origem
Eusébio +10: A maldicao do povo

quinta-feira, 20 de março de 2008

A maldicao do povo

O Benfica e', orgulhosamente, o clube do povo. Do mesmo povo que lhes elege os presidentes e as direccoes, para ao segundo empate pedir a demissao daquilo tudo. O mesmo povo que elegeu Damasios, Vales-Tudos, e que agora pede a cabeca do ultimo, que foi eleito com 95% dos votos. O mesmo povo que deu duas maiorias absolutas a Cavaco Silva, que detestou porque era autoritario, que meteu la o Guterres, que detestou porque e' um banana amolecido, o mesmo povo que pos la o Durao Barroso, que detestou porque e' uma besta trauliteira, o mesmo povo que pos la o Socrates, que detesta porque e' um arrogante e um ditador, ao mesmo tempo que clama pelo regresso de uma figura sombria nascida em Santa Comba Dao que custou a Portugal um seculo de atraso. Conclusao: O POVO E' UMA CAMBADA DE BESTAS!!!!!!!!
Quando estou com os azeites, acho que ninguem devia ter direito a voto sem antes passar um exame de Direito Constitucional ou, no limite, sem ter lido a constituicao uma vez que fosse. Ninguem devia poder reclamar seja contra o que for se nao provar, primeiro, que percebe do assunto (tipo, FAZENDO qualquer coisa de util no assunto em causa). Ninguem deveria poder participar numa manif a reclamar contra o que for a menos que provasse que tinha os projectos-lei na ponta da lingua.
Mas isso e' quando estou com os azeites, que e' mais ou menos o caso do presente momento. A BOLA, a biblia itself, anda ocupadissima a desenvolver uma campanha para por o Humberto Coelho a treinador do Benfica. Mas eu espreito os sempre analfabrutos comentarios dos leitores no maisfut e no recori e no correio da matina, e aquilo vai sempre parar ao mesmo: o Humberto, pa', fonix, e' que era, ou o camandro.
IIIIIIIIIIIIIIIIIIRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estes broncos que agora querem o Humberto eram os mesmos que ha' um ano atras queriam o Camacho, e os mesmos que deram 95% ao Vieira, e os mesmos que o odiaram quando trouxe o Veiga, os mesmos que o atacam porque o director financeiro parece que e' lagarto, e os mesmos que agora acham que era preciso o Veiga voltar porque ele sim, e' que percebe disto (Carlitos, Everson e afins, ring a bell?), precisamente os mesmos que o atacavam pelo seu curriculum anti-benfiquista primario. Ah, e sao provavelmente os mesmos que queriam o regresso do Toni, ha' uns anos, e que ao segundo empate pediam a demissao dele, e que o Jesualdo e' que era, eh pa, mas esse Jesualdo nao percebe nada.
A grandeza do Benfica assenta em ter o povo. Nao e' dos ricos, nao e' dos pobres. E, definitivamente, nao ha' mais portugues que esta cena que descrevi nos dois paragrafos acima: uma multidao de trolhas a dizer que os calculos da quarta derivada da tensao do sexto pilar da ponte estao mal feitas porque o engenheiro e' estupido; uma multidao de malta que nao faz ponta de cornichon a reclamar que ha' um gajo que ganha 3000E porque se mata a trabalhar; uma multidao de malta que reclama, reclama, reclama, reclama, mas NUNCA FAZ NADA DE PRODUTIVO.
Qual direccao, qual treinador, qual plantel.
Nao se pode mudar a porra dos adeptos?

O que e' que o Humberto fez na vida para merecer ser treinador do Benfica? E ele deve apetecer-lhe porque anda a por-se mais a jeito que as colegas da mae do Bimbo-mor que trablham ali pelo Cais de Sodre. Treinar o Salgueiros durante um ou dois anos? Ou aquela brilhante prestacao no Euro-1234 em que so nao fomos eliminados na primeira fase porque o titular dele se lesionou e o Nuno Gomes partiu aquela cena toda? Que qualificacoes tem o Humberto para treinador do Benfica? Pela parte que me toca, o Ze Romao e o Mario Reis estao mais qualificados. O Humberto foi um grande jogador, e um grande capitao numa epoca dourada do Benfica. Mas tambem foi uma epoca negra do futebol, e do desporto em geral. Muitos pozinhos de perlimpimpim, muitos chazinhos, muita ignorancia e pouca ciencia. Era a 'epoca em que o talento resolvia tudo, porque nao havia trabalho. Hoje em dia, o talento ainda resolve, mas muito menos e so, e apenas SO', se conjugado com trabalho. E trabalho de qualidade. Qual e' o modelo de jogo do Humberto? Qual e' o modelo de treino? Que tipo de plantel e' que ele quer? Ninguem sabe. Provavelmente, nem ele sabe. Vai pensar nisso depois. E ninguem sabe porque? Porque ele nao e' treinador. E' golfista. Entao, que va' jogar golfe. Curiosos, ja' la' temos muitos, nao precisamos de mais. Prefiro um lagarto que sabe o que faz do que um curioso Benfiquista que "a gente ja' trata disto menes".
Se e' por Benfiquismo, entao pomos la' o Eusebio. Estou para ver quem e' que assobia o homem.

Depois, o Scolari. Parece que ha' para ai' malta que quer o Scolari a treinar o Benfica. O Scolari e' aquele gajo que insistiu em jogar durante anos com o Ricardo e o da-treta-lui-meme a titulares, no matter what. Enquanto houve modelo de jogo importado do Mourinho, houve modelo de jogo. Quando o modelo se esgotou, houve entrega, porrada, e um ou dois gajos a resolverem os jogos. Agora, so' sobra mesmo isso: entrega, porrada do Bruno Alves que no Europeu da' expulsao aos cinco minutos da primeira parte, e talvez o Ronaldo a resolver qualquer coisa se nao lhe der para a parvoeira e se nao levar um castanhao aos dez minutos de jogo e se nao encontrar defesas que olham para a bola em vez de olharem para o bailado dele como quem ve o poster central da Playboy (dizem, que eu nunca vi). O modelo de jogo do Scolari e' jogarem sempre os amigos, nao precisa que prestem, basta que sejam os meus lambe-botas. Nao, obrigado.

Basta de amadorismos, de curiosos, de aprendizes de feiticeiros. Se nao me escandalizaria se os americanos elegessem o Obama, apesar de ter menos anos perdidos nos meandros da realpolitik, porque ele vai dar a inspiracao e os assessores vao dar a transpiracao, para posicoes tecnicas, como treinador de futebol e neurocirurgiao, e' preciso pessoal que tenha capacidade tecnica, experienca COM SUCESSO na sua implementacao, capacidade de aglutinar em torno de si aqueles que vao trabalhar com ele, e capacidade de ter mao naquilo tudo para atingir os obectivos.
Chama-se Joaquim, John, Mustafa, Pekka-Piikka, Olstrund, ou Maria Antonieta? Nao quero saber. O principal e' definir-se o enquadramento. Se e' verdade que foi por ai' que o Rui Costa comecou, entao comecou bem. Vamos jogar NESTE modelo, precisamos de um treinador que implemente ESTE modelo e de um plantel que sirva ESTE modelo. Nao e' preciso ir para a Harvard Business School para perceber nocoes basicas de estrategia.
Ou se fazem as coisas como deve ser, ou a lista dos nossos futuros-ex-Dons-Sebastioes vai cobrir o caixao.

Benfica esmagaria se nao estivesse esmagado pela estupidez reinante.

4 comentários:

Diogo disse...

nuno,
concordo plenamente. mas acima de tudo, espanta-me o comum adepto que le a primeira pagina da bola, do record, do jogo, ou do maisfutebol e acha que foi debitada a verdade verdadinha. qual douglas adams, 42. e esta' tudo dito. alias, a primeira pagina de qualquer desportivo deveria ter sempre um grande 42. porque, independentemente dos palpites que a bola manda, a malta leitora acha que o que esta' escrito foi mandado dos ceus.

assim, aparecem nomes como o queiroz, o mourinho, o scolari, o humberto e por ai fora. ninguem tem 2 dedos de testa para perceber que a bola nao tem mais nada para fazer do que mandar palpites. e sem me querer alongar, basta pensar nos ordenados que cada um deles quereria, perfeitamente incomportaveis para o benfica e para o futebol do burgo.

mas adiante. porque a malta adepta fica toda entusiasmada com os "potenciais" que perde a nocao do real "potencial" das segundas escolhas. o di maria e' craque! o maxi pereira e' genial! o binya vai ser o novo paulo sousa! o cardozo e' o novo rui aguas! o mantorras e' 10 vezes o eusebio! o humberto vale 20 mourinhos! o mourinho vale 50 otto glorias! e o scolari e' o quadrado da soma do expoente dos numeros complexos e numeros reais!

isto e' preciso ter a nocao. ter a nocao de que o futuro do benfica nao vai passar por ganhar o campeonato ou a champions nos proximos 5 anos. passa por construir as coisas com cabecinha. com rui costa, sem rui costa, com vieira ou sem vieira, com veiga ou com carolina, tem de trabalhar com uma visao de medio longo prazo. nunca ninguem tinha ouvido falar do lyon ate' o le guen la' chegar e comecar a implementar uma filosofia para os anos seguintes. consequencia: estao a caminho do 7(!!!!) campeonato seguido. tudo com muita cabecinha.

mas enquanto vivermos ao sabor da imprensa e a nao questionar escolhas e faltas de rumos, vamos andando entretidos com hipoteticas escolhas de hipoteticos treinadores que hipoteticamente quereriam propor hipoteses para treinar o benfica.

enfim...

Joao disse...

Bom, Nuno, o melhor post de 2008 está entregue, venha depressa 2009!


De facto, quando me perguntam quem quero para treinador do Benfica eu respondo sempre que tanto me faz. porque o mal do Benfica não está no treinador mas em toda a estratégia em torno do futebol. Eu não posso culpar os atacadores por ter escolhido umas botas da tropa para ir fazer mergulho... porque aqueles atacadores até éram muito bons. o problema são mesmo as botas. Dai, pela primeira vez na vida estou descansado relativamente ao que o futuro nos reserva, porque segundo parece, o LFV vai sair de cena e quem manda na bola é o Rui Costa. Como tu bem dizes, não épreciso ser um genio para definir primeiro que futebol se quer praticar e depois ir àprocura do treinador, e depois definir um plantel. Espero que por esta altura o Rui Costa já tenha na cabeça o modelo, o treinador, a lista das dispensas e as contrataçoes. Acho que desta é que nunca mais vendemos os nossos melhores jogadores na véspera do campeonato começar.

AK 47 disse...

Parabéns pelo post.
Difícil seria concordar tão em pleno com o mesmo...

Anónimo disse...

A meu ver comment muito radical e com muitos disparates, mas não deixa de ser um desabafo

cumprimentos