origem
Eusébio +10: e os burros são 10 milhões

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

e os burros são 10 milhões

Estava mais que visto que Scolari percebe mais disto a dormir do que 10 milhões de portugueses acordados. A análise de JVP (surpreendente no seu novo papel de comentador) ilustra perfeitamente o que se passa actualmente na selecção:

"Havia impotência e um pensamento comum: se a equipa não consegue, vou tentar eu. Não é verdade que seja solução. Pode acontecer, pontualmente, mas ninguém resolve jogos sozinho. Fiquei com a sensação de que há jogadores a competirem uns com os outros. Não é um fenómeno comum, mas, por outro lado, também não é comum haver tantas individualidades numa equipa. O que me pareceu ver foi concorrência por quem faz o último passe, o último golo ou o maior número de fintas. Não é assim que as coisas funcionam."

Contra tudo e contra todos, Scolari apostou sempre em Petit, Simão, Maniche, Nuno Gomes e Ricardo (neste ainda não dei o braço a torcer), não por serem os futebolistas mais talentosos da nossa praça, mas porque são os que lhe dão a garantia de ter uma equipa mais coesa e competitiva. Jogar simultaneamente com Ronaldo, Nani e Quaresma é um atentado ao jogo de equipa. Quaresma chega a ser ofensivo. Almeida de inicio é uma aberração (para os ultimos 10mns talvez). Mas pior, só mesmo a imagem do treinador. Para alem da chico espertice tradicional dos treinadores portugueses que têm a mania que são bons (Dani a extremo direito), transmite uma imagem de intranquilidade e desespero que se extende à equipa. Um treinador nunca leva as mão à cabeça! e Queiroz passa a vida a pentear-se num gesto que simboliza: como é que eu que sou tão bom e faço tácticas tão boas tenho que ver estes incompetentes que não sabem fazer um passe? Scolari por seu lado conseguiu convencer Ricardo que ele era um bom guarda redes!!! Enquanto Scolari pôs a equipa a ouvir "uma casa portuguesa" pelo Roberto Leal, Queiroz, reflecte o cumulo do individualismo. Ainda mais que Quaresma ou Ronaldo, é Queiroz quem se coloca num pedestal na forma como se expressa, como procura as luzes quando ganha e como se esconde quando perde... qualquer organização é a imagem do seu lider, e Queirós (mais que Nani, MFernandes, Moutinho, Miguel, Djaló ou Quaresma) é um pateta insignificante à procura de protagonismo.

4 comentários:

Diogo disse...

joao,
boa posta. confesso que nao tenho seguido a prestacao da seleccao. mas, e pelos 2 ultimos resultados e pela dificuldade que temos em arrumar uma qualificacao para um mundial num grupo ate' bastante acessivel, fica a sensacao de que a maior perda da seleccao foi o scolari.

nao e' ficar sem o ronaldo, sem o simao, sem o deco. e' ficar sem um gajo que mande uns berros la' para dentro quando as coisas nao estao a correr bem ou quando "as princesas" decidem que e' mais importante ser bonitinho do que jogar 'a bola.

numa seleccao impoe-se autoridade e nenhum vedetismo. numa equipa muito jovem acaba por faltar experiencia para um excesso de procura pela camara e pela jogada gira para ser capa de jornal. ter o cristiano ronaldo a capitao indica que esta seleccao nao vai ganhar muita coisa nos proximos 8 anos...

Joao disse...

diogo,

aposto que se o scolari tivesse que fazer uma selecção so com jogadores da segunda metade da tabela havia de inventar qualquer coisa que chegava e sobrava para ganhar à Albania em casa contra 10. nem que fosse 1 a 0.

eu sempre dei o beneficio da duvida ao Queiroz, mas agora percebo muito bem os seus criticos. O homem é um triste armado em bom. um chico esperto à procura de holofotes... e a sua selecção é o espelho disso mesmo. Um monte de putos com mania que são bons armados aos cucos.

Nuno disse...

e agora que acabou o circo da porcaria das equipas que engordam a fifa, vamos 'a porcaria da taca para a seguir irmos comer umas belas bolas de Berlim.

Segunda paragem de TRES semanas no campeonato!!! TRES semanas!!! Se nao fosse a ausencia de primeiras paginas a inventar jogadores para o Benfica, ate' me convencia que estavamos outra vez na pre-epoca...

Diogo disse...

Nuno, e' por razoes como esta que o futebol portugues vale o que vale. A cada joguito de seleccao, mesmo se for amigavel, para tudo. Nem tudo, porque ha jogos da taca da liga, mas as equipas da 1a liga ficam de facto 3 semanas a olhar para o boneco... Enfim... Ja' nem me lembro com quem jogamos na jornada 5 (sim, ainda so temos 5 semanas de futebol em 12 ou 13 de competicao oficial).