda ganhou um campeonato mesmo so' tendo uma mao cheia de jogadores que percebiam do toque na chicha).

mas uma coisa e' certa: dos 25 jogadores, nao me parece haver 1 (sem contar com o miguel vitor e o moreira) que tenha a nocao do que e' o benfica. por isso umas ameacas de rotulas partidas, de umas chapadas nos treinos, de uma "lesao de ultima hora" se se falta ao respeito nao fariam mal nenhum a alguns dos rapazolas. porque se ganham bem, se o clube paga a horas, e eles nao dao o litro deles e o da mulher, entao nao merecem estar no benfica e muito menos vestir o manto sagrado.

uns berros do alvaro, uns olhares mortiferos do mozer, e um gajo que perceba de tacticas (como eu gostava de ter o benfica a jogar em 442 natural... com extremos, avancados, medios criativos....) e o campeonato tem de se ganhar todos os anos.

ultimo ponto: o problema do lfv e' esse mesmo nuno. fala demais. por vezes nao lhe fazia mal nenhum deixar as camaras para os jogadores, treinadores e estrelas de cinema....

Joao disse...

Nuno, respondo-te com uma pergunta... que faria o PC nesta situação? mandava umas palmadinhas nas costas do Quique e do rui e dizia q tudo não passou de uma noite má e que para o ano íamos ganhar de certeza? Ou mandava uns jagunços pregar um cagaço dos grandes ao treinador e jogadores?

Bem sei que não temos de nos guiar pelo que faz PC. Os métodos deles nunca serão os nossos, mas não devemos menosprezar a cultura de vitória que conseguiu criar. Uma derrota no Dragão é um drama a sério... e nenhum jogador quererá passar por isso. Chalana dizia o ano passado que os jogadores não compreendiam que no tempo dele quando o Benfica perdia ninguém se atrevia a sair à rua tal era a vergonha...

E eu pergunto, onde anda a vergonha? onde anda a vergonha quando o presidente da organização é o primeiro a por paninhos quentes? Não vi nenhum jogador do Benfica sair do balneário com as orelhas a arder, nem sequer vi o Quique de semblante carregado... aliás, o Quique até achou o jogo normal.

Muito mais grave que termos perdido o Leo ou seja quem for, perdemos a nossa identidade, o jogar à Benfica, a sede de vitórias. E isso é muito triste...

Anónimo disse...

Caro João

Não pretendo endeusar FS. Só gostaria que, quando se fazem análises acerca de resultados não nos deixemos influenciar pelo facto de gostarmos muito ou pouco da cara de quem estamos a avaliar.

Na minha modesta opinião, dos últimos treinadores que tivemos, se algum merecia cumprir, pelo menos dois anos de contrato, para ver em que é que dava, foi Fernando Santos.

Continuo a achar que só lá iremos com um treinador português, jogadores na sua maioria portugueses e, de preferência oriundos da nossa formação. Basta olhar para a diferença de postura e qualidade de Miguel Vitor e Ruben Amorim em relação aos outros.

Abraço

António Saraiva

Nuno disse...

A discussao do Fernando Santos esta' a passar-me ao lado, mas para evitar que me ultrapasse completamente, tenho que dizer: o gajo e' uma merda, um panhonha, um perdedor-nato, so' nos corruptos e' que conseguiu ganhar um campeonatozito e ate' la', e com o Jardel na equipa, conseguiu perder dois. Por mim, essa sucata que ainda por cima e' amigo do chefe da caixa nao interessa nem ao Camoes, e foi uma pagina negra do SLB.

Joao, eu concordo que, em privado, devia estar a haver producao massiva de hematomas no plantel e equipa tecnica. Os jogadores do Benfica tem que passar a ter medo de nao ganhar, e ate' de ganhar mas fazer jogos de merda como tem feito ate' aqui (e.g., Naval!!!). Agora, em publico, acho que o LFV nao podia fugir 'aquela linha de discurso. Se bem que o melhor que podia acontecer era o LFV aprender o imenso valor do silencio e calar-se de uma vez por todas... irra...